SóProvas


ID
1520026
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/GT-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No processo de construção de Goiânia, a partir da dé­cada de 1930, algumas de suas principais edificações — como, por exemplo, o Cine Teatro Goiânia e a Esta­ção Ferroviária - foram erguidas seguindo um estilo arquitetônico característico, denominado

Alternativas
Comentários
  • Goiânia foi uma cidade planejada para ser a capital. Logo, reteve uma estruturação influen­ciada, à época, pelas mais recentes teorias de planejamento urbano. Atílio Correia Lima havia voltado a pouco de Paris, onde estudou urbanismo, quando desenhou a cidade. Advém daí os conceitos usados em grande parte dos edifícios que compõem, hoje, o centro da capital: art déco. A importância desse estilo que predominou a arquitetura da nova cidade está no fato de o art déco ter sido transitório, isto é, um estilo que fez a passagem do art nouveau para o modernismo. Durou pouco mais que uma década, mas o suficiente para colocar Goiânia em seu mapa de abrangência.

  • No processo de construção de Goiânia, a partir da dé­cada de 1930, algumas de suas principais edificações — como, por exemplo, o Cine Teatro Goiânia e a Esta­ção Ferroviária - foram erguidas seguindo um estilo arquitetônico característico, denominado - art déco

  • Atílio Correia Lima havia voltado a pouco de Paris, onde estudou urbanismo, quando desenhou a cidade. Advém daí os conceitos usados em grande parte dos edifícios que compõem, hoje, o centro da capital: art déco

    gb b

  • . A importância desse estilo que predominou a arquitetura da nova cidade está no fato de o art déco ter sido transitório, isto é, um estilo que fez a passagem do art nouveau para o modernismo. Durou pouco mais que uma década, mas o suficiente para colocar Goiânia em seu mapa de abrangência.

    gb b CBM-GO

  • . A importância desse estilo que predominou a arquitetura da nova cidade está no fato de o art déco ter sido transitório, isto é, um estilo que fez a passagem do art nouveau para o modernismo. Durou pouco mais que uma década, mas o suficiente para colocar Goiânia em seu mapa de abrangência.

    gb b PC-GO

  • Art Déco

    Em 1920 surgia na França um movimento artístico que pretendia deixar o mundo material mais elegante e refinado, apresentando através das formas os conceitos de progresso e modernidade – era o Art Déco (pronuncia-se “ár decô”), estilo que nas décadas seguintes conquistou o mundo inteiro, inclusive o Brasil.

    Presente na arquitetura, design, mobiliário, moda e decoração, o movimento representou na época os ideais de modernidade e progresso que a sociedade vivia. A expressão é uma abreviação do francês “arts décoratifs”, que significa arte decorativa. Sem abrir mão do requinte, os objetos têm decoração geometrizada com predominância de linhas verticais, e influências do construtivismo, futurismo e cubismo.

    Mas é Goiânia que reúne o mais representativo acervo Art Déco do Brasil. O estilo inspirou os primeiros prédios da cidade, representando o progresso e a modernidade que a nova capital representava para o estado. Attílio Corrêa Lima, urbanista responsável pelo projeto da capital, havia concluído seus estudos na França quando em 1935 fez o desenho da cidade. Construídos nas décadas de 40 e 50, vários prédios e monumentos públicos no estilo Art Déco foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio nacional por sua relevância histórica e arquitetônica, mas, infelizmente, muitos sofrem com o abandono e o descuido por parte do poder público, com a ação de vândalos e a falta de segurança.