New Journalism é um estilo de redação de notícias e jornalismo , desenvolvido nas décadas de 1960 e 1970, que usa técnicas literárias consideradas não convencionais na época. Caracteriza-se por uma perspectiva subjetiva, um estilo literário que lembra a não-ficção de longa duração e enfatiza a "verdade" sobre os "fatos", e a reportagem intensiva em que os repórteres mergulham nas histórias conforme as relatam e escrevem. Isso contrastava com o jornalismo tradicional, em que o jornalista era tipicamente "invisível" e os fatos são relatados da forma mais objetiva possível. [1] O fenômeno do Novo Jornalismo é geralmente considerado como tendo terminado no início dos anos 80. wikipedia
palavra chave: literatura, subjetiva.
Considerar a alternativa A como gabarito é um tanto quanto equivocado, visto que o jornalismo literário, embora use traços da literatura, preocupa-se em passar informações verdadeiras e, para isso, é preciso apuração.
Pena (2006) alega que esse tipo de jornalismo não deixa de lado os princípios da prática jornalística, nem se abstêm da apuração rigorosa.
De fato recebeu críticas quanto ao estilo, pois quebrava totalmente os padrões e as técnicas impostas pelas redações. No entanto, não encontrei em literatura alguma indícios de que alguém questionou a precisão da apuração/informação . Além do mais, é importante lembrar que produzir textos literários exige muito mais atenção e apuração do repórter.
A letra B está errada, levando-se em consideração que o jornalismo literário utiliza narrativas com riqueza de detalhes, isso significa que cada por menor é importante.
A letra C também está errada, visto que, no lide, não há excesso de informação. Pelo contrário, as informações são resumidas.
A letra D está errada, porque dificilmente textos de jornalismo literário terão a técnica da pirâmide invertida. A estilística do texto vai muito além de textos engessados e comuns do cotidiano.
A letra E está um pouco confusa, mas pelo que deu para entender, afirma que os adeptos do jornalismo literário deixava de lado os personagens na redação das matérias. Ou seja, eles não incluiam personagens nas matérias que produziam.
Levando em consideração as opções, caberia recurso, pois nenhuma alternativa condiz com as críticas que recebeu de fato.