SóProvas



Questões de História e Geografia do Município de Goiânia


ID
667588
Banca
UEG
Órgão
PC-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O povoamento branco de Goiás, no século XVIII, foi caracterizado pela prodigalidade na construção de igrejas. Só em Vila Boa, capital da capitania, foram construídas, no espaço de 50 anos, oito igrejas. Esse grande número de igrejas, no início do povoamento branco de Goiás, explica-se pelo fato de os templos servirem

Alternativas
Comentários
  • c) de locais de culto e de sepultamento de membros da população que estivessem integrados nas inúmeras irmandades existentes na época, sendo que os escravos não-cristianizados eram sepultados num cemitério rudimentar.
  • São os milagres e profecias que transformaram a adolescente Benedita Cipriano Gomes em “Santa Dica”, para aqueles que ali se achavam. Fez com que a propriedade rural se tornasse habitação permanente de um grande número de pessoas, originando mais tarde a “República dos Anjos” (atual Lagolândia).A influência de Dica incomodava os políticos de Goiás, que temiam um episódio semelhante a Canudos. A “República dos Anjos” era um lugar que não obedecia às leis. O povo não pagava tributo e as fazendas deixaram de ter limites. Era uma espécie de comunidade socialista. No episódio conhecido como o “fogo” no 14 de Outubro de 1925, a guarda estadual atacou o povoado e Dica ordenou que todos se lançassem nas águas do Rio do Peixe para se salvarem. O episódio só aumentou a fama de proteção celeste sobre a mulher.

  • Jakelyne, essa questão não tem nada a ver comigo e minha história, mas obrigado por me mencionar. bjim

  • Santa Dica , você precisa de um psicologo urgente, seus comentarios são uma perda de tempo para nós

  • A) Errada. Os templos eram construídos por irmandades religiosas ou aldeamentos Jesuíticos, e outras ordens menores na colônia. O Estado português relacionava-se com a Igreja Católica através do regime de Padroado (associação entre o Estado e a Igreja). Os templos serviam ao Estado como demarcação de fronteiras, cristianização dos indígenas, mas também de símbolos da religiosidade e do poder: Os homens mais poderosos que fizeram doações de terrenos ou outros materiais para a construção das igrejas, líderes de irmandades religiosas da elite eram sepultados no interior das Igrejas.

    B) Errada. As igrejas eram locais de culto para os mais ricos. Negros e indígenas eram relegados a um segundo plano, porém cristianizados. Marquês de Pombal foi um primeiro ministro português, que governou a colônia no século XVIII. Notabilizou-se pela administração da mineração, pelos tratados de demarcação de fronteiras e pela expulsão da Ordem Jesuítica do Brasil, sob o argumento que sua influência estava maior que a do Estado Português.

    C) Correta. As Igrejas eram locais de culto, normalmente construídas por doações de membros de irmandades religiosas. Os escravos e indígenas cristianizados não podiam frequentar as Igrejas dos brancos. Em geral existiam as irmandades de escravos. Notoriamente a maioria delas “irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos pretos pobres”, que construíam igrejas e capelas para a oração dos negros escravizados. Entre os costumes coloniais era o de sepultar os membros ricos das irmandades no interior das igrejas. O espaço religioso reproduzia a profunda divisão social da época.

    D) Errada. A colonização do Brasil teve início durante a reforma religiosa, em que surgiu o protestantismo. O Estado português que era associado à Igreja Católica proibiu a vinda de protestantes e judeus. A contrarreforma explica a presença dos padres jesuítas para expandir a fé católica, mas não haviam trabalhadores ingleses, muito menos anglicanos nas minerações.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • IGREJA ERA LOCAL DE CULTO E DE SEPULTAMENTO DE MEMBROS , NÃO ESQUEÇO MAIS

  • gabarito: C 

    De locaís de culto e de sepultamento de menbros da população !

    sendo que os escravos não - cristianizados eram sepultados num cemiterério rudimentar.

    fonte de informação alfa -com.


ID
667591
Banca
UEG
Órgão
PC-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A característica fundamental do Estado para o sociólogo alemão Max Weber é a monopolização da violência, implicando que apenas o aparelho estatal tem legitimidade na utilização dos meios de violência e coerção. Na história de Goiás, um acontecimento coerente com essa tese weberiana foi:

Alternativas
Comentários
  • poxa

    calma UEG

    somos novatos nisso aqui, nao precisa bater desse tanto


    gabarito: A

    B) errada. nada a ver com a passagem na questao. foi um golpe para depor um governador xiaverista 

    C)errada. tambem nada a ver com a passagem de weberiana na pergunta.

    D)essa aqui nao sei nao

  • um comentário de Jakeline Duarte postou em outra questão

     

    São os milagres e profecias que transformaram a adolescente Benedita Cipriano Gomes em “Santa Dica”, para aqueles que ali se achavam. Fez com que a propriedade rural se tornasse habitação permanente de um grande número de pessoas, originando mais tarde a “República dos Anjos” (atual Lagolândia).A influência de Dica incomodava os políticos de Goiás, que temiam um episódio semelhante a Canudos. A “República dos Anjos” era um lugar que não obedecia às leis. O povo não pagava tributo e as fazendas deixaram de ter limites. Era uma espécie de comunidade socialista. No episódio conhecido como o “fogo” no 14 de Outubro de 1925, a guarda estadual atacou o povoado e Dica ordenou que todos se lançassem nas águas do Rio do Peixe para se salvarem. O episódio só aumentou a fama de proteção celeste sobre a mulher.

  • MOVIMENTO MESSIÂNICO DE “SANTA DICA” E A ORDEMREDENTORISTA EM GOIÁS (1923-1925)

    GOMES FILHO, Robson.

    O movimento messiânico de “santa Dica” e a OrdemRedentorista em Goiás (1923-1925)

    Em 1920, após a suposta ressurreição de uma adolescente 15 anos de idade, iniciou-se nointerior de Goiás, em uma pequena fazenda chamada “Monzodó”, o mais importantemovimento religioso de caráter messiânico do estado. “Santa Dica”, como ficou conhecidaBenedita Cipriano Gomes, dizia conferenciar com anjos, através dos quais curava, profetizava, abençoava, batizava, crismava e até mesmo casava aqueles que a procuravam emseu reduto. Todavia, de acordo com as fontes consultadas, é somente a partir de 1923, com achegada de algumas importantes personagens no reduto, que o movimento propriamente ditoteve seu início, com ritos e organização singulares. Em cerca de dois anos a pequena fazendaMonzodó se tornou um vilarejo conhecido por “Lagoa”, onde a “santa”, segundo relatos,reuniu cerca de 500 seguidores, e onde até 70 mil pessoas a teriam visitado em romaria. Nomesmo período, entre 1923 e 1925, a Ordem do Santíssimo Senhor Redentor (Redentoristas),trazida ao estado de Goiás no final do século XIX, lançava através de seu jornal Santuário daTrindade uma verdadeira campanha contra Dica e seus seguidores, chegando ao ponto deexigir constantemente a intervenção policial no reduto onde o movimento ocorria. Talintervenção aconteceu em outubro de 1925 (o “dia do fogo”), na qual dezenas de pessoasforam mortas ou feridas. A repressão religiosa dos Redentoristas sobre o movimento de “santaDica” é objeto central da presente dissertação, cuja proposta encerra-se em uma análisehistórico-sociológica a partir da utilização de tipologias e conceitos weberianos.

    2012. 181 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2012.

    Por Robson Rodrigues Gomes Filho

  • Obrigado pelas lembranças, meus queridos, meu nome está na boca do povo.

  • Só um adendo: Eu morri e ressuscitei-me aos 7. Forte abraço!

  • LETRA A.

    b) Errado. Esse fato ocorreu, no entanto o enunciado dispõe que somente o Estado pode usar a força.

    Questão comentada pela Profª. Rebecca Guimarães

  • Questao bem complicada !!! nossa

  • Eu, mei que fiquei 'confuso', entre - ( A & B ), pois acertei a questão !  Acredite ou não ? ouvia varias historia... contada pelo meu pai nas idas há cidade de pirinopolis  o famoso 'dia de fogo',que ocorreu varias mortes no ano de  1925, conhecida como a  SANTA - DICA do sertão -, assim como ela mesma preferia que os - a chamasse.


ID
667594
Banca
UEG
Órgão
PC-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A implementação do regime militar em 1964 trouxe substanciais mudanças na política goiana. A elite econômica e política local que, desde o fim do Império controlava o poder político do estado, teve que submeter as diretrizes centralizadoras do governo federal. Um acontecimento da política goiana durante o regime militar foi

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A: ERRADA, pois Otávio Lage foi o último governador eleito pelo voto em goiás antes da era militar

    Alternativa B: ERRADA, Simples pois as famílias Caiado e Bulhões, são famílias tradicionalíssimas em Goiás

    Alternativa C: ERRADA, Mauro Borges não foi cassado, ele renunciou em 26/11/64

    Alternativa D: CORRETA 
  • Prezado colega. agradeço pela resposta, mas Mauro Borges Teixeira foi cassado pelo Regime Militar em 26/11/1964, conforme informação do site da academia goiana de letras:

    "Em 26 de novembro de 1964, é deposto do governo pelo ato da Intervenção em Goiás e é confinado em sua fazenda, Congonhas, em Corumbá de Goiás."

    Ademais, o material que possuo sobre o assunto afirma que houve a cassação!!

    Portanto, alguém sabe o motivo desta questão estar errada?
    Uma vez que segundo informações do material, ele se manteve recluso no palácio do governo do estado arquitetando formas de realizar a restência ao golpe em apoio a João Goulart. Inclusive os militares sobrevoaram a cidade de Goiânia aterrorizando a população e ameaçando bombardear o palácio, como demonstração de força.
  • Valter Bernado o material que tenho afirma que:
    " Em 1963, Mauro Borges rompe com João Goulart por motivos políticos. Isso levou o governador a ter o apoio político e financeiro da Aliança para o Progresso, e também a apoiar a deposição de João Goulart em 1964, lançando, inclusive, manifesto de apoio aos militares.
    Mauro Borges deu apoio ao Golpe Militar de 1964, mas foi deposto naquele mesmo ano. Em 1963, Mauro Borges rompe com João Goulart por motivos políticos. Isso levou o governador a ter o apoio político e financeiro da Aliança para o Progresso, e também a apoiar a deposição de João Goulart em 1964, lançando, inclusive, manifesto de apoio aos militares.
    Mauro Borges deu apoio ao Golpe Militar de 1964, mas foi deposto naquele mesmo ano."
  • Ao meu ver a questão é bem confusa, pois todo meu material de apoio aponta para cassação de Mauro Borges em 26/11/1964.
    A princípio Mauro Borges apoia o golpe militar mas após o AI-2 se opõe.
    MB era apoiador do Presidente João Goulart o que desagradava a cúpula militarista.


    O gabarito aponta a letra "D" que também é correta, haja visto que o governo Ary Valadão (1979-1983) foi o último escolhido indiretamente pelo planalto.

    As duas alternativas, letra C e letra D estão corretas - mas analisando o enunciado da questão a letra C se sobressai ainda mais de acordo com o que é pedido.

    Eis minha opinião!
  • Pelo que eu entendi a letra c está errada porque ele foi cassado em novembro e não em março, conforme os próprios comentários de vocês...
  • LETRA D

    Ary Ribeiro Valadão (1979-1983), foi o último dos governos escolhidos indiretamente pelo Planalto, durante o Regime Militar. Sem compromissos sociais assumidos em campanha política este governo caracterizou-se, politicamente, pelas lutas dos grupos e pelo choque, inicialmente, entre o Executivo e o Legislativo.

    A letra C está errada, pois o Governador Mauro Borges Teixeira, não teve uma atitude firme na defesa da permanência de João Goulart no poder, pois em 1963 Mauro Borges rompe com João Goulart por motivos políticos. Isso levou o governador a apoiar a deposição de João Goulart em 1964, lançando, inclusive, manifesto de apoio aos militares.

    Mauro Borges deu apoio ao Golpe Militar de 1964, mas foi deposto naquele mesmo ano, após a edição do AI-II.


  • Em 1964 - eclosão do golpe militar, que repercutiu em Goiás na DEPOSIÇÃO do governador Mauro Borges, que APOIAVA o Presidente João Goulart, acusado de ser esquerdista. Quando da renúncia de Janio Quadros em 61, sete meses depois de eleito, Mauro Borges apoiou a cadeia da legalidade, o que desagradou a cupula golpista do cenário nacional.

    Em 1963, Mauro Borges rompe com João Goulart por motivos políticos. Isso levou o governador a ter o apoio político e financeiro da Aliança para o Progresso, projeto de financiamento do governo dos Estados Unidos, e também a apoiar a deposição de João 

    Goulart em 1964, lançando, inclusive, manifesto de apoio aos militares. Mauro Borges deu apoio ao Golpe Militar de 1964, mas foi deposto naquele mesmo ano, após a edição do AI-II. Em 26 de novembro de 1964, foi assinado um Decreto de Intervenção, nomeando o Coronel Meira Matos para o governo de Goiás.


  • João Goulart toma posse em 7 setembro de 1961 sob regime parlamentarista. Mas, logo após, Mauro Borges rompe com Goulart insatisfeito com o tratamento dispensado pelo Presidente que, segundo relatos, teria privilegiado o empresário José Ermírio de Moraes, dono da Cia. Votorantim em detrimento da Metago.

    O golpe militar de 1964 foi mais um momento de ruptura política no qual Mauro Borges se envolveu. Sob a alegação de que o presidente João Goulart preparava um golpe de orientação comunista, os militares, que já haviam tentado depô-lo em 1961, conseguem apoio de outros setores da sociedade brasileira e deflagram o golpe militar no dia 1º de abril de 1961.

    Inicialmente desapontado com a administração Goulart (além do caso Metago, Mauro queixava-se de contenção de recursos federais destinados a Goiás) apoia o golpe. Junto com outros governadores participou de reuniões que articularam os passos finais do movimento golpista, inclusive com a indicação do marechal Castello Branco para a Presidência da República.

    O movimento atraiu a oposição do General Costa e Silva, então ministro da Guerra na e pleiteante ao cargo de Presidente. O mal-estar gerado com a articulação culminou com a intervenção federal em Goiás e a renúncia de Mauro Borges em 26 de novembro de 1964.


  • LETRA ''C'' PODE TER SIDO CONSIDERADA ERRADA POIS MAURO BORGES FOI DEPOSTO POIS O MESMO TINHA CARACTERISTICAS TENDENCIONISTAS A REFORMA AGRÁRIA, PIONEIRO DO COMBINADO AGRO URBANO DE ARRAIS (KIBUTZ)

    EMBORA FOSSE TC. (EX MILITAR) A AUTO CUPULA MILITAR QUE GOVERNAVA O PAÍS VIA NELE TENDENCIONISMO AO SOCIALISMO.

  • ERRO DA LETRA C: a cassação do governador Mauro Borges Teixeira, em represália a sua atitude firme, em março de 1964, (foi em 26 de NOVEMBRO de 1964) na defesa da permanência de João Goulart no poder.

  • Letra D.

    a) Errado. Otávio Lage foi eleito. Em 1965, aconteceram as eleições para governador. Portanto, não foi decreto presidencial que nomeou Otávio Lage.

    b) Errado. Leonino Caiado era prefeito de Goiânia, foi indicado como governador de Goiás.

    c) Errado. Mauro Borges defendeu João Goulart em 1961, quando ele estava na China

    Questão comentada pelo Profª. Rebecca Guimarães

  • Letra d.

    d) Certa. Durante a Ditadura Militar, pelo menos até 1982, as eleições de governadores eram de maneira indireta, realizada pelas assembleias legislativas estaduais.

    Questão comentada pelo Prof. Daniel Vasconcelos

  • a) Otávio Lage foi eleito e não indicado por meio de decreto presidencial. ITEM INCORRETO.

    b) Leonino Caiado, por exemplo, foi indicado como governador de Goiás. ITEM INCORRETO.

    c) Inicialmente desapontado com a administração Goulart, Mauro Borges apoia o golpe. ITEM INCORRETO.

    d) ITEM CORRETO.

    Resposta: D


ID
667597
Banca
UEG
Órgão
PC-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O relevo goiano é caracterizado por:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o site do governo de Goiás, cerca de 65% da superfície de Goiás são formados por terras relativamente planas (chapadões), que configuram 4 Superfícies Regionais de Aplainamento: I entre 1.100 e 1.600m de altitude, II entre 900 e 1.000m, III entre 650 e 1.000m e IV entre 250 e 550. Encontram-se separadas uma das outras por áreas de colinas suaves ou por escarpas de maior declividade (Zonas de Erosão Recuante); as superfícies mais altas são as mais antigas.
  •  c) planaltos antigos intensamente erodidos em decorrência do processo de intemperismo físico-químico
  • a - Errada. Curso de água do Tocantins e Araguaia ficam no noroeste, não nordeste.

    No nordeste do estado ficam Tocantins e São Francisco.

     

  • GABARITO

    c) planaltos antigos intensamente erodidos em decorrência do processo de intemperismo físico-químico.

    a) planícies aluviais localizadas nas regiões leste e nordeste do estado em áreas próximas aos cursos d´água mais importantes, como o Tocantins e o Araguaia. São Francisco 

    b) chapadas formadas em períodos geológicos recentes (pré-cambriano) e sob condições climáticas similares às atuais.

    d) bacias sedimentares localizadas especialmente nas regiões central e norte do estado.


  • Relevo. O estado de Goiás está localizado no Planalto central brasileiro, entre chapadas, planaltos, depressões e vales.

    GABARITO C

    PMGO

  • Lembrar do PLANALTO CENTRAL...

  • GAB C

    RELEVO - COMPOSTO POR ( PLANALTOS ) , CHAPADÕES , VALES E DEPRESSÕES

    #IRS ALAOR MARTINS

  • a) O Rio Araguaia fica no oeste de Goiás. Item incorreto.

    b) Segundo estudos da UnB, basicamente pode-se dizer que a geologia de Goiás é antiga. Item incorreto.

    c) Item correto.

    d) bacias sedimentares estão localizadas especialmente na porção sul do estado. Item incorreto.

    Gabarito: C

  • Só me recordo do Prof Urani dizendo: O relevo de Goiás é de Planalto.


ID
685615
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o trecho abaixo.

Para os jovens atletas do Esporte Clube Jaó, de Goiânia, 1980 foi um ano marcante. Disputávamos o campeonato estadual, categoria Juvenil, e naquele ano a maior parte dos jogos foi realizada no moderníssimo Serra Dourada, na preliminar das partidas dos profissionais.

CARNEIRO, Flávio. O último jogo. Passe de letra. Rio de Janeiro: Rocco, 2009. p. 43.

1980 foi, para o narrador de “O último jogo”, um ano “marcante”. Em relação à história de Goiânia, infere-se que toda a década de 1980 foi marcante, já que importantes fatos ocorreram nesse período. Levando em conta esse período histórico da capital goiana e o enredo do conto, verificam-se, respectivamente, 

Alternativas

ID
907180
Banca
UEG
Órgão
PC-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Aqui nos desconfiamos de todo, persuadidos que o Anhanguera nos queria acabar no meio daqueles matos.”
BRAGA, J. P. Memórias goianas - a bandeira do Anhanguera a Goyaz, em 1722. Goiânia: Editora da UCG, 1982. p. 13.

O texto citado refere-se ao conflito entre o português alferes Silva e Braga e o paulista Bartolomeu Bueno da Silva, durante a Bandeira que foi o prenúncio da exploração sistemática da mineração aurífera da chamada Minas do Goyazes. Esse conflito expressava uma desconfiança mútua que fora alimentada

Alternativas
Comentários
  • A Guerra dos Emboabas ocorreu em 1708, em Minas Gerais entre os Bandeirantes e os Imigrantes portugueses que vieram dedicar-se a mineração. Os paulistas queriam o monopólio da exploração da região e entraram em conflitos com os forasteiros, chamados por eles de forma pejorativa de “emboabas”. Desde então passou a existir uma desconfiança mutua entre bandeirantes e portugueses.

  • Guerra dos Emboabas foi um confronto travado de 1707 a 1709 pelo direito de exploração das recém-descobertas jazidas de ouro na região do atual estado de Minas Gerais, no Brasil. O conflito contrapôs os desbravadores vicentinos e os forasteiros que vieram depois da descoberta das minas. O primeiro grupo, formado pelos bandeirantes paulistas, havia descoberto a região das minas e, por esta razão, reclamava a exclusividade de explorá-las. Já o grupo heterogêneo composto de portugueses provenientes da Europa e migrantes das demais partes do Brasil, sobretudo da costa leste nordestina, liderado por Manuel Nunes Viana, era pejorativamente apelidado de "emboabas" pelos paulistas.

    Em novembro de 1708, Cachoeira do Campo, hoje distrito de Ouro Preto, foi um dos palcos do sangrento conflito envolvendo os direitos de exploração de ouro na futura Capitania de Minas Gerais. Este episódio não foi todo esclarecido ainda, sendo que, nele, várias passagens permanecem obscuras. Uma das teses levantadas é a que diz que tudo começa quando a frente luso-nordestina se choca com os paulistas subindo o rio São Francisco com seu gado.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Emboabas

  • ESCARAMUÇA-SIGNIFICADO:

    substantivo feminino

    combate de menor importância.

    breve luta durante investida militar ou entre pequenos grupos de soldados.

    qualquer briga, combate ou conflito.

  • Guerra dos Emboabas foi um confronto travado de 1707 a 1709 pelo direito de exploração das recém-descobertas jazidas de ouro na região do atual estado de Minas Gerais, no Brasil. O conflito contrapôs os desbravadores vicentinos e os forasteiros que vieram depois da descoberta das minas.

    Que isso tem haver com Gioás???

  • Porque a Guerra dos Emboabas trouxe reflexos às bandeiras, contexto no qual foi "descoberto" o território que hoje encontra-se Goiás. 

  • Pessoal, alguém pode ajudar explicitando qual o erro da alternativa "c"? Obrigada.

  • LETRA A.

    a) Certo. Os Bandeirantes descobriram o ouro, primeiramente, em Minas Gerais, mas os portugueses também queriam as riquezas; então, houve um enfrentamento. Por isso, os Bandeirantes paulistas desistiram e seguiram para Goiás, onde Bartolomeu Bueno da Silva descobriu ouro nas margens do Rio Vermelho.

    b) Errado. Não foi por conta dos indígenas.

    c) Errado. Os paulistas não tinham tutela administrativa. 

    Questão comentada pela Profª. Rebecca Guimarães

  • A Guerra dos Emboabas foi um confronto travado de 1707 a 1709, pelo direito de exploração das recém descobertas jazidas de ouro, na região das Minas Gerais, no Brasil.

    O conflito contrapunha, de um lado, os desbravadores vicentinos, que haviam descoberto a região das minas e que por esta razão reclamavam à exclusividade de explorá-las; e de outro lado um grupo heterogêneo composto de portugueses e imigrantes das demais partes do Brasil ? pejorativamente apelidados de ?emboabas? pelos vicentinos ?, todos atraídos à região pela febre do ouro. Em novembro de 1708, Cachoeira do Campo, hoje distrito de Ouro Preto, foi um dos palcos do sangrento conflito envolvendo os direitos de exploração de ouro na futura Capitania de Minas Gerais. Este episódio não foi todo esclarecido ainda, sendo que, nele, várias passagens permanecem obscuras. Uma das teses levantadas é a que diz que tudo começa quando a frente luso-nordestina se choca com os paulistas subindo o rio São Francisco com seu gado.

    gb = a

    pmgo

     

  • questão linda!

    gb - A


ID
934393
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“O governo não considerava a construção de uma nova capital um gasto, mas um investimento necessário para o desenvolvimento”.
                                          PALACIN, Luís; MORAES, Maria Augusta S. História de Goiás. Goiânia: Editora da UCG, 1994. p. 106.


O significado da construção de Goiânia para o desenvolvimento de Goiás está relacionado ao fato de ser uma cidade

Alternativas
Comentários
  • GB B

    PMGO

  • GB B

    PMGO

  • Só lembrar do turismo de caldas novas!


ID
1019329
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Cinco capitais brasileiras – Goiânia, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília e Curitiba – estão entre as 20 mais desiguais, entre 141 cidades de países em desenvolvimento pesquisadas pelo Programa da ONU para os Assentamentos Humanos (ONU Habitat). A desigualdade se reflete na alocação dos terrenos e dos serviços urbanos como transportes, principalmente. A deficiência retratada nos sistemas de transportes em uma cidade como Goiânia pode ser observada de forma correta em:

Alternativas
Comentários
  • hoje esta questão está desatualizada. 03/01/2017

  • Um grande problema em Goiânia sempre foi a falta de integração com os municípios vizinhos,tais como,senador canedo;Aparecida de Goiânia;Goianira;Bonfinópolis... Hoje em dia diminuiu bastante,mas por exclusão da pra responder esta acertiva

ID
1019338
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Localizado a 54 km da capital do estado (Goiânia), o DistritoAgroindustrial deAnápolis (Daia) temse destacado no setor industrial de Goiás por abrigar grandes indústrias, por atrair novos investimentos e por oferecer total infraestrutura. O Daia conta com quase 100 empresas de médio e grande porte em pleno funcionamento, gera mais de 8000 empregos diretos e apresenta perspectivas de novas instalações nos próximos anos. O fator que permitiu a atração de muitas empresas para esseDistrito Industrial foi:

Alternativas
Comentários
  • Isto mesmo,o famoso Fomento que incentiva as empresas por meios de incentivos fiscais. Gab: A

ID
1133767
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
AGEHAB
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O século XVII representou a etapa de investigação das possibilidades econômicas das regiões goianas, durante a qual o seu território tornou-se conhecido. No século seguinte, em função da expansão da marcha do ouro, ele foi devassado em todos os sentidos, estabelecendo-se a sua efetiva ocupação através da mineração. Nesse sentido, pode-se afirmar que a economia goiana no final do século XVIII se caracteriza:

Alternativas
Comentários
  • (C) Pelo declínio da mineração e empobrecimento da capitania que se volta para as atividades agropecuárias.

  • LETRA C

    A partir de 1775 (SÉCULO 18|XVIII), com a mineração em franco declínio, o Primeiro Ministro de Portugal, Sebastião de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal, toma diversas medidas para diversificar a economia no Brasil, sendo que várias delas vão afetar diretamente a capitania de Goiás.

     

  • Pelo declínio da mineração e empobrecimento da capitania que se volta para as atividades agropecuárias.

    GABARITO C

    ´PMGO!!!!

  • Persistir é nunca desistir

  • GB>>>>C

    decadência da mineração.

    A ECONOMIA SE AMPAROU NA PECUÁRIA. (economia de subsistência)

  • Gabarito: C

    "A mineração propriamente dita teve vida breve em Goiás. Iniciando-se em 1726, declinou após a década de 1750, que marca o apogeu dessa atividade no estado. O declínio da mineração pode ser observado por meio da arrecadação do quinto do ouro, que passa de 40 arrobas em 1753 para 22 em 1768 e desaba para 8 arrobas em 788, para 4 em 1808 e, em fim, para mísera 0,5 arroba em 1853." (CHAUL, 2015, p. 41)

    Referência: CHAUL, Nasr Fayad. Caminhos de Goiás: da construção da decadência aos limites da modernidade. 4. ed. - Goiânia: Editora UFG, 2015.

  • PMGO A CAVERNA DO DRAGÃO KKKKKKKKK

  • Bora Caiado, solte o concurso logo. #PMGO


ID
1143883
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
AGEHAB
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Entre 1920-1929, o gado vivo significou quase a metade de todas as exportações e 27,69% da arrecadação total do Estado. Entre 1889 e 1932, Goiás exportou 3.690.372 cabeças de gado; em 1928, ano de maior exportação, 154.229.

Identifique o fator que define a economia goiana nesse período histórico:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

  • Lembrando:

    *Pecuária Intensiva: Uso de tecnologias e inseminação artificial.

    *Pecuária Extensiva: Gado no pasto, com mais liberdade, o famoso "gado de corte". Muito utilizado na Região Norte do Estado.

  • GB: E...Persistir é nunca desistir

  • A - (ERRDO) Desenvolvimento de grandes polos industriais e urbanos graças ao acúmulo de capitais gerado pela pecuária.

    • Este desenvolvimento se iniciou a partir da década de 1970, após difusão de novas técnicas agrícolas com o advento da revolução verde(maquinários, insumos quimícos, fertilizantes, etc), com amplo apoio do Estado através de prográmas de financiamento agrícola. A partir daí há o desenvolvimento de toda uma cadeia de produção indústrial à montante e à jusante da agricultura.

    B - (ERRDO) Aumento significativo da produtividade com a adoção da pecuária intensiva por parte dos fazendeiros.

    • Pecuária intensiva é técnica moderna, intrudizida no estado após a década de 1970.

    C - (ERRDO) Aumento da produção e das exportações da carne bovina ampliado com a construção e pavimentação das rodovias na década de 20, pelo governo do Estado.

    • A construção e pavimentação das rodovias em Goiás inicía-se a partir da décade de 1930, com a Marcha para o Oeste.

    D - (ERRDO) Consolidação econômica dos pequenos proprietários de terra que tiveram oportunidade de ampliar seus negócios.

    • Isso nunca ocorreu em Goiás, que sempre privilegiou o letifúndio como modelo agrário.

    E - (CERTO) Adoção da pecuária extensiva, baseada nas relações de trabalho arcaicas no campo e predomínio do clientelismo.

    • Esta foi a base a agricultura de exportação goiana a partir do declínio da exploração aurífera no final do século XVIII até meados do século XX. Até a chegada da estrada de ferro no iníco do século XX e o posterior desenvolvimento das estradas rodoviárias com a política da Marcha para o Oeste a partir de 1930, que conectou o estado ao Sul e Sudeste do país, o gado "em pé" era uma mercadoria que se "autotransportava". A exportação de gado vivo foi de extrama importancia para a economia goiana na época.
  • clientelismo

    substantivo masculinoPEJORATIVO•BRASILEIRISMO

    1. 1.
    2. prática eleitoreira de certos políticos que consiste em privilegiar uma clientela ('conjunto de indivíduos dependentes') em troca de seus votos; troca de favores entre quem detém o poder e quem vota.

  • Hoooope, atenção! Pessoal que está estudando para a gloriosa PMGO deixe o número aqui em baixo. Vou fazer um grupo com intuito de divulgar todo tipo de conteúdo e notícias do concurso. Como também, tirar dúvidas de qualquer assunto.


ID
1278055
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2006
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Região Metropolitana de Goiânia foi criada pela Lei Complementar n. 27, de 30 de dezembro de 1999. Entre seus objetivos estão aqueles de pensar políticas governamentais para os municípios que se encontram integrados social e economicamente a Goiânia. Sobre a Região Metropolitana de Goiânia, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • As políticas de uso e regulação do solo urbano na Região Metropolitana de Goiânia são definidas e executas em comum acordo com todos os municípios.  letra D

     

  • que comentário relevante uau

  • A Letra D está errada. Não há acordo comum entre todos os municípios para regulamentação do uso do solo urbano- ambos são independentes neste sentido e fazem suas respectivas LEIS e Regulamentos. Um bom artigo a se estudar sobre a questão está neste link: www.meioambiente.go.gov.br/noticias/690-planejamento-nos-municipios-da-regiao-metropolitana-de-goiania.html

    Gabarito Letra D)


ID
1323277
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A construção de Goiânia está inserida em um período de alterações na política nacional. O contexto histórico que envolveu o processo de construção da nova capital de Goiás estava inserido no momento político brasileiro:

Alternativas
Comentários
  • a) da Era Vargas (1930/1945);

  • Matei a questão pelo ano em que foi criado Goiânia 1933

  • Também matei a questão pelo ano de que foi criado e também poderia optar por eliminações.  

  • lembrando que a pedra fundamental de Goiânia foi criada em 1933,  a cidade foi fundada em 1935 e a transferência da capital em 1937.

    Gabarito : A

  • Apenas a título de complementação. 

    Com a derrota para o cafeicultor paulista Júlio Prestes, em uma eleição marcada por suspeitas de fraudes (Decorrentes ainda da política do café com leite), Getúlio Vargas e os tenentistas pegam em armas para derrubar o então presidente Washington Luís e assim impedir a posse de Júlio Prestes. 

    Tal movimento restou conhecido como a Revolução de 1930, e acabou por colocar Getúlio Vargas no poder. 

    Nessa toada, a Era Vargas teve como um dos principais projetos, a interiorização do desenvolvimento do país através do projeto da Marcha para o Oeste. 

    Dentre os projetos da Marcha para o Oeste, o principal passo foi exatamente a construção de Goiânia, uma cidade totalmente planejada e como símbolo de um brasil que deixava de ser oligárquico, para se inserir em um contexto urbano-industrial.  

  • GB/A

    24 DE OUTUBRO DE 1933

  • Com a derrota para o cafeicultor paulista Júlio Prestes, em uma eleição marcada por suspeitas de fraudes (Decorrentes ainda da política do café com leite), Getúlio Vargas e os tenentistas pegam em armas para derrubar o então presidente Washington Luís e assim impedir a posse de Júlio Prestes. 

    Tal movimento restou conhecido como a Revolução de 1930, e acabou por colocar Getúlio Vargas no poder. 

    Nessa toada, a Era Vargas teve como um dos principais projetos, a interiorização do desenvolvimento do país através do projeto da Marcha para o Oeste. 

    Dentre os projetos da Marcha para o Oeste, o principal passo foi exatamente a construção de Goiânia, uma cidade totalmente planejada e como símbolo de um brasil que deixava de ser oligárquico, para se inserir em um contexto urbano-industrial.  

  • Desde a Proclamação da República, em 1889, a transferência da capital goiana da cidade de Goiás, criada no século XVIII, já era discutida. A Constituição de 1891, no entanto, manteve a capital na antiga região aurífera. Com o fim do período do ouro, a velha Goiás, antiga Vila Boa, começou a perder a hegemonia econômica e cidades envolvidas com a criação de gado e agricultura, localizadas mais ao Sul do Estado, passaram a ter mais importância do que a capital.

    Com a Revolução de 1930, movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, Getúlio Vargas tornou-se chefe do Governo Provisório, revogou a Constituição de 1891 e passou a governar por decretos. Getúlio nomeou interventores para todos os governos estaduais. Em Goiás, foi nomeado o médico Pedro Ludovico Teixeira, que havia lutado na revolução de 1930.

    A Revolução de 1930 deu início à Era Vargas, que só terminaria em 1945.

    Resposta: A

  • Gabarito: A

    Basta lembrar que a construção de Goiânia está inserida no contexto da Marcha para o Oeste, política de integração nacional promovida pelo governo de Getúlio Vargas. A cidade foi criada em 1933.


ID
1323283
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Após cerca de 25 anos de espera, o trecho de 855 km da Ferrovia Norte-Sul, que liga Palmas (TO) a Anápolis, a 55 km de Goiânia, foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (22)”. (www.g1.globo.com, 22/05/2014).

Quando estiver concluída, serão 3500 quilômetros de trilhos da Ferrovia Norte-Sul, que é um importante eixo ferroviário criado para:

Alternativas
Comentários
  • e) Reduzir o custo de transporte das mercadorias produzidas no Brasil, ampliando acesso e competitividade no mercado externo.

  • a) ampliar as possibilidades de transporte de passageiros entre a Região Centro-Oeste e Sudeste;
    Errada, foco principal é transporte de mercadorias, somente alguns pontos haverá como transportar passageiros.
    b) facilitar a exportação da produção de etanol do Centro-Oeste para o exterior, através do porto de Recife;
    Errada, o escoamento acontecerá no Porto de São Luiz no Maranhão.
    c) ampliar a capacidade de escoamento dos automóveis produzidos em Goiás para os principais centros consumidores da região Norte do país;
    Errada, em Goias os veículos são montados, caso da Hyundai.
    d) promover a integração ferroviária entre as indústrias automobilísticas de Goiás e a região mineradora localizada no quadrilátero ferrífero em Minas Gerais;
    Errada. Norte/Sul não faz esse trajeto.
    e) reduzir o custo de transporte das mercadorias produzidas no Brasil, ampliando acesso e competitividade no mercado externo.
    Correto, esta é a verdadeira intenção, desafogar as BRs, diminuir custos, e pegar menos filas no MA, pois em SP através do Porto de Santos os caminhões ficam muito tempo esperando descarregar.




  • Gabarito: e. Isso se os corruptos, algum dia, deixarem. As obras já estão sucateadas antes mesmo de terminarem, ou melhor, de nunca terminarem. É um verdadeiro sumidouro de dinheiro.

  • GABARITO

    e) reduzir o custo de transporte das mercadorias produzidas no Brasil, ampliando acesso e competitividade no mercado externo.


    a) ampliar as possibilidades de transporte de passageiros entre a Região Centro-Oeste e Sudeste. O foco principal é transporte de mercadorias, somente alguns pontos haverá como transportar passageiros.

    b) facilitar a exportação da produção de etanol do Centro-Oeste para o exterior, através do porto de Recife. O escoamento acontecerá no Porto de São Luiz no Maranhão.

    c) ampliar a capacidade de escoamento dos automóveis produzidos em Goiás para os principais centros consumidores da região Norte do país; Os veículos são montados em Goias nao produzidos, caso da Hyundai.

    d) promover a integração ferroviária entre as indústrias automobilísticas de Goiás e a região mineradora localizada no quadrilátero ferrífero em Minas Gerais; Norte/Sul não faz esse trajeto.


  • GABARITO

    e) reduzir o custo de transporte das mercadorias produzidas no Brasil, ampliando acesso e competitividade no mercado externo.

    a) ampliar as possibilidades de transporte de passageiros entre a Região Centro-Oeste e Sudeste. O foco principal é transporte de mercadorias, somente alguns pontos haverá como transportar passageiros.

    b) facilitar a exportação da produção de etanol do Centro-Oeste para o exterior, através do porto de Recife. O escoamento acontecerá no Porto de São Luiz no Maranhão.

    c) ampliar a capacidade de escoamento dos automóveis produzidos em Goiás para os principais centros consumidores da região Norte do país; Os veículos são montados em Goias nao produzidos, caso da Hyundai.

    d) promover a integração ferroviária entre as indústrias automobilísticas de Goiás e a região mineradora localizada no quadrilátero ferrífero em Minas Gerais; Norte/Sul não faz esse trajeto.


ID
1357423
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A cidade goiana que não faz parte da chamada região do entorno do Distrito Federal é

Alternativas
Comentários
  • Eduardo,

    Anápolis não faz parte do RIDE.

    Municípios que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE):

    Distrito Federal.

    Municípios do Estado de Goiás: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa.

    Municípios do Estado de Minas Gerais: Buritis, Cabeceira Grande e Unaí.

    http://www.sudeco.gov.br/web/guest/municipios-ride#.VxbHc_lViko

  • Correto, José. Comentário devidamente excluído!

  • Parece que cabeceira grande não faz parte da RIDE:

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/cldf-realidade-do-df-entenda-por-que-cabeceira-grande-mg-nao-faz-parte-da-ridedf/

  • GLORIOSA ANÁPOLIS!!!

  • Distrito Federal.

    Municípios do Estado de Goiás: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa.

    Municípios do Estado de Minas Gerais: Buritis e Unaí.

    Obs.: Existe um Projeto de Lei Complementar, aprovado pela Câmara dos Deputados e em apreciação no Senado, que visa incluir o município de Cabeceira Grande a RIDE.

     

    fonte:http://www.sudeco.gov.br/municipios-ride-df

  • Distrito FederalDEC 2.710/985 801,9372 977 2160,874175 362 791

    Abadiânia (GO)DEC 2.710/981 044,15918 4270,723227 036

    Água Fria de Goiás (GO)DEC 2.710/982 029,4065 5600,695166 145

    Águas Lindas de Goiás (GO)DEC 2.710/98191,198191 4990,7171 265 343

    Alexânia (GO)DEC 2.710/98847,89126 4570,696657 827

    Cabeceiras (GO)DEC 2.710/981 127,6017 8820,695203 655

    Cidade Ocidental (GO)DEC 2.710/98388,16265 5200,795526 200

    Cocalzinho de Goiás (GO)DEC 2.710/981 787,99419 3520,704256 580

    Corumbá de Goiás (GO)DEC 2.710/981 062,45711 0240,716113 848

    Cristalina (GO)DEC 2.710/986 160,72254 3370,7611 763 674

    Formosa (GO)DEC 2.710/985 806,891114 0360,7501 539 760

    Luziânia (GO)DEC 2.710/983 961,536196 8640,7563 138 352

    Mimoso de Goiás (GO)DEC 2.710/981 386,9102 7080,66465 187

    Novo Gama (GO)DEC 2.710/98191,675108 4100,742696 838

    Padre Bernardo (GO)DEC 2.710/983 137,90331 6460,705422 004

    Pirenópolis (GO)DEC 2.710/982 227,79324 6040,713346 583

    Planaltina (GO)DEC 2.710/982 539,11388 1780,723792 266

    Santo Antônio do Descoberto (GO)DEC 2.710/98938,30970 9500,709492 022

    Valparaíso de Goiás (GO)DEC 2.710/9860,111156 4190,7951 706 383

    Vila Boa (GO)DEC 2.710/981 060,1705 6150,674105 410

    Buritis (MG)DEC 2.710/985 219,46924 5240,733534 019

    Unaí (MG)DEC 2.710/988 463,57983 4480,8122 243 930


     

  • Novos municípios 2018:


    Cabeceira Grande(MG)

    Alto Paraíso de goias

    Alvorada do norte

    Barro Alto

    Cavalcante

    Flores de Goias

    Goianésia

    Niquelândia

    São Joao DAliança

    Simolândia

    Vila Propicio

    Arinos (MG)

  • errada

    A RIDE tem como objetivo articular e harmonizar as ações administrativas da União, dos Estados e dos municípios para a promoção de projetos que visem à dinamização econômica e provisão de infraestruturas necessárias ao desenvolvimento em escala regional


    Abrangência

    É constituída pelo Distrito Federal, pelos municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa, no Estado de Goiás, e de Unaí, Buritis e Cabeceira Grande, no Estado de Minas Gerais.


    fonte: http://www.mi.gov.br/regioes_integradas_df_rides

  • GB/D

    PMGO

  • A RIDE é constituída pelo Distrito Federal, pelos municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cabeceiras, Cavalcante, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Floresde Goiás, Formosa, Goianésia, Luziânia, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, São João d’Aliança, Simolândia, Valparaíso de Goiás, Vila Boa e Vila Propício, no Estado de Goiás.

    E de Arinos, Buritis, Cabeceira Grande e Unaí, no Estado de Minas Gerais.

  • ASP Goyaz

  • Municípios do Estado de Goiás: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa.

    Novos municípios 2018:

    Cabeceira Grande(MG)

    Alto Paraíso de goias

    Alvorada do norte

    Barro Alto

    Cavalcante

    Flores de Goias

    Goianésia

    Niquelândia

    São Joao DAliança

    Simolândia

    Vila Propicio

    Arinos (MG)

  • Letra d.

    d) Certa. Anápolis continua sendo município de Goiás. Inclusive, existia mesmo antes da construção de Goiânia.

    Questão comentada pelo Prof. Daniel Vasconcelos

  • A relação dos municípios que pertencem à RIDE encontra-se no Artigo 1º da Lei Complementar 94/98, que assim dispõe:

    A Região Administrativa de que trata este artigo é constituída pelo DISTRITO FEDERAL, pelos Municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cabeceiras, Cavalcante, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Flores de Goiás, Formosa, Goianésia, Luziânia, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, São João d’Aliança, Simolândia, Valparaíso de Goiás, Vila Boa e Vila Propício, no ESTADO DE GOIÁS, e de Arinos, Buritis, Cabeceira Grande e Unaí, no ESTADO DE MINAS GERAIS.

    Diante dessas informações, concluímos que das opções apresentadas apenas Anápolis não faz parte da RIDE.

    Prezado aluno, viu só como o avaliador também pode fazer uma questão meramente decoreba sobre o assunto? Fique de olho e aprenda o nome de todos os municípios que compõem a Região Integrada. Isso irá ajudar bastante nos seus estudos.

    Gabarito: D

  • Essa acertei brincando! Grande Anápolis hahahaha

  • Essa questão realmente privilegia quem é da região. Quem mora aqui é só pensar qual delas é a mais longe. Quem mora por aqui teria que decorar a lei da RIDE ou chutar.

  • A relação dos municípios que pertencem à RIDE encontra-se no Artigo 1º da Lei Complementar 94/98, que assim dispõe:

    Distrito Federal.

    Municípios do Estado de Goiás: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa.

    Municípios do Estado de Minas Gerais: Buritis, Cabeceira Grande e Unaí.

    Anápolis não faz parte da RIDE.

    Com isso, correta Letra D


ID
1397431
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Caso se confirmem as 39 mortes confessadas em Goiânia, segundo a polícia, pelo vigilante T.H.G.R, o brasileiro estará entre os [...] mais letais da história moderna. É o que afirma o professor de criminologia americano Scott Bonn, da Universidade Drew, em Nova Jersey (EUA).

“Ele parece ser um psicopata [...]. Bonn salienta que psicopatas não são doentes mentais. ‘É um transtorno de personalidade. Esses indivíduos são capazes de compartimentalizar suas vidas. Ele, T.H.G.R, trabalhava em um hospital, poderia parecer um cara legal,mas tinha esse alter ego’, afirmou.”

Por definição, no caso apresentado, o vigilante de Goiânia pode ser identificado como:

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinates. gab letra "a"

  • Tiago Henrique Gomes da Rocha (Goiânia, 4 de fevereiro de 1988) é um assassino em série brasileiro que, ao ser preso, confessou ter assassinado 39 pessoas, a maioria mulheres, entre os anos de 2011 e 2014, na cidade de Goiânia, Goiás.

    Das mulheres, duas seriam garotas de programa. Entre os homens, alguns seriam moradores de rua e homossexuais. A partir do final de 2013 passou a matar apenas mulheres, a maioria jovens, escolhidas aleatoriamente e pilotando uma motocicleta. Tiago também praticou alguns assaltos, entre eles a uma lotérica.

    Posteriormente, durante os depoimentos, Tiago reduziu o número de assassinatos para 29.

    Com um comportamento tímido, não despertava qualquer suspeita entre as pessoas que conviviam com ele, nem mesmo entre seus familiares e a própria namorada. Tiago morava com sua mãe. Um outro irmão mais novo, casado, não morava com eles.

    Seu último emprego foi como vigilante em um hospital materno infantil, em regime de plantão. Tinha um relacionamento normal no trabalho, segundo seus colegas. Havia sido contratado dois meses antes de ser preso e estava ainda em fase de experiência na empresa, tendo passado por todo o processo necessário para a contratação.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Tiago_Henrique_Gomes_da_Rocha.

  • PRA NÃO ZERAR.


ID
1466203
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O agronegócio tem peso de destaque no cenário goiano por subsidiar grande parte da agroindústria no estado, [...] que é o quarto produtor nacional de grãos, com produção de 13,6 milhões de toneladas, algo como 9% da produção do País.

Internet: < www.goias.gov.br>. Acesso em 24/2/2015 (com adaptações).

Nos últimos anos, os produtos agrícolas que Goiás produziu em maior tonelagem e os municípios que mais se têm destacado em valor de produção agrícola são:

Alternativas
Comentários
  • GAB-A


    http://g1.globo.com/goias/noticia/2011/12/rio-verde-go-e-municipio-mais-rico-em-producao-agropecuaria-do-brasil.html

    http://www.opopular.com.br/editorias/economia/cristalina-tem-o-2º-maior-valor-de-produção-do-país-1.737283

    http://www.jatai.go.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4287:jatai-se-destaca-no-cenario-nacional-de-producao-de-milho&catid=1:ultimas-noticias&Itemid=166

  • Gabarito

    a) cana-de-açúcar, soja e milho; Cristalina, Rio Verde e Jataí.

    Cristalina, Jataí e Rio Verde. A produção de grãos predomina nesses municípios, principalmente a soja e o milho, porém outras culturas como o tomate, a batata-inglesa, a cebola e o algodão herbáceo também têm grande importância.

     

    "Ninguém precisa acreditar em você além de você mesmo."

  • Jataí minha cidade querida. <3

  • GABARITO

    a) cana-de-açúcar, soja e milho; Cristalina, Rio Verde e Jataí.

    b) trigo, milho e soja; Silvânia, Rio Verde e Catalão.

    c) algodão, soja e laranja; Pirenópolis, Jataí e Ipameri.

    d) arroz, feijão e milho; Chapadão do Céu, Cristalina e Paraúna.

    e) arroz, algodão e milho; Ipameri, Cristalina e Rio Verde.


    Os municípios de Cristalina (R$ 1,7 bilhões), Rio Verde (R$ 1,5 bilhões) e Jataí (R$ 1,4 bilhões) apresentaram o maior valor de produção agrícola no ano de 2015. Esses municípios representam 23,6% do valor de produção da agricultura goiana.

    Os três municípios figuraram entre os principais produtores agrícolas do país em 2015. Em relação ao Estado de Goiás, Cristalina é destaque na produção de tomate, sorgo e feijão ocupando o 1º lugar para essas culturas. Rio Verde se mantém como o 2º maior produtor de milho em 2015, ficando o município de Jataí com a 1ª posição. Destaca-se ainda que, Jataí e Rio Verde mantêm o 2º e o 3º lugares na produção nacional de milho. Ainda, Jataí ocupa o 1º lugar no ranking na produção de soja e na produção de grãos no estado. Com apenas um produto em destaque, ainda tem-se o 1º lugar de Quirinópolis na produção de cana-de-açúcar. Além desses municípios, também figura como maior produtor agrícola Chapadão do Céu com a produção de algodão herbáceo

    http://www.imb.go.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1061:em-2015-a-producao-goiana-de-graos-atinge-19,6-milhoes-de-toneladas&catid=209&highlight=WyJnclx1MDBlM29zIl0=&Itemid=284

  • A ( CERTO) - cana-de-açúcar, soja e milho; Cristalina, Rio Verde e Jataí.

    • Cana, soja, milho e carne são os principais produtos agrícolas do estado. Cristalina tem agricultura puljante e altamente tecnificada, cidade com maior número de pivôs de irrigação. Rio Verde e Jataí são destaque na região Sudoeste de Goiás, um dos principais pólo agrícola do país.

    B (ERRADO) - trigo, milho e soja; Silvânia, Rio Verde e Catalão.

    • Trigo não é produto de destaque na agricultura goiana.

    C (ERRADO) - algodão, soja e laranja; Pirenópolis, Jataí e Ipameri.

    • Algodão e laranja não são produtos de destaque na agricultura goiana.

    D (ERRADO) - arroz, feijão e milho; Chapadão do Céu, Cristalina e Paraúna.

    • Arroz e Feijão não são produtos de destaque na agricultura goiana (e vem perdendo mais espaço para Soja e Cana).

    E (ERRADO) - arroz, algodão e milho; Ipameri, Cristalina e Rio Verde.

    • Arroz não é produto de destaque na agricultura goiana (e vem perdendo mais espaço para Soja e Cana).

  • cana-de-açúcar (CRISTALINA)

    soja (RIO VERDE)

    milho (JATAÍ)


ID
1466209
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Povos do passado e do presente se reuniram na formação do gentílico goiano. Seguindo a tendência do restante do País, na mistura de povos indígenas, africanos e europeus, mais tarde dos imigrantes e migrantes vindos de todas as partes do mundo, Goiás reinventa, a cada dia, sua identidade.

Internet: < www.goias.gov.br>. Acesso em 20/12/2014 (com adaptações).

Acerca de alguns dos povos que contribuíram para a formação étnica de Goiás, é correto afirmar que esse estado

Alternativas
Comentários

ID
1475677
Banca
CS-UFG
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O processo de modernização agrícola no Sudoeste Goiano ocorreu de forma desigual e concentrada. Entre os fatores que explicam essa modernização são citados, frequentemente, aqueles de ordem ambiental, com destaque para

Alternativas
Comentários
  • b)

    o relevo tabular.

  • Relevo tabular está relacionado às áreas planas.As áreas planas facilitam à mecanização(Modernização) da agricultura no sudoeste de Goiás.

    Resposta B

    Espero ter ajudado!

  • Forma de relevo tabular constituída por uma superfície elevada mais ou menos aplanada, em consequência da erosão eólica ou fluvial, e com altitudes superiores a 300 metros.

    GB B

    PMGO

  • Relevo tabular = Chapada...

    Onde tem chapada?

    Exemplo: Chapada dos Veadeiros, ao norte goiano, que dificultam a mecanização.

  • Deixa de ser chato cara!!! (Germano Stive). Ninguem que saber da sua vida (PMGO), informe comentários relevantes!!!

  • GB >

    B

    PCGO-

    CBM-GO

  • GB >

    B

    PCGO-

    CBM-GO

  • a)  O solo goiano em geral não é fértil. A sua fertilidade depende de intervenção humana e tecnológica. Item incorreto.

    b)  Relevo tabular é como são também conhecidas as chapadas. Item correto.

    c)   Formações florestais, que são escassas no cerrado, não explicam a modernização agrícola na região. Item incorreto.

    d)  O clima goiano é TROPICAL SEMI-ÚMIDO. Item incorreto.

    Gabarito: B

  • Caro amigo, estamos diante de um pronome apassivador. Podemos passá-la para voz passiva analítica e, até mesmo, inserir contextualmente agente da passiva.

    *a oferta foi ampliada em 5,52% (...) [pelo aumento da demanda].

    Para que o "se" seja reflexivo, é necessário que a "oferta" seja personificada. Mas isso é descabido num gênero textual que preza objetividade, a impessoalidade e a clareza do texto.

  • Gab(B)

    Relevo tabular:

    Forma de relevo tabular constituída por uma superfície elevada mais ou menos aplanada, em consequência da erosão eólica ou fluvial, e com altitudes superiores a 300 metros. Quanto à formação, podem ser estruturais, resultantes da erosão de estruturas horizontais com rochas sedimentares duras que funcionam como rochas de cobertura, ou ter jorrado de lavas que, em grande escala, podem originar planaltos basálticos. Existem ainda os planaltos dissecados quando profundamente cortados pelos rios que lhes deram origem.

    Quanto à sua localização há quem os classifique em planaltos de montanha, quando se encontram rodeados de montanhas; planaltos de sopé, quando se localizam entre uma montanha e uma planície; planaltos continentais, quando ascendem abruptamente de planícies ou do próprio mar.

    Como exemplo de superfícies planálticas importantes pode considerar-se o planalto do Tibete, o Maciço Central da França ou mesmo a Meseta Ibérica.

  • A - (ERRADO) os solos férteis

    • O solo da região não é naturalmente fértil para a produção agrícola. O desenvolvimento da agricultura na região só foi possível com advento da Revolução Verde, utilizando tecnologia agrícola para melhorar a fertilidade e corrigir a acidez natural do solo no Cerrado.

    B - (CERTO) o relevo tabular.

    • O relevo plano foi fundamental para a permitir a mecanização da agricultura.

    C - (ERRADO) as formações florestais

    • A fitofisionomia da região não tem como característica as formações florestais.

    D - o clima úmido.

    • a região tem clima tropical, com períodos chuvosos e de seca prolongada bem demarcados (verões chuvosos e invernos secos).
  • O processo de modernização agrícola no Sudoeste Goiano ocorreu de forma desigual e concentrada. Entre os fatores que explicam essa modernização são citados, frequentemente, aqueles de ordem ambiental, com destaque para O RELEVO TABULAR (CHAPADA).


ID
1475683
Banca
CS-UFG
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As representações expressam a relação do sujeito com as formas de organização do espaço. Nesse sentido, as representações sobre a sociedade goiana, no século XIX, foram tributárias

Alternativas
Comentários
  • No século XIX a capital ainda não era Brasilia e ainda era inicio o processo de adentramento no país.

  • gabarito b dos relatos dos viajantes, que delimitaram as proposições sobre a região, divulgando uma perspectiva perenizada na historiografia.

  • A Visão do Viajante

    Auguste de Saint-Hilaire, viajou pelo Brasil entre 1816 e 1822, naturalista francês - em sua obra “Viagem às Nascentes do Rio São Francisco e pela Província de Goiás”, deixa em seus relatos do início do século XIX, uma visão de indolência (preguiça) e inanição (fome) muito marcante da gente goiana. Assim, o século XIX fica conhecido como um momento de “decadência”.

    Outro viajante importante foi o austríaco, Joahan Emanuel Phol que viajou pelo interior do Brasil entre 1817 e 1821, com o intuito de desvendar as nossas riquezas. Em seu livro Viagem ao Interior do Brasil, Phol relata sua passagem pelo vale do Tocantins, quando passou pelos arraiais de São José do Duro (Dianópolis) e Carmo (Monte do Carmo), descrevendo o estado de miserabilidade e penúria que vivia a população ribeirinha. Para ele, o declínio da mineração do ouro foi irreversível, em especial no norte da Capitania de Goiás, onde a crise foi mais profunda, em função da região ser isolada, tanto geograficamente, quanto propositalmente, pois a região sofreu medidas que frearam o seu desenvolvimento entre as quais, ele cita: o fato de a coroa não ter incentivado a produção agropecuária nas regiões auríferas, o que tornava abusivo o preço de gêneros de consumo e favorecia a especulação; a carência de transportes, a falta de estradas e o risco freqüente de ataques indígenas que dificultavam o comércio, além da cobrança de pesados tributos que contribuíram para a drenagem do ouro para fora da região.

  • A Visão do Viajante 


    Auguste  de  Saint-Hilaire,  viajou  pelo  Brasil  entre  1816  e  1822, 
    naturalista  francês  -  em  sua  obra  “Viagem  às  Nascentes  do  Rio  São 
    Francisco e pela Província de Goiás”
    , deixa em seus relatos do início do 
    século XIX,
    uma visão de indolência (preguiça) e inanição (fome) muito 
    marcante da gente goiana. Assim, o século XIX fica conhecido como um 
    momento de
    “decadência”. 
    Veja seguir um relato de S. Hilaire acerca da situação de Goiás: 
    “Já  não  há  em  Santa  Luzia  senão  pequeníssimo  número  de  lojas 
    muito  mal  sortidas;
     tudo  se  compra  a  crédito.  Os  jornaleiros  – 
    trabalhadores por jornada - têm maior dificuldade em se fazer pagar, se 
    bem  que  o  seu  salário  não  vá  a  mais  de  600  por  semana;  e  negros 
    creoulos me diziam que preferiam recolher no córrego de Santa Luzia um 
    único vintém de ouro por dia, do que se porem a serviço dos cultivadores 
    por 4 vinténs, uma vez que os patrões pagam em gêneros dos quais lhes 
    é impossível  se desfazerem. Certos colonos caíram em tal miséria que 
    ficam  meses  inteiros  sem  poder  salgar  os  alimentos  (falta  de  sal)
    ,  e 
    quando  o  pároco  faz  a  sua  excursão  para  a  confissão  pascal,  sucede 
    freqüentemente que todas as mulheres da mesma família se apresentam 
    uma pós outra com o mesmo vestido.”
     
    S.  Hilaire.  Viagem  às  nascentes  do  Rio  São  Francisco  e  pela 
    Província de Goiás. 
    A  visão  de  decadência  é,  contudo  uma  visão  etnocêntrica  e 
    eurocêntrica. 
     Passou  por  Goiás  um  grupo  de  europeus  intelectuais,  século 
    XIX, chamados de viajantes; 
     O viajante mais importante é Saint-Hilaire, ele afirma que o povo 
    goiano  é  preguiçoso,  indolente  e  miserável.  E  diz  que  Goiás,  é  a 
    região mais atrasada, isolada e decadente que ele viu no Brasil;  
     Saint-Hilaire  compara  Goiás  com  a  Europa,  tem  uma  visão 
    européia de desenvolvimento; 

     Saint-Hilaire não leva em consideração o contexto histórico para 
    retratar  a região  e  o  povo  goiano,  não  vê  que  essa  é  uma  região 

     Outro viajante importante foi o austríaco, Joahan Emanuel Phol 
    que viajou pelo interior do Brasil entre 1817 e 1821
    , com o intuito de 
    desvendar as nossas riquezas. Em seu livro  Viagem ao Interior do 
    Brasil,  Phol  relata  sua  passagem  pelo  vale  do  Tocantins,  quando 
    passou  pelos  arraiais  de  São  José  do  Duro  (Dianópolis)  e  Carmo 
    (Monte  do  Carmo)
    ,  descrevendo  o  estado  de  miserabilidade  e 
    penúria  que  vivia  a  população  ribeirinha
    . [.....]

     

    GEO-HISTÓRIA DE GOIÁS E ATUALIDADES – Professor Kanduka Oliveira – GOIÂNIA (GO) 


ID
1492036
Banca
CS-UFG
Órgão
AL-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O zoneamento foi uma das características marcantes do primeiro Plano Diretor da cidade de Goiânia. A divisão em áreas administrativa, industrial, residencial, comercial e rural era tida como uma das inovações do urbanismo moderno. A antiga área industrial localiza- se na região

Alternativas
Comentários
  • norte da cidade, em virtude da futura instalação da Estrada de Ferro

  • Estrada de Ferro Goiás foi uma ferrovia do governo federal, mais tarde incorporada à RFFSA, com aproximadamente quatrocentos e oitenta quilômetros de extensão e trinta estações, que ligava a cidade de Araguari, no Estado de Minas Gerais, à cidade de Goiânia, no Estado de Goiás.

    Antecedentes 

    Em 1886, houve uma nova tentativa de dotar a província de um sistema de transportes para escoamento da produção, através de uma concessão à Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, que poderia ampliar suas linhas do Rio Paranaíba ao Rio Araguaia. Dez anos depois, após a publicação do decreto 862, de 16 de outubro de 1890, o Triângulo Mineiro recebeu os trilhos da Mogiana[2].

    Após algumas divergências políticas, ficou estabelecido através do decreto 5.394, de 18 de outubro de 1904, que o ponto inicial da estrada de ferro seria na cidade de Araguari, e o final, na cidade de Goiás[3].

    A criação da estrada de ferro

    A estrada de ferro surgiu em 3 de março de 1906, como uma solução para os produtores, comerciantes e políticos goianos, que precisavam atender às necessidades da economia da região.

    Denominada inicialmente Estrada de Ferro Alto Tocantins, de capital privado, foi autorizada a explorar o trecho de Catalão a Palmas, com o objetivo de ligar a cidade de Goiás, então capital do Estado, a Cuiabá. Em 28 de março de 1906, através do decreto 5.949 do então presidente Rodrigues Alves, a ferrovia passou a chamar-se Estrada de Ferro Goiás[4].

    Em 27 de maio de 1911, dois anos após o início dos trabalhos no marco zero da ferrovia, os trilhos começaram a ser instalados no Estado de Goiás.

    Em janeiro de 1920, o governo federal assumiu a administração da Estrada de Ferro Goiás, que através do decreto nº 13.936, foi autorizada a explorar o transporte ferroviário na região do Triângulo Mineiro e em Goiás. A linha Araguari-Roncador, com 234 quilômetros de extensão, foi incorporada à nova Estrada de Ferro Goiás. Nos primeiros anos da década de cinquenta do século XX, a Estrada de Ferro Goiás já percorria todos os seus 480 quilômetros de extensão.

    O desenvolvimento econômico da região

    A chegada dos trilhos da ferrovia, em solo goiano, teve uma importância fundamental para o desenvolvimento da economia da região, dominada, até então, por comerciantes das cidades do Triângulo.

    Desde a construção, em 1907, do ramal ferroviário que ligava a cidade mineira de Araguari à cidade goiana de Catalão, a cidade de Goiandira era o ponto de encontro das estradas, os comerciantes mineiros vinham sofrendo prejuízos em seus negócios. A partir de 1915, as cidades do sudeste de Goiás acabaram assumindo o controle do comércio regional, antes dominado pelas cidades do Triângulo Mineiro. A cidade mineira de Araguari, no entanto, continuou tendo significativa participação no comércio de Goiás, servindo de ponto de integração com as regiões sul e sudeste do País.

    Fonte: wikipédia

  • Meu critério para chutar foi o fato de em Goiânia ter um bairro chamado Norte Ferroviário...

  • A cidade foi dividida em cinco grandes zonas com os usos separados:

    1 - A praça central concentrando toda a estrutura administrativa do Estado e município;

    2 - um setor comercial na confluência da Avenida Pedro Ludovico (futura Avenida Goiás, um dos três eixos principais que nascem da praça central) com a Avenida Anhanguera;

    3 - a região norte da cidade, no outro extremo do eixo principal, próximo à estação de ferro, que seria dedicada às indústrias;

    4 - os setores sul e oeste seriam eminentemente voltados para as residências suburbanas;

    5 - e as demais áreas identificadas como rurais;

     

    Fonte: ATTILIO CORRÊA LIMA E O PLANEJAMENTO DE GOIÂNIA – UM MARCO MODERNO NA CONQUISTA DO SERTÃO BRASILEIRO (Patrick Di Almeida Vieira)

  • A antiga area industrial localiza- se na região norte da cidade, em virtude da futura instalação da Estrada de Ferro


ID
1520026
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/GT-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No processo de construção de Goiânia, a partir da dé­cada de 1930, algumas de suas principais edificações — como, por exemplo, o Cine Teatro Goiânia e a Esta­ção Ferroviária - foram erguidas seguindo um estilo arquitetônico característico, denominado

Alternativas
Comentários
  • Goiânia foi uma cidade planejada para ser a capital. Logo, reteve uma estruturação influen­ciada, à época, pelas mais recentes teorias de planejamento urbano. Atílio Correia Lima havia voltado a pouco de Paris, onde estudou urbanismo, quando desenhou a cidade. Advém daí os conceitos usados em grande parte dos edifícios que compõem, hoje, o centro da capital: art déco. A importância desse estilo que predominou a arquitetura da nova cidade está no fato de o art déco ter sido transitório, isto é, um estilo que fez a passagem do art nouveau para o modernismo. Durou pouco mais que uma década, mas o suficiente para colocar Goiânia em seu mapa de abrangência.

  • No processo de construção de Goiânia, a partir da dé­cada de 1930, algumas de suas principais edificações — como, por exemplo, o Cine Teatro Goiânia e a Esta­ção Ferroviária - foram erguidas seguindo um estilo arquitetônico característico, denominado - art déco

  • Atílio Correia Lima havia voltado a pouco de Paris, onde estudou urbanismo, quando desenhou a cidade. Advém daí os conceitos usados em grande parte dos edifícios que compõem, hoje, o centro da capital: art déco

    gb b

  • . A importância desse estilo que predominou a arquitetura da nova cidade está no fato de o art déco ter sido transitório, isto é, um estilo que fez a passagem do art nouveau para o modernismo. Durou pouco mais que uma década, mas o suficiente para colocar Goiânia em seu mapa de abrangência.

    gb b CBM-GO

  • . A importância desse estilo que predominou a arquitetura da nova cidade está no fato de o art déco ter sido transitório, isto é, um estilo que fez a passagem do art nouveau para o modernismo. Durou pouco mais que uma década, mas o suficiente para colocar Goiânia em seu mapa de abrangência.

    gb b PC-GO

  • Art Déco

    Em 1920 surgia na França um movimento artístico que pretendia deixar o mundo material mais elegante e refinado, apresentando através das formas os conceitos de progresso e modernidade – era o Art Déco (pronuncia-se “ár decô”), estilo que nas décadas seguintes conquistou o mundo inteiro, inclusive o Brasil.

    Presente na arquitetura, design, mobiliário, moda e decoração, o movimento representou na época os ideais de modernidade e progresso que a sociedade vivia. A expressão é uma abreviação do francês “arts décoratifs”, que significa arte decorativa. Sem abrir mão do requinte, os objetos têm decoração geometrizada com predominância de linhas verticais, e influências do construtivismo, futurismo e cubismo.

    Mas é Goiânia que reúne o mais representativo acervo Art Déco do Brasil. O estilo inspirou os primeiros prédios da cidade, representando o progresso e a modernidade que a nova capital representava para o estado. Attílio Corrêa Lima, urbanista responsável pelo projeto da capital, havia concluído seus estudos na França quando em 1935 fez o desenho da cidade. Construídos nas décadas de 40 e 50, vários prédios e monumentos públicos no estilo Art Déco foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio nacional por sua relevância histórica e arquitetônica, mas, infelizmente, muitos sofrem com o abandono e o descuido por parte do poder público, com a ação de vândalos e a falta de segurança.


ID
1528546
Banca
UEG
Órgão
PC-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Se aqueles feitos extraordinários da santa foram o bastante para renovar a fé dos sertanejos, criando para eles a esperança de um mundo novo, despertaram também a preocupação e o ressentimento dos coronéis e fazendeiros, classe dominante, com as possíveis consequências que poderiam advir daquele ajuntamento.

                                                            VASCONCELOS, Lauro de. Santa Dica: encantamento do povo. Goiânia: UFG, 1991. p. 91.

Apesar das desconfianças da elite política goiana, em alguns momentos, Santa Dica e seus seguidores foram convocados para participar das disputas políticas que afetaram Goiás. Nesse sentido, Santa Dica

Alternativas
Comentários
  • Santa Dica recrutou voluntários para participar, junto com os legalistas da Revolução Constitucionalista de 1932, enfrentando inclusive vários combates armados. resposta C

  • Em 1928 casou com o jornalista carioca Mário Mendes, eleito prefeito de Pirenópolis em 1934, e tiveram cinco filhos e adotaram mais dois. O exército dos "pés com palha e pés sem palha" participou da Revolução Constitucionalista de 1932 indo guerrear, com 150 homens, em São Paulo de onde voltou sem nenhuma baixa, resultado atribuído aos milagres da santa. 

    fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Dica_de_Goi%C3%A1s

     

  • A santa dica e seus seguidores foram convocados por Ramos Caiado para combater a passagem da coluna prestes no estado (que lutava conta a corrupção eleitoral da República Velha) e também para resistir a tomada de poder por Getúlio Vargas, no episódio conhecido como a Revolução de 30. Os legalistas eram os inimigos de Getúlio, entre eles Caiado, que contou com o apoio de sertanejos liderados pela Santa Dica.

  • Posso lhes garantir que a correta é a letra C. Eu estava lá.

  • letra c

    Conta-se em Goiás que a história de Benedicta Cipriano Gomes (1905-1970) aproxima-se muito da de Antônio Conselheiro, o beato-mor de Canudos. Figura lendária, mulher de força política e de fé sincrética, Benedicta ou simplesmente Santa Dica como passou à história, tem em seu currículo proezas díspares como a de ter servido como modelo de uma tela de Tarsila do Amaral e ter liderado uma tropa de 150 homens para as frentes da Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo. Mas a maior façanha de Santa Dica, motivo de sua devoção até hoje na região da cidade histórica de Pirenópolis, está no messianismo ímpar, que conquistou seguidores de diferentes religiões.

    http://www.overmundo.com.br/overblog/santa-dica-santo-mito

  • Letra C.

    a) Errado. Santa Dica nunca agiu para favorecer os grandes coronéis goianos, ela agia para favorecer a população.

    b) Errado. Artur Bernardes não era conhecido em 1930.

    d) Errado. Santa Dica era da década de 20/30.

    Questão comentada pelo Profª. Rebecca Guimarães


ID
1817260
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Goiânia - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na década de 1930, por meio do Decreto nº 2.737, de 20 de dezembro de 1932, o interventor de Goiás, Pedro Ludovico Teixeira, nomeou uma comissão para realizar estudos para escolha do local onde seria construída a futura capital. Além de Campinas (atual bairro de Goiânia), outras três localidades escolhidas para realização do estudo foram:

Alternativas
Comentários
  • Responder uma questão com fontes de difícil acesso se torna um pouco complicado. Pois até no site do Governo de Goiás cita apenas a atual cidade de Silvânia e a antiga Campinas.

  • Gabarito C
    Silvânia e Ubatam, sendo que essa era reduto político de famílias proeminentes no tempo da escolha da nova capital, 

  • dificil demais seloco!

  •  

    GABARITO: "C"

    OBS: Estou apenas ajudando quem utrapassou o limite de questões e por isso não conseguem ver qual a resposta correta.

     

  • FORAM FUNDADAS PELO CORONEL lINO SAMPAIO, ESPANHOL E RESPONSÁVEL PELA PRIMEIRA ESTRADA DE FERRO EM GOIÁS.

  • C

    "Após a realização de estudos das condições topográficas, hidrográficas e climáticas, a comissão apresentou quatro localidades que poderiam converter-se em capital: Bonfim (Silvânia), Pires do Rio, Batã (Orizona) e Campinas."

  •  

     

  • Ainda bem que existe o Q.Concursos para responder e tirar a duvida de quem rala estudando. Questão com  fonte de dificio acesso.

  • O Coronel Antônio Pirineus de Souza, sugeriu a escolha de três técnicos: João Argenta e Jerônimo Fleury Curado, engenheiros, e de Laudelino Gomes de Almeida, médico, para realizarem estudos das condições topográficas, hidrológicas e climáticas das localidades de Bonfim, hoje Silvânia; Pires do Rio; Ubatan, atualmente município Orizona; e Campinas, hoje bairro goianiense, a fim de que, baseada no relatório dos técnicos, a comissão se manifestasse. Reunida em 4 de março de 1933, a comissão concluiu pela escolha da região de Campinas. A 24 de outubro do mesmo ano, houve o lançamento da pedra fundamental, no local onde está a sede do governo estadual.

  • Gol! Só no chute.

  • Criação da Capital de Goiás (GOIÂNIA)

     

    Em 20 de dezembro de 1932, por força do decreto estadual número 2737, Pedro Ludovico criou uma comissão encarregada de escolher o local onde seria construída a nova capital, presidida por D. Emanuel Gomes de Oliveira, então bispo de Goiás. Os trabalhos da comissão foram instalados em 3 de janeiro de 1933, quando o coronel Antônio Pireneus de Souza, um de seus membros, sugeriu a escolha de três técnicos (os engenheiros João Argenta e Jerônimo Fleury Curado e o médico Laudelino Gomes de Almeida) para realizarem os estudos das condições topográficas, hidrológicas e climáticas das localidades de Bonfim (atual Silvânia), Pires do Rio Ubatan (atual vila de Egerineu Teixeira, em Orizona) e Campinas (atual bairro de Campinas).

    O relatório final da comissão apontou uma fazendalocalizada nas proximidades do povoado de Campinas como local ideal para a edificação da futura capital. O relatório da comissão, após ser submetido ao parecer dos engenheiros Armando de Godoy, Benedito Neto de Velasco e Américo de Carvalho Ramos, foi encaminhado a Pedro Ludovico. Apesar da forte campanha antimudancista, o interventor decidiu que a capital seria construída na região de Campinas.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A2nia#Hist.C3.B3ria

     

     

     

     

     

     

    Força de vontade e perseverança para atingir a mudança

    Skilo G.C.I.

  • Esse é o grande macete que existe em responder muitas e muitas questões!

    A resposta para essa questão não está em nenhum dos cursos de Geo-História Goiana que vi (Gran Cursos, LFG e CERS).
    Se não fosse essa questão, estaríamos lascados! Mas, como respondemos ela, não erramos jamais!

  • Resposta - c) Pires do Rio, Bonfim (atual Silvânia) e Ubatam (atual município de Orizona). 

     

    "Ninguém precisa acreditar em você além de você mesmo."

  • Gab: C

    Obs.: Ubatan, atual vila de Egerineu Teixeira faz parte do município de Orizona. O município de Orizona existe desde 1850.

    http://www.estacoesferroviarias.com.br/efgoiaz/egerineu.htm

    http://www.orizona.go.gov.br/pagina/144-historia-do-municipio

  • c) Pires do Rio, Bonfim (atual Silvânia) e Ubatam (atual município de Orizona). 

  • Concurseiro goiano, só aprendo respondendo questoes 

  • Concurseiro Goiano, para além desses cursos que você citou, há apenas um professor que ensina a responder essa questão: PH, do Tese Concursos.

  • Cidades/Arraiais que nasceram em função do Ouro em Goiás:

     

    Na região SUL:
    1726 - Sant'Anna (Vila Boa), hoje cidade de Goiás
    1729 - Santa Cruz
    1731 - Meia Ponte (Pirenópolis)
    1734 - Crixás
    1737 - Córrego de Jaraguá
    1741 - Pilar
    1746 - Santa Luzia (Luziania)
    1774 - Bonfim (Silvânia)

     

    Na região NORTE:
    1730 - Maranhão
    1732 - Águas Quentes
    1734 - Natividade (hoje pertencente ao Tocantins)
    1735 - Traíras
    1735 - São José do Tocantins
    1736 - Cachoeira
    1736 - São Félix
    1738 - Porto Real
    1740 - Arraias (hoje pertencente ao Tocantins)
    1740 - Cavalcante (no Nordeste do Estado, região do Quilombo dos Kalungas)
    1746 - Carmo
    1749 - Cocal

  • CONCURSEIRO GOIANO, conheça o professor Alaor e o professor PH do TESE concursos. Vai por mim, abraços.

  • Letra C

    Em 1932, foi assinado o decreto nº 2.737, de 20 de dezembro,nomeando uma comissão que, sob a presidência de D. Emanuel Gomes de Oliveira, então bispo de Goiás, escolhesse o local onde seria edificada a nova capital do estado de Goiás.

    O Coronel Antônio Pirineus de Souza, sugeriu a escolha de três técnicos: João Argenta e Jerônimo Fleury Curado, engenheiros, e de Laudelino Gomes de Almeida, médico, para realizarem estudos das condições topográficas, hidrológicas e climáticas das localidades de Bonfim, hoje Silvânia; Pires do Rio; Ubatan, atualmente município Orizona; e Campinas, hoje bairro goianiense, a fim de que, baseada no relatório dos técnicos, a comissão se manifestasse. Reunida em 4 de março de 1933, a comissão concluiu pela escolha da região de Campinas.

    FONTE: Apostila de História de Goiás do Curso RedeJuris.

  • Santa Dica, Poderia rever sua lista de cidades goianas que surgiram durante o ciclo do ouro, Crixas fica no Norte(noroeste) e não no Sul. Coloque sua fonte por gentileza, ajudaria bastante.
  • (COSP)

    Campininha

    Orizona

    Silvânia

    Pires do rio

    Os nomes proposto para a nova capital - (GAP)

    Goiânia

    Anhaguera - em homenagem aos desbravadores

    Petrônia - em homenagem à Pedro ludovico(interventor 1930)

  • Letra c.

    c) Certa. A escolha desses locais estava intimamente ligada as questões hídricas para abastecimento da nova capital do Estado.

    Questão comentada pelo Prof. Daniel Vasconcelos

  • Em janeiro de 1933, a comissão instituída por Pedro Ludovico procedeu a realização de estudos das condições topográficas, hidrológicas e climáticas das localidades de:

    Bonfim (atual Silvânia);

    Pires do Rio;

    Ubatan (atual vila de Erigeneu Teixeira, em Orizona); e

    Campinas (atual bairro de Campinas, em Goiânia).

    O relatório final apresentado a Pedro Ludovico indicou uma fazenda localizada nas proximidades do povoado de Campinas como o local ideal para construção da nova capital.

    Resposta: C


ID
1817263
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Goiânia - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Região Metropolitana de Goiânia foi criada em 30 de dezembro pela Lei Complementar Estadual de número 27. A Lei Complementar de número 78, aprovada em 25 de março de 2010, incluiu outros seis municípios, dentre os quais, de acordo com o censo demográfico de 2010 do IBGE, três possuem os menores quantitativos populacionais dessa Região Metropolitana. São eles:

Alternativas
Comentários
  • A Lei Complementar Estadual de número 78, aprovada em 25 de março de 2010, incluiu na Região Metropolitana de Goiânia os municípios de Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Inhumas, Nova Veneza e Teresópolis de Goiás.

    Fonte;https://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Metropolitana_de_Goi%C3%A2nia

  • Chutei nos nomes que menos conheco e acertei...como é uma lei nova...nunca ouvi falar dessas cidades,mesmo morando em GO 

  • Letra D

  • Três municipios que possuem os menores quantitativos populacionais dessa Região Metropolitana. São eles: 

    Brazabrantes, Caldazinha e Caturaí, respectivamente.

    Três municipios que possuem os maiores quantitativos populacionais dessa Região Metropolitana. São eles: 

    Goiânia, Aparecida de Goiânia e Trindade, respectivamente.

     

     

  • GABARITO: D

    Uma vergonha o examinador cobrar isso em uma prova !

  • BRAZABRANTES GOIÁS

     

    POPULAÇÃO ESTIMADA PELO IBGE 

    3 565 hab. Estimativa 2016

     

     

    CALDAZINHA GOIÁS

     

    POPULAÇÃO ESTIMADA PELO IBGE

    3 322 hab. Censo 2010

     

     

    CATURAÍ GOIÁS

     

    POPULAÇÃO ESTIMADA PELO IBGE

    4 686 hab. Censo 2010

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Munic%C3%ADpio

     

     

     

    Os planos podem nos levar até certo ponto, depois disso você precisa ter um pouco de fé.

     

     

     

     

     

  • Bizarro cobrar esse tipo de informação. Qual a relevância disso? Daqui a pouco perguntam nome de vereadores de cidades aleatórias em um dado ano.. 

  • Questão ridícula! 

  • Obs.: A partir de 2018 sai Inhumas e entra Santa Barbara de Goiás na composição da Região Metropolitana de Goiânia(Lei Complementar nº 139, 22/01/2018).

  •  

    Brazabrantes, Caldazinha e Caturaí. 

  • Caldazinha é minuscula, chutei por ela kkkk

  • Nessa hora até goiano do pé rachado pena!

  • Quem mora em outro estado e vai prestar concurso em Goias, pena com questões assim
  • Ver Lei Complementar n 139 que foi atualizada em 2019, já alteraram novamente os municípios da Região Metropolitana de Goiânia.

  • GB > D

    PCGO

  • GB > D

    PCGO

  • Três municípios que possuem os menores quantitativos populacionais dessa Região Metropolitana. São eles: Brazabrantes, Caldazinha e Caturaí, respectivamente.

    Três municípios que possuem os maiores quantitativos populacionais dessa Região Metropolitana. São eles: Goiânia, Aparecida de Goiânia e Trindade, respectivamente.

    Estimativa populacional do  (IBGE) para 1º de julho de 2019.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Metropolitana_de_Goi%C3%A2nia

  • Atual: Lei Complementar nº 149 de 15 de maio de 2019: A Região Metropolitana de Goiânia (RMG), instituída para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum, é compreendida pelos Municípios de Goiânia, Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade. (21 municípios)

    LEI COMPLEMENTAR Nº 139, DE 22 DE JANEIRO DE 2018: A Região Metropolitana de Goiânia (RMG), instituída para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum, é compreendida pelos Municípios de Goiânia, Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade. (20 municípios)

    Fonte: https://legisla.casacivil.go.gov.br/pesquisa_legislacao/101136/lei-complementar-149

    https://legisla.casacivil.go.gov.br/pesquisa_legislacao/101126/lei-complementar-139

  • Com redação dada pela Lei Complementar nº 149 de 15 de maio de 2019 (Diário Oficial do Estado de Goiás 30/05/2019): A Região Metropolitana de Goiânia (RMG), instituída para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum, atualmente é compreendida pelos Municípios de Goiânia, Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

    Enquanto Goiânia e Aparecida de Goiânia são os municípios mais populosos da Região Metropolitana, Brazabrantes, Caldazinha e Caturaí são os que apresentam menor população, respectivamente, segundo dados de 2021, 3.812 habitantes, 3.900 habitantes e 5.132 habitantes.

    Gabarito: D

  • Em 2019 Inhumas voltou a fazer parte da RMG!


ID
1855711
Banca
IBEG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em que ano foi fundada a cidade de Goiânia?

Alternativas
Comentários
  • Goiânia foi fundada no dia 24 de Outubro de 1933.

    fonte;https://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A2nia

  • A galera que posta comentário agora, todo mundo estudando para a PC GO, hahaha.. Vamos com tudo.. Força, Foco e Fé. 

  • A pedra fundamental da cidade de Goiânia foi lançada em 24 de outubro de 1933 por Pedro Ludovico Teixeira, como homenagem aos 3 anos do início da Revolução de 1930, em pleno altiplano, onde se encontra atualmente o Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica. O local foi determinado pelo urbanista Atílio Corrêia Lima.

     

     

    http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=_EN&codmun=520870&search=|goiania

  • Pedra Fundamental = 1933

    Mudança provisória = 1935

    Transferência definitiva = 1937

  • Em 1933 foi lançada a pedra fundamental, só depois de 4 anos em 1937 é que houve a transferência da capital da cidade de goiás para GOIÂNIA.Contudo, a inauguração de goiânia ocorreu posteriormente em 1942.

    RESUMO:

    1933 > Lançada a pedra fundamental

    1937 >Transferência da capital de goiás para GOIÂNIA.

    1942 > Inauguração de GOIÂNIA

  • GABARITO B 1933

    PMGO

    >>>> Mesmo com a resistência dos antigos grupos oligárquicos que dominavam a vida política goiana, o grupo de Pedro Ludovico acabou confirmando o projeto da mudança no ano de 1933. Na data de 24 de outubro daquele mesmo ano foi lançada a pedra fundamental que daria início aos trabalhos de construção da cidade de Goiânia. A escolha do nome aconteceu por meio de um concurso, vencido pelo professor Alfredo de Castro. O nome começou a ser utilizado no ano de 1935 para a nova capital.

  • Gabarito B 1933

    ASPGO

  • Goiânia foi fundada no dia 24 de Outubro de 1933. Interessante hoje completando 86 anos parabéns CAPITAL.

  • 1933

    PC-GO

    CBM-GO

  • 1933

    ASP-GO

    PC-GO

    CBM-GO

    CGM-GO

  • 1933

    ASP-GO

    PC-GO

    CBM-GO

    CGM-GO

  • Pedra Fundamental = 1933

    Mudança provisória = 1935

    Transferência definitiva = 1937

  • De acordo com o Decreto Estadual n. 327, o município de Goiânia foi criado em:

    Em 2 de agosto de 1935

    OBS: Pedro Ludovico usou, pela primeira vez, o nome "Goiânia", ao assinar o decreto nº 237, criando o município de Goiânia.

  • O decreto estadual nº 3359, de 18 de maio de 1933, determinou a escolha da região às margens do córrego Botafogo, compreendida pelas fazendas Crimeia, Vaca Brava e Botafogo, no então município de Campinas, para a edificação da nova capital de Goiás. Em 24 de outubro de 1933, em local definido pelo engenheiro, arquiteto, urbanista e paisagista Attilio Corrêa Lima, responsável pelo projeto urbanístico da nova capital em estilo Art Déco, Pedro Ludovico lançou a pedra fundamental de Goiânia.

    Em 2 de agosto de 1935, por meio do Decreto estadual 327, foi criado o município da nova capital.

    Em 20 de novembro instalou-se o município e, em 13 de dezembro, o Decreto 560 foi assinado, determinando a transferência da Secretaria Geral, da Secretaria do Governo e da Casa Militar para a cidade. Posteriormente, foram transferidas a Diretoria Geral da Segurança Pública e a Companhia de Polícia Militar (1935), e a Diretoria Geral da Fazenda (1936), sendo a efetiva transferência da capital do estado oficializada através do decreto número 1816 de 1937. Contudo, a inauguração oficial de Goiânia só aconteceria em 5 de julho de 1942 (decreto 5269, de 7 de fevereiro de 1942), quando foi realizado, no Teatro Goiânia, o batismo cultural da nova capital de Goiás.

    Resposta: B

  • LANÇADA A Pedra Fundamental = 1933 (FUNDADA)

    Mudança provisória = 1935

    Transferência definitiva = 1937

    INAUGURAÇÃO DE GOIÂNIA= 1942


ID
1856431
Banca
IBEG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Com base nos seus conhecimentos, julgue as alternativas abaixo dispostas em Verdadeiro ou Falso?

I - A partir de 1940, o Estado de Goiás cresce rapidamente: a construção de Goiânia, o desbravamento do Mato Grosso goiano, a campanha nacional de “marcha para o oeste", que culmina na década de 50 com a construção de Brasília, imprimem um ritmo acelerado ao progresso de Goiás.

II - Goiás é banhado por quatro bacias hidrográficas: a Bacia do Rio Paraná, a Bacia do Tocantins, a Bacia do Prata e a Bacia do São Francisco.

III - De acordo com o censo de 2012 divulgado pelo IBGE, o estado de Goiás contava com 6.154.996 habitantes, se tratando, assim, do estado mais populoso da Região Centro-Oeste do país, podendo afirmar-se que o crescimento demográfico no estado acentuou-se após a fundação das cidades de Goiânia em 1933 e de Brasília em 1960.

IV - No tocante ao Meio Ambiente, a expansão da agropecuária tem causado graves prejuízos ao cerrado goiano, uma vez que as matas ciliares estão sendo destruídas e as reservas permanentes sendo desmatadas, para ceder espaço para o gado bovino e as plantações.

V - Goiás era conhecido e percorrido pelas bandeiras já no primeiro século da colonização do Brasil. Mas seu povoamento só ocorreu em virtude do descobrimento das minas de diamante (século XIII).Esta povoação, como todo povoamento minerador, foi irregular e instável.

Considerando-se as afirmativas acima dispostas, escolha um dos itens abaixo que melhor se enquadre em seu julgamento:

Alternativas
Comentários
  • Prezados colegas concursandos, o erro do item II é que Goiás é banhado por três bacias e não quatro: Paraná, Tocantins e São Francisco. A bacia do Prata fica de fora.

    Em relação a questão V, para que ela fique certa troque minas de diamante por minas de ouro. Em seguida troque povoamento minerador por povoamento aurífero. 
    Sílvio Mello (Economista) what sap 4896407698
  • Contribuindo...

     

    V - Goiás era conhecido e percorrido pelas bandeiras já no primeiro século da colonização do Brasil. Mas seu povoamento só ocorreu em virtude do descobrimento das minas de ouro (século XIII). Esta povoação, como todo povoamento aurífero, foi irregular e instável.

    ...e não minas de diamantes!!

     

    DEUS É FIEL!!

  • ALVO >>> A

     

    Corrigindo o amigo (SILVIO MELLO).

     

    Na verdade, Goiás realmente tem quatro bacias hidrográficas: Paraná, Bacia do Tocantins, Bacia do rio Araguaia e Bacia de São Francisco.

    O erro do enunciado, no entanto, foi a troca da "Bacia do Araguaia" por "Bacia do Prata".

     

                                               (NORTE)

                                            TOCANTINS

     

     

      (OESTE)ARAGUAIA                               SÃO FRANCISCO (LESTE)

     

     

                                   PARANÁ/PARANAÍBA

                                                (SUL) 

     

     

  • Pessoal, não teve censo em 2012. O senso foi em 2010.

  • MARCOS VOCE SE CONFUNDIU JÓVEM, POIS ARAGUAIA E TOCANTINS É A MESMA BACIA, o estado de goiás é banhado por 3 bacias importantes que sao as seguintes bacías:

    1° araguaia / tocantins

    2° paraná

    3° sao francisco

  • (Bem 4), não me confundi não. veja!

     

    As bacias se localizam até mesmo em pontos distintos.

     

    "A bacia do Tocantins, que ocupa 102.120,6 km², é a segunda em abrangência territorial, está localizada na porção norte-oriental de Goiás, abrigando 71 municípios goianos, entre eles, Formosa, Planaltina, Goianésia e Niquelândia."

     

    "A bacia do rio Araguaia, com área de 86.109 km², está situada a noroeste do Estado e abriga 49 municípios de Goiás, entre eles, São Miguel do Araguaia, Crixás e Cidade de Goiás."

     

    "Goiás é banhado por quatro bacias hidrográficas: a Bacia do rio Paraná, a Bacia do Tocantins, a Bacia do rio Araguaia e uma pequena porção da Bacia de São Francisco à leste do estado. Os principais rios são: Paranaíba, Aporé, Araguaia, São Marcos, Corumbá, Claro, Paranã, dos Bois, das Almas, Vermelho, Verdão e Maranhão."

     

    Fontes

    http://www.imb.go.gov.br/pub/anuario/2003/images/mapa2.jpg

    http://www.imb.go.gov.br/pub/anuario/2003/SITUACAOFISICA/tabela11.htm

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A1s

     

  • CENSO 2012 DILVULGADO pelo IBGE????????

  • MARCOS VINÍCIOS: pode ficar tranquilo cara voçê vai encontrar aquí questoes deste modo e verá que estou certo foi só um toque que eu te dei, para vc nao caír na casca de banana destas bancas, assim como eu já caí sobre este tema: A BACIA DO RIO TOCANTINS É A MESMA DO RIO ARAGUAIA.

    LOGO O ESTADO DE GOIÁS É BANHADO POR 3 BACIAS CARA:

    1 ° ( TOCANTINS / ARAGUAIA ) 2° ( PARANÁ ) 3° ( SAO FRANCISCO ) se nao quiser pegar o bizú tire suas próprias conclusoes resolvendo questoes aquí qu vc com certeza vai encontrar alguma sobre este tema.

  • III - De acordo com o censo de 2012 divulgado pelo IBGE, o estado de Goiás contava com 6.154.996 habitantes, se tratando, assim, do estado mais populoso da Região Centro-Oeste do país, podendo afirmar-se que o crescimento demográfico no estado acentuou-se após a fundação das cidades de Goiânia em 1933 e de Brasília em 1960.

     

    >> Na verdade, Goiânia foi efetivamente criada em 1935, não em 1933. Em 1933, Pedro Ludivico lança a pedra fundamental para as bases de construção da cidade. Somente em 1935, com o Decreto Estadual 327, é que efetivamente o município de Goiânia foi criado

     

    Ademais, a efetiva transferência de Goiânia para o status de capital de Goiás somente se deu 1937

     

     

  • Letra A.

    a) I, III, IV - Certos.

    II - Errado – A Bacia do Prata é formada pela bacia do Rio Paraná.

    V - Errado – Descobriu-se diamante, porém mais ouro no século XVIII. 

    Questão comentada pelo Profª. Rebecca Guimarães

  • Goiás é banhado por quatro bacias hidrográficas: a Bacia do rio Paraná, a Bacia do Tocantins, a Bacia do rio Araguaia e uma pequena porção da Bacia de São Francisco à leste do estado.

  • Na minha opinião a questão tá errada.

    1: O censo foi em 2010;

    2: Goiânia foi fundada em 1935. 1933 foi lançada a pedra fundamental por Pedro Ludovico.


ID
2009866
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Goiânia - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Região Metropolitana de Goiânia (RMG) é constituída por 20 municípios e apresenta uma população que supera os 2,4 milhões de habitantes, de acordo com a estimativa da população feita pelo IBGE (2015). Contudo, além da capital, apenas dois desses municípios da RMG apresentam população maior que 100 mil habitantes. São eles:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: A

    De acordo com o IBGE (2015) as cidades que possuem mais de 100 mil/hab na RMG são: Aparecida de Goiânia com 521 910 mil/hab e Trindade com 117 454/hab, seguidas de Senador Canedo (100 367/hab), Inhumas (51 543/hab), Nerópolis com 27341/hab e Aragoiânia com 7.895/hab.

    Posso ter entendido errado, mas Anápolis (361.991 habitantes) E Luziânia (194 039 habitantes) não fazem parte da RMG, conforme o art. 1º da Lei Complementar 78/2010:

     

    Art. 1º Fica criada da Região Metropolitana de Goiânia - GRANDE GOIÂNIA, na forma prevista no art. 4º, inciso I, alínea "a" e nos arts. 90 e 91 da Constituição do Estado de Goiás, compreendida pelos municípios de Goiânia, Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolânida, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Metropolitana_de_Goi%C3%A2nia

     

  • Lembrar que sempre que Anápolis apesar de populosa, não faz parte da RMG.

    Assim, depois da Capital, a cidade mais populosa é Aparecida de Goiânia, o que mata a questão apenas por exclusão, mesmo sem saber dados.

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Metropolitana_de_Goi%C3%A2nia

     

  • Trindade

    1Goiânia1 448 639

    2Aparecida de Goiânia532 135

    3Trindade119 385

    4Senador Canedo102 947

    5Inhumas51 932

    6Goianira40 338

    7Bela Vista de Goiás28 077

    8Nerópolis27 812

    9Hidrolândia20 121

    10Guapó14 46

     

  • Estimativa 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

    1º Goiânia – 1 448 639

    2º Aparecida de Goiânia – 532 135

    3º Anápolis – 370 875

    4º Rio Verde – 212 237

    5º Luziânia – 196 864

  • Anápolis não faz parte da região metropolitana de Goiânia.

     

  • A Região Metropolitana de Goiânia (RMG) foi criada pela Lei Complementar nº 27 de 30/12/1999, e é composta por 20 municípios: Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela vista de Goiânia, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Catruaí, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás, Trindade.

  • Estimativa de 2017

     

    1° Goiânia - 1.466.105
    2° Aparecida de Goiânia - 542.090
    3° Anápolis - 375.142
    4° Rio Verde - 217.048
    5°Luziania - 199.615
    6° Águas Lindas de Goiás - 195.810
    7° Valpariso de Goiás - 159.500
    8° Trindade - 121.266
    9° Formosa - 115. 789
    10° Novo Gama - 110.096
    11° Senador Canedo - 105.459
    12° Itumbiara - 102.513
    13° Catalão - 102.393


    Anápolis não faz parte da Região Metropolitana de Goiânia.
     

  • Gabarito : A

    1ª Goiânia

    2ª Aparecida de Goiânia

    3ª Trindade

    Obs.: A partir de 2018 sai Inhumas e entra Santa Barbara de Goiás na composição da Região Metropolitana de Goiânia(Lei Complementar nº 139, 22/01/2018).

     

  • GABARITO: A - Aparecida de Goiânia e Trindade.

  • (RMG), instituída para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum, é compreendida pelos Municípios (20) de:

    Para facilitar segue por ordem de localização:

    -Goiânia,

    -Abadia de Goiás, Guapó (Br 060)

    -Aparecida de Goiânia, Hidrolândia (Br 153)

    -Aragoiânia, (Go 040)

    -Bela Vista de Goiás, (Go 020)

    -Bonfinópolis, (Go 010)

    -Goianira, Brazabrantes, Caturaí, (Go 070)

    -Nerópolis, (Go 080)

    -Trindade, Santa Bárbara de Goiás, (Go 060)

    -Santo Antônio de Goiás, Nova Veneza, (Go 462)

    -Senador Canedo, Caldazinha, (Go 403)

    -Terezópolis de Goiás, Goianápolis (Br 153)

  • É 20 municípios: Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela vista de Goiânia, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Catuai, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Teresópolis de Goiás, Trindade.

    pmgo

    gb a

  • A Região Metropolitana de Goiânia (RMG) é uma aglomeração urbano-metropolitana. (criada pela Assembleia Legislativa de Goiás)

    Art. 1° A Região Metropolitana de Goiânia (RMG), instituída para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum, é compreendida pelos Municípios de Goiânia, Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.     - Redação dada pela Lei Complementar nº 149, de 15-05-2019.

    - Anápolis não faz parte da Região Metropolitana de Goiânia.

  • ESTIMATIVA POPULACIONAL DOS ANOS DE 2021 E 2020 - GOIÁS:

    1- GOIANIA:1.555.626 pessoas(2021

    2-APARECIDA DE GOIANIA:590.146(2021)

    3-ANÁPOLIS:391.772 (2020)

    4- RIO VERDE:247.259 (2021)

    5-AGUAS LINDAS DE GOIAS:217.698 (2020)

    6-LUZIANIA:211.508 (2020)

    7-VALPARAISO DE GOIAS:175.720(2021)

    8-TRINDADE:129.823 (2020)

    9-FORMOSA:123.684 (2020)

    10-SENADOR CANEDO: 121.447 (2021)

    11-NOVO-GAMA:119.649 (2021)

    12-CATALÃO:110.983 (2020)

    13-ITUMBIARA:105.809 (2020)

    BONS ESTUDOS


ID
2009875
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Goiânia - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Uma polêmica foi gerada pela obra de construção da via para o BRT (Bus Rapid Transit) de Goiânia, em função da retirada de árvores adultas em algumas avenidas. Apesar disso, essa obra tem grande importância para a capital, pelo fato de criar um corredor rápido de ônibus interligando os extremos de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

     

    Bus Rapid Transit (BRT) é um tipo de sistema de transporte público baseado no uso de ônibus. Um verdadeiro sistema BRT geralmente tem design, serviços e infraestrutura especializados para melhorar a qualidade do sistema e remover causas típicas de atrasos. Às vezes descrito como um "metrô de superfície", o BRT visa combinar a capacidade e a velocidade do veículo leve sobre trilhos (VLT) ou do metrô com a flexibilidade, baixo custo e simplicidade de um sistema de linhas de ônibus.

     

    Em Goiânia foi criado o BRT conhecido como Eixo Anhanguera, ligando a cidade de Leste a Oeste. Foi implantado na década de 1970, porém a eficiência dos ônibus que não eram articulados foi caindo por causa do grande crescimento da cidade e pelas construções de diversos semáforos ao longo do caminho, tempo depois, foram implantado os ônibus articulados e a construção de plataformas de embarque, atualmente em 2015 está ocorrendo a construção de mais uma linha de BRT conhecida como Norte-Sul, que pretende diminuir o fluxo do Eixo-Anhanguera e facilitar mais o transporte da região Sul e Norte.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Bus_Rapid_Transit#Goi.C3.A2nia

  • Essa cobrança dessa disiplina deveria ser mais superficial, para saber tudo que cai em Realidade do Goiás, do jeito que eles cobram, só mudando pra Goiânia. Isso apenas favorece os candidatos do Goiás. Até concordo que é bom para o Estado cobrar isso, mas de forma mais tranquila...

  • O BRT do Corredor Norte-Sul tem início conceitual no Terminal Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, e termina no Terminal Recanto do Bosque, em Goiânia, numa extensão total de 27 km.

     

    https://www.goiania.go.gov.br/download/licitacao/cmtc/cp130004_anexo01_Volume%2001%20-%20Relat%C3%B3rio%20T%C3%A9cnico%20-%20R01.pdf

     

    Existem 3 coisas na vida que devem ser mantidas até o fim : A palavra, o respeito e a perseverança

    Marco Lafico

  • Leandro Mentoring, é DE Goiás e não DO. Blz?

  • Concordo plenamente com " Leandro Mentoring " .  Não mede conhecimento algum. Daqui uns dias vão está perguntando a quantidade bueiros existente na cidade.

  • O Futuro BRT liga NORTE - SUL (Terminal Recanto do Bosque - Terminal Veiga Jardim) e o EIXÃO liga LESTE - OESTE (Terminal Novo Mundo - Terminal Padre Pelágio). 

  • História e Economia tudo bem, agora isso ai é sacanagem

  • d) norte a sul, do Terminal Recanto do Bosque ao Terminal Veiga Jardim. 

  • Concordo com todos que reclamam dessa matéria. Eu, pesar de morar em Góias, tenho nojo de responder essas questões. Só o faço pq sou obrigado. Não deveriam cobrar essa matéria com profundidade, deveriam apenas cobrar coisas simples que quem estuda um pouco saberia.

  • Discordo do Paulo. Goiás tem uma história super rica e importante para o país, mesmo assim a população goiana pouco sabe sobre a história de seu estado. Sou totalmente a favor deste tipo de disciplina nas provas, pois estimula esse entendimento não só por parte de quem aqui já reside, mas também de quem vem de fora.

    Dica importante:
    BRT - Corredor Norte-Sul
    VLT* - Leste Oeste

    *Veículo Leve sobre Trilhos

    ps: nem BRT nem VLT estão implantados até o momento.

  • Bom, a todos que reclamam da disciplina, pensem bem, se você está disposto a fazer um consurso para um Estado, ainda mais esse que foi para a prefeitura da capital, no minimo você deve conhecer a historia do estado e da cidade que, se por acaso for convocado, terá que morar.

  • RESPEITO A OPNIÃO DO PAULO PORÉM DISCORDO, DEVEMOS CRESCER NOSSA VISÃO EM RELAÇÃO A CONCURSO PÚBLICO JA QUE CADA DIA A CONCORRÊNCIA E O NÍVEL DOS CANDITATOS TBM CRESCE, SE AS QUESTÕES FOREM DE BAIXO NÍVEL TODOS ACERTAM. 

  • Só não podemos esquecer que vem gente de outros estados fazer provas aqui.

  • ....D

    Norte a sul, do Terminal Recanto do Bosque ao Terminal Veiga Jardim.

  • Pelo que eu sei este corredor nao vai ate o terminal veiga jardim, somente ate o terminal cruzeiro do sul. Logo pode ser uma questao que pode dar recurso, alquem me corrija se eu estiver errado por favor.

  • Gente, procurem largar de achar que Goiás é terra de matuto, caipira. Não é “DO GOIÁS”, é DE Goias. Se você menospreza o estado, não faça prova aqui e faça-nos o favor de enfiar o vosso xenofobismo em locais distantes daqui !

  • GB D MESMO

    CBM-GO

  • GB D MESMO

    CBM-GO

  • GB D MESMO

    CBM-GO

  • típica questão pra eliminar candidatos de fora do estado. essa questão nao faz parte da disciplina de historia, caberia na disciplina de atualidades.

  • Acertei só porque andei a vida toda de ônibus em Goiânia kkkk.

    Ir eliminando os terminais pelas regiões já ajuda


ID
2028205
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Tentaremos mostrar a seguir porque foi preciso buscar fora do estado a mão de obra para a construção civil, e a vida dos operários na edificação de uma nova Capital que viria a trazer o “progresso” para os proprietários de terra, para os grupos oligárquicos e para os capitalistas em geral.
CHAUL, Nasr N. Fayad. A construção de Goiânia e a transferência da capital. Goiânia: CEGRAF, 1988. p. 111.

O fato de que parte considerável dos operários e técnicos que trabalharam na construção de Goiânia foi trazida de fora do estado se explica porque

Alternativas
Comentários
  • certo D

    o povo aqui,como Saint-Hilaire mesmo disse em sua carta par ao Rei DJ-VI,vivia isolado,vida pacata e mediocre,com marasmo e preguiça

    Salve Alaor Martins!

  • Letra D

    Devemos lembrar da Era Vargas, neste tempo com a Marcha para o Oeste e a criação de colônias agrícolas nas terras goianas. Percebemos a motivação de Pedro Ludovico em sair da cidade de Vila Boa de Goiás em busca de outro espaço que tivesse mais potencial de modernidade e estrutura (linhas ferroviárias e topografia favoráveis).

    Como um dos princípios era a modernidade, é só lembrarmos que as colônias agrícolas que aqui existiam tinham pouco conhecimento técnico na construção civil e que os primeiros prédios públicos eram planejados, inclusive apelando para o uso da Art Déco, o que demonstrava que os planos de construção da capital realmente necessitava de mão de obra qualificada.


ID
2049994
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/D-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A mancha urbana de Goiânia encontra-se conurbada na porção Sul e na porção Leste do município. Essas áreas correspondem, respectivamente, à fronteira com os municípios de

Alternativas
Comentários
  • O conceito de mancha urbana consiste em uma certa região que apresenta uma intensa urbanização, se destacando no local onde se encontra. Por ter muitas ruas, prédios e grande povoamento durante o dia.  fonte;http://brainly.com.br/tarefa/19370

    Aparecida de Goiânia e Senador Canedo formam a marcha urbana de Goiânia encontrando-se conturbada na porção sul e na porção leste.

  • Letra (A)
    Sul de Goiânia e Norte de Aparecida de Goiânia
    Leste de Goiânia (Senador Canedo) 

  • Achei esses mapas bem importantes. Parece que a CS-UFG gosta de cobrar as regiões: http://www.imb.go.gov.br/viewcad.asp?id_cad=5100&id_not=12

  • Quando se fala em fronteiras, regiõe etc., sempre visualizo o EIXO NORTE SUL NA AV. GOIÁS. Dali fica fácil memorizar os pontos "cardeias" .... entendendo que o SUL fica em Aparecida de Goiânia, NORTE lembra do Norte Ferroviário, LESTE sentido Trindade, (av. Anhanguera) e OESTE só resta Senador Canedo.

    Espero ter ajudado.!

  • A mancha urbana de Goiânia encontra-se conurbada na porção Sul e na porção Leste do município. Essas áreas correspondem, respectivamente, à fronteira com os municípios de  Aparecida de Goiânia e Senador Canedo.

    GABARITO: A

  • Pra quem é de Goiânia ou mesmo conhece a cidade, é fácil compreender:

    - A rodoviária está construída no setor NORTE Ferroviário, logo, Aparecida que está no lado oposto, fica ao SUL de Goiânia

    - À esquerda do Centro (Pça Cívica) está o setor OESTE, já a sua direita está o setor LESTE Universitáio, que fica no mesmo sentido de Senador Canedo (após o St. Novo Mundo), assim, a questão fica clara.
     

  • Sul de Goiânia e Norte de Aparecida de Goiânia

    Leste de Goiânia (Senador Canedo) 

    GB\\ A

    PMGO

  • Questão fácil pra quem mora em Goias.

    ..

    Gaba/ A

    ..

    PMGO

  • GB = A

    PC-GO

  • GB = A

    PC-GO

  • conurbação é o fenômeno que resulta na junção de duas ou mais cidades, a ponto de ultrapassar os limites territoriais uma das outras. Devido ao crescimento acelerado das áreas urbanizadas, algumas fronteiras municipais praticamente desaparecem, formando as chamadas regiões metropolitanas (RMs).

    Fonte: educamaisbrasil.com.br

  • SENADOR CANEDO E APARECIDA DE GOIANIA - MANCHA URBANA

    APARECIDA DE GOIANIA E TRINDADE - MAIS DE 100 MIL HABITANTES

    Mancha Urbana é uma área densamente habitada cuja proximidade das edificações não permite a sua representação individualizada e sim, o contorno da área do conjunto das edificações. Segundo o IBGE a denominação empregada para mancha urbana corresponde à área edificada.


ID
2099110
Banca
UEG
Órgão
PC-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Clima e vegetação são componentes da natureza associados entre si. Por isso, devem ser analisados juntos para que se possa ter uma visão mais real da totalidade e, assim, mais verdadeira do espaço geográfico estudado.

BARBOSA, A. S.; TEIXEIRA NETTO, A.; GOMES, H. Geografia: Goiás-Tocantins. Goiânia: Editora da UFG, 2004, 2. ed. p. 137.

Ao tratar da relação entre clima e vegetação, o texto indica que

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    são fatores condicionantes clima, solo e relevo

  • Gabarito letra C: O próprio testo nos mostra a resposta : "Clima e vegetação são componentes da natureza associados entre si".

  • Não dá pra dizer que a A tá errada...

  • a) Incorreta. As diferenciações existentes na estrutura e na composição da
    vegetação (as fisionomias) são decorrentes do tipo de solo, relevo e do clima,
    onde um dos fatores é o volume de precipitação.
    b) Incorreta. A vegetação do Cerrado é composta de paisagens variadas. Nele
    encontramos várias fisionomias (formas de vegetação).
    c) Correta. As unidades fitogeográficas, fitofisionomias ou fisionomias do
    cerrado goiano são resultantes de fatores e elementos ecológicos, tais como:
    clima, solos e relevo.
    d) Incorreta. A ideia de que a “vegetação é o espelho do clima” é perfeitamente
    compatível com a associação da mesma com os demais elementos ecológicos.
     

    Prof. Leandro Signori, Estratégia.
     

  • Mais interpretação de texto do que geografia. Vamos aprender a ler pessoal. Na letra A não encaixa uso do solo, vez que se trata de interferência humana e não de componente natural que formata a composição da vegetação natural, se usa o solo, não há mais vegetação natural...

  • EU ACHO QUE O ERRO DA "A" ESTÁ NO FINAL: "NAS FORMAS DE USO DA TERRA".

  • As unidades fitogeográficas, fitofisionomias ou fisionomias do

    cerrado goiano são resultantes de fatores e elementos ecológicos, tais como:

    clima, solos e relevo.

    GABARITO C

    PMGO

  • Deixa de ser chato cara!!! (Germano Stive). Ninguem que saber da sua vida (PMGO), informe comentários relevantes!!!

  • LETRA C

    a) Errado. O tipo de solo, de relevo e de precipitação não muda.

    b) Errado. O cerrado é heterogêneo.

    d) Errado. Há a possibilidade de associação. 

    Questão comentada pela Profª. Rebecca Guimarães

  • a)  O tipo de solo e de precipitação, bem como de relevo, não muda. Item incorreto.

    b)  A paisagem do cerrado não é uniforme. Item incorreto.

    c)   Item correto.

    d)  A primeira frase do texto de apoio informa que clima e vegetação são componentes da natureza associados entre si. Item incorreto.

    Gabarito: C

  • Com todo respeito aos militares, mas tem uns alunos que estuda para (PM), Que precisa de tratamento pisicológico . 


ID
2207113
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A intensificação [modernização] é um processo que consiste em se buscar ganhos via aumento de insumos, por unidade de área cultivada, por meio do emprego maciço de inovações técnicas.
FARIA, M. E. Agricultura Moderna, Cerrados e Meio Ambiente. In: DUARTE, L. M. G. e BRAGA, M. L. S. (Org). Tristes Cerrados: sociedade e biodiversidade. Brasília: Paralelo 15, 1998. p.157.
O texto faz referência à modernização da agricultura, em que o uso das inovações técnicas constitui a base da produção. Sobre a modernização da agricultura goiana, implementada a partir da “Revolução verde”, até o ano de 1990, percebe-se que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    o financiamento para compra de insumos agrícolas concentrou-se entre os grandes proprietários, promovendo aumento na produção.


ID
2207116
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Vários são os motivos que determinaram o crescimento de Goiânia e das cidades do entorno na década de 1990 [....], dentre os quais se podem citar as políticas públicas que serviram de atrativo para essa população migrante. O crescimento da Região Metropolitana como um todo está diretamente relacionado com a expansão de Goiânia, principalmente entre o início da década de 1970 e final da década de 1980.
FREITAS, C. A. L. L. Goiânia: as perspectivas do planejamento urbano e contradição com os espaços segregados. Revista Plurais. Anápolis-GO, v.1, n.2. 2005, p.85-86 (Adaptado).
O texto faz referência à expansão urbana da região metropolitana de Goiânia a partir da década de 1990. Sobre esse tema, o fator que contribuiu para a expansão dessa região foi

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    D

    o maior rigor da legislação goianiense sobre o parcelamento do solo em Goiânia, promovendo o deslocamento do capital imobiliário para os municípios circunvizinhos.


ID
2207119
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O PT goiano começou sua estruturação em um contexto bastante adverso, pois havia uma polarização entre forças já enraizadas na política estadual, de um lado o PMDB – cuja vitória era tida como certa – e de outro, o PDS em declínio.
MIRANDA, Paulo Roberto. As bases do PT em Goiás: estrutura e recrutamento político. In: FERREIRA, D. P; BEZERRA, H. D. (Org.). Panorama da política em Goiás. Goiânia: Ed. da UCG, 2008. p. 84
Com a redemocratização brasileira e o retorno do voto direto, o PT (Partido dos Trabalhadores) quase sempre foi o 3º colocado nas eleições para governador em Goiás, durante as décadas de 1980 e 1990. Isso só não ocorreu nas eleições de

Alternativas
Comentários
  • Resultado das eleições 1994 Goiás

    1° Maguito Vilela (PMDB)

    2° Lucia Vânia (PP)

    3° Ronaldo Caiado (PFL)

    4° Luiz Antonio (PT)

  • GABARITO C

    C

    1994, quando Luiz Antônio perdeu a 3ª colocação para Ronaldo Caiado.


ID
2207122
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A defesa da construção de Goiânia feita por um de seus principais responsáveis – Dr.Armando de Godói – evidencia com clareza o que se pensava naquele período sobre o planejamento, especialmente no que tange à obediência do espaço à razão.

CHAVEIRO, E. F. A urbanização do sertão goiano e a criação de Goiânia. In. NETO, A. T.; et al. (Org.). O espaço goiano: abordagens geográficas. Goiânia, Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2004. p.113.

O modelo de planejamento urbano proposto por Armando de Godói para a construção da cidade de Goiânia foi fortemente influenciado

Alternativas

ID
2207266
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Vários são os motivos que determinaram o crescimento de Goiânia e das cidades do entorno na década de 1990 [....], dentre os quais se podem citar as políticas públicas que serviram de atrativo para essa população migrante. O crescimento da Região Metropolitana como um todo está diretamente relacionado com a expansão de Goiânia, principalmente entre o início da década de 1970 e final da década de 1980.

FREITAS, C. A. L. L. Goiânia: as perspectivas do planejamento urbano e contradição com os espaços segregados. Revista Plurais. Anápolis-GO, v.1, n.2. 2005, p.85-86 (Adaptado).

O texto faz referência à expansão urbana da região metropolitana de Goiânia a partir da década de 1990. Sobre esse tema, o fator que contribuiu para a expansão dessa região foi

Alternativas
Comentários
  • a valorização do solo da metrópoles faz com que as pessoas busquem opções aos arredores.

    gabarito B

  • Alguém poderia explicar o erro da letra "C" ?

    Esse fluxo gerado pelo êxodo rural por certo influenciou no crescimento da região metropolitana...


ID
2208157
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“O governo não considerava a construção de uma nova capital um gasto, mas um investimento necessário para o desenvolvimento”.

                                  PALACIN, Luís; MORAES, Maria Augusta S. História de Goiás. Goiânia: Editora da UCG, 1994. p. 106.


O significado da construção de Goiânia para o desenvolvimento de Goiás está relacionado ao fato de ser uma cidade

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

  • Questão muito passível de anulação. Marcha para o oeste colocava Goiânia como oportunidade de povoar ainda mais o centro-oeste e fazer dela a capital do cerrado, integrando em economia o sul e o norte. As vias férreas contribuíram para tal processo.

  • Questão totalmente desconexa, passível de anulação total. No meu ver e com o mesmo pensamento que o Rodrigo marcaria a letra "C".

    Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante o gabarito é "B"

  • Concordo plenamente com os colegas rodrigo e gabriel
  • Turismo, só se for para visitar o Mutirama !

  • A - Errada. Creio que é um polo exportador principalmente para o sudeste do País.

    B - correto. Não se fala em turismos ecologico, cultural ou de lazer, Apenas Negócios, e Goiânia possue sim grandes atrações como eventos da Expovestir, casacor e etc . Fora esses, A Região da 44 é voltada para vendas textil, onde pessoas veem de todas as parte das regiões norte e nordeste e se hospedam próximas a rodoviária para fazer compras. Veja que atualmente muitos hoteis foram construidos para atender esse público no centro de goiânia. 

    C - Errada. Nunca houve efetiva integração politica com o norte e nem econômica, por isso o atual tocantins desde a época colonial tentou sua independência para se desenvolver.

    D - Errada. Possibilitou outros ramos comerciais de serviços e industrias para Goias.


ID
2214718
Banca
SEGPLAN-GO
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia os textos a seguir:


1.“Excelente escravo. Vende-se um crioulo de 22 anos, sem vício e muito fiel: bom e asseado cozinheiro, copeiro. Faz todo o serviço de arranjo da casa com presteza, e é melhor trabalhador de roça que se pode desejar; humilde, obediente e bonita figura. Para tratar na ladeira de S. Francisco n. 4”. Província de São Paulo, S. P. 19 fev. 1878. Apud NEVES, M. de F.R.das. Documentos sobre a escravidão no Brasil. São Paulo: Contexto, 1996. (Textos e documentos; v.6).


2.“Identificavam, naturalmente, trabalho com escravidão e liberdade com ódio. [...]. Em Goiás a situação era a mesma. [..]. A primeira distinção fundamental na sociedade era a cor”.

    PALACIN, L. e MORAES, Maria A. de Santanna.História de Goiás (1722 – 1972). 6ª Ed. Goiânia: Editora da UCG, 1994.


Após ler os textos e com base nos seus conhecimentos pode-se afirmar que a vida dos escravos no Brasil e em Goiás possuía as seguintes características, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • ESCRAVOS EM GOIÁS, SE REMETE A MINERAÇÃO!

  • Analisando a questão... parece que a última é verdadeira... mas o anúncio é do século 19 e já não havia mais ouro nessa época em Goiás, fora que a pecuária dispensa mão de obra escrava, os criadores partilhavam parte da produção.

  • letra C

    Hoje com toda a luta por questões sociais e suas importantes conquistas na busca por igualdade de gênero e igualdade racial é doloroso pensar na vida extraordinariamente dura dos escravos que ajudaram a construir a história de Goiás. Os primeiros registros sobre a população de Goiás são de 1736, dez anos após o início do ciclo do ouro.

    Havia mais de 10 mil escravos adultos que representavam mais de 50% da população, atraída para o Estado pelo brilho do ouro. No total, cerca de 20 mil pessoas entre escravos e homens livres foram os desbravadores de Goiás: abriram caminhos, fundaram cidades, colocando em atividade grande parte do território goiano.

    Os escravos enfrentavam todos os males do garimpo: trabalho esgotador, má alimentação (quase que exclusivamente de milho), graves doenças:reumatismo pelo contínuo trabalho com os pés na água, problemas de coluna e rins pelo trabalho curvado sob o sol nas costas, além dos males da falta de liberdade: arbitrariedades e castigos, uma vez que eram considerados mais como coisas que como pessoas. A média de vida nestas condições era de sete anos e nenhum senhor esperava conseguir mais que 12 anos de trabalho dos escravos que comprava.

    Nos anos de intensa exploração do ouro a população chegou a 60 mil pessoas em Goiás. A partir de 1804 com a decadência da mineração houve queda na população. Não se importavam mais escravos para suprir as mortes, muitos brancos e livres emigraram para outros territórios. A partir desta data, começa de novo uma tendência ascensional da população. Parte pelo crescimento vegetativo e parte também pela migração pequena, mas constante, dos que vinham dedicar-se à criação e gado nos grandes espaços vazios de Goiás. (Informações retiradas do livro História de Goiás (1722-1972) de Luís Palacín e Maria Augusta de Sant'Anna Moraes.)

  • Gabarito: C

    Comentário: 

    As alternativas A,B, D e E estão corretas, pois o período minerador em Goiás teve uma duração extremamente curta, com seu início registrado em 1726, atingindo seu ponto máximo já na década de 1750 e entrando, a partir daí, em um rápido processo de esgotamento, sendo marcado pelo trabalho escravo de índios e negros, visto que a mão-de-obra escrava era mais barata e de fácil aquisição.

    Devido ao excesso de carga de trabalho e os maus tratos resistiam, em média, apenas 7 anos de labor. Seus senhores queriam somente o lucro do seu trabalho, que servia para a aquisição de mais negros, aumentando a produção, como se pode observar no seguinte trecho:


    “A opressão fazia parte do sistema escravocrata, e o lucro era a preocupação das empresas. Extrair do preto o maior esforço possível, com o mínimo de dispêndio, eis o interesse dos proprietários.” (SALLES, 1992, p. 286)


     Já a alternativa C está INCORRETA, em razão de ser proibida qualquer outra atividade econômica em região mineradora que desviasse a mão de obra escrava da exploração de metal, pois, além do pouco interesse demonstrado pela população mineradora em relação a agropecuária, havia ainda a atuação governamental que, preocupada com a produção mineral e com a arrecadação do quinto, procurava inibir qualquer tentativa de desenvolvimento de outra atividade econômica que não fosse a mineração e que desviasse daí a força de trabalho necessária a sua plena produção.

  •  A Letra "C" é a resposta pois a força de trabalho voltada principalmente para a pecuária se dava com a contratação de VAQUEIROS e não ESCRAVOS.

  • Imaginem um escravo (à época) sendo colocado para cuidar de bois no pasto, na primeira oportunidade ele iria embora.

  • GB C

    PMGOO PMGO

  • GB C

    PMGOO PMGO

  • GABARITO C

    Força de trabalho voltada principalmente para a pecuária.

    Na época o trabalho era voltado para mineração, sendo uma época em que a busca pelo ouro foi intensa e breve. Tendo como referência o trabalho escravo para as atividades mineradoras. Porém, com o fracasso do ouro, veio a descoberta da pecuária e agricultura, sendo um fator de economia muito importante no Goias.

  • GABARITO/C

    Força de trabalho voltada principalmente para a pecuária.

    ERRADO!! era VOLTADO PARA A MINERAÇÃO.

  • EXCETO - Força de trabalho voltada principalmente para a pecuária.

    O FOCO ERA A MINERAÇÃO.

  • EXCETO: AFFFFF


ID
2226763
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A defesa da construção de Goiânia feita por um de seus principais responsáveis – Dr.Armando de Godói – evidencia com clareza o que se pensava naquele período sobre o planejamento, especialmente no que tange à obediência do espaço à razão.

CHAVEIRO, E. F. A urbanização do sertão goiano e a criação de Goiânia. In. NETO, A. T.; et al. (Org.). O espaço goiano: abordagens geográficas. Goiânia, Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2004. p.113.


O modelo de planejamento urbano proposto por Armando de Godói para a construção da cidade de Goiânia foi fortemente influenciado 

Alternativas
Comentários
  • Segundo a carta de Atenas, os bairros habitacionais devem ocupar as melhores localizações no espaço urbano, sempre se observando a topografia, o clima, a insolação e as áreas verdes disponíveis.


ID
2239636
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O PT goiano começou sua estruturação em um contexto bastante adverso, pois havia uma polarização entre forças já enraizadas na política estadual, de um lado o PMDB – cuja vitória era tida como certa – e de outro, o PDS em declínio.

MIRANDA, Paulo Roberto. As bases do PT em Goiás: estrutura e recrutamento político. In: FERREIRA, D. P; BEZERRA, H. D. (Org.). Panorama da política em Goiás. Goiânia: Ed. da UCG, 2008. p. 84


Com a redemocratização brasileira e o retorno do voto direto, o PT (Partido dos Trabalhadores) quase sempre foi o 3º colocado nas eleições para governador em Goiás, durante as décadas de 1980 e 1990. Isso só não ocorreu nas eleições de

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

  • só marquei A pq o único nome que conheço ali é o do Ronaldo caiado kkk ( mauro borges também mas fui no caiado kkk )


ID
2239639
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A defesa da construção de Goiânia feita por um de seus principais responsáveis – Dr.Armando de Godói – evidencia com clareza o que se pensava naquele período sobre o planejamento, especialmente no que tange à obediência do espaço à razão.

CHAVEIRO, E. F. A urbanização do sertão goiano e a criação de Goiânia. In. NETO, A. T.; et al. (Org.). O espaço goiano: abordagens geográficas. Goiânia, Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2004. p.113.


O modelo de planejamento urbano proposto por Armando de Godói para a construção da cidade de Goiânia foi fortemente influenciado

Alternativas
Comentários
  • GAB. B. estudar até passar!
  • GABARITO: A

    Godói por sua vez terminou o desenho com o conceito inglês de "cidade jardim", com ruas e vielas orgânicas ( curvas e nada reto)que seriam jardins entre as casas. Tinha ligação com a igreja, fazendo da praça central do setor Sul (praça do cruzeiro) local com presença privilegiada para Paróquia São José e o Inst. Maria Auxiliadora.


ID
2240053
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Vários são os motivos que determinaram o crescimento de Goiânia e das cidades do entorno na década de 1990 [....], dentre os quais se podem citar as políticas públicas que serviram de atrativo para essa população migrante. O crescimento da Região Metropolitana como um todo está diretamente relacionado com a expansão de Goiânia, principalmente entre o início da década de 1970 e final da década de 1980.


FREITAS, C. A. L. L. Goiânia: as perspectivas do planejamento urbano e contradição com os espaços segregados. Revista Plurais. Anápolis-GO, v.1, n.2. 2005, p.85-86 (Adaptado)


O texto faz referência à expansão urbana da região metropolitana de Goiânia a partir da década de 1990. Sobre esse tema, o fator que contribuiu para a expansão dessa região foi 

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

  • errei de graça

  • Acredito que a questão se refere ao PDIG. Que foi uma política de desenvolvimento e expansão urbanística criado pelo Governo do estado desenvolvido antes do período citado no enunciado, mas que durou até depois do período citado, com algumas manutenções do plano ao longo do tempo. Segundo o Artigo "MAPEAMENTO DO PROCESSO HISTÓRICO DE EXPANSÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA-GO": No final da década 1960, por iniciativa do Estado, foi elaborado o Plano de Desenvolvimento Integrado de Goiânia (PDIG), com a participação do arquiteto e urbanista Jorge Wilheim. O PDIG foi aprovado em 1971 e traçou um diagnóstico da situação urbanística de Goiânia, identificando uma séria deficiência de infraestrutura especialmente no tocante à pavimentação de ruas, além de fornecer um prognóstico para o desenvolvimento espontâneo da cidade, que ocorreria da seguinte forma: ocupação dos dois lados da BR-153; ocupação do vale alagadiço do Ribeirão Anicuns; extravasamento para o município vizinho ao sul (Aparecida) e; ocupação ao longo das estradas que ligam a capital a Guapó, Trindade e Inhumas. Tal crescimento provocaria o surgimento de muitos loteamentos aleatórios, dificultando a atuação da Prefeitura, tanto no planejamento quanto no atendimento das demandas por serviços e infraestrutura (PDIG, 1992). Como complemento e interpretação minha, acredito que essa foi uma política que contribuiu para a expansão da região metropolitana de Goiânia no período citado. Por tanto, alternativa correta A.

ID
2240059
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A defesa da construção de Goiânia feita por um de seus principais responsáveis – Dr.Armando de Godói – evidencia com clareza o que se pensava naquele período sobre o planejamento, especialmente no que tange à obediência do espaço à razão.


CHAVEIRO, E. F. A urbanização do sertão goiano e a criação de Goiânia. In. NETO, A. T.; et al. (Org.). O espaço goiano: abordagens geográficas. Goiânia, Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2004. p.113. 


O modelo de planejamento urbano proposto por Armando de Godói para a construção da cidade de Goiânia foi fortemente influenciado 

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

  • A alternativa tida como correta pela banca não procede. Segundo o Artigo "Identidades modernas do plano urbano de Goiânia": "Não é difícil identificar as tendências racionalistas e funcionalistas na cidade planejada por Atílio Correa Lima. É duvidoso, entretanto, identificar o projeto de Goiânia com as propostas da Carta de Atenas, de Le Corbusier, como faz, por exemplo, Bernardes (2000). Isso porque os próprios preceitos da Carta de Atenas só foram publicados em 1942 por Le Corbusier. Mesmo as versões do Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, da qual a Carta de Atenas é uma interpretação unilateral de Le Corbusier, ainda não possuía, no início da década de 1930, uma sistematização. Por último, as tendências teóricas de Atílio e Godoy estão mais próximas de Agache – com quem trabalharam – do que de Le Corbusier. Fonte: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4785498.pdf&ved=2ahUKEwio29vAnNnzAhXCHbkGHXFfDrAQFnoECAgQAQ&usg=AOvVaw3AQRkARyvyb15QDHtYLPNx
  • Resumindo em miúdos.

    Atílio correia lima inicia o desenho de goiania, porém é demitido e falece alguns anos mais tarde, nesse intermeio Armando de Godói termina o restante do projeto urbano.

    I - Atílio estudou Na França, Por isso Goiânia foi inspirada no desenho de Paris. Ele não tinha inclinação religiosa, nunca se inspirou nas imagens Católicas de Santas, apenas a racionalidade e funcionalidade ( cidade em eixo cartesiano, reto), tanto que a igreja nem ao menos estava no desenho inicial, ficando hj de cantinho na rua 10, as outras ficam tbm na periferia do desenho dele " quase saindo do bairro, nunca no centro dele".

    II - Godói por sua vez terminou o desenho com o conceito inglês de "cidade jardim", com ruas e vielas orgânicas ( curvas e nada reto)que seriam jardins entre as casas. Tinha ligação com a igreja, fazendo da praça central do setor Sul (praça do cruzeiro) local com presença privilegiada para Paróquia São José e o Inst. Maria Auxiliadora.

     Quem mora em Goiânia pode comparar o centro da cidade ( atílio) com o setor sul/ oeste (Godoí) . Não Tem nada A ver praticamente. 

    Porém conceitualmente são contemporâneos.


ID
2241016
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A construção de condomínios fechados (horizontais ou verticais) tornou-se muito comum em Goiânia, que já é a terceira cidade em condomínios horizontais no Brasil. A opção por este tipo de moradia deve-se a uma série de fatores, dentre os quais se destaca a

Alternativas
Comentários
  • SE EU VOU MORAR EM UM CONDIMINIO FECHADO , QUAL A MINHA INTENCAO , ME DESLIGAR DO MUNDO .

    GAB D


ID
2242087
Banca
FUNRIO
Órgão
CBM-GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na década de 1940, durante os festejos de inauguração da cidade de Goiânia, o presidente Getúlio Vargas lançou a chamada Marcha para o Oeste, que serviria como diretriz para o povoamento e a integração territorial para o país.

Quanto a esse tema, os objetivos do governo Vargas podem ser confirmados pela/o

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: A

  • A noção de "vazio" territorial atualizava o conceito de "sertão", entendido como um espaço abandonado que desde as denúncias de Euclides da Cunha vinha preocupando as elites brasileiras interessadas em construir uma nação. Por outro lado, as áreas ocupadas do Brasil eram vistas como um arquipélago, onde cidades ou regiões pouco tinham a ver entre si. A criação 1937 do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) indica sem dúvida a importância das estradas como instrumento de comunicação entre as regiões e as cidades.

     

    fonte http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Brasilia/ConquistaOeste

  • Alternativa A 

     

     

    A) criação do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), a fim de ampliar a estrutura de ligação entre as regiões e as cidades.

     

    Correto.O extinto DNER foi criado em 1937 por Getúlio Vargas. O órgão existiu até 2001 quando foi transformado no DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes). Foi uma preocupação ligada à integração territorial do pais.

     

    Professor: Sergio Henrique

  • Qual o erro da alternativa "B"?

  • Não entendi o erro da B. Quem mais pensou em construir Goiânia senão o Governo Vargas?

  • A questão B está equivocada em restringir " unicamente" a estratégia do Governo vargas com a construção de Goiânia. Os objetivos foram muitos:

    I - Marcha para Oeste

    II- Enfraquecer as Oligarquias políticas de Goiás, uma vez que nosso estado sempre manteve laços estreitos com SP e MG, os mesmos que a Era vargas destituiu da politica nos anos 30 ." café com leite".

    III- atrair investimentos para a região do sertão.

    IV- modernizar e integrar o estado de Goiás e sua capital ao cenário nacional. Motivo que pesou tbm na transferência da capital para uma região onde houvesse linhas de ferro (cargas e passageiros) já instaladas. 

    Esse são alguns dos fatores da estratégia de interiorização.

  • O Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, também conhecido pela abreviação DNER, foi um órgão federal vinculado ao Ministério dos Transportes. Existiu de 1937 a 2001. Entre suas competências estava coordenar e gerenciar todo o sistema rodoviário brasileiro.

    Suas atribuições foram transferidas à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), este último ficando responsável pelas rodovias federais que continuaram sob administração da União.

     


ID
2242090
Banca
FUNRIO
Órgão
CBM-GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A impraticabilidade de se povoar a dita capitania [Goiás] nem outra qualquer parte da América Portuguesa se não com os nacionais da mesma América. E que achando-se todo o sertão daquele vasto continente coberto de índios, estes deviam ser principalmente os que povoassem os lugares, as vilas e as cidades que se fossem formando. [...]

Carta régia de D. José I a D. José Vasconcelos, governador da Capitania de Goiás. 1758. In: PALACIN, Luís. O século do ouro em Goiás. Goiânia: Ed. da UCG, 1994.

Até a chegada da bandeira de Bartolomeu Bueno da Silva, no século XVIII, ao território que atualmente constitui o estado de Goiás, várias tribos indígenas ocupavam a região.

A interação entre bandeirantes e nativos no século XVIII e o povoamento, ao longo dos séculos, da região de Goiás, caracteriza-se pelo/por

Alternativas
Comentários
  • Trabalho não era agrícola e sim mineração . Resposta incompleto
  • Alternativa correta: C

  • Esse tratamento era dos Padres Jesuítas, nas descidas, não dos bandeirantes.

  • Difícil responder assim.

  • Questao tinha que ser anulada.

  • Trabalho agrícola??? Aldeamento? Questão errada demais. A menos errada ai é a B, e nem ela.

  • Trabalho agrícola??? Aldeamento? Questão errada demais. A menos errada ai é a B, e nem ela.

  • Entendi foi nada

  • Treinados para mineração, seria menos errado. Por tanto por eliminação seria a "B" se tirasse a palavra pacífica

  • Realmente, hei de concordar com os comentários aqui. A questão trás características do que era feito e como funcionava após as expedições jesuítas (denominada de Decidas) que ocorreram também no território goiano. Segundo a apostila Brasil Cultura, os jesuítas que tinha como objetivos catequizar, educar e coisas do tipo. Eu marquei a B (considerada errada) apesar de discordar do termo "pacífico" presente na alternativa. Pois o Bartolomeu Bueno (Anhanguera), segundo os livros, l realmente empregava técnicas astutas (como ameaçar colocar fogo nos rios) para convencer os indígenas. Consoante a isso, a alternativa C estaria mais correta se afirmasse que esse aldeamento foi com objetivo de escravizar e forçar os indígenas a trabalhos na mineração. Pois a finalidade mostrada na alternativa eram dos Jesuítas.
  • O uso de aldeamentos, demarcados era para que os índios fossem pacificados, educados como territórios cristãos e treinados para o trabalho agrícola. Os padres Jesuítas eram responsáveis pela catequização dos indígenas e pelas descobertas das “drogas do sertão”.


ID
2453008
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/GT-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Região Metropolitana de Goiânia (RGM) exerce importante papel na região central do Brasil, juntamente com Brasília. Em relação à metrópole goiana, o padrão do crescimento populacional é:

Alternativas
Comentários
  • Centrípeto: que se aproxima do eixo de rotação, ou seja, o crescimento das cidades na regiao metropolitana visam a aproximação do centro da capital goiana.

     

  • Adj. : que se dirige para o centro, que procura aproximar-se do centro.

    Aceleração centrípeta; 
    Força centrípeta.

  • Caracas, errei essa questão. Mas vamos lá para nunca mais errar o significado dessa palavra!

     

    CENTRÍPETO: que se aproxima ou tenta aproximar-se do eixo de rotação; axípeto.

     

    Se nós tivevessemos lembrado de seu significado, certamente acertaríamos a questão, uma vez que a tendência do crescimento populacional é a aproximação dos dos grandes centros (regiões metropolitanas). Assim, o centro (eixo central) é Goiânia e a população tende aproximar-se dela.

     

    Isso você agoa já sabe, mas o "BIZU" ou "MACETE" é:

     

    CENTRÍPETO===>>> Você lembra do seu "PÉ" ===>>> centríto===>>> Lembra do "PÉ" (Para dentro),

     

    Seus pés farão você lembrar que você é o eixo. Os pés são o ponto de apoio e sustentação do corpo (eixo).

     

    CentríPEto===>>> De fora para dentro (os de fora se aproximam do centro/eixo).

  • os criterios que usei para responder a questao foi o seguinte

    primeiro temos que saber o significado de cada palavra logo

    centrípeto -  movimento de fora para dentro.

    centrífugo -  movimento de dentro para fora.  
     despolarizado  – desordenado 
     descentrado -  fora do centro 

    portanto: Goiania foi uma cidade planejada logo o crescimento populacional se deu por migração interna ou seja um movimento de fora para dentro 

    espero ter ajudado

  • Gabarito: A

       

    Comentário:

    De maneira simples e direta, o movimento centrípeto aconteceu porque Goiânia (1933) concentrava os benefícios, poder, recursos e investimentos na região centro-oeste do país por parte do Governo Central (Getúlio Vargas) e depois com a construção de Brasília (1956) com o então presidente Juscelino Kubitschek . Desse modo, existiu uma grande migração para Goiás e anos depois em massa para Brasília  para "entrar no trem da alegria dos benesses". Ainda que outros munícípios estejam crescendo, as capitais crescem numa velocidade maior, assim permanecendo essa forte influência principalmente para o setor de serviços em Goiânia e Brasília. (concentração de poder).  

     Como exemplo, temos Aparecida de Goiânia, que eventualmente, quem mora em Goiânia tem a sensação que tais munícipios são "tudo junto e misturado", principalmente no campo político-administrativo.

     Outro exemplo que temos é a previsão de um prédio empresarial com 183 metros no valor de R$ 350 milhões na capital Goiânia, previsto para ser o 2º mais alto do Brasil. No empreendimento, de 50 andares, funcionarão hospital, hotéis e shopping. Orçada em R$ 350 milhões, a obra deve terminar em meados de 2018.

      Obs.: Vale mencionar que a República Federativa do Brasil por distribuir os seus poderes entre os Entes Federados (União, Estados, Munícipios e DF), se caracteriza como uma Federação Centrífuga. (descentralização política de poder)

  • ESTA ERRADO O GABARITO ALBERTO

     

    CORRETO É LETRA A! CENTRIPETO

     

    MUITO CUIDADO PESSOAL NOS COMENTARIOS DE PESSOAS QUE NAO SAO PROFESSORES! PRA NAO APRENDER ERRADO. SE NAO SABE O QUE VAI ESCREVER. POR FAVOR NAO ESCREVA .

  • Resposta: a) centrípeto. 

    Confirma-se o movimento centrípeto iniciado em Goiânia nos anos de 1990.

    O crescimento das cidades na região metropolitana visam a aproximação do centro da capital.

     

    "Ninguém precisa acreditar em você além de você mesmo."

  • padrão do crescimento populacional é centrípeto. (Que sihnifica: que se aproxima ou tenta aproximar-se do eixo de rotação; axípeto.)

  • Macete:

    - Centrípeto: perto do centro

     - Centrífugo: fuga do centro.

     

  • Pelo que entendi pesquisando no Dr. Google é que Goiania ainda atrai bastante gente e daí considerar q o movimento populacional é centrípeto.

    Não acredito q a banca tenha considerado o período de 1933, mas sim a época atual né? pra banca considerar a época da construção de gyn e bsb ela teria q ser mais explícita.

     

    com relação as definições:

     

    Fase centrípeta as cidades funcionam como polos de atração da população rural, verificando-se uma tendência para a concentração da população e das atividades económicas, nos centros urbanos. Este movimento do exterior para o interior do espaço urbano corresponde a uma etapa no crescimento das áreas urbanas.

    Fase centrífuga movimento de desconcentração urbana (deslocação de populações, indústrias e algumas funções terciárias, mais exigentes em espaço) em direção às áreas periféricas, fazendo aumentar o tecido urbano envolvente, provocado pela disputa dos preços do solo urbano, pelas atividades terciárias de nível mais alto.

    http://umabatatanacidade.blogspot.com/2013/01/a-expansao-urbana-urbanizacao-e_8014.html

     

     

  • Gabarito: A

  • A Região Metropolitana de Goiânia (RGM) exerce importante papel na região central do Brasil, juntamente com Brasília. Em relação à metrópole goiana, o padrão do crescimento populacional é centrípeto. (movimento centrípeto, em direção ao centro da metrópole.)

    CENTRÍPETO >>>> DE FORA P/ >> DENTRO.

    CENTRÍFUGO >>> DE DENTRO P/ >> FORA.

  • Ao longo das décadas, a cidade de Goiânia exerceu importante papel na região central do Brasil, juntamente com Brasília. Em relação à metrópole goiana, o padrão do crescimento populacional é caracterizado como centrípeto. Ou seja, a cidade funciona como um polo de atração populacional. A seguir, apresento as distinções entre as dinâmicas de expansões urbanas “centrípeta” e “centrífuga”.

    Fase centrípeta (de fora para dentro) – As cidades exercem a função de polo de atração da população rural. Há uma tendência para a concentração da população e das atividades econômicas nos centros urbanos.

    Fase centrífuga (de dentro para fora) – Há desconcentração urbana (deslocação de populações, indústrias e algumas funções terciárias, mais exigentes em espaço) em direção às áreas periféricas, aumentando o tecido urbano.

    Resposta: A


ID
2455750
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/GT-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Região Metropolitana de Goiânia (RGM) exerce importante papel na região central do Brasil, juntamente com Brasília. Em relação à metrópole goiana, o padrão do crescimento populacional é:

Alternativas
Comentários
  • Uaiii, mas como? Não há maneira que se crescer em direção ao Centro.... temo que crescer para fora (centrífugo) 

  • Não entendi o porque

  • A região metropolinana de Goiânia (RMG) possui onze munícipios que crescem em direção ao centro onde fica a maior cidade, que é Goiânia. Daí, conclui-se que, em relação à metropole Goiânia, o seu crescimento é centrípeto (de fora para o Centro, em direção ao Centro)

  • "A partir dos anos 2000, um novo fenômeno passou a influenciar o desenvolvimento urbano de Goiâ- nia. Por toda a cidade, vê-se o surgimento de condomínios horizontais fechados de luxo, como os Jardins na Região Sudoeste, o Alphaville Flamboyant na Região Sudeste, o Aldeia do Vale na Região Norte, o Condomínio do Lago na Região Oeste, o Alto da Boa Vista na Região Noroeste/Mendanha, dentre outros, além de shoppings e grandes redes de supermercados. Mas também se vê surgir ou perpetuar bairros de população carente, resultantes de experiências conflituosas, como o Madre Germana e o novíssimo Grajaú na Região Sudoeste, o Vale dos Sonhos na Região Norte e o Jardim Primavera na Região Noroeste. Dessa forma, ao se constatar, em todas as regiões da cidade, o desenvolvimento de processos semelhantes, confirma-se o movimento centrípeto iniciado em Goiânia nos anos de 1990, num processo de descentralização de suas principais dinâmicas."

    https://www.revistas.ufg.br/fchf/article/viewFile/28218/16063

     

    "Longe se Vai quem acredita"

  • Adj. : que se dirige para o centro, que procura aproximar-se do centro.

    Aceleração centrípeta; 
    Força centrípeta.

  • Gabarito: A

      

    Comentário:

    De maneira simples e direta, o movimento centrípeto aconteceu porque Goiânia (1933) concentrava os benefícios, poder, recursos e investimentos na região centro-oeste do país por parte do Governo Central (Getúlio Vargas) e depois com a construção de Brasília (1956) com o então presidente Juscelino Kubitschek . Desse modo, existiu uma grande migração para Goiás e anos depois em massa para Brasília  para "entrar no trem da alegria dos benesses". Ainda que outros munícípios estejam crescendo, as capitais crescem numa velocidade maior, assim permanecendo essa forte influência principalmente para o setor de serviços em Goiânia e Brasília. (concentração de poder). 

    Como exemplo, temos Aparecida de Goiânia, que eventualmente, quem mora em Goiânia tem a sensação que tais munícipios são "tudo junto e misturado", principalmente no campo político-administrativo. 

    Outro exemplo que temos é a previsão de um prédio empresarial com 183 metros no valor de R$ 350 milhões na capital Goiânia,previsto para ser o 2º mais alto do Brasil. No empreendimento, de 50 andares, funcionarão hospital, hotéis e shopping. Orçada em R$ 350 milhões, a obra deve terminar em meados de 2018.

    Obs.: Vale mencionar que a República Federativa do Brasil por distribuir os seus poderes entre os Entes Federados (União, Estados, Municípios e DF), se caracteriza como uma Federação Centrífuga. (descentralização política de poder)

  • nem eu, tbm acho que a tendencia tem sido as pessoas sairem de Goiania e irem morar nas areas mais afastadas, porem dentro da região metropolitana, o motivo principal e que o metro quadrado dentro de Goiania esta muito caro, este e o principal motivo pelo qual os goianienses estão buscando um espaço propio fora de Goiania, porem dentro da regiao proxima, trabalham em Goiania e moram no entorno.

  • A pergunta fala sobre a região metropolitana, e dentro dos municípios periféricos há a tendência de crescimento perto das fronteiras com o município de Goiânia. Por isso, fala-se em um movimento centrípeto, em direção ao centro da metrópole.

  • CENTRÍFUGO :: DE DENTRO PRA FORA

    ..

    CENTRÍPETO :: DE FORA PRA DENTRO

    ..

    GAB/A

  • baixaria cara, aqui e só pra postar comentários... para de babaquice!

    Existe vários Comentários iguais... isso e coisa de debio....

  • gb a ?

  • gb a ?

  • RUBENS ??? SÓ CHORA ?

  • GABARITO/A

    CENTRÍPETO >>>> DE FORA P/ >> DENTRO.

    CENTRÍFUGO >>> DE DENTRO P/ >> FORA.

  • (movimento centrípeto, em direção ao centro da metrópole.)

    CENTRÍPETO >>>> DE FORA P/ >> DENTRO.

    CENTRÍFUGO >>> DE DENTRO P/ >> FORA.

    Fase centrípeta – as cidades funcionam como polos de atração da população rural, verificando-se uma tendência para a concentração da população e das atividades econômicas, nos centros urbanos. Este movimento do exterior para o interior do espaço urbano corresponde a uma etapa no crescimento das áreas urbanas.

    Fase centrífuga – movimento de desconcentração urbana (deslocação de populações, indústrias e algumas funções terciárias, mais exigentes em espaço) em direção às áreas periféricas, fazendo aumentar o tecido urbano envolvente, provocado pela disputa dos preços do solo urbano, pelas atividades terciárias de nível mais alto.

     

  • Centrípeto (de fora para o Centro, em direção ao Centro)


ID
2695693
Banca
CS-UFG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o fragmento.


Na década de 1930, dentro do contexto da “revolução” promovida por Getúlio Vargas e seu grupo, a implantação de uma capital moderna em pleno sertão do Brasil central poderia soar como uma loucura, mas para o governo federal constituído o significado era estratégico.

VIEIRA, Patrick Di Almeida. Attilio Corrêa Lima e o planejamento de Goiânia – Um marco moderno na conquista do sertão brasileiro. Urbana, v. 4, n. 4, 2011, CIEC/UNICAMP, p. 56. Disponível em:<https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/download/.../2963> . Acesso em: 2 jan. 2018. (Adaptado).


No sentido do fragmento, a construção de Goiânia foi uma resposta em âmbito estadual às demandas por um processo de

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

     

    "Na década de 1930, dentro do contexto da “revolução” promovida por Getúlio Vargas e seu grupo, a implantação de uma capital moderna em pleno sertão do Brasil central poderia soar como uma loucura, mas para o governo federal constituído o significado era estratégico, pois apontava para a direção da fronteira a ser explorada, uma enorme porção do território pronta para ser incorporado ao sistema capitalista periférico que o grupo varguista tentava articular. Para o grupo mudancista de Goiás, a transferência da capital para uma cidade totalmente nova significava, em grande medida, o rompimento com o isolamento e a estagnação que o Estado vivia até então. O isolamento vivido por Goiás representava descrédito para o Estado, agravado pela crise financeira oriunda da quebra da bolsa de Nova Iorque em 1929."

     

    Fonte: VIEIRA, Patrick Di Almeida. Attilio Corrêa Lima e o planejamento de Goiânia – Um marco moderno na conquista do sertão brasileiro. Urbana, v. 4, n. 4, 2011, CIEC/UNICAMP, p. 56.

  • Getúlio alinhado com a tendência extrema direita, nacionalista e ditatorial no mundo todo a esta época. - Final da segunda revolução industrial com um boom de indústrias a vapor em todo o globo. - A causa de tudo foi a Modernização da Produção e uma das consequências foi a interiorização do centro adm. do país. 

    Paralelamente, a política de descentralização do centro político nacional, foi mais em virturde da quebra de paradigma com a política do café com leite. Haja vista, a origem sulista de Getúlio.

  • Letra B

     

    FALANDO DE CONSTRUÇÃO DE GOIÂNIA, LEMBRAMOS DA MARCHA PRA OESTE:

    Devemos ter em mente 2 palavras

    MODERNIZAÇÃO

    INTERIORIZAÇÃO

    * Exclui-se a interiorização, pois fala-se da interiorização do centro administrativo do país, ou seja, a Capital - que foi realizada pelo PLANO DE METAS DO JK.

     

  • Por que a letra C está incorreta????

  • Parabens Raquel Aline, boa sua explicação !!!

  • valeu Raquel

  • Boa questão!!



  • A- descentralização da política nacional.

    Errado. A Marcha para o Oeste, concebida por Vargas, baseava-se na ideia de povoamento e desenvolvimento do interior do país e modernização (industrial, relações de trabalho, relações políticas etc.) não uma descentralização política, até porque em seu governo a capital federal continuou sendo o Rio de Janeiro. Essa assertiva diz respeito ao governo JK. Pode-se compreender, no entanto, a descentralização em seu sentido denotativo (descentralizar = sair de seu centro, dispersar), mas ainda assim o item ficaria dúbio: descentralização geográfica da política (exemplo: transferência da capital do Rio para Brasília) ou de força política (dispersão do poder político das oligarquias para outros setores). No primeiro sentido, a assertiva ficaria errada, conforme explicado.

    B- modernização das relações produtivas. 

    Correto. Devemos empreender um esforço de interpretação aqui para entender que a política de Vargas tratava-se de um plano de modernização amplo que inclua as relações produtivas. No caso da construção de Goiânia, podemos compreender esse plano como tentativa de modernizar a política local, retirando as centenárias forças de poder (oligarquias) e seu sistema de voto cabresto por outras mais ligadas a setores civis (empresários, políticos urbanos, etc.) e as formas políticas mais contemporâneas à época, como a democracia plena (voto universal, eleições diretas, voto feminino, etc.).

    C - interiorização do centro administrativo do país.

    Errado. O movimento de interiorização do centro administrativo refere-se a JK, com a construção de Brasília como nova sede da capital federal.

    D- sustentação da estrutura oligárquica da sociedade. 

    Errado. Vargas representava o contrário, isso é a quebra do sistema político oligárquico (República Velha), ou a política do café com leite.


  • No caso da construção de Goiânia, podemos compreender esse plano como tentativa de modernizar a política local, retirando as centenárias forças de poder (oligarquias) e seu sistema de voto cabresto por outras mais ligadas a setores civis (empresários, políticos urbanos, etc...

    GABARITO B

    LETRA B ESTÁ MAIS PRÓXIMA DE SER A RESPOSTA.

    PMGO

  • ASP -GO. Pra cima!!!

  • Gab: B

    ASP-GO

    #IRS

  • Gab: B

    ASP-GO

    #IRS

  • GABARITO B

    A banca inovou nas palavras das alternativas, dificultando a interpretação. Porém, Goiânia foi construída por fatores relacionados a politica (enfraquecimento do coronelismo na época), possibilidade de crescimento e desenvolvimento econômico no centro-oeste. No entanto, esse fator revolucionário foi identificado como Marcha para Oeste projeto desenvolvido por Getúlio Vargas durante a ditadura do Estado Novo com o objetivo de promover o desenvolvimento populacional e a integração econômica das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.

  • gb b

    cbm-go

  • gb b

    cbm-go

  • Getúlio Vargas e seu grupo, a implantação de uma capital moderna em pleno sertão do Brasil

    resposta na questão haha leia !!!!!

  • Em 1932, Pedro Ludovico instituiu uma comissão, presidida por D. Emanuel Gomes de Oliveira, que deveria discutir e escolher o melhor local para a construção da nova capital. A resistência da forte oposição a Pedro Ludovico considerava dispendiosa e desnecessária a mudança da Capital, mas o interventor, bem como a cúpula dos revolucionários de 1930, consideravam a construção de uma nova cidade como investimento e não gastos desnecessários. A construção de Goiânia foi uma resposta em âmbito estadual às demandas por um processo de modernização das relações produtivas.

    Resposta: B

  • No sentido do fragmento, a construção de Goiânia foi uma resposta em âmbito estadual às demandas por um processo de modernização das relações produtivas.


ID
2795299
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na história brasileira, o período de 1964 a 1985 caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime imposto. Em Goiás, vários segmentos da sociedade, como sindicatos, universidades, movimentos estudantis, organizações sociais e outros, sofreram repressão e tiveram direitos suspensos. Este período da história ficou conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • DITADURA MILITAR - GABARITO D

  • Gabarito: D

    O período mencionado (1964 a 1985) corresponde à Ditadura Militar. A intervenção ocorreu contra o governo João Goulart visto como uma ameaça comunista. Após uma sucessão de Atos Institucionais e uma nova constituição o Estado organizou-se de forma autoritária e centralizada. Foi um período de grande planejamento estatal, políticas de povoamento e integração nacional e houve grande crescimento econômico no governo Médice, mais conhecido como Milagre Econômico. A partir de 1978, no governo Geisel, o regime enfraquece com o retorno do pluripartidarismo e a Lei da Anistia. Com a proposta da Emenda Dante de Oliveira ocorreu o Movimento pelas Diretas Já, mas Tancredo e Sarney foram indicados. Sarney governa entre 85 e 90.

     

    FONTE: Prof. Sergio Henrique. Estratégia Concursos.

  • Ditadura militar no Brasil ou Quinta República Brasileira foi o regime instaurado em 1 de abril de 1964 e que durou até 15 de março de 1985, sob comando de sucessivos governos militares.

  • Reimer Rocha, se não são as universidades para contar as histórias desse período sem democracia, gerações como a sua nunca saberão o que é um "toque de recolher". Já imaginou ser obrigado a desligar seu computador às 22:00 ? Este seria o toque de recolher contemporâneo.

    Bons estudos

  • correção: regime militar

  • as populaçoes de localidades mais afastadas e sem envolvimente podem falar que não viram isso. Porem que le, estuda pesquisa sabe que foi uma epoca de verdadeiro sofrimento e tortura

  • Pessoal, não foi regime ou revolução não, o correto é DITADURA mesmo! :D

  • UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DOS PETISTAS???

    PÉSSIMO EXAMINADOR !!!!

  • Em 1935, seguindo as normas da nova Constituição Federal, reuniu-se a Assembleia Constituinte do Estado de Goiás, que Pedro Ludovico governador. Sua eleição contou com os votos da chamada frente moderada do seu partido, derrotando Domingos Netto de Vellasco. Em novembro de 1937, com a decretação do Estado Novo, permaneceu à frente do Governo Estadual, mais uma vez como interventor. No início de 1945, com a crise do Estado Novo e o surgimento de novos partidos políticos, participou intensamente da criação do Partido Social Democrático (PSD), do qual foi presidente em Goiás.

    Mas o que foi o Estado Novo? Na história brasileira, o Estado Novo de Getúlio Vargas, período que vai de 1964 a 1985, caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime imposto. Em Goiás, vários segmentos da sociedade, como sindicatos, universidades, movimentos estudantis, organizações sociais e outros, sofreram repressão e tiveram direitos suspensos, seguindo o mesmo modelo autoritário que se via no resto do país.

    Resposta: D


ID
2795302
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Independente de onde está localizado, constitui-se patrimônio histórico e cultural um local considerado valioso para a humanidade. Entre os mais de seiscentos lugares eleitos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, atualmente, o Brasil possui quatorze espaços históricos creditados pela Unesco. No ano de 2001, que centro histórico de Goiás recebeu este título?

Alternativas
Comentários
  • Goiás ou Cidade de Goiás é um município brasileiro, antiga capital do estado homônimo. Sua população estimada em 2017 era de 24103 habitantes de acordo com o IBGE. O município foi reconhecido em 2001 pela UNESCO como sendo Patrimônio Histórico e Cultural Mundial por sua arquitetura barroca peculiar, por suas tradições culturais seculares e pela natureza exuberante que o circunda.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A1s_(munic%C3%ADpio)

     

    Tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1989, o município conta com um Centro Histórico ornado com casarões e igrejas do século XVIII, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, construída pela Irmandade do Santíssimo Sacramento entre 1728 á 1732, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo (1750-1754) e a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim (1750-1754), além de prédios de relevante beleza arquitetônica como o Teatro de Pirenópolis, de estilo híbrido entre o colonial e neoclássico, de 1899, e o Cine Teatro Pireneus, em estilo art-déco, de 1919 e a Casa de Câmara e Cadeia construído em 1919 como réplica idêntica do original de 1733.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Piren%C3%B3polis

     

    O conjunto arquitetônico constituído pela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França e dos bens edificados que a envolvem foi tombado pelo Iphan, em 2000. A formação do povoado de Corumbá de Goiás remonta à mineração do ouro no Estado de Goiás, durante o século XVIII, após a Guerra dos Emboabas na região das Minas Gerais e a expulsão dos paulistas da área. Por volta de 1725, iniciaram-se as expedições rumo ao interior em busca de novas áreas de mineração.

    http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/360/

     

    Todas são Patrimônios Históricos, mas apenas a Cidade de Goiás tem o título dado pela UNESCO, enquanto Pirenópolis e Corumbá de Goiás pelo IPHAN.

  • O enunciado questiona que local do estado de Goiás recebeu o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco.

     Gabarito: Letra b) Cidade de Goiás.

     A Cidade de Goiás foi construída no século 18, constitui-se em um emaranhado gostoso de casinhas e igrejinhas em meio a ruas sinuosas, e quase nenhuma delas é plana. Rodeada pela Serra Dourada e cortada ao meio pelo Rio Vermelho, essa antiga capital do estado tornou-se Patrimônio da Unesco em 2001. A capacidade dos fundadores em erguer uma cidade em meio a montanhas, inspirados na arquitetura europeia, mas usando recursos locais, foi um dos motivos para a cidade ser tombada. Com a estagnação econômica que chegou com o fim do ouro e da escravidão, além da transferência da capital para Goiânia, a cidade ficou um tanto esquecida. O “progresso” não chegou ali, e isso, no fim das contas, fez um bem danado para a antiga Vila Bôa de Goyaz.

      

    FONTE: Prof. Sergio Henrique. Estratégia Concursos.

  • Patrimônio mundial cultural:
    O plano piloto de Brasília (http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/31)
    O centro histórico da Cidade de Goiás (http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/36

  • Questão que me deixou fora desse concurso.

    Agora aprendi.


    Goiás tem dois patrimônios históricos culturais tombados pela Unesco, no Brasil são 21 hoje. Centro histórico da cidade de Goiás (Sítio do Patrimônio Cultural - 2001) e Parque Nacional das Emas junto à Chapada dos Veadeiros (Sítio do Patrimônio Natural - 2001).

  • Pirenópolis tem grande dificuldade de receber esse título da Unesco.

  • Tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1989, o município conta com um Centro Histórico ornado com casarões e igrejas do século XVIII, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, construída pela Irmandade do Santíssimo Sacramento entre 1728 á 1732...

    GABARITO B

    PMGO

  • LETRA B.

    b) Certo. Cidade de Goiás: a primeira capital do estado foi inscrita na lista de patrimônio histórico e cultural da humanidade. Em 2001, a UNESCO tombou o Centro Histórico da Cidade de Goiás. Também em 2001, a UNESCO tombou, mas como Patrimônio Natural da Humanidade, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas. 

    Questão comentada pela Profª. Rebecca Guimarães

  • GB = b

    pc-go

    pm-go

  • Cidade de Goiás.

  • A questão faz referência ao título concedido pela Unesco, em dezembro de 2001, à cidade de Goiás (conhecida como Goiás Velho) de Patrimônio Histórico da Humanidade.

    Na ocasião, houve o reconhecimento de que a memória, a cultura e a arquitetura da cidade constituem características únicas representativas do passado colonial, bem como são testemunha das experiências coletivas e individuais partilhadas por uma mesma cultura.

    Resposta: B

  • Gabarito B

    O Centro Histórico da Cidade de Goiás, Goiás Construída no século 18 de maneira a respeitar a geografia local, Goiás Velho (como é chamada pelos mais íntimos - mas quem é íntimo mesmo chama a cidade de Goiás Belo) é um emaranhado gostoso de casinhas e igrejinhas em meio a ruas sinuosas, e quase nenhuma delas é plana. Rodeada pela Serra Dourada e cortada ao meio pelo Rio Vermelho, essa antiga capital do estado tornou-se Patrimônio da Unesco em 2001.

    ____________________________________________________________

    Pirenópolis é PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL, tombado pelo IPHAN (instituto do patrimônio histórico e artístico nacional), mas não é da humanidade.


ID
2797717
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A cidade de Goiânia foi planejada e construída para ser a nova capital do estado de Goiás, criando um novo centro de poder. A transferência da capital, articulada pelo então governador Pedro Ludovico Teixeira, aconteceu em 1937. Antes de Goiânia, a capital do estado de Goiás era:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Cidade de Goiás

  • Gab. A

    A transferência da capital, então em Goiás, realizada na década de 1930, para Goiânia, representou, entre outros aspectos, uma ruptura nas relações de poder no estado e uma nova tendência econômica.

    Em 1933 foi lançada a pedra fundamental, só depois de 4 anos em 1937 é que houve a transferência da capital da cidade de goiás para GOIÂNIA.Contudo, a inauguração de Goiânia ocorreu posteriormente em 1942.

    RESUMO:

    1933 > Lançada a pedra fundamental

    1937 >Transferência da capital de goiás para GOIÂNIA.

    1942 > Inauguração de GOIÂNIA

     

  • Decreto 2737 de 20/12/1932 - Pedro Ludovico cria comissão para escolher o local da nova capital de Goiás. Entre os mais pretendidos estão: Bonfim (Silvânia), Pires do Rio/Ubatam (Orizona) e Campinas (Bairro de Campinas).


    24/10/1933 - Desmembrado dos municípios de Anápolis, Bela Vista e Trindade é lançada a PEDRA FUNDAMENTAL de Goiânia. (Conta-se daqui a idade da cidade, hoje 85 anos).


    02/08/1935 - Decreto estadual 327 - Criação do município de Goiânia através dos Distritos de Goiás, Campinas e Hidrolândia.


    07/11/1935 - Mudança provisória de Pedro Ludovico Teixeira de Goiás para Goiânia (com ele todo o Poder Executivo).


    13/12/1935 - Instalação de Goiânia


    1937 - Mudança Definitiva dos Poderes (Câmara e Judiciário)


    Julho de 1942 - Batismo Cultural de Goiânia - INAUGURAÇÃO de Goiânia - que, nesta época, já contava com 15 mil habitantes, o dobro da Cidade de Goiás na época.


    Atílio Correia Lima foi o urbanista de Goiânia e a projetou no estilo Art Decó. Estilo de arquitetura que se baseia nas formas geométricas. (Vide o Teatro Goiânia na av. Tocantins - Centro).


    Fonte: Aulas do Tese do professor Alaor Martins, Respostas reunidas de outras questões do qconcursos e Wikipédia vide trabalhos da UFG.

  • Cidade de Goiás, foi escolhido este nome devido aos índios Goyazes que existia na região.


    Fonte: GranCursos Online

  • A transferência da capital, então em Goiás, realizada na década de 1930, para Goiânia, representou, entre outros aspectos, uma ruptura nas relações de poder no estado e uma nova tendência econômica.


    Em 1933 foi lançada a pedra fundamental, só depois de 4 anos em 1937 é que houve a transferência da capital da cidade de goiás para GOIÂNIA.Contudo, a inauguração de goiânia ocorreu posteriormente em 1942.


    RESUMO:

    1933 > Lançada a pedra fundamental

    1937 >Transferência da capital de goiás para GOIÂNIA.

    1942 > Inauguração de GOIÂNIA

  • Lembrando que Pedro Ludovico não foi governador e sim interventor. 

  • gabarito: LETRA A

    MINHA CIDADE DE GOIÁS <3

  • Milagre uma tranquila.

  • @Wesley Santos, com todo respeito, Pedro Ludovico foi, sim, Governador de Goiás, de 1935 a 1937. Também foi interventor em 1930 a 1933. Ele foi um dos maiores responsáveis pela transferência da capital, que até então pertencia a vila boa(cidade de goiás velho), para Goiânia.

  • gb a

    pc-go

    PRF

  • gb a

    pc-go

    PRF

  • ESSA FOI DE GRAÇA..KK

  • GAB.A

    A transferência definitiva da nova capital, da Cidade de Goiás para Goiânia, se deu no dia 23 de março de 1937, por meio do decreto 1.816. Em 05 de julho de 1942, quando foi realizado o “batismo cultural”, Goiânia já contava com mais de 15 mil habitantes.

  • A pacata cidade de Goiás, antiga Vila Boa, foi a primeira capital do Estado, sendo mais conhecida como Goiás Velho.

    A cidade possui um importante sítio histórico do período da expansão colonial, no século XVIII, resultado da exploração do ouro. Testemunha da ocupação e da colonização do Brasil Central, nos séculos XVIII e XIX, suas origens estão intimamente ligadas à história dos bandeirantes que partiram, principalmente, de São Paulo para explorar o interior do território brasileiro.

    Resposta: A


ID
2810302
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o texto a seguir.


A Goiânia dos anos 40 e 50 quase não afetava a vida cotidiana da maioria das pessoas que moravam em sua redondeza. Posteriormente, com o crescimento da capital, após a década de 60 e com o asfaltamento das rodovias que ligavam às cidades do entorno, intensificaram-se as influências culturais de Goiânia sobre as cidades circunvizinhas.

OLIVEIRA, E. C. de. História Cultural de Goiânia. Goiânia: Agepel / UEG, 2002. p. 44.


No contexto do longo processo de conurbação de Goiânia, a primeira iniciativa oficial visando à formação de uma identidade de sua região metropolitana ocorreu com a

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    elaboração da Carta da Grande Goiânia, em 1979, documento que serviu de base para a promulgação da Lei Complementar n. 9, que criou o Aglomerado Urbano de Goiânia. 

  • Eliezer Cardoso de Oliveira demonstra que, a partir do ano de 1980, os municípios situados no entorno de Goiânia passam a apresentar um crescimento demográfico maior do que a própria capital. Sendo Goiânia um polo aglutinador, de trabalho e serviços, as pessoas instalaram-se em seu entorno, tanto quanto na própria cidade. Como resposta a este fenômeno, em 1979 foi elaborada a Carta da Grande Goiânia, redigida com a participação dos municípios de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista, Guapó, Nerópolis e Trindade. Pretendiam dar conta de demandas que já não podiam ser pensadas só no plano do município, como por exemplo, comércio, transporte público e aprovação de loteamentos. A partir de então, oficialmente se admite e analisa a influência das cidades entre si, reconhecendo as interferências políticas, administrativas e sociológicas entre elas. Ao longo dos anos, outros municípios foram incorporados à Região Metropolitana.


ID
2810326
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o texto a seguir.


O sentimento era de separação e autonomia, tanto da colônia em relação à metrópole, quanto dentro da própria colônia, onde províncias buscavam mais autonomia para suas administrações.

POLONIAL, J. Terra do Anhanguera: história de Goiás. Goiânia: Kelps/ Leart, 2006. p. 44.


A citação refere-se ao contexto da emancipação política do Brasil, ressaltando a especificidade das províncias nesse processo. No caso de Goiás, as contradições sociais que emergiram na ocasião da emancipação política estiveram relacionadas ao conflito entre os

Alternativas
Comentários
  • A citação refere-se ao contexto da emancipação política do Brasil, ressaltando a especificidade das províncias nesse processo. No caso de Goiás, as contradições sociais que emergiram na ocasião da emancipação política estiveram relacionadas ao conflito entre os

    habitantes do norte, fieis às cortes de Lisboa, que almejavam autonomia administrativa, e os habitantes do sul, contrários à separação da Província.


  • Gab. E

  • Gabarito: E

    _

    Comentário:

     O trecho em voga do livro "Terra do Anhanguera", ventila um período em Goiás de uma aguerrida concorrência pelo poder, envolvendo lideranças políticas tanto na Comarca do Sul quanto na Comarca do Norte no século XIX.

    Tratava-se de um período de grandes conflitos no qual o Estado imperial brasileiro, para ter legitimidade e controlar as forças centrífugas locais, teve que contar com amplo apoio das elites dirigentes provinciais.

    Para garantir esse apoio, contudo, o Governo central necessitava fazer acordos, concessões e negociações constantes com as elites que detinham capital político, coercitivo e intelectual que pudessem ser mobilizados para controlar os poderes privados e manter a ordem pública no interior da província.

    Entre 1821 e 1840, a província de Goiás atravessou dois momentos de aguda crise política: primeiro, em 1821, devido às disputas pelo poder de mando na Comarca do Sul e pelo movimento separatista da Comarca do Norte; segundo, em 1831, em virtude dos conflitos jurisdicionais e das ações da facção oposicionista, que, aproveitando-se dos conflitos gerados pela Abdicação, articulou uma sedição civil e militar para destituir o presidente Miguel Lino de Morais.

    _

    Obs.Sugestões, críticas ou retificações, por favor, envie uma mensagem, pois não tenho outro meio de descobrir.

  • Movimento separatista do norte (1821-1823)

  • quem formulo essas pergunta veio diretamente do inferno, tem cabimento não.

  • quem formulo essas pergunta veio diretamente do inferno, tem cabimento não.

  • Galera , paciência , a questão foi aplicada para professor da UEG ,logo a questão com certeza terá um grau de conhecimento maior sobre o assunto, isso e óbvio. sei que a matéria e chata más a exaustão leva a perfeição. faça duas , três quatro , cinquenta vezes se for preciso mas pare de reclamar no primeiro obstaculo que vier .

    Gabarito E !

    bons estudos a todos

  • Concordo com o colega Bruno Divino. Os elaboradores dessa questão são endemoniados :'(

  • MATÉRIA DO CAPETA.

  • Agora que vi que é de nível superior. Vou refazer amanhã novamente

    br br br , vai dar certo!

  • Diante das incertezas políticas que culminaram no processo de independência do Brasil em 1822, a capitania de Goiás viveu uma tentativa de deposição do governo em 1821 e a sua efetiva derrubada em abril de 1822. Esse movimento concorreu com o movimento separatista do Norte (Tocantins), entre 1821 e 1823, cujo desfecho se concluiu com a política centralizadora da Constituição de 1824 e a manutenção da unidade do território goiano.

    No caso de Goiás, as contradições sociais que emergiram na ocasião da emancipação política estiveram relacionadas ao conflito entre:

    Os habitantes do norte, fiéis às cortes de Lisboa, que almejavam autonomia administrativa; e

    Os habitantes do sul, contrários à separação da Província.

    Resposta: E


ID
2885983
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Com uma população de quase 7 milhões de habitantes, o estado de Goiás é o mais populoso da região Centro-Oeste e, como princípio do seu povoamento, consta a chegada de bandeirantes e de migrantes que vieram de diversas partes da América portuguesa. Alguns traços do povoamento inicial desse estado permaneceram e outros se desenvolveram com o passar do tempo.


Considerando essas informações no que se refere ao processo de ocupação e desenvolvimento do território goiano, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da alternativa "E" ?

  • Erro da E: O que impulsinou Goiás em 60 foi a construção do DF.

  • Juntamente com a economia mineradora, a pecuária, em escala menor, promoveu a ocupação do território goiano, seguindo os grandes rios e as proximidades das zonas de mineração. Enquanto, no sudoeste goiano, a mineração e a pecuária desenvolveram-se a partir de Vila Boa de Goiás, no Norte, esse processo seguiu as proximidades das nascentes e do curso alto do rio Tocantins.

  • Qual o erro da D?

  • Quem já foi aluno do Eterno Professor Kanduka, fecha todas as questões de Geografia e história de Goiás...

  • GAB-B

  • A RESPEITO DA B É A QUE ESTA MENOS ERRADA E MAIS DE ACORDO COM O ENUNCIADO!

    MAS CIDADE DE GOIÁS NÃO FICA NO SUDOESTE DO ESTADO E SIM NOROESTE!

    MUITO CUIDADO COM ESSA BANCA!

    ASPGO 2019!

  • Kele raiane,

    Grande professor Kanduka, sujeito fantástico. Que Deus o tenha!

  • Alternativa dada como correta:

    B)

    Juntamente com a economia mineradora, a pecuária em escala menor, promoveu a

    ocupação do território goiano, seguindo os grandes rios e as proximidades das

    zonas de mineração. Enquanto no SUDOESTE goiano, a mineração e a pecuária

    desenvolveram-se a partir de Vila Boa de Goiás, no Norte, esse processo seguiu

    as proximidades das nascentes e do curso alto do rio Tocantins.”

    Não há alternativa correta na questão.

    O

    município de Goiás, que foi declarado patrimônio cultural da humanidade pela

    Unesco é um dos primeiros locais de povoamento de Goiás, no entanto não está

    localizado no sudoeste Goiano, mas no NOROESTE.

    É simples verificar nos mapas do Instituto Mauro Borges:

    1-Se considerarmos as divisões administrativas do IMB está localizado na

    microrregião do Rio Vermelho.

    http://www.imb.go.gov.br/files/docs/mapas/microrregioes-ibge/microrregiao_do_rio_vermelho.pdf

    2-Ou na mesorregião do Noroeste Goiano.

    http://www.imb.go.gov.br/files/docs/mapas/mesorregioes-ibge/meso_noroeste.jpg

     

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/recurso-na-prova-de-realidades-de-goias-ale-go/

    #FOCO

  • Roney Silvero

    ..

    Mais respeito com seus colegas, pois vc não sabe se ele digitou errado ou não sabia. E se ele não sabe, ensine! Não seja tolo, pois aqui ninguém e melhor que ninguém, se estamos fazendo Questões e porque queremos passar para uma melhor fase. Se você fosse bom o bastante não estava aqui fazendo Questões, já estaria onde deseja.

  • Vila Boa de Goiás no Sudoeste Goiano??

  • Fiquei entre a alternativa B e a D , não achei a D mais próxima, pq tenho a plena certeza de que Vila Boa de Goiás não se encontrava no Sudoeste Goiano, muito estranho. Alguém por gentileza, me fala o erro da letra D.

  • Letra b.

    b) Certa. A ocupação do território do estado de Goiás se deu em função de suas atividades econômicas ao longo de sua história. Num primeiro momento, ocorreu graças às bandeiras em busca de outro, que de fato ocorreu em 1725. Vilarejos surgiram no entorno das minas. Como atividade subsidiária da mineração, surgiu a pecuária e a agricultura, principalmente ás margens dos seus principais rios.

    Questão comentada pelo Prof. Daniel Vasconcelos

  • Vila Boa de Goiás "Cidade de Goiás/Goiás Velho" está localizada no NOROESTE Goiano.

  • o que alavancou Goiás foi a construção do DF.

  • Goiás velho no Sudoeste do estado... ai quebra minhas pernas.

    Acredito que o erro da alternativa D seja dizer que a construção de Goiânia contribuiu "positivamente na integração de regiões distantes, no norte do estado.", na realidade, o norte goiano (onde hoje está o Tocantins) sempre teve inúmeras reclamações por ser pouco assistido pelo governo do Estado, e essa situação perdurou até meados da nova constituição cidadã (1988).

  • Também cometi o mesmo erro que muitos e marquei a alternativa D.

    Mas temos que pensar como era a geografia de Goiás daquela época e não de hoje,

    quando Tocantins ainda fazia parte de Goiás ao norte!

  • D

    A construção da nova capital, Goiânia, na década de 1930, representou uma nova perspectiva econômica e social para o estado de Goiás, contribuindo para o incremento das atividades agrícolas, comerciais e industriais, bem como avançando positivamente na integração de regiões distantes, no norte do estado.

    E

    A construção de Goiânia trouxe uma nova dinâmica econômica e social para o estado de Goiás entre os anos de 1930 e 1950. Esse impulso foi incrementado a partir dos anos de 1960, com a decisão dos governos estaduais quanto à abertura de novas estradas que ligavam ao norte e ao sul importantes rotas para o desenvolvimento da agropecuária, o que conduziu a economia goiana à autossuficiência.

    Construção de Goiânia = POVOAMENTO DO TERRITÓRIO.

  • Erro da Letra C:

    ...Mais tarde, alargadas para o carro de boi, no século 19, e diversificadas com as ferrovias que surgiram ao sul, em princípios do século 20...

    Não houveram ferrovias, somente a Ferrovia "Estrada de Ferro de Goiás".

    A Estrada de Ferro Goiás (hoje Ferrovia Centro-Atlântica) foi uma ferrovia do governo federal, mais tarde incorporada à RFFSA, com aproximadamente quatrocentos e oitenta quilômetros de extensão e trinta estações, que ligava a cidade de Araguari, no Estado de Minas Gerais, à cidade de Goiânia, no Estado de Goiás.

    Fonte: aulas do GranCursos

    Bons estudos

  • Achei a questão confusa, pois a palavra "juntamente" no gabarito da letra B deu a entender que a mineração e a pecuária aconteceram concomitantemente, no mesmo período.


ID
2885989
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O conceito de patrimônio cultural expressa a criatividade coletiva de um povo, presente no conhecimento, na arte, na religiosidade e em outros aspectos da vida, legados ao longo de gerações. A esse respeito, assinale a alternativa correta quanto a um dos aspectos do patrimônio histórico, cultural, turístico ou religioso de Goiás.

Alternativas
Comentários
  • Congada em Catalão:

    São homenagens à nossa senhora do rosário que surgiu com o escravo Chico rei, que misturou catolicismo com ritos afros para agradecer sua alforria.Comemoração essa, que incluía a parte religiosa (mistura de catolicismo e ritos afros). Por esse motivo é que temos as danças dos congos (região do Congo) e moçambique (região de Moçambique).

  • Respondi a letra A, mas o que tem de errado na de Trindade?
  • reposta correta, letra A

  • A Em dezembro de 2001, a Unesco concedeu à cidade de Goiás o título de Patrimônio Histórico da Humanidade, reconhecendo que a respectiva memória, cultura e arquitetura constituem características únicas representativas do passado colonial, bem como são testemunha das experiências coletivas e individuais partilhadas por uma mesma cultura.

    certa

    B. Um folclore religioso, com uma clara influência portuguesa, é a congada, presente em diversas cidades de Goiás, como, por exemplo, em Catalão. Por meio de danças e batuques, na congada, celebra-se a Paixão de Cristo e organiza-se uma hierarquia de participantes, em que se destacam o rei, a rainha, os generais, os capitães etc.

    não é paixão de Cristo, o fogarel sim

    C. A Festa de Trindade representa uma devoção religiosa que remonta ao período da construção de Goiânia. A novena que ali se realiza, e culmina no primeiro domingo de julho, nasceu da devoção cristã em torno de milagres atribuídos a uma imagem contida em uma antiga capela abandonada.

    antes da construção de Goiânia

    D. Evocando os torneios medievais que encenaram batalhas entre cristãos e mouros, as cavalhadas são folguedos representados durante o período natalino, e uma das mais famosas é a da cidade de Pirenópolis. Ao final dessa representação, cristãos e mouros se unem, representando a tolerância entre as religiões.

    tolerancia não, grave crise religiosa, inspirado nas cruzadas

    E. Muitos edifícios e monumentos públicos (22 ao todo), localizados no centro da cidade de Goiânia, e o núcleo pioneiro de Campinas formam o conjunto tombado pelo Iphan em 2003, caracterizado principalmente pelo estilo arquitetônico neoclássico, símbolo da renovação moderna da cultura ocidental na primeira metade do século 20.

    neoclassico não, art déco

    fonte: professor Marcelo Saraiva QC

  • A congada ou congado é uma manifestação cultural e religiosa afro-brasileira. Folguedo muito antigo, constitui-se em um bailado dramático com canto e música que recria a coroação de um rei do Congo.

    O Acervo Arquitetônico e Urbanístico Art Déco de Goiânia é um conjunto de 22 edifícios e monumentos públicos, concentrados em sua maioria no centro da cidade.

  • questao grande e complicada de se responder

  • GABARITO: A

    LETRA A - Em dezembro de 2001, a Unesco concedeu à cidade de Goiás (conhecida como Goiás Velho) o título de Patrimônio Histórico da Humanidade, reconhecendo que a respectiva memória, cultura e arquitetura constituem características únicas representativas do passado colonial, bem como são testemunha das experiências coletivas e individuais partilhadas por uma mesma cultura.

    LETRA B - Um folclore religioso, com uma clara influência portuguesa, é a congada, presente em diversas cidades de Goiás, como, por exemplo, em Catalão. Por meio de danças e batuques, na congada, celebra-se a coroação do rei do congo. Comemoração essa, que são homenagens à nossa senhora do rosário que surgiu com o escravo Chico rei, que misturou catolicismo com ritos afros para agradecer sua alforria. Por esse motivo é que temos as danças dos congos (região do Congo) e moçambique (região de Moçambique), que incluía a parte religiosa (mistura de catolicismo e ritos afros).

    LETRA C - A Festa de Trindade de acordo com a fé cristã Católica é uma concepção ao e sua devoção começou no século XIX quando o casal de lavradores Constantino Xavier Maria e Ana Rosa Xavier encontraram às margens o córrego do Barro Preto, um medalhão com a Representação da coroando a nos céus. A construção de Goiânia se deu apenas no século XX.

    LETRA D - Cavalhada é uma celebração portuguesa tradicional que teve origem nos torneios medievais, onde os aristocratas exibiam em espetáculos públicos a sua destreza e valentia, e frequentemente envolvia temas do período da . São inspiradas nas antigas cruzadas onde cristãos e mouros matam uns aos outros em graves crise religiosa.

    LETRA E - Muitos edifícios e monumentos públicos (22 ao todo), localizados no centro da cidade de Goiânia, e o núcleo pioneiro de Campinas formam o conjunto tombado pelo Iphan em 2003, caracterizado principalmente pelo estilo arquitetônico art déco, símbolo da renovação moderna da cultura ocidental na primeira metade do século 20.

  • Copiando e colando...melhor comentário

    LETRA A - Em dezembro de 2001, a Unesco concedeu à cidade de Goiás (conhecida como Goiás Velho) o título de Patrimônio Histórico da Humanidade, reconhecendo que a respectiva memória, cultura e arquitetura constituem características únicas representativas do passado colonial, bem como são testemunha das experiências coletivas e individuais partilhadas por uma mesma cultura.

    LETRA B - Um folclore religioso, com uma clara influência portuguesa, é a congada, presente em diversas cidades de Goiás, como, por exemplo, em Catalão. Por meio de danças e batuques, na congada, celebra-se a coroação do rei do congo. Comemoração essa, que são homenagens à nossa senhora do rosário que surgiu com o escravo Chico rei, que misturou catolicismo com ritos afros para agradecer sua alforria. Por esse motivo é que temos as danças dos congos (região do Congo) e moçambique (região de Moçambique), que incluía a parte religiosa (mistura de catolicismo e ritos afros). 

    LETRA C - A Festa de Trindade de acordo com a fé cristã Católica é uma concepção ao e sua devoção começou no século XIX quando o casal de lavradores Constantino Xavier Maria e Ana Rosa Xavier encontraram às margens o córrego do Barro Preto, um medalhão com a Representação da coroando a nos céus. construção de Goiânia se deu apenas no século XX.

    LETRA D - Cavalhada é uma celebração portuguesa tradicional que teve origem nos torneios medievais, onde os aristocratas exibiam em espetáculos públicos a sua destreza e valentia, e frequentemente envolvia temas do período da . São inspiradas nas antigas cruzadas onde cristãos e mouros matam uns aos outros em graves crise religiosa. 

    LETRA E - Muitos edifícios e monumentos públicos (22 ao todo), localizados no centro da cidade de Goiânia, e o núcleo pioneiro de Campinas formam o conjunto tombado pelo Iphan em 2003, caracterizado principalmente pelo estilo arquitetônico art déco, símbolo da renovação moderna da cultura ocidental na primeira metade do século 20.

  • a)   ITEM CORRETO.

    b)  De influência africana, a congada de Catalão não celebra a Paixão de Cristo. ITEM INCORRETO.

    c)   A Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, é uma das mais importantes do Estado e reúne, todos os anos, fiéis de todo o Brasil, e até de outros países. A romaria teria começado em 1840, no arraial de Barro Preto, que deu lugar ao município. Na época, moradores encontraram uma medalha de barro, onde estava representada a Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora. O fato levou várias pessoas ao local. Com o tempo, surgiu a romaria. Item incorreto. Já a construção de Goiânia ocorreu apenas no século XX. ITEM INCORRETO

    d)  As cavalhadas não ocorrem no período natalino. Ademais, esta festa representa um período conflituoso entre cristãos e mouros se matavam. ITEM INCORRETO.

    e)   O estilo arquitetônico dos prédios citados é o art déco. ITEM INCORRETO.

    Resposta: A


ID
2889544
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Planejada para 50 mil pessoas, Goiânia possui hoje mais de 1,3 milhão de habitantes. Distante 209 quilômetros de Brasília e com área aproximada de 740 quilômetros quadrados, a cidade faz parte da Mesorregião do Centro-Oeste e da Microrregião de Goiânia. Possui uma geografia contínua, com poucos morros e baixadas, tendo terras planas na maior parte de seu território, com destaque para o Rio Meia Ponte.

A respeito da cidade de Goiânia e da respectiva região metropolitana, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    Sofreu um acelerado crescimento populacional desde a década de 1960, atingindo um milhão de habitantes cerca de sessenta anos depois de sua fundação. Desde seu início, a sua arquitetura teve influência do Art Déco, que definiu a fisionomia dos primeiros prédios da cidade e a fez conhecida como o maior sítio Art Déco da América Latina.​

     

    http://www4.goiania.go.gov.br/portal/goiania.asp?s=2&tt=con&cd=1964

  • ESTRATÉGIA CONCURSO = https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/ale-go-possivel-recurso-em-realidades-de-goias/

    Gabarito B

    "A construção de Goiânia fez parte do programa lançado por Getúlio Vargas “A Marcha para o Oeste”. O maior emblema da expansão territorial foi a construção da nova capital, levada adiante pelo governador do estado Pedro Ludovico. A construção começou em 1932, foi lançada a pedra fundamental em 1937 e inaugurada em 1942. Atualmente a região metropolitana é formada por 20 municípios, desde a ampliação em 2018, e possui uma população de aproximadamente 1,5 milhões de habitantes. É a segunda maior aglomeração urbana do centro oeste e a primeira é Brasília. A construção da cidade foi feita pelo arquiteto urbanista Atílio Correa, que se inspirou nas vanguardas mais modernas da época, no caso o Art Decó francês. Na década de 30 o modernismo era esse. A banca tentou confundir com o modernismo de Brasília da década de 50. O plano piloto de Brasília foi o emblema do urbanismo moderno. Então a banca tentou confundir com o conceito moderno. Quem ficou na dúvida, teria que apostar na identificação do erro em cada proposição"

  • "Goiânia, cidade que encanta e seduz. Durante o dia falta água, durante a noite falta luz." (Monteiro Lobato, enquanto hospedado no grande hotel de Goiânia, década de 40)
  • F - A) Goiânia surgiu por determinação do governo de Juscelino Kubitschek (1956 a 1961) para acelerar o programa de desenvolvimento denominado marcha para o Oeste.

    Pedro Ludovico. Pedro Ludovico foi um dos líderes da Revolução de 1930, em Goiás, interventor federal no estado (1930-1933) e governador de 1935 a 1937, foi responsável direto pela mudança da capital de Goiás para Goiânia.

    V - B) Com uma arquitetura modernista, Goiânia ficou conhecida como o maior sítio Art Déco da América Latina

    F - C) A região metropolitana de Goiânia integra 32 municípios e uma população aproximada de 4,5 milhões de habitantes.

    20 municípios.

    F - D) Sendo considerada um centro estratégico para áreas como indústria, medicina, moda e agricultura, Goiânia é também a cidade mais populosa do Centro-Oeste.

    A cidade mais populosa do Centro-Oeste é Brasília.

    F - E) Pedro Ludovico lançou a pedra fundamental da nova capital do estado de Goiás em 24 de outubro de 1956.

    A pedra fundamental foi lançada em 1933.

  • A)Goiânia surgiu por determinação do governo de Juscelino Kubitschek (1956 a 1961) para acelerar o programa de desenvolvimento denominado marcha para o Oeste.

    (Em 1930, a revolução liderada por Getúlio Vargas impôs uma renovação das lideranças políticas nacionais e regionais.Foi daí que o médico Pedro Ludovico Teixeira foi nomeado como interventor do estado de Goiás e, estabelecendo um sentido de renovação, buscou colocar em prática o projeto de mudança da capital. No ano de 1932 foi organizada uma comissão que deveria realizar a escolha da melhor região para a qual a nova capital seria transferida. A escolha acabou sendo realizada em função de cidades que já existiam e, entre as opções existentes, a nova capital veio a ser definida nas proximidades da cidade de Campinas, hoje o mais antigo bairro de Goiânia).

    B )Com uma arquitetura modernista, Goiânia ficou conhecida como o maior sítio Art Déco da América Latina (VERDADEIRA)

    C)A região metropolitana de Goiânia integra 32 municípios e uma população aproximada de 4,5 milhões de habitantes.

    (20 Municípios)

    D)Sendo considerada um centro estratégico para áreas como indústria, medicina, moda e agricultura, Goiânia é também a cidade mais populosa do Centro-Oeste.

    ( Brasília- DF.)

    E) Pedro Ludovico lançou a pedra fundamental da nova capital do estado de Goiás em 24 de outubro de 1956.

    (A Pedra Fundamental foi lançada em 1933. Já em 1937, o decreto de número 1816 oficializava definitivamente a transferência da capital da Cidade de Goiás para Goiânia)

  • A)Goiânia surgiu por determinação do governo de Juscelino Kubitschek (1956 a 1961) para acelerar o programa de desenvolvimento denominado marcha para o Oeste.

    (Em 1930, a revolução liderada por Getúlio Vargas impôs uma renovação das lideranças políticas nacionais e regionais.Foi daí que o médico Pedro Ludovico Teixeira foi nomeado como interventor do estado de Goiás e, estabelecendo um sentido de renovação, buscou colocar em prática o projeto de mudança da capital. No ano de 1932 foi organizada uma comissão que deveria realizar a escolha da melhor região para a qual a nova capital seria transferida. A escolha acabou sendo realizada em função de cidades que já existiam e, entre as opções existentes, a nova capital veio a ser definida nas proximidades da cidade de Campinas, hoje o mais antigo bairro de Goiânia).

    B )Com uma arquitetura modernista, Goiânia ficou conhecida como o maior sítio Art Déco da América Latina (VERDADEIRA)

    C)A região metropolitana de Goiânia integra 32 municípios e uma população aproximada de 4,5 milhões de habitantes.

    (20 Municípios)

    D)Sendo considerada um centro estratégico para áreas como indústria, medicina, moda e agricultura, Goiânia é também a cidade mais populosa do Centro-Oeste.

    ( Brasília- DF.)

    E) Pedro Ludovico lançou a pedra fundamental da nova capital do estado de Goiás em 24 de outubro de 1956.

    (A Pedra Fundamental foi lançada em 1933. Já em 1937, o decreto de número 1816 oficializava definitivamente a transferência da capital da Cidade de Goiás para Goiânia)

  • (21 municípios)

    LEI COMPLEMENTAR Nº 149, DE 15 DE MAIO DE 2019

     

      

    Altera a , que dispõe sobre a Região Metropolitana de Goiânia, o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia, cria o Instituto de Planejamento Metropolitano e dá outras providências.

     

    A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS, nos termos do    art. 23, § 7º, da Constituição Estadual, por seu Presidente, promulga a seguinte Lei Complementar:

    Art. 1° O art. 1° da , passa a vigorar com o seguinte acréscimo:

    “Art. 1° A Região Metropolitana de Goiânia (RMG), instituída para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum, é compreendida pelos Municípios de Goiânia, Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade. ”(NR)

    Art. 2° Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação.

    ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS, em Goiânia, 15 de maio de 2019.

     

    Deputado LISSAUER VIEIRA

    - PRESIDENTE -

     

    (D.O. de 30-05-2019)

  • GAB: B

  • Germano, se não for agregar ao cometários apenas pare com essa de #PMGO cara. Você esta descendo os melhores cometários do QC sem agregar em nada. Ninguém quer saber pra qual concurso estuda.

    A) 1933 começaram os projetos para a nova capital Goiânia, sendo oficializada em 1945. Em seguida veio a construção de Brasília. 

    D) DF ultrapassa

    E) Lançou em 1933.

    GAB B

  • Vamos todos denunciar esse German o stive. Os comentários dele não agrega em nada e são nada construtivo. Só comenta bobagem.

  • mesmo não sabendo desse art deco, fui por eliminação..hehehe

  • A construção de Goiânia fez parte do programa lançado por Getúlio Vargas “A Marcha para o Oeste”. O maior emblema da expansão territorial foi a construção da nova capital, levada adiante pelo governador do estado Pedro Ludovico. A construção começou em 1932, foi lançada a pedra fundamental em 1937 e inaugurada em 1942. Atualmente a região metropolitana é formada por 20 municípios, desde a ampliação em 2018, e possui uma população de aproximadamente 1,5 milhões de habitantes. É a segunda maior aglomeração urbana do centro oeste e a primeira é Brasília. A construção da cidade foi feita pelo arquiteto urbanista Atílio Correa, que se inspirou nas vanguardas mais modernas da época, no caso o Art Decó francês. Na década de 30 o modernismo era esse. A banca tentou confundir com o modernismo de Brasília da década de 50. O plano piloto de Brasília foi o emblema do urbanismo moderno. Então a banca tentou confundir com o conceito moderno. Quem ficou na dúvida, teria que apostar na identificação do erro em cada proposição.

    fonte: estrategia

  • a) Errada - Goiânia foi idealizada depois da revolução de 30 quando Pedro Ludovico Teixeira foi nomeado, por Getúlio Vargas, interventor de Goiás. O principal objetivo do governo GV era eliminar a oposição das oligarquias e retirar o poder das mãos dos coronéis (em Goiás pertencia aos Caiados), bem como desenvolver o Estado Nacional. A mudança da capital fazia parte do plano "Marcha para o Oeste".

    b) Certa - Com uma arquitetura modernista, Goiânia ficou conhecida como o maior sítio Art Déco da América Latina

    c) Errada - A RMG possui atualmente 21 municípios (conforme LC 149-2019 que incluiu o Município de Santa Barbara de Goiás) e uma população aproximada de 1,5 milhões de habitantes (IBGE 2019)

    d) Errada - Cidade mais populosa do Centro-Oeste é Brasilia (3,015 milhoes de habitantes)

    e) Errada - A pedra fundamental de Goiânia foi lançada em 24 de outubro de 1933 (24 de outubro foi escolhido para homenagear a revolução de 1930 - 3 anos antes)

  • Comentário da Daniela Bahia top !!! ajudou muito .

  • Letra b.

    a) Errada. Goiânia surgiu durante o governo de Getúlio Vargas.

    b) Certa. Em vários momentos a Art Déco é citada relacionada à Goiânia.

    c) Errada. Com redação dada pela Lei Complementar n. 149 de 15 de maio de 2019 (Diário Oficial do Estado de Goiás 30/05/2019): A Região Metropolitana de Goiânia (RMG), instituída para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum, é compreendida pelos Municípios de Goiânia, Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

    d) Errada. A cidade mais populosa do Centro-Oeste é Brasília.

    e) Errada. A pedra fundamental de Goiânia foi colocada em 24 de outubro de 1933.

    Questão comentada pelo Prof. Daniel Vasconcelos

  • a) Goiânia surgiu por determinação do governo de Juscelino Kubitschek (1956 a 1961) para acelerar o programa de desenvolvimento denominado marcha para o Oeste- FALSA

    A construção de Goiânia pode ser entendida como a grande obra de Pedro Ludovico Teixeira. No contexto, ocorrido logo após a revolução de 1930, presidia o Brasil Getúlio Vargas e governava o Estado de Goiás Pedro Ludovico. A construção de Goiânia dentro da "Marcha para Oeste" de Getúlio Vargas representou o segundo dinamismo na urbanização de Goiás.

    b) Com uma arquitetura modernista, Goiânia ficou conhecida como o maior sítio Art Déco da América Latina- CORRETA

    c) A região metropolitana de Goiânia integra 32 municípios e uma população aproximada de 4,5 milhões de habitantes. FALSA

    A região metropolitana de Goiânia, definida pela Lei complementar Estadual nº 27/ 1999 e alterações posteriores. A grande Goiânia compreende 20 municípios.

    d) Sendo considerada um centro estratégico para áreas como indústria, medicina, moda e agricultura, Goiânia é também a cidade mais populosa do Centro-Oeste. FALSA

    A cidade mais populosa do Centro- Oeste é Brasília com 2.562.963 habitantes

    e) Pedro Ludovico lançou a pedra fundamental da nova capital do estado de Goiás em 24 de outubro de 1956. FALSA

    O lançamento da Pedra Fundamental, por Pedro Ludovico Teixeira, ocorreu em 24/10/1933.

  • Goiânia tem 20 municípios
  • A cidade mais populosa do centro oeste é Brasilia
  • Fala galera, lembrem-se que a REDAÇÃO REPROVA também. Se você está desesperado e pensando em contar com a sorte, então você precisa do PROJETO DESESPERADOS. Esse curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, tudo em um só lugar.

    Você vai ter desejado ter feito esse curso, se deixar passar essa oportunidade.

    https://go.hotmart.com/Q52663110A

  • Atualmente, a Região Metropolitana de Goiânia possui 21 municípios, nos termos do art. 1º da Lei Complementar nº 139/2018, com redação dada pela Lei Complementar nº 149/2019:

    Art. 1° A Região Metropolitana de Goiânia (RMG), instituída para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum, é compreendida pelos Municípios de Goiânia, Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

  • Em 11/11/21 às 15:00, você respondeu a opção B.

    Você acertou!Em 14/10/21 às 16:25, você respondeu a opção B.

    Você acertou!Em 08/10/21 às 16:22, você respondeu a opção B.

    Você acertou!Em 09/09/21 às 15:43, você respondeu a opção B.

    Você acertou!Em 12/08/21 às 17:19, você respondeu a opção B.

    FORÇA E HONRA!!!

    PMGO 2022

  • a) A Goiânia construção de Goiânia é apontada como obra de Pedro Ludovico Teixeira, o que aconteceu após a Revolução de 1930, graças à liderança de Getúlio Vargas. ITEM INCORRETO.

    b) ITEM CORRETO.

    c) A região metropolitana de Goiânia integra 20 municípios. ITEM INCORRETO.

    d) Brasília é a cidade mais populosa do Centro-Oeste, com mais de 3 milhões de habitantes. ITEM INCORRETO.

    e) Em outubro de 1933, em local definido pelo engenheiro, arquiteto, urbanista e paisagista Attilio Corrêa Lima, responsável pelo projeto urbanístico da nova capital, Pedro Ludovico lançou a pedra fundamental de Goiânia. ITEM INCORRETO.

    Resposta: B

  • kkkkkkkkkkkkkkk Eu nem comentei nada ainda???!

    PAREM DE CHOREIRA ,Hyago Pires e Fabiana Brandão!!

    GABARITO B)

    A art déco em Goiânia surgiu ainda em seus projetos iniciais, quando a capital existia apenas no papel. Foi construída com a finalidade de deixar para trás o antigo estilo colonial, sendo marcada pela modernidade e sofisticação.

    Para você ter ideia, ao levar em consideração as Américas, integramos a segunda cidade mais importante a carregar consigo tal estilo arquitetônico. São vinte e dois edifícios e monumentos espalhados pela capital que já foram tombados como patrimônio pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), transformando Goiânia em referência

    > O NASCIMENTO DO ART DÉCO <

    O estilo, também conhecido apenas como “Deco”, teve início na França em meados de 1910, no entanto, atingiu seu ápice entre os anos de 1920 a 1930.

    Em 1925 aconteceu a Exposição Internacional de Artes Decorativas, que foi fundamental para consagrar o estilo que usa a geometria, estampas e sofisticação como uma de suas principais características. A art déco influenciou não apenas a arquitetura, mas também o design de interiores, a pintura, as artes gráficas e a moda.

    < ART DÉCO EM GOIÂNIA >

    A capital goiana reúne o maior acervo em art déco de todo o Brasil. Devemos isso a ninguém menos que Atílio Corrêa Lima, arquiteto responsável pelo plano urbanístico de Goiânia. Há pouco tempo ele havia finalizado seus estudos na França, onde teve a oportunidade de adquirir vasto repertório no estilo.

    Ao se tornar o responsável pelo projeto da cidade, encontrou na art déco uma alternativa para exteriorizar toda a modernidade e progresso que a nova capital representava para o estado. Os edifícios e monumentos eram inovadores, diferente de tudo aquilo que era comum na época.

    Embora façam parte de nosso patrimônio histórico e cultural, é lamentável perceber que, atualmente, muitos se encontram em estado de abandono e sofrem com atos de vandalismo. Mesmo assim, seu valor continua incalculável.

    Os princípais elementos de art déco em Goiânia.

    1- Art Déco na praça cívica, 2- Grande hotel, 3- Teatro Goiânia, 4- Museu Pedro Ludovico, 5- Colégio Estadual Lycey de Goiânia, 6- Prédio do instituto Federal de Goiàs (IFG), 7- Mureta e Trampolim do Parque Lago das Rosas, 8- Art déco na Antiga Estação Ferroviária, 9- Torre do Rélogio, 10- Hotel Dom Bosco.

    VIVA O RAIO.


ID
2889916
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A construção da Estrada de Ferro Goiás foi um marco importante para a economia goiana e responsável pelo incremento das relações comerciais com o sudeste brasileiro. Acerca da referida estrada de ferro e da modernização da economia goiana, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    A estrada de ferro surgiu em  de  e em 1911 chegando as terras goianas como uma solução para os produtores, comerciantes e políticos goianos, que precisavam atender às necessidades da economia da região. Especificamente a ferrovia veio ligar goiás ( Vila Boa) a cidade de Cbatão como fim da estação. A Estrada de Ferro surgiu como uma alternativa para romper o estrangulamento da economia goiana quanto à sua demanda por um meio de transporte que viesse atender as necessidades de escoamento de sua produção.

  • A ferrovia adentrou o território goiano efetivamente em 1911, proveniente do triângulo mineiro. A partir da respectiva construção, houve um impulso da agropecuária regional mediante o aumento das exportações, bem como o fortalecimento da economia urbana nas áreas de influência da ferrovia.

    GB\A

    PMGO

  • A ferrovia foi inaugurada em 1913 na cidade de ipameri-go , que na época o governador era Antônio Ramos Caiado ( toto caiado ) , que possibilitou a retomada nas negociações com os polos litorâneos por meio dar charqueadas .
  • Questão que confunde! Aspgo!
  • A Estrada de Ferro Goiás foi uma ferrovia do governo federal, mais tarde incorporada à RFFSA, com aproximadamente quatrocentos e oitenta quilômetros de extensão e trinta estações, que ligava a cidade de Araguari, no Estado de MG, à cidade de Goiânia, no Estado de GO.

    Fonte: Wikipédia.

  • Estrada de Ferro de Goias

    Borges (1990), comenta que a criação da Companhia Estrada de Ferro Goiás, em 3 de março de 1906, tinha caráter privado e era apoiada pelo governo federal, pelo  decreto nº 5.949 do então presidente Rodrigues Alves. A estrada de ferro surgiu como uma alternativa para romper o estrangulamento da economia goiana, quanto à sua demanda por um meio de transporte que viesse atender às necessidades de escoamento de sua produção.  Em 28 de março de 1906, a estrada recebeu esse nome através do decreto federal nº 5.949, pois até então ela se denominava Estrada de Ferro Alto Tocantins, autorizada para construir e explorar o trecho de Catalão a Palmas, objetivando ligar então a capital de Goiás a Cuiabá, e estas à rede ferroviária do país.

    Os trabalhos de construção da Estrada de Ferro Goiás, em solo goiano, tiveram início em 27 de maio de 1911, dois anos após o começo da implantação do trecho localizado na cidade de Araguari, no marco zero da ferrovia. Já em 1912, as obras avançaram 80 quilômetros, chegando, dessa cidade mineira, muito próxima à cidade goiana de Goiandira, segundo Araújo (1974).

    Em função de problemas de caráter financeiro e administrativo, em 1920 a Companhia Estrada de Ferro Goiás, por meio do decreto nº 13.936 de janeiro daquele ano, obteve concessão para explorar os serviços ferroviários no Triângulo Mineiro e em Goiás, passando sua administração à União a qual levou adiante todas as suas obras de construção. Assim, a linha Araguari-Roncador com 234 quilômetros de extensão formou a nova Estrada de Ferro Goiás.

    Até o ano de 1952, a “Goiás”, percorria com os seus trilhos, aproximadamente, 480 quilômetros, chegando ao seu ponto mais distante em Goiânia. No total, 30 estações serviam à estrada, onde se destacavam as de: Araguari, Amanhece, Ararapira, Anhanguera, Goiandira (ponto de ligação com a Rede Mineira), Ipameri, Roncador, Pires do Rio, Engenheiro Balduíno, Vianópolis, Leopoldo de Bulhões, Anápolis e Goiânia (IBGE, 1954

  • LETRA A 

     

    ASP-GO

  • ASP - GO

    "Nunca desistir"

  • NOME DA FERROVIA: CENTRO ATLÂNTICO

  • Tá faltando comentário construtivo... Chega dessa p* de rumo a pqp.
  • vai lá babá de preso!

  • Justamente. Ficam agregando zero coisas postando cacete de #ASP #PM, entupindo os comentários sem necessidade. Ninguém quer saber pra qual concurso vocês estudam não.

    B(Na verdade os Estados quem construíram mas por problemas financeiros a administração passou a ser da União

    C) Na verdade se estendeu no norte de TO ao sul do Goiás.

  • LETRA A

    A Estrada de Ferro Goiás foi uma ferrovia do governo federal, mais tarde incorporada à RFFSA, com aproximadamente quatrocentos e oitenta quilômetros de extensão e trinta estações, que ligava a cidade de Araguari, no Estado de Minas Gerais, à cidade de Goiânia, no Estado de Goiás.

    A criação da estrada de ferro:

    A estrada de ferro surgiu em 3 de março de 1906, como uma solução para os produtores, comerciantes e políticos goianos, que precisavam atender às necessidades da economia da região. Denominada inicialmente Estrada de Ferro Alto Tocantins, de capital privado, foi autorizada a explorar o trecho de Catalão a Palmas, com o objetivo de ligar a cidade de Goiás, então capital do Estado, a Cuiabá. Em 28 de março de 1906, através do decreto 5.949 do então presidente Rodrigues Alves, a ferrovia passou a chamar se Estrada de Ferro Goiás. Em 27 de maio de 1911, dois anos após o início dos trabalhos no marco zero da ferrovia, os trilhos começaram a ser instalados no Estado de Goiás. Em janeiro de 1920, o governo federal assumiu a administração da Estrada de Ferro Goiás, que através do decreto nº 13.936, foi autorizada a explorar o transporte ferroviário na região do Triângulo Mineiro e em Goiás. A linha Araguari-Roncador, com 234 quilômetros de extensão, foi incorporada à nova Estrada de Ferro Goiás. Nos primeiros anos da década de cinquenta do século XX, a Estrada de Ferro Goiás já percorria todos os seus 480 quilômetros de extensão.

    O desenvolvimento econômico da região:

    A chegada dos trilhos da ferrovia, em solo goiano, teve uma importância fundamental para o desenvolvimento da economia da região, dominada, até então, por comerciantes das cidades do Triângulo. Desde a construção, em 1907, do ramal ferroviário que ligava a cidade mineira de Araguari à cidade goiana de Catalão, a cidade de Goiandira era o ponto de encontro das estradas, os comerciantes mineiros vinham sofrendo prejuízos em seus negócios. A partir de 1915, as cidades do sudeste de Goiás acabaram assumindo o controle do comércio regional, antes dominado pelas cidades do Triângulo Mineiro. A cidade mineira de Araguari, no entanto, continuou tendo significativa participação no comércio de Goiás, servindo de ponto de integração com as regiões sul e sudeste do País.

    Fonte: Projeto Caveira

  • Em 1906 surgiu a estrada de ferro e tinha como objetivo solução para os produtores, comerciantes e políticos.

    Primeiros trilhos em Goiás: 1911 e teve sua inauguração em 1913 na cidade de Ipameri/GO.

    Em 1920 o Governo federal retomou a administração da estrada de ferro.

    Nunca se esqueca dos nomes.

    Antes: Estrada de ferro Alto Tocantins.

    Depois: Estrada de ferro de Goiás.

    _________________________

    Deus abençoa quem luta.

  • Sou de RR, vou fazer a prova do ASP 2019 me adicionem em algum grupo de estudos daí do GOIÁS, please.

    Contato: 95 99128-0022

  • Alguem sabe dizer por gentileza o erro da letra "D" pois no texto que o "Sousa Assis" postou tem exatamente o que esta escrito na questão.

    desde ja grata.

  • ADRIANA MEDEIROS,

    Ligando os municípios de Uberlândia (MG) e Goiânia (GO), a Estrada de Ferro Goiás alcançou uma extensão de 480 km, totalizando 30 estações.

    O correto seria Araguari (MG).

  • A estrada de ferro surgiu em 03/031906 de , como uma solução para os produtores, comerciantes e políticos goianos, que precisavam atender às necessidades da economia da região.

    A chegada dos trilhos da ferrovia, em solo goiano, teve uma importância fundamental para o desenvolvimento da economia da região, dominada, até então, por comerciantes das cidades do triangulo .

    Desde a construção, em 1907, do ramal ferroviário que ligava a cidade mineira de araguari  à cidade goiana de catalão, a cidade de goiandira era o ponto de encontro das estradas, os comerciantes mineiros vinham sofrendo prejuízos em seus negócios. A partir de 1915 , as cidades do sudeste de  goias acabaram assumindo o controle do comércio regional, antes dominado pelas cidades do triangulo mineiro. A cidade mineira de araguari , no entanto, continuou tendo significativa participação no comércio de goias , servindo de ponto de integração com as regioes sul e  sudeste do País.

  • Letra a

    a) Certa. A construção da malha ferroviária no estado de Goiás permitiu um impulso à produção agropecuária na medida em que diminuiu custos de transporte e favoreceu o escoamento da produção integrando a economia ao restante do país.

    Questão comentada pelo Prof. Daniel Vasconcelos

  • Em 1906 surgiu a estrada de ferro e tinha como objetivo solução para os produtores, comerciantes e políticos.

    Primeiros trilhos em Goiás: 1911 e teve sua inauguração em 1913 na cidade de Ipameri/GO.

    Em 1920 Governo federal retomou administração da estrada de ferro.

    Nunca se esqueca dos nomes.

    AntesEstrada de ferro Alto Tocantins.

    DepoisEstrada de ferro de Goiás.

    ( persistir é nunca desistir) foco na caveira...

  • Com essa questão impossível não lembrar da música Amor de Trem, na voz do Leonardo: "E o trem que vai, pra Araguari, eu partia de Goiânia com destino a Uberlândia...". Boa pra memorizar hehehe

  • a)   ITEM CORRETO.

    b)  Inicialmente batizada de Estrada de Ferro Alto Tocantins, foi autorizada a explorar o trecho de Catalão a Palmas, com o objetivo de ligar a cidade de Goiás, então capital do Estado, a Cuiabá. Em 27 de maio de 1911, dois anos após o início dos trabalhos no marco zero da ferrovia, os trilhos começaram a ser instalados no Estado de Goiás. A Estrada de Ferro Goiás era uma ferrovia federal. ITEM INCORRETO.

    c)   A Estrada de Ferro Goiás contribuiu para conectar o estado principalmente às regiões Sul e Sudeste. ITEM INCORRETO.

    d)  Ligava a cidade de Araguari/MG (marco zero da ferrovia) à Goiânia/GO. ITEM INCORRETO.

    e)   À época, os trilhos avançam pelo estado, passando por cidades do Sudeste Goiano: Catalão, Goiandira, Ipameri, em 1913, Roncador (Pires do Rio), em 1914, Vianópolis, em 1924. Chega a Anápolis, em 1935, e em Goiânia, em 1952. Com a implantação da ferrovia, as cidades do Sudeste de Goiás passaram a assumir o controle do comércio regional, antes dominado pelas cidades do Triângulo Mineiro. ITEM INCORRETO.

    Resposta: A


ID
2895364
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em setembro de 2017 foram realizados vários eventos que lembraram os 30 anos do acidente com o Césio – 137, ocorrido em Goiânia. Nesse acidente radiológico, a contaminação se deu por meio de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Foi um desastre radioativo que aconteceu em Goiânia, em 1987. Ocorreu após dois catadores de lixo entrarem em contato com uma porção de cloreto de césio, o césio-137. O componente químico (um pó de brilho azulado) ficava dentro de um aparelho de tratamento de câncer, que estava em uma clínica abandonada na capital de Goiás.

  • GABARITO D

    PMGO

    acidente radiológico de Goiânia, amplamente conhecido como acidente com o césio-137, foi um grave episódio de contaminação por radioatividade em 13 de setembro de 1987, quando um aparelho utilizado em radioterapias foi encontrado dentro de uma clínica abandonada, no centro de Goiânia, em Goiás. Foi classificado como nível 5 (acidentes com consequências de longo alcance) na Escala Internacional de Acidentes Nucleares, que vai de zero a sete, em que o menor valor corresponde a um desvio, sem significação para segurança, enquanto no outro extremo estão localizados os acidentes graves.

    O instrumento foi encontrado por catadores de um ferro-velho do local, que entenderam tratar-se de sucata. Foi desmontado e repassado para terceiros, gerando um rastro de contaminação, o qual afetou seriamente a saúde de centenas de pessoas. O acidente com césio-137 foi o maior acidente radioativo do Brasil e o maior do mundo ocorrido fora das usinas nucleares além de ser considerado também o maior incidente envolvendo uma fonte radioativa desde sempre.

  • D.....Acidente radiológico de Goiânia, amplamente conhecido como acidente com o césio-137, foi um grave episódio de contaminação por radioatividade em 13 de setembro de 1987, quando um aparelho utilizado em radioterapias foi encontrado dentro de uma clínica abandonada, no centro de Goiânia, em Goiás;assistam esse video que separei pra voces 

  • COMPLEMENTANDO!!!!

    São mais de 6 mil toneladas de lixo contaminado com o césio-137, como roupas, móveis e até casas. Todo o material está em um imenso depósito, em Abadia de Goiás, a 20 km da capital.


ID
2898352
Banca
CS-UFG
Órgão
AparecidaPrev
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Antes de receber a denominação atual, Aparecida de Goiânia foi conhecida como

Alternativas
Comentários
  • B - Distrito de Goialândia

  • Nem todos sabem, mas a cidade de Aparecida de Goiânia, a principal dentre as cidades satélites da capital goiana, é mais antiga que a própria metrópole. Ela foi fundada em 11 de maio de 1922, enquanto que Goiânia foi fundada em 24 de outubro de 1933.

    Mas, se Goiânia não existia quando ela foi fundada, por que recebeu o nome de “Aparecida de Goiânia”, haja vista que na época sequer havia a possibilidade de a capital existir na região?

    O fato é que Aparecida não ganhou o status de município assim que fundada e mudou de nome várias vezes. Ela surgiu como povoado do então município de Pouso Alto (hoje, Piracanjuba), recebendo apenas o nome “Aparecida”, em homenagem à padroeira. Em 1958, ela passou a ser um distrito do município de Grimpas (que atualmente é Hidrolândia) e o nome foi então alterado para “Vila Aparecida de Goiás”.

    Ainda em 1958, a Lei Municipal número 1.406, de 26 de dezembro, mudou no nome da então Vila Aparecida de Goiás para Goialândia, uma mistura de Goiânia com Hidrolândia. Contudo, a pequena população local não gostou muito dessa ideia. Por isso, logo depois, o nome antigo foi retomado.

    Mais tarde, em 1963, a cidade então se emancipou, passando a finalmente se chamar de Aparecida de Goiânia, tal qual nós conhecemos atualmente. Na época, inclusive, o governo estadual promoveu vários assentamentos na cidade, o que promoveu o seu acelerado crescimento populacional, um dos maiores do país na época.

    A história de Aparecida de Goiânia tem a ver com a capela de Nossa Senhora de Aparecida, hoje uma paróquia na Praça da Matriz, no centro da cidade. O núcleo populacional original era formado por fazendeiros, com destaque para José Cândido de Queirós, Abrão Lourenço de Carvalho, Antônio Barbosa Sandoval, João Batista de Toledo e Aristides Frutuoso, além de suas respectivas famílias. Quem hoje anda pela área central do município reconhece esses nomes por terem sido dado às ruas locais.

    Atualmente, a cidade de Aparecida de Goiânia é a segunda mais populosa de Goiás, com 532.135 pessoas (dados do IBGE para 2016), além de ser a mais importante dentre as cidades satélites que formam a Região Metropolitana de Goiânia.

  • Fiquei sabendo disso agora ! Tenso
  • Gabarito - B

    Historia Aparecida de Goiânia

    A fundação da cidade de Aparecida de Goiânia foi possibilitada pela doação de terras feita por um grupo de fazendeiros da região à Igreja Católica em maio de 1922 e pertencia ao Município de Pouso Alto (atual Piracanjuba), logo depois em 1958 passou a integrar-se ao Município de Grimpas (atual Hidrolândia), tornando-se distrito. Em seguida, no dia 14 de novembro de 1963, o Distrito de Aparecida de Goiás emancipou-se de Hidrolândia , passando a se chamar Aparecida de Goiânia. Aparecida de Goiânia passou então a ser o alvo de inúmeros assentamentos promovidos principalmente pelo governo do estado, o que a impulsionou na classificação de um dos maiores índices de crescimento populacional do Brasil.

    O Município de Aparecida de Goiânia se chamou, ainda como povoado, Aparecida, nome derivado da padroeira do lugar, Nossa Senhora Aparecida. Em 1958, a Lei Municipal n. 1295 alterou-lhe o nome para Vila Aparecida de Goiás, e restaurou a condição de Distrito, sendo a derivação implícita. Ainda em 1958, a Lei Municipal n. 1.406, de 26 de dezembro, fixou-lhe o nome de Goialândia, formado de Goia de Goiânia e Lândia de Hidrolândia, o que indica Vila situada entre os municípios de Goiânia e Hidrolândia. O nome "Goialândia" porém não foi aceito por parte dos seus moradores, permanecendo o anterior.

    A Lei Estadual n. 4.927, de 14 de novembro de 1963 eleva à categoria de Município o Distrito, modificando-lhe o nome para Aparecida de Goiânia, já com foros de cidade, que pode ser dada como cidade que nasceu de Goiânia. Os primórdios da evolução social do pequenino povoado repousam na capelinha Nossa Senhora Aparecida. Local onde os moradores de então praticavam o culto religioso àquela que seria mais tarde consagrada a padroeira do lugar.

    ASPGO - 2019

  • Deixa de ser chato cara!!! (Germano Stive). Ninguem que saber da sua vida (PMGO), informe comentários relevantes!!!

  • Macete: Aparecida de Goiânia fica geograficamente entre Goiânia e Hidrolândia, Goiânia, Aparecida e Hidrolândia; Distrito de Goialândia.

  • Nem todos sabem, mas a cidade de Aparecida de Goiânia, a principal dentre as cidades satélites da capital goiana, é mais antiga que a própria metrópole. Ela foi fundada em 11 de maio de 1922, enquanto que Goiânia foi fundada em 24 de outubro de 1933.

    gb b pmgo

    pmgo

  • Nem todos sabem, mas a cidade de Aparecida de Goiânia, a principal dentre as cidades satélites da capital goiana, é mais antiga que a própria metrópole. Ela foi fundada em 11 de maio de 1922, enquanto que Goiânia foi fundada em 24 de outubro de 1933.

    gb b pmgo

    pmgo

  • pcdf

  • BOOOOOA @ESTUDANTE SOLIDÁRIO, ESSE RUBENS SÓ CHORA...

  • BOOOOOA @ESTUDANTE SOLIDÁRIO, ESSE RUBENS SÓ CHORA...


ID
3110233
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Várzea - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

É chamada de “Capital do Cerrado”. Está localizada no Planalto Central e possui cerca de 1 milhão de habitantes.

A capital que o texto faz referência é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Eternizado pela canção homônima, a cidade de Goiânia é uma das mais queridas do Brasil. Conhecida como a Capital do Cerrado, é hoje a segunda mais populosa da região Centro-Oeste, ficando atrás apenas de Brasília.

    ? Além de ser um ótimo destino para pessoas que gostam de conhecer mais sobre a história do nosso país, graças ao incrível Centro Histórico da cidade, Goiânia é um passeio que agrada os mais diversos grupos por conta da variedade de atrações existentes no seu território.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • boto fé nessa letra A

    P O L Í CI A

    P E N A LLLLLLLLLLLL

    GOIÁS.

  • Goiânia também á a maior Metrópole regional do pais com aproximadamente 2 milhões de abitantes.

  • GABARITO A

    PMGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ((FUNDAÇÃO))) #GYN

    A proposta de transferir a capital de Goiás permaneceu em latência até à REVOLUÇÃO DE 30 quando PEDRO LUDOVICO TEIXEIRA foi nomeado interventor federal por GETÚLIO VARGAS No final de 1932, ele tomou as primeiras providências para que Goiânia fosse construída. A proposta de transferir a capital de Goiás, que àquela altura já durava há pelo menos 180 anos, encontrou campo fértil na política do governo federal. A decisão de Pedro Ludovico estava em consonância com a , MARCHA PARA OESTE política desenvolvida pelo GOVERNO VARGAS para acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do CENTRO-OESTE brasileiro. O sucesso da Marcha dependia da implantação de uma infraestrutura básica que possibilitasse a migração de pessoas do SUL e do SUDESTE ; assim sendo, Pedro Ludovico promoveu, além da mudança da capital, a construção de RODOVIAS e uma REFORMA AGRÁRIA.

  • GOIÂNIA 1,3 MILHÕES DE HABITANTES.

    Gab/A

    Polícia Penal GO

  • O avaliador preferiu não cravar o número exato de habitantes da cidade e optou pela expressão “cerca de”.

    De qualquer forma, o gabarito desta questão é a cidade de Goiânia, que possui 1,5 milhão de habitantes e que é conhecida também como “Capital do Cerrado”.

    Gabarito: A

  • Goiânia - 1.5 milhões de habitantes

    Brasília - 3 milhões de habitantes

    2021

  • GOIÂNIA É A CAPITAL DO CERRADO.

    EXPLICAÇÃO: https://www.curtamais.com.br/goiania/porque-goiania-e-conhecida-como-a-capital-do-cerrado


ID
3821266
Banca
IFG
Órgão
IF-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Por fim, vamos notar Goiânia como uma consolidação entre urbano e o rural, capaz de absorver os elementos existentes e as ideias em trânsito, o velho e o novo, a oligarquia e a revolução, a agricultura e o comércio. Enfim, Goiânia será também uma obra deste período de transição”
CHAUL, Nasr N. F. A construção de Goiânia e a transferência da capital. Goiânia: Editora da UFG, 1988. p. 46.

Com base no texto do historiador Nasr N. F. Chaul, marque a alternativa correta.

Alternativas

ID
3907627
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o texto a seguir.

Na manhã do dia 6 de dezembro, o garoto Gessiron Alves Franco (o futuro artista plástico Siron Franco), amigo da família, encontrou os corpos de Wanderley Matteucci (35 anos); Lourdes Pinheiro (23); Walkíria (6); Wagner (5); Wolney (4) e Wilma (9 meses). Apenas a garotinha de 2 anos, Wânia Márcia, inexplicavelmente, foi poupada. Com exceção de Wolney, asfixiado com uma gravata, todos os demais foram mortos a golpe de machado. A chacina causou uma grande comoção em Goiânia e teve repercussão nacional.
OLIVEIRA, E. C. de. A Outra História de Goiânia: crimes e tragédias. In: SILVA, A. L. da; OLIVEIRA, E. C. de (Orgs.). Goiânia em Mosaico: visões sobre a capital do cerrado. Goiânia: Editora da PUC/GO, 2015. p. 82 – 83.

O massacre descrito no texto, ocorrido em Goiânia em 1957, que inspirou a produção de diversos livros e filmes, ficou conhecido como

Alternativas

ID
3908335
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o texto a seguir.

Há 30 anos, Goiânia esteve nos noticiários do mundo todo devido ao acidente com o Césio-137. O desastre começou no dia 13 de setembro de 1987, e é considerado, até hoje, o maior acidente radiológico em área urbana do mundo.

Disponível em: <http://Programamateriapri.wixsite.com/matéria-prima/single-post/2017/04/23/30-anos-do-Acidente-com-Césio-137-em-Goiânia>. Acesso em: 18 ago 2017.

A informação do texto de que o acidente radiológico de Goiânia é o maior em área urbana do mundo é

Alternativas

ID
5552356
Banca
Aroeira
Órgão
Prefeitura de Luziânia - GO
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia os dois textos a seguir:

TEXTO 1
    “Monumento das Três Raças, esta obra de rara beleza está localizada na Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, antiga Praça Cívica, no centro da cidade, entre os palácios das Esmeraldas e Campinas, respectivamente, sede dos governos estadual e municipal. Divulgado como símbolo de Goiânia, é exibido como cenário nas fotografias dos turistas. O monumento foi criado em 1968 pela artista plástica Neusa Moraes. Trata-se de uma estrutura fundida com trezentos quilos de bronze e possui sete metros”.
(Disponível em: ipatrimonio.org/goiania-monumento-as-tres-racas, Acesso em: 22 out. 2021).

TEXTO 2
    “Um dos textos historiográficos mais conhecidos acerca da formação da nação brasileira é Como se deve escrever a história do Brasil, do viajante e biólogo Phillipe Von Martius. [...] A fórmula de Martius, narrativa, permeada pelo ‘encontro’ entre as três raças, abriu um campo representativo da nacionalidade, sob o domínio da estética romântica. Entre o indígena, o escravo e o colonizador firmar-se-ia um sistema de controle das diferenças, garantia de governabilidade para o Estado Monárquico. O Instituto Histórico Geográfico Brasileiro volta o olhar para passado em busca de pistas que valorizassem os vestígios do mundo indígena e da ação colonizadora, abrindo caminho para ordenação da imaginação historiadora sobre a identidade nacional”.
(ARRAIS, C. A.; SANDES, N. F. A história escrita: percursos da historiografia goiana. Goiânia: Editora da UFG, 2018. p. 28).

Assinale a alternativa que relaciona os dois textos de maneira correta:  

Alternativas
Comentários
  • lembrei da FCC KKK

  • A grande dúvida é: É possível dizer que no período monárquico havia um imaginário nacional que celebra a união de todos os povos?

  • Essa banca é aroeira mesmo.

  • A banca além de esquerdista é manipuladora

  • união e paz??

  • Tá explicado o viés esquerdista dos professores. Projeto elitista de união e paz ??? eu hein!

  • Imaginário nacional no período monarca. Gostaria de saber mais, pois, considerei errada.