SóProvas


ID
152065
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

É uma prática de gestão participativa que fortalece a criatividade e a eficácia das organizações:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    Brainstorming é uma reunião destinada a incentivar a total libertação da atividade mental, sem restrições. Embora se possam fazer brainstormings individuais, o resultado é normalmente mais fraco, visto que um indivíduo por si só facilmente se limita. Mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo, colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.

  • O que é?
    Brainstorming é a mais conhecida das técnicas de geração de idéias. Foi originalmente desenvolvida por Osborn, em 1938. Em Inglês, quer dizer “tempestade cerebral”. O Brainstorming é uma técnica de idéias em grupo que envolve a contribuição espontânea de todos os participantes. Soluções criativas e inovadoras para os problemas, rompendo com paradigmas estabelecidos, são alcançadas com a utilização de Brainstorming. O clima de envolvimento e motivação gerado pelo Brainstorming assegura melhor qualidade nas decisões tomadas pelo grupo, maior comprometimento com a ação e um sentimento de responsabilidade compartilhado por todos.

    Quem o utiliza?
    Todas as pessoas da empresa podem utilizar essa ferramenta, devido à sua facilidade. Porém o sucesso da aplicação do Brainstorming é seguir as regras, em especial a condução do processo, que deve ser feita por uma única pessoa. Quando? O Brainstorming é usado para gerar um grande número de idéias em curto período de tempo. Pode ser aplicado em qualquer etapa do processo de solução de problemas, sendo fundamental na identificação e na seleção das questões a serem tratadas e na geração de possíveis soluções. Mostra-se muito útil quando se deseja a participação de todo grupo.

    Por quê?

    Focaliza a atenção do usuário no aspecto mais importante do problema. Exercita o raciocínio para englobar vários ângulos de uma situação ou de sua melhoria. Serve com “lubrificante” num processo de solução de problemas, especialmente se: 1. as causas do problema são difíceis de identificar; 2. a direção a seguir ou opções para a solução do problema não são aparentes.

    Tipos de Brainstorming
    • estruturado: Nessa forma, todas as pessoas do grupo devem dar uma idéia a cada rodada ou “passar” até que chegue sua próxima vez. Isso geralmente obriga até mesmo o tímido a participar, mas pode também criar certa pressão sobre a pessoa.
    • não-estruturado: Nessa forma, os membros do grupo simplesmente dão as idéias conforme elas surgem em suas mentes. Isso tende a criar uma atmosfera mais relaxada, mas também há o risco de dominação pelos participantes mais extrovertidos.

    *Sebrae
  • A resposta correta letra B

    Apenas complementando nossos estudos :

    A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para examinar uma empresa e os fatores que afetam seu funcionamento.Este é o primeiro estágio de planejamento, o que ajuda o empresário focar nos pontos principais da empresa. A sigla SWOT representa a primeira letra das palavras, em ingles: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats (Pontos fortes, Pontos fracos, Oportunidades e Ameaças). Os Pontos fracos e fortes são fatores internos da empresa. Oportunidades e Ameaças são fatores externos.

    Bons estudos!!

     

     

    • Brainstorming
    É uma técnica de criatividade em grupo para a geração de ideias que, isoladamente ou associadas, estimulem novas ideias e subsídios direcionados à solução de um problema.
    TIPO FINALIDADE VANTAGEM DESVANTAGEM
    Aberto Reunião de 2 a 8 pessoas. Um facilitador documenta as ideias. Riqueza de interações Desorganização
    Escrito / brainwriting Ideias escritas sem comentário oral. Organização Lento, fatigante
    Com recuperação É interrompido quando o grupo se sente cansado. Sessão retomada após amadurecimento de ideias. Aprofundamento Perde a “pegada”
    Pode e deve ser documentado por meio de diagramas de causa e efeito e Pareto. Enfatiza a quantidade e não a qualidade das idéias.