SóProvas


ID
1524319
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Hoje se utilizam as mais diversas tecnologias para resolver a problemática do tratamento de águas residuárias, tanto domésticas como industriais. É de conhecimento geral que não existe uma solução universal p ara se tratar esgoto . C ada situação deve ser analisada em função do que será tratado (características do esgoto), local onde será tratado (características ambientais), recurso financeiro disponível para o referido tratamento e a destinação final do esgoto tratado. O tratamento de esgotos pode ser dividido em níveis de tratamento, de acordo com o grau de remoção de poluentes que se deseja atingir. Nesse contexto, define - se como nível de tratamento secundário aquele que visa à remoção

Alternativas
Comentários
  • A alternativa d, também poderia ser considerada correta, já que alguns autores consideram o tratamento para esses poluentes como secundário. 

  • A primeira fase de tratamento é designada por tratamento primário, onde a matéria poluente pode ser separada da água por sedimentação. Após o tratamento primário, a matéria poluente que permanece na água é de reduzida dimensão, normalmente constituída por colóides (pequenas partículas), não sendo por isso passível de ser removida por processos exclusivamente físico-químicos.

     Tratamento Secundário Neste tipo de tratamento predomina a etapa biológica onde a remoção da matéria orgânica ocorre por reações bioquímicas realizadas pelos microrganismos.

  • Rafael Nishimoto, 

    Tratamento mais especificos sao denominados Terciario!

  •  a)PRIMÁRIA

    de sólidos em suspens ão sedimentáveis e parte da matéria orgânica (componente dos sólidos sedimentáveis), predominando os mecanismos físicos de remoção de poluentes.

     b)PRELIMINAR

    de sólidos grosseiros e areia, além de medidores de vazão, proporcionando a proteção dos equipamentos e tubu lações, reduzindo inclusive a possibilidade de obstruções no sistema.

     c)SECUNDÁRIA

    de matéria orgânica (dissolvida, suspensa ou particulada) e eventualmente nutrientes, predominando nos reatores os mecanismos biológicos de tratamento do esgoto

     d)TERCIÁRIA

    de poluentes espec íficos (nitrato, metais pesados, compostos não biodegradáveis, etc.), ou a remoção complementar de poluentes não suficientemente removidos no tratamento primário

  • Mike. Não existe tratamento terciário