GABARITO: LETRA B.
A criptococose é uma doença oportunista, causada pelo fungo Cryptococcus neoformans e Cryptococcus catti, presentes nas fezes secas de aves, pombos principalmente, arvores do tipo eucaliptos, solo, cereais e frutas secas.A contaminação se dá por via aerógena, com a inalação de partículas do fungo causador suspensas no ar. Geralmente a doença passa percebida, principalmente em pacientes hígidos, podendo causar complicações em pacientes imunossuprimidos, onde a patogenia não se limita apenas aos pulmões, ganhando a corrente sanguínea atingindo principalmente o cérebro.
Cancro do colo do útero, cancro cervical ou câncer do colo de útero é o cancro que tem origem no colo do útero, ou cérvix. Caracteriza-se pelo crescimento anormal de células que têm a capacidade de invadir ou de se espalhar para outras partes do corpo.
Criptococose é uma micose sistêmica causada por duas espécies do basidiomiceto encapsulado, Cryptococcus neoformans e C. gattii, que, respectivamente, causam infecção em indivíduos imunocomprometidos e em hospedeiros imunocompetentes, respectivamente. Pacientes com deficiência em células T são mais suscetíveis.
GABARITO B.