-
LETRA C
Nas empresas tradicionais convivem pelo menos três gerações de profissionais. Os gerentes seniores, a média gerência e os funcionais. A alta gerência, diretores e gerentes seniores, representam certa de 20% nas organizações, onde 8% são presidentes e diretores, são profissionais mais experientes nascidos entre as décadas de 60, 70 e início dos anos 80. A média gerência, coordenadores e chefias, representam aproximadamente 16% nas organizações, são profissionais nascidos a partir dos anos 80 que se destacaram por suas habilidades de gestão. Os funcionais representam aproximadamente 64% nas organizações, são profissionais de várias faixas etárias que por opção ou perfil se mantiveram em funções operacionais.
A alta gerência é comprometida e alinhada com a cultura organizacional e define os padrões de conduta da empresa. Relacionam-se com a média gerência compartilhando as estratégias e aprovando projetos em linha com os objetivos empresariais. Dependem da média gerência para concretizar suas visões e estratégias.
Fonte: http://efagundes.com/artigos/a-grande-responsabilidade-da-media-gerencia-na-transformacao-das-empresas/
-
Letra C
A média gerência, nada mais é que nível tático/intermediário (gerentes), que deve observar os objetivos gerais estipulados no planejamento estratégico e determinar os objetivos específicos para cada departamento.
As demais alternativas:
a) são responsáveis pela direção geral da organização. (Nível Institucional/Alto - diretores, altos executivos)
b) proporcionam treinamento e supervisionam o desempenho dos funcionários em nível não gerencial. (Nível Operacional)
d) são os facilitadores de atividades de uma equipe, visando cumprir uma meta. (Nível Operacional)
e) têm como ocupação a realização dos papéis inter pessoais entre determinados níveis (Função administrativa Direção - nível operacional)
-
Os Níveis da Administração
Ainda que todos os administradores realizem o mesmo conjunto de funções, eles são classificados em níveis dentro da organização.Os administradores são encontrados em três níveis da organização:
a) Alta administração: esta estabelece os objetivos (que serão desmembrados em metas) e os repassam aos níveis hierárquicos mais baixos, até os níveis operacionais da organização. A alta administração encontra-se no topo da pirâmide administrativa representada pelos presidentes, vice e diretores.
b) Média administração: é conhecida como gerência de departamento, ou gerência de setor. Ela é responsável pela direção e coordenação das atividades dos administradores de primeiro nível e outras pessoas não-gerentes, como serventes, recepcionistas e assistentes administrativos.
c) Administração operacional: é diretamente responsável pela produção de bens ou serviços. Ela é constituída de gerentes de vendas, chefes de seção ou supervisores de produção. Este nível de administração é a ligação entre a produção ou operações de cada departamento e o resto da organização.
Além desses três níveis administrativos tem-se o pessoal não administrativo que são os trabalhadores de linha de frente que não têm posição gerencial. Eles são responsáveis pela execução de tarefas básicas decorrentes da divisão do trabalho nas organizações. Outra maneira de classificar os níveis administrativos é:
a) Estratégico: alta administração, pois determina os objetivos de longo prazo e a direção para a organização como um todo;
b) Tático: média administração, pois coordena e decide que produtos ou serviços serão produzidos;
c) Operacional: supervisão, pois coordena a execução das tarefas de todo pessoal operacional.
http://uniubegestores.blogspot.com.br/2011/04/os-niveis-da-administracao.html
"Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo."
-
Chiavenato aborda a função de Direção da seguinte maneira: “função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com os seus subordinados”.
Esse pensamento coloca a Direção (enquanto posição organizacional) como elo entre a alta cúpula da empresa e o “chão de fábrica” (operacional).
A função Direção é a única das quatro funções do processo organizacional que possui caráter interpessoal, ou seja, defini as relações entre indivíduos.
Como a questão pede as atribuições do nível hierárquico médio e não as atribuições das funções administrativas, a letra C é a correta.
-
A hierarquia da administração de uma empresa é composta por:
•Gerência sênior: responsável por tomar decisões estratégicas de longo prazo a respeito de produtos e serviços, além de garantir o desempenho financeiro da empresa.
•Gerência média: responsável por conduzir os programas e planos determinados pela gerência sênior e pela gerência operacional.
•Gerência operacional: responsável por monitorar as atividades diárias.
•Os trabalhadores do conhecimento, tais como engenheiros, cientistas e arquitetos, projetam produtos ou serviços e criam novos conhecimentos para a empresa.
•Os trabalhadores de dados, tais como as secretárias auxiliam os demais níveis cuidando dos documentos e registros.
•Os trabalhadores dos serviços ou da produção são os que realmente fabricam os produtos ou prestam os serviços.
http://www.ceap.br/material/MAT11032012230751.pdf
-
Letra C.
Fixam objetivos coerentes de acordo com as metas do alto escalão = Gerência média.