SóProvas


ID
152011
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em relação à técnica de mapeamento de competências.

I. Por meio do mapeamento, é possível levantar os pontos fortes, que tornam as pessoas aptas para algumas tarefas, e os pontos fracos, que devem ser aperfeiçoados para que o profissional possa autogerenciar sua carreira.

II. Enfatiza os aspectos excepcionais do desempenho, realçando as exceções positivas, que devem ser aplicadas, e negativas, que devem ser corrigidas ou eliminadas.

III. Os modelos de mapeamento são estruturados a partir das competências essenciais previamente levantadas e definidas que comparem os diversos perfis profissionais da organização com aqueles identificados no mercado.

IV. Os indicadores devem ser sistêmicos, visualizando a empresa como um conjunto homogêneo e integrado, decorrente do planejamento estratégico de recursos humanos.

V. A definição do núcleo de competências deve ser estruturada com base nas competências relacionadas como fatores críticos de sucesso em cada unidade de negócios ou grupo de funções.

Alternativas
Comentários
  • Questao Dificil!

    I - Correta. Atraves dos pontos fortes e fracos podemos trabalhar para que a pessoa autogerencie a busca continua por Competencias que a Organizaçao precisa para chegar no topo. A pessoa deve ter este compromisso com ela mesma.

    II- Errada. O Mapeamento e Identificaçao de Competencias deve buscar as Competencias NECESSÁRIAS.

    III- Cerro - Como falei acima, Busca-se identificar as competencias necessárias (essenciais) e ver se existem mais algumas a acrescentar (comprando com as do Mercado e a própria organizaçao).

    IV- Errada - Os indicadores devem ser Individual para cada equipe/area, pois nao há homogenidade estre as áreas de uma organizaçao. Visam verificar se as Competencias essenciais estao sendo absolvidas conforme plano.

    V- Correta - Como falei acima, cada área (unidade) tem suas Competencias Essenciais Próprias. E Claro, a Organizaçao deve concentrar-se nas mais ciriticas e Urgentes.

    Espero ter ajudado.

     

  • Falando um pouco sobre mapeamento:

    "Para mapear então as competências na organização podemos utilizar o roteiro a seguir:

    - Descrever quais as competências técnicas necessárias ao cargo ou função. Neste momento devemos descrever também o “CHA” para cada competência avaliada como necessário ser observada.

    - Descrever quais as competências comportamentais necessárias ao cargo ou função.-

    - Estabelecer um “peso” de 0 a 5 para cada uma das competências técnicas e comportamentais.

    - Elaborar técnicas para avaliar estas competências. Neste momento podemos utilizar entrevistas individuais, questionários, avaliações de uns pelos outros e, principalmente, muita observação rotineira.


    Uma vez com os dados na mão e, comparando-os com o que foi pré-estabelecido como “competência ideal” naquele quesito, para a organização, podemos determinar os “gaps”, ou seja, a distância real entre aquilo que a organização entende e deseja como excelência e, como ela se encontra no momento, em função do resultado das avaliações feitas com os funcionários."

     

    Extraído do site http://www.diferencialbr.com.br/mapeamento.html 

  • A II é errada porque a gestão por competências não trabalha 
    com aspectos EXCEPCIONAIS, e sim com o COTIDIANO, com as entregas realmente 
    feitas,  o  desempenho  realmente  realizado.  

    A  IV  é  errada  porque  a  empresa não  é  um  conjunto  homogêneo,  e  sim  heterogêneo,  mas  que  trabalha,  cada 
    um com suas competências, para alcançar as metas propostas


    GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES – CURSO PREPARATÓRIO PARA O TSE 
    Prof. Flávio Pompêo                   www.pontodosconcursos.com.br
  • GABARITO: C

    Mais uma questão típica de algumas bancas, como a FCC. Ela traz um conhecimento super detalhado, que até pessoas com mestrado e doutorado na área teriam dificuldades em responder com 100% de certeza, pois é impossível saber o que todos os autores dizem sobre um assunto!

    Apesar disso, ela dá uma colher de chá para o candidato: basta identificar um erro mais grosseiro em um dos itens para “matar” a charada.

    Neste caso, o erro está no item II: ele trata do mapeamento de competência mas traz a definição de “métodos de incidentes críticos”, que nada tem a ver com aquele assunto.

    Eliminando-se o item II, verifica-se que a única alternativa que não apresenta este item é a alternativa C.

    Lembre-se: aprender o assunto é fundamental, mas saber responder as questões de prova é mais importante ainda!


    FONTE: Professor Carlos Xavier, Estratégia Concursos