-
A avaliação a 360º é constituída por 5 fontes diferentes, o que traz mais vantagens a quem está a ser avaliado, pois existe uma maior possibilidade de recolha de informação (feedback) com base em diferentes perspectivas, podendo ter um conhecimento mais preciso acerca do impacto do seu trabalho e para além disso, identificar as áreas ou aspectos em que é necessário melhorar a sua actividades.
Neste sentido, a avaliação de 360 graus funciona sobretudo, como um processo de feedback no quadro do desenvolvimento profissional dos funcionários de uma organização.
-
vantagens da avaliação 360 graus:
-credibilidade apoiada em diferentes opiniões ( colegas, subordinados, pares, fornecedores, gestor, usuários, líderes)
- maior probabilidade de imparcialidade
- confronto de várias avaliações com a auto-avaliação
-
ALTERNATIVA "A"
Avaliação 360 Graus – também conhecido como Feedback 360 Graus, Avaliação Multivisão e Feedback com Múltiplas Fontes – É um método de avaliação utilizado na área de Gestão Estratégica de Pessoas que tem por objetivo apoiar o desenvolvimento e o desempenho gerencial. Em especial, contribui para o desenvolvimento de competências e comportamentos de liderança demandados pela organização que o utiliza.
Trata-se de um processo no qual os participantes do programa recebem simultaneamente feedbacks estruturados de seus superiores, pares, subordinados e outros stakeholders. O participante executa também uma auto-avaliação.
Estes feedbacks são fornecidos por meio de um questionário específico que descreve os comportamentos de liderança considerados essenciais pela organização, a fim de viabilizar os seus objetivos estratégicos.
Os resultados destes feedback são confidenciais e a pessoa que os recebe não sabe quem a avaliou. Somente o avaliado terá acesso ao resultado integral da avaliação.
Trata-se pois de um instrumento individual: o avaliado utiliza os feedbacks recebidos para guiar o seu desenvolvimento profissional, principalmente no que se refere a competências e comportamentos de liderança.
Segundo a Fundação Carlos Chagas é "o método de avaliação de desempenho mais adequado para assegurar o ajustamento de funcionário às demandas que ele recebe do ambiente interno e externo à organização".
-
A avaliação 360graus funciona no sentido de assegurar a adaptabilidade e o ajustamento do funcionário às variadas demandas que ele recebe de seu ambiente de trabalho ou pelos parceiros.
Ex: Funcionário recebe feedback de cliente, chefe, colega de trabalho e vai tentando se adequar ao comportamento sugerido como adequado.
-
GABARITO: A
Veja como a FCC fez uma questão parecida em 2009 e 2011! Quem sabe ela também não faz na nossa prova?!
Como já foi dito, a avaliação 360 graus apresenta a vantagem de facilitar a adaptação dos funcionários às demandas dos diferentes stakeholders interessados no seu trabalho!
-
Outra questão para ver como é cobrada:
O método de avaliação de desempenho mais adequado para assegurar o ajustamento de funcionário às demandas que ele recebe do ambiente interno e externo à organização é a advinda da
c)avaliação 360°.
-
-
Avaliação 360 graus. A Avaliação 360º (graus), também conhecida como feedback 360º, é uma ferramenta de avaliação de desempenho que permite a avaliação do funcionário por todos a sua volta, como superiores, subordinados, prestadores de serviços, clientes, e pelo próprio avaliado
-
Facilitar sim, aí está ok, FCC. Essa avaliação não assegura nada por si só
-
Se você for fazer uma prova amanhã que vá cair avaliaçao 360 , leve isso para a prova:
A avaliação 360 (assegura/garante/facilita) a adaptação dos funcionários às variadas demandas que recebe de seus colegas, fornecedores e clientes.
É SEMPRE ESSA MESMA AFIRMAÇÃO ! Já vi dando certo tanto usando "assegura" quanto "facilita" na própria FCC. Vai entender...