SóProvas


ID
152032
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em relação às características de um sistema de remuneração por competências.

I. Ele funciona com base na diferenciação das competências dos colaboradores com base na opinião subjetiva dos gerentes.

II. A remuneração por competências melhora a distribuição de custos na folha de pagamento, não gerando custos inesperados, além de proporcionar maior transparência.

III. É claro e transparente, permitindo que as pessoas possam planejar melhor seu autoinvestimento em conformidade com a política de procedimentos estabelecida.

IV. Motiva os colaboradores a uma melhor capacitação, de acordo com as necessidades da organização, sendo eles remunerados pelas competências que aplicam no dia-a-dia do seu trabalho.

V. Dificulta a delegação da administração da folha aos líderes de negócios e a promoção da área de RH para uma posição de consultoria interna.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    I. Ele funciona com base na diferenciação das competências dos colaboradores com base na opinião subjetiva dos gerentes. ERRADO. A principal característica da remuneração por competências e habilidades é que ela está mais voltada para diferenciar os salários das pessoas, fazendo-lhes justiça. A remuneração tradicional é fortemente focada no valor dos cargos. Não leva em conta a diferença de competências das pessoas.

    II. A remuneração por competências melhora a distribuição de custos na folha de pagamento, não gerando custos inesperados, além de proporcionar maior transparência. CERTO. O sistema evita desperdícios de verbas salariais, bem elaborado e planejado, não gerará custos fora do orçado.

    III. É claro e transparente, permitindo que as pessoas possam planejar melhor seu autoinvestimento em conformidade com a política de procedimentos estabelecida. CERTO. O sistema tende a motivar mais as pessoas, por ser mais justo e transparente. Estimula o autodesenvolvimento profissional, porque o aumento salarial não vem de graça, somente se as pessoas desenvolverem suas competências. E, à medida que os profissionais se interessarem por desenvolver suas competências, as empresas só tendem a ganhar com isto.

    IV. Motiva os colaboradores a uma melhor capacitação, de acordo com as necessidades da organização, sendo eles remunerados pelas competências que aplicam no dia-a-dia do seu trabalho. CERTO. Osistema é mais justo, mais transparente, introduz a carreira horizontal, evita desperdícios de verbas salariais, evita criar falsas ou exageradas expectativas de evolução, favorece o feedback, entre outros.

    V. Dificulta Facilita a delegação da administração da folha aos líderes de negócios e a promoção da área de RH para uma posição de consultoria interna. ERRADO

    Fonte:
    "O Que Aprender e Desaprender sobre Remuneração", autor: Ênio Resende.
  • GABARITO: D

    A questão trata de gestão por competências à remuneração do trabalhador. Vamos analisar cada item:

    ITEM I. Errado. Nada a ver isso daqui! As competências não podem ser avaliadas de acordo com as opiniões subjetivas dos gerentes!

    ITEM II. Certo. Uma política de remuneração por competências clara distribui os custos pela folha de acordo com as competências, sem sustos, proporcionando transparência para o funcionário entender sua remuneração.

    ITEM III. Certo. Sabendo as competências necessárias, as pessoas podem programar seu autodesenvolvimento, conforme a política organizacional. Assim, ela poderá melhorar sua remuneração baseada nas competências.

    ITEM IV. Certo. Podemos corretamente associar este tema com a motivação, já que há maior transparência e autocontrole pelo funcionário.

    ITEM V. Errado. Não se pode falar que ela dificulta a gestão.
  • REMUNERAÇÃO POR COMPETÊNCIA.

    ...Em vez de focalizar o valor relativo do cargo para a organização, o novo processo se preocupa com o "valor que cada pessoa contribui e agrega á organização". Com isso, as pessoas são remuneradas de acordo com sua contribuição por meio das competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) que oferecem. Quanto mais pessoas possuem essas competências, mais bem remuneradas elas serão. Assim, os sistemas de pagamento estão se movendo da abordagem tradicional de pagar conforme o cargo para uma nova abordagem em que cada pessoa se torna o foco principal do sistema. Pagar as pessoas de acordo com o valor que elas agregam á organização. As competências solicitadas às pessoas devem ser detalhadas no planejamento estratégico da Gestão de Pessoas, para que a organização possa remunerar as "qualidades" que ajudam a atingir seus objetivo. Ao saber que a organização recompensa essas competências e não os fatores de avaliação, as pessoas têm condições de administrar melhor seu desempenho e sua carreira. É o desempenho que conduz às recompensas que cada pessoa recebe e elas ficam sabendo exatamente o que precisam fazer para "ganhar mais".É o pagamento equitativo na base de contribuições que as pessoas realmente prestam à organização.
    Idalberto Chiavenato (Gestão de Pessoas)