-
Alguém para comentar?
-
Eu penso que elas não se diferem pelo uso da ética. Pelo contrário: a ética jornalística deve ser aplicada de igual maneira em todos os trabalhos. Tampouco isso permite o uso de procedimentos menos rigorosos quanto a ética ou apuração na notícia. É preciso estar atento para o comando da questão. Pede a alternativa que NÃO corresponde, ou seja, a negativa.
-
Acertei, mas achei a questão confusa. Prestar muita atenção.
-
Exatamente Danilo Campos. Temos que ficar atentos ao enunciado. No caso pede a alternativa que NÃO corresponde, e a única que NÃO corresponde é a alternativa D. A ética deve ser aplicada da mesma forma, seja para a produção de uma notícia, seja para a produção de uma reportagem.
-
A questão deveria ser anulada, pois todas as assertivas estão erradas. Veja:
A reportagem não se diferencia da notícia pelo(a):
d) uso da ética (Até aqui está correta), uma vez que, ao trabalho de reportagem, é permitido o uso de procedimentos menos rigorosos, tendo em vista a apuração mais profunda. (essa parte está errada e, portanto, vicia a assertiva)
-
Sempre que vier "não" no enunciado a interpretação ficará mais confusa.
Nesses casos, sempre suprimo mentalmente o "não" para descomplicar e entender melhor.
Aqui nesta questão, por exemplo, sem o não fica: "A reportagem se diferencia da notícia pelo(a)"
E aí vemos que as alternativas A, B, C e E realmente contém algo em que reportagem e notícia sim se diferenciam.
Já a alternativa D não contém nada que as diferencie - porque o uso da ética deve ser o mesmo em ambos os casos e "o uso de procedimentos menos rigorosos" igualmente é desaconselhável em ambos os casos.
Portanto, essa é a alternativa diferente.