SóProvas


ID
1519744
Banca
CISLIPA
Órgão
CISLIPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise a seguinte situação:
Durante o plantão noturno na USA (Unidade de Suporte Avançado), sua equipe recebe chamado para atender uma vítima de PCR (Parada cardiorrespiratória). A equipe da USB (Unidade de Suporte Básico) já se encontra no local em manobras de SBV (Suporte Básico de Vida). Ao avaliar o paciente, verifica-se os seguintes sinais: inconsciência, ausência de movimentos respiratórios, ausência de pulso em grandes artérias e midríase. Ao monitor cardíaco, verifica-se presença de ritmo.
Sobre o atendimento deste paciente, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: c)trata-se de uma PCR, a arritmia mórbida apresentada é AESP (Atividade Elétrica Sem Pulso) e, nesse caso, não está indicado o choque.

  • A PCR pode apresentar Ritmos Chocáveis (taquicardia ventricular sem pulso e fibrilação ventricular) Ritmos Não Chocáveis por desfibrilador (assistolia, atividade elétrica sem pulso). A fibrilação ventricular é a contração incoordenada do miocárdio, o ritmo cardíaco é desordenado não tem condução elétrica. A taquicardia ventricular sem pulso é a sucessão rápida de batimentos ectópicos ventriculares que pode levar à acentuada deteriorização hemodinâmica, chegando a ausência de pulso arterial palpável. Atividade elétrica sem pulso é caracterizada pela ausência de pulso detectável na presença de algum tipo de atividade elétrica. Assistolia é a ausência total de atividade elétrica no músculo cardíaco.