SóProvas


ID
1522561
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A nutrição enteral refere-se a qualquer forma de nutrição fornecida ao t rato gastrointestinal. Tendo como base esse método de administração de nutrientes, considere as afirmativas abaixo:

I- Para irrigação das sondas de infusão contínua, depois da administração de medicamentos por essa via, utiliza -se um a seringa de pequeno volume, porque a pressão gerada por seringas maiores   poderá romper a sonda.
II- Na administração de alimentos por gravidade, utiliza -se uma seringa, que deverá ser posicionada acima do nível do estômago, com velocidade de administração determinada pela gravidade.
III- O volume residual gástrico indica se o esvaziamento gástrico é tardio. O ato de  alimentar deverá ser evitado quando os volumes residuais gástricos forem superiores a 200 ml ou mais em adultos.
IV- A diarreia é um a com plicação mecânica comum nas alimentações enterais. Pode estar associada ao uso de antibióticos, à infusão muito rápida, à hipoglicemia e ao  crescimento bacteriano excessivo.
Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Para irrigação das sondas de infusão contínua, depois da administração de medicamentos por essa via, deve-se irriga-la com 20 ml de água, de preferência morna, após cada administração de dieta ou medicamentos. Na ocorrência de obstrução, injetar água morna, com leve pressão, usando-se preferentemente uma seringa de 50 ml para que a sonda não se danifique com pressão excessiva, causada pelas seringas menores. Ou seja, devem ser utilizadas seringas grandes, a primeira afirmativa está errada. Infusão gravitacional é a infusão lenta dos nutrientes, sem uso de equipamentos. A maioria das dietas enterais pode ser administrada dessa forma, bem como à temperatura ambiente. A dieta pode estar em frasco ou em seringa que deverá ser posicionada acima do nível do estômago, com velocidade de administração determinada pela gravidade. Segunda afirmativa está correta. A observação do volume residual gástrico (VRG), antes de infundir a dieta, é uma medida importante que possibilita conferir a posição da sonda, o volume e características como: coloração, odor e textura que são fundamentais para a tomada de decisão sobre a infusão da dieta. Volume residual alto tem sido considerado um marcador de intolerância gástrica à terapia nutricional, volumes maiores de 200ml são excessivos e a dieta deve ser suspensa. Assim, um dos fatores que interferem na oferta energética é a existência de débito elevado do VRG. Logo, a terceira afirmativa está correta. As principais complicações mecânicas estão relacionadas com a sonda enteral, variando com o tipo de sonda empregada e com a posição da mesma. As causas são a administração de medicamentos de pouca solubilidade em água, diluição inadequada e(ou) viscosidade elevada da fórmula enteral, lavagem inadequada da sonda após a administração da dieta, lavagem da sonda é de fundamental importância e deve ser feita a intervalos regulares, após a administração de qualquer medicamento e antes de fechar a sonda. Logo, a última afirmativa está incorreta.

    Resposta D

    Bibliografia Nunes ALB, Koterba E, Alves VGF, Abrahão V. Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral Associação Brasileira de Nutrologia. Terapia Nutricional no Paciente Grave. Projeto Diretrizes. Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, 2011. Vanessa F; Lucimar ABNS. Terapia nutricional enteral em pacientes graves: revisão de literatura. Arq Ciênc Saúde 2007 out-dez;14(4):220-6. Brasil. Ministerio da Saude. Secretaria de Atencao a Saude. Departamento de Atencao Basica. Caderno de atencao domiciliar / Ministerio da Saude, Secretaria de Atencao a Saude, Departamento de Atencao Basica. – Brasilia: Ministerio da Saude, 2013.
  • A ASPEN recomenda que o Volume residual gástrico entre 200 e 500 ml merecem atenção por parte da equipe multidisciplinar, recomendando a implementação de medidas que reduzam o risco de aspiração; no entanto, esta entidade não recomenda a suspensão da dieta em valores de VRG inferiores a 500 ml, na ausência de outros sinais indicativos de intolerância