-
No jargão da teoria do jornalismo, profissional influente que articula politicamente a agenda noticiosa dos veículos onde trabalha. Diz-se do intermediário no processo de comunicação interpessoal.
Dicionário essencial de comunicação, Rabaça e Barbosa.
-
A teoria do gatekeeper pressupõe que as notícias são como são porque os jornalistas assim as determinam. Tem influência da psicologia social (gatekeeper);
• Acredita que o processo de produção da informação é um processo de escolhas no qual o fluxo de notícias tem que passar por diversos “gates” (portões) até a sua publicação;
-
Gabarito: d.
Teoria do Gatekeeper -
Acredita que o processo de produção da informação é um processo de escolhas, no qual o fluxo de notícias tem que passar por diversos "gates" (portões) até a sua publicação. Entende que há intencionalidade no jornalismo e que o processo é arbitrário e subjetivo.
Diante de um grande número de acontecimentos, só viram notícias aqueles que passarem por uma cancela ou portão e quem decide isso é um selecionador, que é o próprio jornalista (gatekeeper). Ele é o responsável pela progressão da notícia ou por sua morte caso não a deixe ser publicada.
http://teoriadojornalismouniube.blogspot.com.br/2010/11/teoria-do-gatekeeper.html
Boa sorte e bons estudos!
-
Yasmin,
A alternativa A diz respeito à Teoria do Newsmaking: "A execução do trabalho é dividida entre pauteiros, repórteres, redatores, editores, diretores e outros agentes da redação, e os critérios sobre o que é notícia e seu destaque são negociados por todos os atores do processo produtivo."