SóProvas


ID
152467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com o que dispõe a Lei n.º 8.112/1990, um servidor público do TRE de determinado estado, que se tenha afastado do cargo em virtude de mandato eletivo,

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA D

    É o que afirma o art. 55 da Lei 8.112:

    "Art. 55.  Não será concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo."
  • lembrando que:

            Art. 54.  A ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor, conforme se dispuser em regulamento, não podendo exceder a importância correspondente a 3 (três) meses.

            Art. 55.  Não será concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo.

            Art. 56.  Será concedida ajuda de custo àquele que, não sendo servidor da União, for nomeado para cargo em comissão, com mudança de domicílio.

  • Alternativa correta, Letra Da) Incorreta, pois não fará jus a ajuda de custo.b) Incorreta, pois não fará jus a ajuda de custo.c) Incorreta, pois não fará jus a ajuda de custo.d) Correta.e) Incorreta, pois não fará jus a ajuda de custo.Art. 55 8112/90
  • letra "D"conforme a 8112/90Art. 55. Não será concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo.
  • Não entendo como essa questão não foi anulada, pois o Cód. Eleitoral é claro quando afirma:Art. 366. Os funcionários de qualquer órgão da Justiça Eleitoral não poderão pertencer a diretório de partido político ou exercer qualquer atividade partidária, sob pena de demissão.Logo um servidor público do TREnão pode se candidatar a um mandato eletivo... Se o fizer, será demitido, e não "afastado".Portanto, a hipótese exposta no enunciado é equivocada.:\
  • Art. 55. Não será concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo.
  • Art.55. Não será concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo.

  • Lei 8.112/90

    Art. 55 - Não será concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo em virtude de mandato eletivo.

  •           Art. 86

    § 2o  A partir do registro da candidatura e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de três meses.

    Tá aí o que pode ter atrapalhado algumas pessoas.
  •         Paulo Roberto, se  no enunciado da questão estivesse  escrito " CONFORME O CÓDIGO ELEITORAL." a questão poderia ser vista como mau formulada, ou pasível de anulação, pois de acordo com o  art. 366 Cód.  Eleitoral, os funcionários de qualquer órgão da Justiça Eleitoral não poderão pertencer a diretório de partido político ou exercer qualquer atividade partidária, sob pena de demissão. 
        MAS, c
    omo o bom candidato não tem de responder certo para ser aprovado, mas sim responder "o que a banca quer,o que a banca decide ser o certo",  e no enunciado menciona somente a Lei 8112;  a resposta menos ruim é a do gabarito mesmo. Fazer o que, né?
  • ORAS A AJUDA DE CUSTO SERÁ CEDIDA PARA O SERVIDOR DEVIDO O INTERESSE DA ADMINISTRAÇÃO... COMO BASE NESTE ENTENDIMENTO NÃO TERIA O PORQUÊ CEDER AO SERVIDO QUE FOI ELEITO A UM CARGO ELETIVO, NÃO CONFIGURARIA INTERESSE DO SERVIÇO, OU SEJA, DA ADMINISTRAÇÃO...


    GABARITO ''D''
  • A) É vedado

    B) É vedado

    C) É vedado

    D) Gabarito

    E) É vedado