SóProvas


ID
152197
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A subjetividade contemporânea é afetada por relações midiáticas. Nesse ambiente, segundo Guattari (1992), surgem novas formas de se compreender o processo de subjetivação configurado como um relacionamento

Alternativas
Comentários
  • c) indivíduo-grupo, máquina-trocas múltiplas.
  • A resposta está no livro Caosmose: um novo paradigma estético. Página 17
    Guattari abordou o potencial criador da virtualização e também a produção de subjetividade. Estudou um grupo de psicóticos do campo e da cidade. No campo, os avanços terapêuticos vieram quando os pacientes entraram em contato com artesplásticas, teatro, música etc. Já na cidade, a evolução apareceu quando os indivíduos entraram em contato com atividades como jardinagem e culinária. Depois desta revelação, Guattari diz:  “O que importa aqui não é unicamente o confronto com uma nova matéria de expressão, é a constituição de complexos de subjetivação: indivíduo-grupo-máquina-trocas múltiplas, que oferecem à pessoa possibilidades diversificadas de recompor uma corporeidade existencial, de sair de seus impasses repetitivos e, de alguma forma, de se re-singularizar”.

    Em tempo: a psicose é um estado psíquico no qual se verifica certa perda de contato com a realidade. Nas crises mais intensas, o psicótico pode apresentar alucinações, delírios, desorganização psíquica com pensamento desorganizado e/ou paranóide, acentuada inquietude psicomotora, sensações de angústia intensa e opressão, além de insônia severa.