SóProvas


ID
151999
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O modelo de planejamento integrado deve levar em conta as seguintes variáveis:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Chiavenato, o modelo deplanejamento integrado é um modelo mais abrangente e amplo. Este tipo deplanejamento leva em conta quatro fatores: volume de produção planejado pelaorganização, mudanças tecnológicas dentro da organização que podem alterar aprodutividade das pessoas, condições de oferta e procura no mercado ecomportamento da clientela e planejamento de carreiras dentro da organização. Permiteum diagnóstico razoável para tomada de decisões.

    Fonte: www.administradores.com.br/...se/producao.../planejamento.../download/

    Correta: B

  • O ideal é o planejamento estratégico de Gestão de Pessoas integrado ao planejamento estratégico da organização.
    Existem vários modelos de planejamento de RH, sendo que, alguns são genéricos e abrangem toda a organização, enquanto outros são específicos para determinados níveis ou unidades organizacionais.
    1. Modelo baseado na procura estimada do produto ou serviço
    2. Modelo baseado em segmentos de cargos
    3. Modelo de substituição de postos-chave
    4. Modelo baseado no fluxo de pessoal
    5. Modelo de planejamento integrado
        É um modelo mais amplo e abrangente. Do ponto de vista de provisão de insumos humanos, o planejamento integrado leva em conta quatro fatores ou variáveis intervenientes, a saber:

    A.Volume de produção planejado pela organização
    B Mudanças tecnológicas dentro da organização que alterem a produtividade do pessoal.
    C.Condições de oferta e procura no mercado e comportamento da clientela.
    D.Planejamento de carreiras dentro da organização.
     

    Na prática, o modelo integrado é um modelo sistêmico e um pouco mais abrangente de planejamento de pessoal, que permite um diagnóstico razoável para a tomada de decisões sobre a força de trabalho.
     

  • Isso é muito subjetivo...

    Não consigo aprender essa matéria. Fiquei em dúvida em pelo menos 3 opções das 5 disponíveis...
    Não dá...
  • "Este modelo (Planejamento integrado) tem se mostrado o mais completo e considera sob uma ótica sistêmica - integrada e interdependente - os seguintes elementos como base para o planejamento:

     

    • Volume planejado de produção.
    • Evoluções e mudanças tecnológicas que impactem sobre as necessidades de pessoal.
    • Cenários do mercado de trabalho relacionados à oferta e procura de oportunidades.
    • Plano de carreiras."

    Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos - Vol. I - Uma visão panorâmica
    Autores: Enrique Rocha, Karina da Rocha e Cristiana Duran
  • Concordo contigo Klaus, quanto ao subjetivismo da matéria. Por exemplo, vou comparar os itens B e C. Utilizarei para isso a matriz SWOT que é utilizada no planejamento estratégico.
    Volume de produção: nessa matriz pode ser comparada a opotunidades, que a organização pode vir a ter para uma conquista agressiva no mercado ou até mesmo a redução em um crescimento conservador.
    Mudanças tecnológicas: visto internamente pode ser considerada uma força, e externamente uma outra opotunidade para o crescimento e diferenciação da organização.
    Condições de oferta: dependerá do poder de barganha da organização com fornecedores e consumidores, isso depende do seu tamanho e poder no mercado. Pode ser considerado tanto uma força ou até mesmo fraqueza ( internamente) ou oportunidade ou ameça externa.
    Planejamento de carreiras: se não vista e revista periodicamente, pode ser uma fraquza, quando reajustada é certamente uma força.

    Fica realmente a crítica quanto ao subjetivismo das bancas em não guiar o candidato para os autores utilizados por elas. A gama de diferenciação em alguns pontos dessa matérica é incrível, ahhh se fosse igual a Dir. Constitucional hehe. Escrevi a comparação acima para vermos que podemos estudar a matéria por diversos pontos de vistas. Ahh sim, não foi uma fraqueza minha rs, pois considero a matriz supracitada como um planejamento sistêmico pois os mesmo considera todas as variáveis.
  • Também concordo com Klauss e deixo aqui minha revolta com essa disciplina. Conceitos completamente sem sentido algum. Temos então que decifrar enigmas de respostas que não dizem nada com nada. Direito Constitucional tem lógica, Administrativo também, Português apesar de suas exceções, também é bastante lógico. Todas as disciplinas carregam uma certa lógica, EXCETO A DESGRAÇADA DA GESTÃO DE PESSOAS.
  • Não entendo porque tanta revolta com Gestão de Pessoas, faço Gestão de Pessoas e entendo que realmente é bastante subjetiva, mas há lógica sim em seu desenvolvimento, quando me submeto as disciplinas de direito, tão cobradas nos concursos, não fico reclamando o tempo todo das dezenas de interpretações dos doutrinadores, das jurisprudências etc... que muitas vezes são tão confusas que após analisados todos os pontos de vista você continua sem entender qual doutrina deve predominar, mas são os ossos do ofício, agora a todo momento utiliza-se este espaço para criticar Gestão de Pessoas, creio que se esta disciplina está sendo cada vez mais cobrada, é porque o serviço público, tão mal visto pela população em geral, carece de uma visão mais humana, entendendo que pessoas são multifacetadas e complexas, e a letra fria da lei não consegue administrar essas características, e não é novidade para ninguém que o grande diferencial hoje são as pessoas que formam uma organização, por isso ampliem seus horizontes, porque no final das contas estudamos todos para passarmos em concursos e sermos "servidores" .
  • Retirando as palavrinhas do livro do Chiavenato (tbm concordo com Klaus, matéria subjetiva demais, pra quem migra do direito, haja vista estar acostumado encontrar fonte em tudo, de forma rápida e fácil, já que as respostas estão na doutrina e lei, é sofrido pegar o gancho desta matéria).

    Modelo de planejamento integrado:

    é o modelo mais amplo e abrangente. Do ponto de vista de provisão de insumos humanos, o planejamento integrado leva em conta quatro fatores ou variáveis intervenientes, a saber:

    volume de produção planejado pela organização;

    Mudanças tecnológicas dentro da organização quem alterem a produtividade do pessoal;

    Condições de oferta e procura no mercado e comportamento da clientela;

    Planejamento de carreiras dentro da organização. 

  • Segue outra relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: Do ponto de vista de provisão de insumos humanos, o planejamento operacional integrado leva em conta quatro fatores ou variáveis intervenientes: o volume de produção planejado pela organização; mudanças tecnológicas dentro da organização que alterem a produtividade pessoal; condições de oferta e procura no mercado e comportamento da clientela; e planejamento de carreiras dentro da organização. 

     

    Fonte: QConcursos. 

     

    Resposta: Letra B. 

  • peguei no qc

     

    Planejamento estratégico de Gestão de Pessoas 

    A)   Modelo de planejamento operacional integrado: é um modelo amplo e abrangente, que leva em conta, entre outros aspectos, as condições de oferta e procura no mercado e as perspectivas de expansão. 

     

     

     

    B) Modelo baseado em fluxo de pessoal: é um modelo vegetativo e conservador, de natureza contábil e quantitativa, adequado a organizações estáveis e sem planos de expansão. 

     

     

     

    C) Modelo baseado na procura estimada do produto ou serviço: se fundamenta na procura estimada do produto ou serviço, que traduz, através de modelos matemáticos, as necessidades de pessoal.

     

     

     

    D) Modelo baseado em segmentos de cargos: é restrito ao nível operacional da organização e projeta, com base em dados históricos e extrapolações, a necessidade de força de trabalho para cada unidade. 

     

     

     

    E) Modelo de substituição de postos-chave: atua com base em mapas de substituição ou organogramas de encarreiramento, com base no conceito de postos-chave.

  • Gab B

    É um modelo mais amplo e abrangente. Do ponto de vista de provisão de insumos humanos, o planejamento integrado leva em conta quatro fatores ou variáveis intervenientes, a saber:

    • volume de produção planejado pela organização;

    • mudanças tecnológicas dentro da organização que alterem a produtividade do pessoal;

    • condições de oferta e procura no mercado e comportamento da clientela;

    • planejamento de carreiras dentro da organização.

    Gestão de Pessoas para Concursos - Andreia Ribas