SóProvas


ID
152491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Assinale a opção correta com relação a características dos processadores de dados.

Alternativas
Comentários
  • vimos que os processadores atuais usam um recurso chamado multiplicação de clock. Isto significa que o processador internamente trabalha a uma frequência maior do que a placa mãe. Um Pentium 200, por exemplo, apesar de internamente funcionar a 200 MHz, comunica-se com a placa mãe a apenas 66 MHz. A frequência de operação do processador é chamada de clock interno (Internal clock), enquanto que a frequência da placa mãe é chamada de clock externo (External clock).

    Continuando a tomar o Pentium 200 como exemplo, percebemos que a velocidade interna do processador (200 MHz) é 3 vezes maior que a da placa mãe (66 MHz), dizemos então que no Pentium 200 o multiplicador é 3x. Num Pentium 166, o multiplicador será de 2.5x, já que a frequência do processador (166 MHz) será 2.5 vezes maior do que a da placa mãe (66 MHz).

  • Pipeline é uma técnica de hardware  que permite que a CPU realize a busca de uma ou mais instruções além da próxima a ser executada. Estas instruções são colocadas em uma fila de memória dentro do processador (CPU) onde aguardam o momento de serem executadas.

    A técnica de pipeline é utilizada para acelerar a velocidade de operação da CPU, uma vez que a próxima instrução a ser executada está normalmente armazenada dentro da CPU e não precisa ser buscada da memória, normalmente muito mais lenta que a CPU.
    [editar] Conceito

    A técnica de pipeline é semelhante a uma linha de produção de fábrica. Cada instrução de um microprocessador passa por diversas fases até sua execução. Estas fases podem ser:

        * Decodificação
        * Acesso memória ou registradores
        * Processamento aritmético

    Se conseguirmos separar todas estas fases de forma independente, e separar cada fase por ciclo de relógio teríamos (neste exemplo) 3 ciclos por instrução. Se usarmos uma técnica de pipeline poderíamos colocar 3 instruções ao mesmo tempo no microprocessador (cada uma numa fase distinta) e termos 3 instruções em 3 ciclos (1 instrução por ciclo idealmente). Outros problemas advem desta técnica, como desvios (como saber as próximas instruções), e dependência de instruções (a próxima depende da anterior). Na prática todos os microprocessadores modernos utilizam-se de várias (dezenas) fases no processamento para usufruir de clocks maiores (quanto menor a fase, mais rápido pode ser o ciclo).

  • Uso real

    Algumas CPUs incluem conceitos muito mais avançados de pipeline:

        * Pré-decodificação: a CPU pode iniciar a decodificação de diversas instruções (paralelamente) e antes do momento das mesmas serem executadas.
        * Execução fora-de-seqüência: algumas CPUs podem além de pré-decodificar, executar préviamente um determinado número de instruções. Numa etapa posterior, a ordem de execução é verificada e os resultados das operações são consolidados na sua ordem correta.
        * Previsão de desvio: caso exista uma instrução de desvio dentro do pipeline e a sua execução for consolidada, todas as instruções posteriores a mesma e que se encontram na fila devem ser abortadas.
     

  • O multiprocessamento simétrico ou SMP (Symmetric Multi-Processing) é uma tecnologia que permite a um determinado sistema operacional distribuir tarefas entre dois ou mais processadores. Este método, mais especificamente, permite que vários processadores partilhem o processamento de instruções requisitadas pelo sistema.

    O multiprocessamento simétrico oferece um aumento linear na capacidade de processamento a cada processador adicionado. Não há necessariamente um hardware que controle este recurso, cabe ao próprio sistema operacional suportá-lo.

    Este método também é chamado de "processamento paralelo".

  • O K5 foi o primeiro processador x86 da AMD desenvolvido independentemente, introduzido em Março de 1996..[1] Seu principal concorrente era a família de processadores Intel Pentium. Contudo ele foi originalmente planejado para ser lançado em 1995, mas por atrasos no projeto, foi adiado até 1996.[2] AMD na época era uma companhia que estava fabricando processadores há pouco tempo, mas mesmo assim as características do K5 se aproximavam muito do Pentium Pro quanto do Pentium "Clássico".

  • c)No multiprocessamento simétrico, podem ser usados dois processadores na mesma placa-mãe.

    as erradas:

    a) a frequencia do processador é medida por processos por ciclo de clock. 
    b) pipeline é o processamento de informações por etapas (fetch, decode, execute, write back). Enquanto uma informação esta no ultimo estagio, outra esta no execute enquanto outra esta no decode e outra no fetch. No pipeline as fases de processamento nunca ficam ociosas esperando o processo anterior. Na verdade, podem ficar paradas se tiverem tempo de conclusao diferentes, o que cria bottlenecks.
    c)A arquitetura do processador não influi na velocidade... nem precisa ler o resto.
    e) AMD k5 tem 4 canalizações:
    http://www.hardware.com.br/termos/k5