SóProvas



Questões de Processadores


ID
5599
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2006
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O núcleo do sistema operacional, drivers, utilitários e aplicativos são descritos internamente por instruções de máquina, e se diferenciam de acordo com sua capacidade de interagir com o hardware. Enquanto aplicativos e utilitários têm acesso mais restrito, os drivers e o núcleo devem ter pleno acesso ao hardware para poder configurá-lo e gerenciá-lo. Para que os acessos sejam diferenciados dentre os diversos tipos de software, os processadores contam com:

Alternativas
Comentários
  • Isso faz parte do nivel de arquitetura do conjunto de instruções - ISA.

    Basicamente estamos falando no modo usuário e modo kernel.

    No modo kernel é um nível de privilégio em que todo o conjunto de instruções ISA está disponível, como por exemplo para o sistema operacional.

    Já o nível de privilégio para o modo usuário permite apenas que um conjunto reduzido dessas instruções seja executado. (Não permite por exemplo executar instruções para manipular o cache de dados).
  • a)níveis de privilégio de execução. - correto

     

    b)interrupções (assincronos) sao eventos gerados por hardware ou software independente do programa executando; sao tratados pelo SO. Quando ocorre, o controle vai para rotina que a trata. Excecoes sao erros do progarma (e.g.: buffer overflow, out of bounds etc). ISR (interrupt service routine) é um condigo que executa quando interrupcao ocorre, havendo 1 para cada interrupcao. IDT (interrupt descriptor table) é um array que associa interrupcoes e excecoes aos IRSs correspondentes

     

    c)controladores de dispositivos. - acionam hardware e possuem memoria interna (buffer), registradores e instrucoes proprias, processando as requisicoes do device driver.

     

     d)memória virtual. Une a memoria fisica da maquina com um arquivo especial salvo em disco, aumentando memoria total do sistema. Isso permite 1 programa maior do que a memoria fisica disponivel ser executado, sendo carregado de modo dinamico na memoria conforme necessario. Problema é acesso ao disco torna execucao lenta. Ordem Em termos de velocidade: registradores > cache > memoria principa (lRAM) > memoria secundaria (HDD).

     

    e)exclusão mútua. 1 das condicoes para se causar deadlock. As condicoes sao:

    1-exclusao mutua - recurso ou esta livre ou ocupado

    2- posse e espera - processo retém recurso concedido e necessita outro recurso

    3- nao preempcao - recurso nao pode ser pego à força. Processo tem que libera-lo pr seus meios.

    4- espera circular - em uma cadeia fechada os processos necessitam recurso do seguinte 


ID
11947
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Ao se escolher uma configuração de computador do tipo PC,
diversos aspectos devem ser considerados, como custo,
desempenho, tipo de aplicação etc. Com relação às características
de configuração desse tipo de computador, julgue os itens a seguir.

Para se determinar a capacidade de processamento e saber qual
é o computador de melhor desempenho, é suficiente consultar
a freqüência do relógio (clock) do processador.

Alternativas
Comentários
  • Além da frequência do clock , os tamanhos dos caches (L1, L2 etc.) e barramentos, assim como quantos dados (de 32 ou 64 bits) são movimentados por pulso de clock influenciam muito no desempenho do micro. Ex: Dois processadores com clocks de mesma frequência podem apresentar desempenhos diferentes se um deles transfere "UM" dado por pulso de clock e o outro transfere "DOIS" dados. O desempenho do segundo micro teoricamente seria o DOBRO do primeiro. O tamanho da memória também é importantíssimo para determinar o desempenho do micro. Pouca memória obrigará o computador a utilizar "memória virtual" com frequência, fazendo seu desempenho cair. Portanto, para determinar o desempenho do computador NÃO é suficiente saber a freqüência do clock do processador.
  • O desempenho de um computador depende de diversos fatores, como quantidade de memória (cache, primária etc.), velocidade de barramentos e outros; inclusive, do clock. Questão ERRADA.

  • Depende de tanta coisa, que não caberia em uma questão rsrsrs


ID
11959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Ao se escolher uma configuração de computador do tipo PC,
diversos aspectos devem ser considerados, como custo,
desempenho, tipo de aplicação etc. Com relação às características
de configuração desse tipo de computador, julgue os itens a seguir.

O chipset do computador controla os acessos aos periféricos e
é interconectado ao processador por meio de um barramento
freqüentemente conhecido por front side bus, que trabalha a
uma freqüência mais baixa do que a do processador.

Alternativas
Comentários
  • Clock interno: o clock é uma forma de indicar o número de instruções que podem ser executadas a cada segundo. Sua medição é feita em Hz. O clock interno indica a freqüência na qual o processador trabalha. Portanto, se ele trabalha a 800 MHz, sua capacidade é de 800 milhões de operações de ciclo por segundo. O clock interno geralmente é obtido através de um multiplicador do clock externo. Por exemplo, se o clock externo for de 66 MHz, o multiplicador terá de ser de 3x para fazer com o que processador funcione a 200 MHz (66 x 3);

    Clock externo: também conhecido como FSB (Front Side Bus), o clock externo, por sua vez, é o que indica a freqüência de trabalho do barramento (conhecido como barramento externo) de comunicação com a placa-mãe (na verdade, chipset, memória, etc). Por exemplo, o processador Pentium Extreme Edition 840 trabalha com clock externo de 800 MHz;
  • Quem controla os periféricos é o southbridge. E essa comunicação não é feita através do Front side bus. Quem utiliza este barramento é o Northbridge.

  • O clock do processador é mais elevado dado sua arquitetura para comunicação entre os componentes internos (registradores, memória cache, etc.), além de a tecnologia empregada em um processador ser diferente (e mais cara) que a tecnologia empregada em uma memória RAM, por exemplo. Assim, a fim de que possam se comunicar, existem controladores no chipset que o fazem através de conexões (barramentos). No caso da comunicação entre processador e chipset, isso acontece através do barramento frontal – FSB. Este possui frequência mais baixa que a do processador. Além disso, é no FSB que se realiza a conhecida técnica de overclocking, dado que o fator multiplicador aplica-se ao clock deste barramento (influenciando diretamente no valor do clock interno, do processador)

  • O que é "respaudo" ??
  • O Chipset, neste caso, é composto pelo North Bridge e South Bridge interligados pelo Internal Bus.  O North Bridge se comunica com a CPU por meio do FSB que trabalha a mesma frequencia da CPU.

    Ligado ao North Bridge está o barramento PCI Express e o AGP.

    Ligado ao South Bridge estão os Slots PCI e Dispositivos I/O pois o South Bridge também é conhecido como Hub de I/O.

    Portanto a frase está errada pois o termo "que trabalha" refere-se ao barramento FSB e este trabalha a mesma frequencia da CPU.

  • Gabarito Certo

    Em PCs, o barramento frontal (Front Side Bus ou FSB em inglês) é o barramento de transferência de dados que transporta informação entre a UCP e o northbridge da placa-mãe.

    Alguns computadores também possuem um barramento traseiro (ou backside bus) o qual conecta a UCP à memória cache interna. Este barramento e a memória cache associada a ela podem ser acessados muito mais rapidamente do que a RAM do sistema através do barramento frontal.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
11962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Ao se escolher uma configuração de computador do tipo PC,
diversos aspectos devem ser considerados, como custo,
desempenho, tipo de aplicação etc. Com relação às características
de configuração desse tipo de computador, julgue os itens a seguir.

Hyperthreading é uma tecnologia inovadora da Intel que
permite a um processador comportar-se como se fosse dois
processadores independentes, podendo executar duas linhas de
execução simultaneamente.

Alternativas
Comentários
  • Hyper-Threading ou hiperprocessamento é uma tecnologia usada em processadores que o faz simular dois processadores tornando o sistema mais rápido quando se usa vários programas ao mesmo tempo. Esse processo todo rende um acréscimo de até 20% na velocidade dos programas desde que estejam sendo executados simultaneamente. É uma tecnologia desenvolvida pela Intel e foi primeiramente empregada no processador Pentium 4 de núcleo northwood, 64 e 32 bit, e no futuro devera se estender aos processadores da nova geração, de 64 bit´s e núcleo duplo como o Pentium D.
  • "podendo executar duas linhas de execução simultaneamente" o ideal não seria acho que o que ele faz eh alternar entre as instruções simulando assim dois núcleos, mas, não exectuar simultaneamente. pra quem sabe programação é similar a execução de Threads. Considero este questão errada!
  • Hoje essa tecnologia, lançada com o Pentium 4, não é mais tão "inovadora", porém ainda é utilizada, inclusive pela maioria dos processadores da família Core i7.

  • Ed, realmente ele executa duas linhas simultaneamente. Esse eh o conceito de multithreads. Não são dois processos a executar simultaneamente, mas 2 linhas de execução, uma para cada thread. É diferente.
    Segundo[1], ela permite q o nucleo de um processador se comporte como 2 nucleos distindos, permitindo q duas threads independentes executem simultaneamente, mantendo o pipeline mais "movimentado". Eh uma especie de "rascunho" do dual core, so q virtual. 

    [1] Infrastructure Architecture: Infrastructure Building Blocks and Concepts,  Por Sjaak Laan
  • correto - hyperthreading é criação Intel & consiste em simular um outro processador às custas do processador atual, fazendo-o trabalhar excessivamente.

  • Gabarito Certo

    Hyper-Threading ou hiperprocessamento é uma tecnologia usada em processadores que faz com que cada núcleo do processador possa executar mais de um processo de uma única vez, tornando o sistema mais rápido quando se usam vários programas ao mesmo tempo. É uma tecnologia desenvolvida pela Intel e foi primeiramente empregada no processador Pentium 4 de núcleo Northwood, de 32 bit. Apesar do foco da tecnologia Hyper-Threading ser os processadores para servidores de rede, os processadores da série Intel® Core2™ (Extreme Edition) e Intel® Core™ (i3 e i7) usufruem dessa tecnologia proporcionando até 12 núcleos totais (i7 4960x). Essa técnica foi criada para oferecer maior eficiência na utilização dos recursos de execução do processador. Segundo a Intel, a Hyper-Threading oferece um aumento de desempenho de até 30% dependendo da configuração do sistema.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • E o medo de resolver uma questão desse ano, agora, em 2021

  • E o medo de resolver uma questão desse ano, agora, em 2021

  • Hyper-Threading – Permite simular uma quantidade maior de núcleos – núcleo consiga realizar duas atividades ao mesmo tempo.


ID
11965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Ao se escolher uma configuração de computador do tipo PC,
diversos aspectos devem ser considerados, como custo,
desempenho, tipo de aplicação etc. Com relação às características
de configuração desse tipo de computador, julgue os itens a seguir.

Para aplicações científicas, é comum a utilização de números de
ponto flutuante em vez de números inteiros. Os processadores
atuais suportam a norma IEEE, na qual um número de ponto
flutuante com precisão simples é representado em 32 bits,
utilizando a notação científica com um bit para o sinal, 8 bits
para o expoente e 23 bits para a mantissa.

Alternativas
Comentários
  • Norma IEEE 754-2008v = S × M × 2^E (S - sinal, M - Mantissa, E - expoente).Esta notação é interessante pois tem duas representações para o 0. Todos os bits 0 e todos os bits 0 e o bit mais significativo (sinal) igual a 1. Também tem representações para +infinito e -infinito e +NaN e - NaN
  • O padrão IEEE 754 refere-se às normas a serem seguidas na utilização da aritmética binária para números de ponto flutuante. Nela define-se o seguinte:

    i) Precisão Simples: s = 1, e = 8, f = 23, N = 32 bits.

    ii) Precisão Simples Estendida: s = 1, e >= 11, f >= 32 , N >= 43 bits.

    iii) Precisão Dupla: s = 1, e = 11, f = 52, N = 64 bits.

    iv) Precisão Dupla Estendida: s = 1, e >= 15, f >= 64 , N >= 79 bits.

    Onde “s” é sinal, “e” é expoente, “f” é mantissa e “N” é o número de bits. Questão CERTA.

  • "a norma IEEE"??? Excelente, hein!


ID
17116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TSE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No que se refere a arquiteturas de computadores, julgue os próximos itens.

I A interface entre o processador e a memória pode se tornar um fator limitante em um computador, mas um RISC não precisa minimizar os acessos à memória uma vez que as suas instruções são pequenas.

II Quando uma memória cache está cheia e os dados desejados não estão na cache, é preciso escolher os dados da cache que serão substituídos. O algoritmo Least Recently Used (LRU) pode ser usado para essa escolha.

III Em um processador, as execuções das instruções podem ser aceleradas via o princípio de linha de montagem, que possibilita a execução de várias suboperações em um dado instante.

IV No espelhamento de disco, são usadas duas unidades de discos diferentes para armazenar dados redundantes. O espelhamento provê tolerância a falhas e aumenta a quantidade do espaço de armazenamento.

V Parte de um sistema de gerência de memória virtual pode ser implementado em hardware através de uma unidade de gerência de memória. Essa unidade pode ser implementada no chip da unidade central de processamento.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • I)Errado. De fato, suas instruções são pequenas, pois não podem ultrapassar um ciclo de clock. Mas, ainda assim, o acesso à memória deve ser sempre minimizado ao máximo, já que constitui uma operação lenta quando comparada à velocidade interna do processador. Uma forma de limitar o acesso à memória no RISC foi limitá-lo a duas operações: Load Store
    II) Certo
    III) Certo
    IV) Errado. O espelhamento é somente a cópia dos dados, como um backup mesmo. Não aumenta o espaço de armazenamento
    V) Certo
  • I A interface entre o processador e a memória pode se tornar um fator limitante em um computador, mas um RISC não precisa minimizar os acessos à memória uma vez que as suas instruções são pequenas.

    Errado. Precisa sim, tanto eh q as operacoes q acessam a memoria sao apenas LOAD(trazer os dados para o processador) e STORE(armazenar o resultado na memoria). Nenhuma mais.

    II Quando uma memória cache está cheia e os dados desejados não estão na cache, é preciso escolher os dados da cache que serão substituídos. O algoritmo Least Recently Used (LRU) pode ser usado para essa escolha.

    Correto. Estatisticas mostraram q a probabilidade de os dados mais requisitados sao os q foram usados ha mais tempo.

    III Em um processador, as execuções das instruções podem ser aceleradas via o princípio de linha de montagem, que possibilita a execução de várias suboperações em um dado instante.

    Correto. Esse eh o conceito de pipeline.

    IV No espelhamento de disco, são usadas duas unidades de discos diferentes para armazenar dados redundantes. O espelhamento provê tolerância a falhas e aumenta a quantidade do espaço de armazenamento.

    Errado. Espelhamento nao aumenta espaço em discos. O disco a espelhar serve apenas como uma especie de duplicidade de dados para prove tolerancia a falhas.

    V Parte de um sistema de gerência de memória virtual pode ser implementado em hardware através de uma unidade de gerência de memória. Essa unidade pode ser implementada no chip da unidade central de processamento.

    Correto. A alternativa fala da MMU. Eh ela quem gerencia as paginas q sao mapeadas do swap para os frames da memoria principal.


ID
17809
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Num departamento com 50 funcionários, cada um gera, em seu próprio computador, 30 requisições por segundo ao sistema de arquivos local, que tem uma capacidade de processamento de 50 requisições por segundo. Se toda essa capacidade de processamento individual fosse colocada em um único servidor, qual o tempo médio para uma requisição ser atendida?

Alternativas
Comentários
  • É fácil mas é quase uma pegadinha, o que acontece é o seguinte: São 50 funcionários, cada um gera 30 requisições por segundo e sua máquina tem capacidade de processar 50 requisições por segundo, sobram então 20 requisições por segundo pra cada máquina, se essa capacidade que esta sobrando fosse concentrada em um único servidor este seria capaz de processar 1000 requisições por segundo(50 X 20), o que é equivalente a 1 requisição por milisegundo, comoafirma a letra A.
  • A pergunta deveria ter sido "qual o tempo médio para uma outra requisição ser atendida?"
    Pois considerando somente as R = 1500 (50*30) requisições que serão feitas por segundo ao servidor, que tem capacidade C = 2500 (50*50), a última requisição será atendida em 600ms (R/C segundos), logo a média será de 300ms
  • Essa questão eu fiz por eliminação.

    Eu não entendi da mesma forma que o Eduardo Costa. Para mim, quando o enunciado diz "se toda essa capacidade de processamento", o examinador está se referindo a capacidade de 50 requisições por segundo.

    Logo, não pode ser as alternativas B, C, D e E, pois são números muito altos.
  • Vejam por este ponto de vista:

    O tempo de 1 requisição em uma máquina individual (50 req/s) pode ser dado por:

    1 req / 50 req/s = 1 / 50 s = 0,02 s =  20 ms

    Se o servidor tem toda a capacidade de todas as estações individuais, como já foi dito: 50 x 50 req/s = 2500 req/s

    Então: Qual o tempo de uma requisição neste servidor?

    1 req / 2500 req/s = 1 / 2500 s = <sem precisar calcular> muito menos de 1ms
  • Individualmente

    30 req/seg e capacidade de atender 50 req/seg.  Sobram 20 req/seg

    São 50 servidores

    Esta sobra é multiplicada pelo número de servidores, ficando 1000 req/seg = 1 req/ms

    Esta sobra multiplicada representa a capacidade de atendimento da próxima requisição, visto que toda a carga que os funcionários produzem já está sendo atendida e, além disso, está gerando sobra de recurso.


  • Capacidade de cada computador = 30 t/s   como são 50  deles teríamos um servidor com capacidade de atender 1500 t/s
    ou 1,5 t/ms,  ou seja  o tempo de resposta seria idealmente 2/3 ms ~ 0,66 ms.
    Na falta de opção melhor 1 ms.

    Bons estudos a todos!


ID
19096
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O caminho de comunicação entre o processador e os diversos circuitos do micro PC é denominado

Alternativas
Comentários
  • b-

    Os dispoisitvos ligam direto aos controladores, os quais conectam-se aos barramentos. A porta d enetrada para os dispositvos sempre sao controladores. Logo, barramento (bus) é o caminho entre componentes do sistema como CPU e memoria principal e os controladores, os quais comiunicam com os dispositivos.


ID
27553
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Uma UCP tem como funções básicas o processamento das instruções e o controle do sistema computacional. Dentre os procedimentos executados pela função de controle, está a execução de cada instrução. A execução de uma instrução se divide em ciclo de busca (fetch) e ciclo de execução. Dessa forma, é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O CI indica o endereço da instrução que atualmente está sendo executada.

    O RI contém a instrução que atualmente está sendo executada.

    O RDM é usado para armazenar na RI o dado a ser executado.

    Como estes três, e o REM, são registradores de controle eles precisam estar um passo a frente do que acontecerá.  É durante o ciclo de busca que estes três registradores serão atualizados.

    Letra A

  • Uma observação em relação ao comentário anterior é que o CI mantém o endereço da próxima instrução a ser executada e não o endereço da instrução atual.

  • Não sei não. O registrador C.I sendo atualizado no ciclo da instrução? Achei que fosse no ciclo de DECODIFICAÇÃO, que é quando a a U.C tem condições de medir o tamanho da instrução e incrementar o C.I.
  • Fase de BUSCA:
    - Copiar o apontar de programa (PC ou também CI) para o registrador de endereços de memória (REM)
    - Ler uma instrução da memória
    - Copiar o registrador de dados da memória (RDM)  para o registrador de instruções (RI) -> Explica B e C
    - Atualizar o apontador de programa(PC/CI)

    Fase de EXECUÇÃO:
    - Cálculo do endereço de operandos
    - Busca de operandos na memória
    - Seleção de operação de ULA
    - Carga de registradores
    - Escrita de operandos na memória
    - Atualização de PC em caso de desvios -> explica D e E: Pode sim, ser alterado, mas não é sempre, só em caso de desvios

ID
28555
Banca
CESGRANRIO
Órgão
DECEA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação a processadores comerciais, é correto afirmar que o(a):

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA - Os processadores de arquitetura 64 bits da AMD rodam nativamente código 32 bits.

    e) ERRADA - A linha de processadores Xeon é da Intel e é voltada para o mercado de servidores e estações de trabalho
  • b) ERRADA - Existem Itanium de 800MHz e de 1,67GHz, o que costuma ser superior a 3,2G são os FLOPS
  • d)tecnologia Execute Disable Bit pode impedir que código em pilha seja executado. correto- execute disable bit funciona para impedir que um worm insira um codigo no buffer da memoria, a parte da qual deve estar desabilitada pelo execute saible bit.

    Quanto às outras questões: existem processadores x86-based AMD Opteron, o Itanium tem cpu clock de 733 MHz - 800 MHz e Xeon é orientado a servers & workstations

  • c) ERRADA - conjunto de instruções do UltraSPARC III 64 bits e do PowerPC G4 32 bits são diferentes.


ID
41662
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os processadores Intel que possuem 4 núcleos de processamento pertencem às famílias de modelos

Alternativas
Comentários
  • Esta nomeclatura da Intel é uma sacanagem... a) False. Core 2 Duo tem apenas 2 núcleos, Atom pode ter até 2 núcleos.b) False. Pentium 4 tem apenas 1 núcleo, Core 2 Duo tem apenas 2 núcleos.c) True. Core 2 Quad tem 4. Core i7 PODE ter 4 núcleos.d) False. Core 2 Duo tem apenas 2 núcleos, Core 2 Quad tem 4.e) False. Pentium 4 tem apenas 1 núcleo, Core 2 Duo tem apenas 2 núcleos, Core 2 Quad tem 4.Referência: http://www-dr.cps.intel.com/consumer/rating.htm#proc-nameMastigado: http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_Intel_processors

ID
59497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca dos diversos componentes de um computador do tipo
IBM PC com processador Pentium IV, julgue os itens
subseqüentes.

Em um processador Pentium IV, a arquitetura de comunicação com a placa mãe tem um socket padrão PCI 2 de, no mínimo, 200 gigahertz de velocidade de transmissão.

Alternativas
Comentários
  • Gigahetz??? não chega a tanto...segue uma tabela com o velocidade de alguns tipos de barramentos.Note que a velocidade nem chega perto de Giga, acredito que banca tentou confundir com a taxa de tranferência.Os itens abaixo foram dividos da seguinte forma:Nome do barramento - Largura - Velocidade - Taxa de tranferencia MB/sISA - 16 bits - 8 MHz - 16MBpsEISA - 32 bits - 8 MHz - 32MBpsVL-bus - 32 bits - 25 MHz - 100MBpsVL-bus - 32 bits 33 MHz 132MBpsPCI - 32 bits - 33 MHz - 132MBpsPCI - 64 bits - 33 MHz - 264MBpsPCI - 64 bits - 66 MHz - 512MBpsPCI - 64 bits - 133MHz - 1GBps
  • Além de não poder ter 200 gigahertz, o padrão do socket dos processadores não são do tipo PCI.
  • errado- o pentium 4 tem 144 novas instruções. com registers de 128 bits. frequencia interna é de 2.4 a 3.4 GHz. e a externa, 200Mhz. (800Mhz com Quadpump). O L3 do Pemtium 4 tem ate 2 MBs. 


ID
59509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca dos diversos componentes de um computador do tipo
IBM PC com processador Pentium IV, julgue os itens
subseqüentes.

Por questões de otimização da velocidade de troca de dados em discos SATA, a configuração da BIOS em processadores Pentium IV depende do tipo de sistema operacional instalado.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o porquê dessa questão está correta. Se alguém tiver uma explicação, agradeço.Segundo esse capítulo(http://www.gdhpress.com.br/hardware/leia/index.php?p=cap9-1) do Livro "Hardware o Guia Definitivo" do Carlos Morimoto, o Sistema Operacional não tem nada relacionado com a BIOS.
  • Se você acessar a bios do seu computador que possui entrada SATA, irá perceber que você deve configurar a compatibilidade do SATA com SO instalado.A título de exemplo, o Windows XP é bastante problemático com drives SATAs, por isso as BIOS têm esta opção.
  • Nao achei artigos que justificassem a questão, mas acertei devido a um fato vivenciado por mim:

    Tentei instalar WinXP em uma maquina com justamente este processador em um HD SATA, porém, o instalador do win não reconhecia em hipótese alguma o HD.Daí, alguém me deu a idéia de ir na BIOS e alterar uma opção lá que já esqueci de "SATA MODE" para "SCSI" e funcionou.Dai percebi a incompatibilidade WinXP x SATA

    Espero ter ajudado um pouco

  • A configuração da BIOS vai depender do tipo de SO instalado na máquina, uma vez que algumas configurações podem não ser adequadas, implicando no mal funcionamento da máquina. A BIOS é a configuração base para os dispositivos de E/S, e o SO gerencia os dispositivos, por meio dos parâmetros definidos na BIOS.

  • Creio que não seja precisamente dizer que a configuração da BIOS depende do sistema operacional, mas que, dependendo do sistema operacional devemos alterar a configuração da BIOS. Não é a configuração da BIOS que depende do sistema operacional e sim o sistema operacional que pode depender da configuração da BIOS.


ID
76552
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Ao constatar que o processador necessitava ser substituído, o técnico solicitou ao estoque a liberação de uma nova peça. Sabendo-se que se tratava de um modelo Intel Pentium IV, o processador compatível com a placa-mãe existente no equipamento seria aquele com o soquete

Alternativas
Comentários
  • existem dois modelos : Pentium 4 soquete 423 e soquete 478 (mais recente).
  • b)478 ou LGA 775.

    sockets - processadores

    Pentium 4 - 478

    Xeon - 603

    Itanium - PAC-418

    Athlon- 64 - 939


ID
104929
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere:

I. O modelo QX6700 é, na verdade, um processador de quatro núcleos, apesar de ser chamado Core 2.

II. Existem dois tipos de Core 2 Extreme, sendo um de dois núcleos, o X6800, e outro de quatro núcleos, o QX860.

III. As placas com Socket LGA 775 suportam o Core 2 Quad.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O processador QX6700 é na verdade denominado Intel Core 2 Extreme Processor.Que tem como características:8M Cache2.66 GHz1066 MHz FSBTem 4 Núcleos e cada núcleo virtualiza 4 ThreadsO X6800 é Core 2 extreme e tem realmente 2 núcleos, repare que não tem a letra Q na referencia do processador, essa letra indica justamente a presença dos 4 núcleos.Porem nem existem apenas dois modelos, e ainda não existe esse modelo X860 citado no item II.Os Sockets LGA 775 suportam o Core 2 Quad tanto que este modelo QX6700 é suportado neste socket.
  • absurdo de questão......parei de ler e fui pra proxima

  • Pelo amor de Deus... nao vai cair uma porra dessa na minha prova!


ID
106216
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O processador Pentium 4 que se apresenta ao sistema operacional como um sistema dual-core, utilizando recursos não usados anteriormente, podendo executar duas operações de forma paralela, uma de cada aplicativo diferente, foi desenvolvido com a tecnologia denominada

Alternativas
Comentários
  • Hyper-Threading, ou hiperprocessamento, é uma tecnologia que simula a existência de dois processadores em um só, tornando o sistema mais rápido quando se usa vários programas ao mesmo tempo. Isso rende um acréscimo de até 20% ,em média, na velocidade dos processamentos.A simulação do segundo processador é feita utilizando-se as partes não aproveitadas na previsão de desvio do pipeline. Estas partes, conhecidas como bolhas do pipeline, não possuem utilidade nenhuma em um processador sem a tecnologia Hyper-Threading, desperdiçando ciclos de processamento.A Hyper-Threading foi desenvolvida pela Intel e primeiramente empregada no processador Pentium 4 de núcleo Northwood, de 32 bit. Atualmente na nova família de processadores, denominada Nehalem, o processador Core i7 usufrui dessa tecnologia, proporcionando até 8 núcleos totais.Observe uma ilustração das bolhas do pipeline em um processador sem a tecnologia Hyper-Threading, e como ela atua eliminando essas bolhas:http://www.hts.be/portal/InfoHyperThreading.aspx
  • Extended Memory 64: é uma nova tecnologia que melhora as plataformas de servidor e Workstation com endereçamento de 64 bits e instruções relacionadas.

    Front Side Bus: é o barramento de transferência de dados que transporta informação entre a UCP e o northbridge da placa-mãe.

    Execute Disable bit: permite que o processador classifique áreas na memória, baseando-se no local onde o código do aplicativo pode e não pode ser executado. Quando um vírus mal-intencionado tenta inserir um código no buffer, o processador desativa a execução do código, evitando prejuízos e a disseminação do vírus.

    Hyper-threading: tecnologia que simula a existência de dois processadores em um só.

    Enhanced Intel SpeedStep: é um meio avançado de garantir um alto desempenho mantendo os requisitos de economia de energia dos sistemas móveis. A tecnologia Enhanced Intel SpeedStep convencional faz o chaveamento e tendem entre níveis altos e baixo da tensão e da freqüência, em resposta à carga do processador.

    Correta assertiva letra d

  • d)Hyper-Threading.

    Hyper threading é a technologia que permite processador executar 2 processos simultaneos, como se fossem 2 cores

  • GABARITO: D

     

    Hyper-Threading (oficialmente chamada Hyper-Threading Technologyou HT Technology, e abreviada como HTT ou HT), em português hiperprocessamento, é uma tecnologia proprietária da Intel usada para computação paralela em processadores x86. Essa tecnologia faz com que cada núcleo do processador possa executar mais de um thread de uma única vez, tornando o sistema mais rápido quando se usam vários programas ao mesmo tempo. Foi primeiramente empregada no processador Pentium 4 de núcleo Northwood, de 32 bit. Apesar do foco da tecnologia Hyper-Threading ser os processadores para servidores de rede, os processadores da série Intel® Core2™ (Extreme Edition) e Intel® Core™ (i3 e i7) usufruem dessa tecnologia proporcionando até 12 núcleos totais (i7 4960x). Essa técnica foi criada para oferecer maior eficiência na utilização dos recursos de execução do processador. Segundo a Intel, a Hyper-Threading oferece um aumento de desempenho de até 30% dependendo da configuração do sistema.


ID
106219
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A terceira geração de processadores Pentium 4, com o núcleo Prescott, inaugurou os modelos de alto desempenho baseados na tecnologia de

Alternativas
Comentários
  • Em Fevereiro de 2004 a Intel introduziu um novo núcleo de codinome "Prescott." Pela primeira vez um núcleo trazia a tecnologia de 90 nm (nanômetros) e "um maior rearranjo na arquitetura da linha Pentium 4.
  • QUESTÃO CORRETA


    Abaixo está um comentário para o melhor entendimento da questão:


    Essa medida dada em nanômetros (nn) refere-se ao tamanho do transistor. Portanto a 3ª geração do Pentium 4 possuia milhões de transistores, medindo 90 nn cada um.

    A atual linha de processadores da Intel, os core 2010 (i3, i5, i7) possuem a tecnologia de 32nn.

    A vantagem nessa redução é que cabe mais transistores em uma mesma pastilha e o aquecimento sofre um redução considerável.

  • Não adianta comentar se não referenciar fonte. Não ajuda no aprendizado de quem está estudando. Não acrescenta em nada!

    http://www.intel.com/design/Pentium4/datashts/300561.htm
  • Acrescenta sim Patrick


ID
110164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de informática, julgue os itens a seguir.

As informações processadas nos computadores são compostas por caracteres, sendo que cada caractere, representado por 0 ou 1, é chamado de byte, e um conjunto de oito bytes constitui um bit.

Alternativas
Comentários
  • Um conjunto de 8 bits reunidos como uma única unidade forma um byte.
  • bit é a menor unidade de medida na informatica, um bit pode assumir apenas o valor zero ou um, 8 bits formam um byte.
  • Errado!Byte e Bit Como um computador só entende de bits, o homem criou a representação dos principais símbolos que ele usa para sua comunicação no dia-a-dia através da combinação de 8 bits. O homem denominou essa combinação de 8 bits de BYTE. Assim, 1 BYTE = 1 LETRA ou 1 CARACTERE ou SÍMBOLO. Dessa forma, cada letra, dígito ou símbolo conhecido pelo homem é representado no computador através de 1 Byte ou 8 bits. Como o computador utiliza dezenas, centenas e até bilhões de caracteres, utiliza-se certas unidades de medida em bytes, como: 1 Kilobyte = 1 KB = 1.024 bytes 1 Megabyte = 1MB = 1024 KB (
  • Tipo de questão que se ler rápido, erra!

ID
110398
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Tecnologia que aumenta a frequência do clock para melhorar o desempenho dos núcleos ativos, quando o processador detecta que está abaixo de sua capacidade, temperatura ou limites:

Alternativas
Comentários
  • A tecnologia Turbo Boost da Intel® é um dos muitos recursos novos interessantes que a Intel integrou à mais recente geração da microarquitetura Intel® (codinome Nehalem). Ela automaticamente permite que os núcleos do processador trabalhem mais rápido que a frequência básica de operação quando estiverem operando abaixo dos limites especificados para energia, corrente e temperatura.
  • Infelizmente essa banquinha insiste em questoes assim.

    Retirada daqui: http://www.intel.com/portugues/technology/turboboost/

    "Tecnologia Intel® Turbo Boost 2.0 permite que, automaticamente, os núcleos do processador trabalhem mais rápido que a frequência básica de operação quando estiverem operando abaixo dos limites especificados para energia, corrente e temperatura."
  • Questão muito  mal feita!
    Turbo Boost da Intel® é  uma tecnologia proprietária e que pelo edital não há como alguém saber que algo assim seria cobrado!

  • Turbo boost é parte do i 5 (2 a 4 cores) e é como se fosse um auto-overclock que se ativa sozinho quando há necessidade


ID
110743
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Durante uma apresentação das arquiteturas RISC e CISC, um analista fez as afirmativas a seguir.
I - O pipelining é uma técnica utilizada em arquiteturas RISC pela qual várias instruções são sobrepostas na execução, tirando proveito do paralelismo que existe entre as ações necessárias para executar uma instrução.
II - Em uma arquitetura RISC, todas as operações sobre dados se aplicam a dados em registradores, sendo que as únicas operações que afetam a memória são as operações de carga e armazenamento que movem dados da memória para um registrador ou de um registrador para a memória, respectivamente.
III - A arquitetura MIPS é uma arquitetura CISC que apresenta uma série de registradores de uso geral, além de ser caracterizada por apresentar uma operação elementar por ciclo de máquina.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • III)  ERRADA: 

    O MIPS é uma arquitetura de processadores RISC desenvolvida pela MIPS Computer Systems. Em meados de 1990s estimou-se que um em cada três microprocessadores RISC era MIPS.

    Os processadores MIPS são usados em aplicações tais como:

     

  • Abaixo um link de artigo bastante interessante sobre o assunto para quem interessar

    http://0fx66.com/blog/hardware/cisc-risc/ 

     

  • A III dava para matar que é falsa porque apresentar uma operação elementar por ciclo de máquina é uma caracaterística da arquitetura RISC
  • III - A arquitetura MIPS é uma arquitetura CISC que apresenta uma série de registradores de uso geral, além de ser caracterizada por apresentar uma operação elementar por ciclo de máquina

    Alguns exemplos de processadores CISC são Sparc (Sun), Mips (Silicon Graphics), Power (IBM) e Alpha (DEC)

  • MIPS APRESENTA UMA SÉRIE DE REGISTRADORES...falou em registrador pensa logo em RISC.

    A III está errada


ID
116578
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2002
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A velocidade dos processadores dos microcomputadores atuais é normalmente medida em

Alternativas
Comentários
  • ROFL !
    Vou instalar um velocímetro no meu computador.

    Gigahertz ou GHz é unidade de frequência !
    Velocidade relaciona a variação da posição no espaço em relação ao tempo, ou seja, qual a distância percorrida por um corpo num determinado intervalo temporal.

    ...mas é a melhor resposta, fazer o que, né !?
  • Resposta: Em Gigahertz ou GHZ.

    Resposta Completa: A velocidade dos processadores dos microcomputadores atuais é normalmente medida em Gigahertz ou GHZ.

  • Letra b.

    Temos duas pegadinhas aí. A primeira é o Gigabyte (GB). Escutamos muito o termo Gigabyte em propagandas de computadores, então associamos tudo do computador a Gigabyte. Cuidado, Gigabyte é usado como medida de armazenamento. A segunda é o Hertz, porém o enunciado pediu a velocidade atual. Atualmente o gigahertz é a unidade de medida de velocidade (frequência).


ID
119197
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre os processadores, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA - A interrupção somente é enviada quando ocorre um evento.

    B) ERRADA - O processador oferece recursos para proteção de memória (modos de operação supervisor e usuário, por exemplo).

    C) ERRADA - Um erro de execução é informado pelo processador ao SO.

    D) CORRETA

    E) ERRADA - Se o processador irá alertar algo será o SO, não diretamente os dispositivos de E/S.
  • Sobre os processadores, é correto afirmar:

    A) Errada. Uma interrupcao eh um evento externo q faz com q o processador pare a execucao do programa corrente e desvie a execucao para um bloco de codigo chamado rotina de interrupcao(normalmente sao decorrentes de operacoes I/O).


    B) Eu marcaria essa questao como correta. Na verdade, quem implementa os mecanismos para proteção e gerenciamento da memória são os SOs. Eh o SO quem oferece os mecanismos de proteção. E depende do processador para isso, conforme afirma a alternativa "D", dada correta, segundo o gabarito.

    Mecanismos para proteção e gerenciamento da memória são necessários para evitar q um processo invada a area de outro e, assim, monopolize os recursos. Para isso, são usados registradores limites. Ao disparar um processo, o SO carrega nos registradores limite os valores desse processo(limite inferior fica o primeiro byte e no superior, o ultimo).

    A cada acesso à memoria, o hardware de protecao compara o endereco gerado pelo processador com o conteudo dos 2 registradores de limite, e se o endereco gerado estiver fora da area do usuario, eh gerada uma interrupcao e o SO eh ativado em modo supervisor e o processo do usuario eh abortado por acesso ilegal à memoria.


    c) Errada. Ora, o processador eh quem executa os programas. Caso algum erro ocorra, ele tem q informar ao SO para q este, entao, decida o q fazer. Imagine um programa em execução acessando uma posicao ilegal de memoria. Ele vai ser abortado e o SO precisa tomar conhecimento disso, pois eh ele quem gerencia os recursos e deve, por exemplo, escalonar o processador a outro processo.


    d) Vide comentario da alternativa B. Mesma situação.


    e) Errado. Para proteger os perifericos, as instrucoes de E/S sao tornadas privilegiadas. Nesse caso, ocorre uma interrupção e o SO eh ativado ja em modo supervisor, e o processo de usuario eh abortado, pois tentou um acesso ilegal. A única forma de o processo de usuario realizar uma operacao de E/S eh atraves de uma chamada de sistema.

    No caso da alternativa, ocorre uma interrupção e o SO eh ativado ja em modo supervisor, sendo q o processo de usuario eh abortado, pois tentou um acesso ilegal. A única forma de o processo de usuario realizar uma operacao de E/S eh atraves de uma chamada de sistema.

    Fonte: Sistemas Operacionais - Vol. 11: Série Livros Didáticos Informática UFRGS,  Por Rômulo S. Oliveira,Alexandre S. Carissimi,Simão S. Toscani


    Por Rômulo S. Oliveira,Alexandre S. Carissimi,Simão S. Toscani


  • Vamos simplificar?!

    .

    a. Errado. Realmente enviam um sinal chamado este de interrupção, porém está errado ao falar mesmo sem a ocorrência. Deve-se ter um evento para haver essa interrupção.

    .
    b. Errado. A MMU, que é parte da CPU, é responsável por traduzir endereços virtuais em endereços físicos e isso faz parte do Gerenciamento da Memória.
    .

    c. Errado. De fato, a CPU tem essa função e quem faz isso é a Unidade de Controle.
    .

    d. Certinho. A MMU tbém faz o gerenciamento da memória.
    .

    e. Errado. Processo violar o mecanismo de proteção = usar uma memória que não é sua... e, de fato, o processador alerta sim, mas não diretamente os dispositivos. Ele alerta o SO para que este possa alertar os disps. de E/S.

     


ID
128647
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O ciclo de processamento busca-execução realizado por uma CPU, é medido e regulado especificamente

Alternativas
Comentários
  • É medido pelo clock ou frequência. ex: 1.6 Ghz

ID
130510
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A escolha de um notebook com processador Intel de mais recursos ou recursos mais aprimorados deve recair sobre um processador

Alternativas
Comentários
  • a) Pentium Duo Core. ERRADA!
    É o modelo intermediário da Intel. Em sua essência os Pentium Dual Core eram apenas processadores que saiam de fábrica como meros Pentium tradicionais, os Pentium D(primeira geração dos processadores de núcleo duplo e consiste, apenas, em juntar dois Pentium 4 num mesmo invólucro de processador).A Intel achou necessário "reviver" a marca Pentium.  

    b) Core 2 Duo.CORRETA!
    Atualmente
    o Core 2 Duo é considerado um dos mais potentes processadores para o mercado de desktops. Ele é fabricado numa arquitetura que possui núcleo duplo. A arquitetura Core, nome dado a essa nova forma de  fabricar processadores, preza pela melhoria do desempenho. 

    c) Core Duo.ERRADA!
     
    d) Celeron. ERRADA!
    É o processador mais simples e mais barato da família INTEL. Normalmente é encontrado em computadores que irão desempenhar tarefas mais simples como edição de textos e navegação na internet. Jogos pesados e programas de edição de vídeo e fotografias terão muita dificuldade de serem executados nesse processador. É mononuclear(single core).

    e) Pentium 4.ERRADA!
    É mais rápido que o Celeron, possui mais cache e mais recursos de processamento. Introduziram a tecnologia HT(Hyper  Threading) que eleva o desempenho das CPU's. Assim como o Celeron, é mononuclear(single core)"
  • Gabarito letra B.

    Acho que a ordem seria (menor recursos para maior):

    Celeron / Pentium 4 /  Core Duo / Pentium Duo Core / Core 2 Duo.

  • Modelo de processadores Intel para Desktops:
    • Celeron D
    • Pentium 4
    • Pentium D
    • Core 2 Duo
    • Core 2 Extreme
    • Core 2 Quad (Sendo este o mais aprimorado até o momento)
     
    Só uma atualizada..., mas de qq maneira vcs sabem que as capacidades dos processadores mudam rapidamente!
    Bons estudos!!!
  • Diria que o Phenom II X4 975 BLACK da AMD está de igual para igual com o Core7

    • 3.6GHz Phenom II X4 975 ‘Black Edition’
    • 3.2GHz Phenom II X4 840
    A Lei de Moore, para quem não a conhece, prevê que o poder dos processadores dobre a cada 18 meses. Então de acordo com a lei de Moore mesmo que não dobre em tempo tão rápido, mas podemos concluir que é perda de tempo dialogar de qual é o processador mais rápido, porque daqui 5 anos será peça de museu.
  • Evolução dos processadore da INTEL na era da sobreposição de núcleos:
    1-CORE DUO
    2-CORE 2 DUO
    3-CORE 2 QUAD
    4-INTEL CORE I3, I5 e I7
  • b)

    Core 2 é uma marca de 86x-64-bit processadores. A versao Single 65 nm & Single 45 nm nao existem para desktop. 


ID
149740
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando que a arquitetura de computadores trata do
comportamento funcional de um sistema computacional, julgue
os itens subsequentes.

O tempo de execução do processador, ou simplesmente tempo de processador, é o tempo gasto pelo processador na execução das instruções dedicadas a um programa e não inclui o tempo gasto com entrada/saída, nem o tempo gasto para outros programas diferentes, no caso dos sistemas que compartilham o tempo do processador.

Alternativas
Comentários
  • A definição de tempo de processador é o tempo gasto por um processador com um job.  Portanto a questão está correta.


ID
149797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito das características dos processadores disponíveis no
mercado, julgue os itens que se seguem.

O princípio básico da tecnologia superescalar está relacionado à capacidade de aceitar diversos tipos de dispositivos de conexão.

Alternativas
Comentários
  • Processadores Superescalares são os que possuem pipelines que permitem a execução de mais de uma instrução simultaneamente (no mesmo ciclo de clock.

    Arquitetura Superescalar. Termos técnicos GdH. Arquitetura implementada nos processadores Pentium e um dos principais motivos de seu maior desempenho,

  • A aquitetura superescalar é um tecnica que tem por finalidade otimizar o pipeline aumentando algumas unidades funcionais do processador. O processador continua executando apenas um pipeline porém as unidades onde há maior fluxo de dados são multiplicadas melhorando o desempenho
  • Na verdade, a arquitetura superescalar se refere à utilização de múltiplas unidades de execução.

    Ou seja, ao invés de utilizar uma unidade de execução com um pipeline de 5 estágios, por exemplo, usa-se 2 ou mais unidades com pipeline de 5 estágios.

    Enquanto o pipeline começou a ser utilizado no 486, a tecnologia superescalar foi introduzida no Pentium e é utilizada até hoje.

    Fonte: "Hardware II, o Guia Definitivo", www.gdhpress.com.br
  • SUPERESCALAR

    • Otimizar o pipelining

    • Processadores que executam múltiplas instruções, 4 ou 6, em um ciclo de clock

    • Tem um só pipeline, mas varias unidades funcionais

    • Paralelismo decidido em tempo de execução

    • Mais de uma instrução por ciclo (uma para cada pipeline)


ID
150301
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Uma das limitações da velocidade de um processador é a diferença de velocidade entre o ciclo de tempo da CPU e o da memória principal (MP). Acelera a transferência de informações entre CPU e MP a função de

Alternativas
Comentários
  • Pelo que me consta a memória cache procura evitar as transferências entre o processador e a MP.
    Acelerar soa meio estranho.
  • para quem quiser tirar dúvidas sobre memória.

    http://interredes.forumeiros.com/t65-diferentes-tipos-de-memorias

    Bons estudos
  • O colega mauro silva está correto.

    Questão totalmente sem sentido. A única coisa capaz de acelerar ou desacelerar uma comunicação ucp / mp é o aumento ou a redução da frequência no barramento.


ID
151789
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

São características dos microprocessadores atuais:

I. Comparados a modelos anteriores, têm velocidade de clock menor, porém desempenho maior, graças à existência de mais de um núcleo.
II. Levando em conta as configurações de clock e cache, processadores com 2 núcleos podem ter melhor desempenho que alguns processadores de 4 núcleos.
III. Existência de até 3 caches de memória (L1, L2 e L3) interagindo com o processador.
IV. Tamanhos menores (32 nanômetros), entretanto, maior poder de processamento que processadores de 90 nm.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O Intel Core i7 tem tamanho de 45nm ou 32 nm com cache de 64 KB de cache L1 (32 KB de dados + 32 KB de instruções) por núcleo, 256 KB de cache L2 (instruções combinadas e dados) por núcleo e 8 MB L3 (instruções e dados combinados) compartilhada por todos os núcleos;
  • A explicação pra a "I" é q quando o processador trabalha a uma frequencia mais elevada(clock maior), ele esquenta mais, sendo necessária tecnologias de refrigeração mais sofisticadas q ja estao no limite. A solução eh manter o clock e adicionar mais nucleos.
  • A I eu fiquei na dúvida..

    I. Comparados a modelos anteriores, têm velocidade de clock menor, porém desempenho maior, graças à existência de mais de um núcleo.

    Que modelos anteriores??? o TÊM da questão me deixa na dúvida. Se fosse substituido por PODEM TER eu aceitaria essa questão como verdade... Por exemplo, vamos pegar um dos modelos do PENTIUM:

    Katmai (250 nm)

    • L1-Cache: 16 + 16 KiB (Dados + Instruções).
    • L2-Cache: 512 KiB, com 50% da freqüencia do processador.
    • MMXSSE.
    • Slot 1 .
    • Barramento externo: 100 e 133 MT/s.
    • VCore: 2.0 V, (600 MHz: 2.05 V).
    • Primeira leva: 17 de Maio1999.
    • Frequência: 450-600 MHz.
      • 100 MHz FSB: 450, 500, 550, 600 MHz.
      • 133 MHz FSB: 533, 600 MHz (Modelo B).

    Existem processadores com único núcleo com clock menor, como exemplo acima...
  • Acredito que estas questões devem ser sempre vistas como generalizações do que era antigo versus o que é atual e não como exemplos específicos. Portanto, de forma geral, todas as afirmações estão corretas.

    I - Antigamente os processadores tinham apenas um núcleo e velocidade de clock bem alta, gerando energia térmica (calor) em excesso. Atualmente, pode-se evitar o excesso energia térmica através da diminuição da velocidade de clock e aumentando-se a quantidade de núcleos. Assim, desempenho foi aumentado (melhor processamento, menor gasto de energia)

ID
152491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Assinale a opção correta com relação a características dos processadores de dados.

Alternativas
Comentários
  • vimos que os processadores atuais usam um recurso chamado multiplicação de clock. Isto significa que o processador internamente trabalha a uma frequência maior do que a placa mãe. Um Pentium 200, por exemplo, apesar de internamente funcionar a 200 MHz, comunica-se com a placa mãe a apenas 66 MHz. A frequência de operação do processador é chamada de clock interno (Internal clock), enquanto que a frequência da placa mãe é chamada de clock externo (External clock).

    Continuando a tomar o Pentium 200 como exemplo, percebemos que a velocidade interna do processador (200 MHz) é 3 vezes maior que a da placa mãe (66 MHz), dizemos então que no Pentium 200 o multiplicador é 3x. Num Pentium 166, o multiplicador será de 2.5x, já que a frequência do processador (166 MHz) será 2.5 vezes maior do que a da placa mãe (66 MHz).

  • Pipeline é uma técnica de hardware  que permite que a CPU realize a busca de uma ou mais instruções além da próxima a ser executada. Estas instruções são colocadas em uma fila de memória dentro do processador (CPU) onde aguardam o momento de serem executadas.

    A técnica de pipeline é utilizada para acelerar a velocidade de operação da CPU, uma vez que a próxima instrução a ser executada está normalmente armazenada dentro da CPU e não precisa ser buscada da memória, normalmente muito mais lenta que a CPU.
    [editar] Conceito

    A técnica de pipeline é semelhante a uma linha de produção de fábrica. Cada instrução de um microprocessador passa por diversas fases até sua execução. Estas fases podem ser:

        * Decodificação
        * Acesso memória ou registradores
        * Processamento aritmético

    Se conseguirmos separar todas estas fases de forma independente, e separar cada fase por ciclo de relógio teríamos (neste exemplo) 3 ciclos por instrução. Se usarmos uma técnica de pipeline poderíamos colocar 3 instruções ao mesmo tempo no microprocessador (cada uma numa fase distinta) e termos 3 instruções em 3 ciclos (1 instrução por ciclo idealmente). Outros problemas advem desta técnica, como desvios (como saber as próximas instruções), e dependência de instruções (a próxima depende da anterior). Na prática todos os microprocessadores modernos utilizam-se de várias (dezenas) fases no processamento para usufruir de clocks maiores (quanto menor a fase, mais rápido pode ser o ciclo).

  • Uso real

    Algumas CPUs incluem conceitos muito mais avançados de pipeline:

        * Pré-decodificação: a CPU pode iniciar a decodificação de diversas instruções (paralelamente) e antes do momento das mesmas serem executadas.
        * Execução fora-de-seqüência: algumas CPUs podem além de pré-decodificar, executar préviamente um determinado número de instruções. Numa etapa posterior, a ordem de execução é verificada e os resultados das operações são consolidados na sua ordem correta.
        * Previsão de desvio: caso exista uma instrução de desvio dentro do pipeline e a sua execução for consolidada, todas as instruções posteriores a mesma e que se encontram na fila devem ser abortadas.
     

  • O multiprocessamento simétrico ou SMP (Symmetric Multi-Processing) é uma tecnologia que permite a um determinado sistema operacional distribuir tarefas entre dois ou mais processadores. Este método, mais especificamente, permite que vários processadores partilhem o processamento de instruções requisitadas pelo sistema.

    O multiprocessamento simétrico oferece um aumento linear na capacidade de processamento a cada processador adicionado. Não há necessariamente um hardware que controle este recurso, cabe ao próprio sistema operacional suportá-lo.

    Este método também é chamado de "processamento paralelo".

  • O K5 foi o primeiro processador x86 da AMD desenvolvido independentemente, introduzido em Março de 1996..[1] Seu principal concorrente era a família de processadores Intel Pentium. Contudo ele foi originalmente planejado para ser lançado em 1995, mas por atrasos no projeto, foi adiado até 1996.[2] AMD na época era uma companhia que estava fabricando processadores há pouco tempo, mas mesmo assim as características do K5 se aproximavam muito do Pentium Pro quanto do Pentium "Clássico".

  • c)No multiprocessamento simétrico, podem ser usados dois processadores na mesma placa-mãe.

    as erradas:

    a) a frequencia do processador é medida por processos por ciclo de clock. 
    b) pipeline é o processamento de informações por etapas (fetch, decode, execute, write back). Enquanto uma informação esta no ultimo estagio, outra esta no execute enquanto outra esta no decode e outra no fetch. No pipeline as fases de processamento nunca ficam ociosas esperando o processo anterior. Na verdade, podem ficar paradas se tiverem tempo de conclusao diferentes, o que cria bottlenecks.
    c)A arquitetura do processador não influi na velocidade... nem precisa ler o resto.
    e) AMD k5 tem 4 canalizações:
    http://www.hardware.com.br/termos/k5


ID
157444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A placa-mãe de um computador é a placa de circuito impresso que contém os principais componentes eletrônicos de um computador. Com respeito a placas-mãe e seus principais componentes, julgue os itens a seguir.

A memória cache de um processador não influencia diretamente o desempenho deste pois o que determina a freqüência do clock do processador é a velocidade do barramento.

Alternativas
Comentários
  • A memória cache de um processador não influencia diretamente o desempenho - Errado, influencia e muito.
    Vide: "Quando foram lançados os processadores 386, percebeu-se que as memórias não eram mais capazes de acompanhar o processador em velocidade, fazendo com que muitas vezes ele tivesse que ficar "esperando" os dados serem liberados pela memória RAM para poder concluir suas tarefas, perdendo muito em desempenho"

    deste pois o que determina a freqüência do clock do processador - Errado, quem determina a frequencia do clock é o Relógio.

    é a velocidade do barramento - Errado também.
  • Segundo o material do estratégia concursos:

    Quanto maior o clock do processador, mais rápida é a máquina;
    Quanto mais núcleos tiver o processador, melhor é a sua performance;
    Quanto maior for a memória cache, mais rápido será o processador;
    Quanto maior for o clock do FSB (Front Side Bus), melhor é o desempenho da máquina;
    Quanto maior for o clock da memória, melhor é o desempenho da máquina;

  • ERRADO

    A memória cache retem os blocos de instrução mais usados pelo processador, diminuindo a necessidade de acesso a RAM, o que influencia diretamente em seu desempenho.


ID
157801
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Quanto aos processadores Intel, considere:

I. O termo "Xeon" pode estar associado aos modelos Pentium II, Pentium III e Pentium IV.
II. O modelo Celeron diferencia-se dos modelos Pentium com características reduzidas ou removidas nos aspectos de tamanho de cache L2, clock interno e clock do barramento externo.
III. O Centrino é uma plataforma que envolve um determinado processador, um determinado chipset e uma determinada rede sem fio.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • I. CORRETO O Xeon (pronuncia-se zíon)foi lançado pela Intel. Estes processadores são voltados para o mercado de servidores e estações de trabalho. Pentium II - P/ usuário domésticosPentium II Xeon - P/ mercado de servidores e estações de trabalhoPentium III - P/ usuário domésticosPentium III Xeon - P/ mercado de servidores e estações de trabalhoII. CORRETOIII. CORRETOProcessador Pentium MIntel Chipsets 855 e 915Rede Wireless Intel/PRO
  • I. O termo "Xeon" pode estar associado aos modelos Pentium II, Pentium III e Pentium IV.
    Pentium II e Pentium III OK, agora e o Pentium IV? nao existe Pentium IV - Xeon, existe apenas "Xeon" apesar de ser baseado no Pentium IV... foda é que a banca é FCC dai o gabarito é um caixinha de surpresa e a meu ver poderia ser letra a) ou letra e)
    Bons Estudos!
  • Intel Xeon

    Características:

    • Núcleos / Threads (2, 4, 6, e 8 / 4,8,12,16, Hyperthreading);

    • 64 Bits;

    • Cache L3 de 24 MB por processador;

    • Virtualização;

    • Modelo 5600 foi construído com foco em sistemas virtualizados, sem descuidar da eficiência energética (Desempenho 60% superior, Consumo 30% inferior, 6, 4 ou 2 cores);

    • Operam em ambiente multiprocessado;

    • Reconhecem mais RAM;

    • Mercado de servidores(Pentium II Xeon, Pentium III Xeon, Pentium IV Xeon é apenas Xeon, Servidores e estação de trabalho).


  • a)I, II e III.

    ! Xeon é intel para servers. Iniciado com base do Pentium 2, tem sido constante desde entao,.

    Celeron - é um processador com menos cache, sem L2 e L1 com metade da velo do processador.

    Centrino - como a questão sugere, é combinação peculiar para chipset e interface wireless para o design de laptops. 


ID
162826
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com o lançamento dos computadores 486, surgiu um problema, que foi a diferença entre a velocidade de cálculo dos processadores e a velocidade das memórias externas. Esse problema foi resolvido pelos engenheiros com a

Alternativas
Comentários
  • A memória cache é uma pequena quantidade de memória localizada perto do processador. Surgiu quando a memória RAM não estava mais acompanhando o desenvolvimento do processador.

    A memória RAM é lenta, e faz o processador “esperar” os dados serem liberados. Para entender melhor esta situação, deve-se entender como o computador trabalha internamente. Quando o usuário clica para abrir um arquivo, o processador envia uma “requisição” para a memória RAM.


ID
172111
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A maioria dos computadores opera com apenas uma CPU e executam diversas tarefas, processando-as de forma concorrente e não simultânea.
Esta modalidade de processamento é conhecida por:

Alternativas
Comentários
  •  

    Dúvida poderia ficar entre Multiprocessamento e Multiprogramação.

     

    Multiprocessamento é a capacidade do Sistema Operacional executar mais de um processo simultaneamente. Tem que ter mais de um processador.

     

    Multiprogramação é a capacidade do Sistema Operacional ficar alternando entre a execução de vários processos.

     

    Logo, como só tem uma CPU resposta é letra E, multiprogramação.

  • hummmm sei nao ein!! questao meio estranha...tanenbaum? qual a fonte dessas info? muito estranha!
  • Letra E

     

    Simplificando o entendimento.

     

    Se há apenas uma CPU, os processos concorrerão pelo seu uso... por isso CONCORRÊNCIA! Posso ter vários processos, mas apenas um em execução (multiprogramação ou multitarefa).

     

    Se há apenas mais de uma CPU, os processos poderão ser executados de forma simultânea... já que cada processador pode executar um processo diferente... por isso SIMULTANEIDADE! Posso ter vários processos em várias CPUs (multiprocessamento).

     

     

  • E - MULTIPROGRAMAÇÃO – ou multitarefa, os programas compartilham a memória principal, o SO executa vários processos concorrentes (cada processo está em uma fila para ser executado e o escalonador vai escolher qual processo será executado) e não simultânea (cada instante a CPU executa somente um programa, no decorrer de um segundo ela pode trabalhar sobre vários programas, dando a ilusão de um verdadeiro paralelismo).

  • e-

    multiprogramacao = 1 cpu


ID
193009
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Uma instrução de microprocessador pode ser dividida em dois campos denominados código de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: e)Operação e Operando

     

    FORMATO DAS INSTRUÇÕES

    Código de operação (OPCODE) Operando 1 (OP1) OP 2 OP 3...
    • Código de Operação ou OPCODE - identifica a operação a ser realizada pelo processador. É o campo da instrução cuja valor binário identifica (é o código binário) da operação a ser realizada. Este código é a entrada no decodificador de instruções na unidade de controle. Cada instrução deverá ter um código único que a identifique. 
    • Operando(s) - é o campo da instrução cujo valor binário sinaliza a localização do dado (ou é o próprio dado) que será manipulado (processado) pela instrução durante a operação. Em geral, um operando identifica o endereço de memória onde está contido o dado que será manipulado, ou pode conter o endereço onde o resultado da operação será armazenado. Finalmente, um operando pode também indicar um Registrador (que conterá o dado propriamente dito ou um endereço de memória onde está armazenado o dado). Os operandos fornecem os dados da instrução. 
      Obs: Existem instruções que não tem operando. Ex.: Instrução HALT (PARE).

    fonte:http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/rmano/ri1finst.html


ID
201259
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

As principais funções da UCP são controlar e executar as operações de processamento dos dados, tendo um papel importante no desempenho do sistema computacional e executando as instruções que estão na memória principal.

Alternativas
Comentários
  • A questão esta certa!

     

    A Unidade Central de Processamento - UCP  é a responsável pelo processamento e execução dos programas armazenados.

    As funções da UCP são: executar as instruções e controlar as operações no computador.

    A UCP é composta de duas partes:

    UAL - Unidade Aritmética e Lógica : tem por função a efetiva execução das instruções;

    UC - Unidade de Controle - tem por funções a busca, interpretação e controle de execução das instruções, e o controle dos demais componentes do computador;

    Fonte: http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/rmano/comp8ucp.html

  • UCP ... executando as instruções que estão na memória principal ?
    E os registradores servem pra quê ?
    Esta questão está errada.

    Na questão:
    http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/5ccad21a-30
    A banca CESPE não fez este tipo de "ABSTRAÇÃO".
  • Os registradores, basicamente, armazenam ENDEREÇOS de memória onde as INSTRUÇÕES estão localizadas. Portanto é correto dizer: "executando as instruções que estão na memória principal. "
  • Atualmente as forças de segurança pública não podem fazer greve.

  • UCP ou CPU tem como funções principais controlar e executar as operações de processamento de dados. A CPU exerce o controle do computador, sendo responsável pela busca das instruções na memória e pela sua interpretação e execução.

  • Nenhum agente de segurança pública pode fazer greve


ID
201265
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O tamanho da palavra processada pela unidade lógica e aritmética é um parâmetro importante, pois, quanto menor o tamanho da palavra manipulada pelo microprocessador, maior é o seu potencial de cálculo e maior a precisão das operações realizadas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. Não é quanto menor o tamanho da palavra maior será o potencial de calculo na verdade a maioria dos resgistradores têm o tamanho exato da palavra que hoje é de 16,32 ou 64 bits. Veja a definição da wikipedia... "em ciência da computação, palavra (em inglês: word) é a unidade de informação natural usada por um tipo de computador particular. É um grupo de bits de tamanho fixo que é processado em conjunto numa máquina. O número de bits em uma palavra (o tamanho ou comprimento da palavra) é uma característica importante de uma arquitetura de computador. Ela é refletida em vários aspectos da estrutura e operação de um computador.

    A maioria dos registradores em um computador possuem o tamanho da palavra. A quantidade de dados transferidos entre partes de processamento e a memória é também geralmente uma palavra. Em sistemas simples, o dado é transferido através dum barramento, geralmente do tamanho da palavra ou meia palavra. O endereço de memória geralmente deve caber numa palavra.

    O valor numérico típico manipulado por um computador é geralmente do tamanho da palavra. Tipos inteiros podem estar disponibilizados em diferentes tamanhos, mas pelo menos um deles geralmente é o da palavra. Havendo outras opções, elas geralmente são múltiplas ou frações do palavra. Tamanhos fracionados são usados para utilizar a memória de forma mais eficiente. Entretanto, ao serem carregados no processador, geralmente ocupam o tamanho da palavra. Tipos flutuantes geralmente possuem tamanho da palavra ou de múltiplos.

    Computadores modernos possuem tamanho de palavra de 16, 32 e 64 bits. Entretanto, vários outros tamanhos já foram usados no passado, incluindo 8, 9, 12, 18, 24, 36, 39, 40, 48 e 60 bits. Alguns dos primeiros computadores eram decimais ao invés de binários, possuindo palavras de tamanho 10 ou 12, e alguns dos primeiros computadores não possuíam tamanho de palavra fixado.

  • Outro ponto é que a precisão não depende do tamanho da palavra processada pela ULA, mas sim da quantidade de memória total alocada para cálculo. As operações são emuladas em software para permitir a manipulação de números maiores que o limite dos registradores.
    Um exemplo é a classe BigInteger em Java que permite manipular números de qualquer tamanho. Como a própria documentação mostra: "Immutable arbitrary-precision integers".

ID
204640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Quanto às principais características dos processadores de sistemas
de computação, julgue os próximos itens.

Considere que João chegou em uma loja de informática, e o vendedor mostrou alguns computadores que estavam em promoção. Entre as características descritas pelo vendedor, ele disse que determinado computador é um micro de 16 bits, e um outro micro é de 32 bits. Essas informações dizem respeito ao tamanho da célula do computador.

Alternativas
Comentários
  • Se referem ao tamanho da palavra. O tamanho da célula não necessariamente é igual ao tamanho da palavra. Fonte: http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/rmano/comp9am.html

  • A questão não tem nada a ver com memória. Na realidade a questão quer induzir o candidato a pensar examente isso, quando cita o termo célula, porém um computador ser de 32 bits ou de 16 bits está relacionado ao tamanho das instruções e dos registradores de seu processador.
  • Na verdade está relacionada ao barramento. Ou seja, quantos bits são transferidos por clock.
  • Errado. Quando se fala em processador de 32 ou 64 bits, faz-se referência a seus bits internos: a quantidade de bits que o processador é capaz de manipular nas operações aritméticas.

    Para maiores informações, leiam um trecho desse artigo:

    Bits internos e externos, endereçamento e clock

    Bits internos

    O número de bits é uma das principais características dos processadores e tem grande influência no desempenho. Os processadores mais comuns (Pentium II, III e 4, Athlon XP, Duron, etc) operam a 32 bits, enquanto chips antigos, como o 286, operavam com 16 bits. Repare que estes valores correspondem ao trabalho dos circuitos do processador, por isso são chamados de bits internos. Já existe nos mercados processadores que trabalham a 64 bits por vez, como o Athlon 64, da AMD.

    Quanto mais bits internos o processador trabalhar, mais rapidamente ele poderá fazer cálculos e processar dados em geral (conseqüentemente, ele será mais caro). Só para dar uma noção, um processador de 32 bits pode manipular números de valor até 4.294.967.296. Processadores de 16 bits não conseguem trabalhar com este valor, de forma que é necessário dividi-lo em valores menores e possíveis de serem manipulados com 16 bits. Assim, a tarefa leva várias etapas. Com 32 bits, a tarefa pode ser realizada numa etapa só.

    Bits externos

    Acima você viu que bits internos medem a capacidade do processador trabalhar internamente, ou seja, sozinho, "dentro dele mesmo". O processador sozinho não é nada e precisa se comunicar com os dispositivos periféricos. Como as instruções que o processador executa ficam armazenadas na memória, é preciso que ela seja acessada de forma rápida e precisa. Essa velocidade depende da quantidade de bits que o barramento de dados consegue manipular simultaneamente. Tais bits são chamados de bits externos. Esse valor aumenta com o avanço da tecnologia. Na época do auge do processador Pentium, por exemplo, esse barramento poderia ser encontrado em 32 e 64 bits.

    Endereçamento

    O endereçamento consiste na capacidade que o processador tem de acessar um número máximo de células da memória. Para acessar uma célula, o processador precisa saber o endereço dela. Cada célula armazena um byte. Assim, um processador com o barramento de dados com 16 bits, pode acessar duas células por vez. Isso porque um byte equivale a 8 bits e 16 divididos por 8 é igual a 2, portanto, duas células. Um processador com 32 bits pode acessar até 4 células. Para descobrir o valor máximo de memória que o processador consegue acessar, basta fazer um cálculo: elevar a 2 o número de bits do barramento de endereços. Por exemplo, 2 elevados a 32:

    232 = 4.294.967.296 bytes => 4 GB

    A maioria dos processadores usa esse valor atualmente.



    Fonte: http://www.cassao.eti.br/portal/processadores

     

  • Ficaria correto se assim escrito: "Essas informações dizem respeito ao tamanho da PALAVRA do computador." Pois, a unidade de dados movimentados entre os registradores e a memória é chamada palavra. Essa unidade é o tamanho dos dados processados em um determinado processador.

    Bons estudos!
  • A questão tem a ver com memória sim, pois dependendo da quantidade de bits do processador eu consigo acessar menos ou mais endereços na memória. Porém isso não tem ligação com o tamanho da célula, portanto a afirmativa está incorreta.


ID
204643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Quanto às principais características dos processadores de sistemas
de computação, julgue os próximos itens.

Os microeventos ou as micro-operações comandados pelo funcionamento da unidade de controle podem ser iniciados por microprogramação ou por programação prévia diretamente no hardware.

Alternativas
Comentários
  • A unidade de controle executa três ações básicas intrínsecas e pré-programadas pelo próprio fabricante do processador, são elas: busca (fetch), decodificação e execução.

    Assim sendo, todo processador, ao iniciar sua operação, realiza uma operação cíclica, tendo como base essas três ações. Dependendo do tipo de microprocessador, a unidade de controle pode se ser fixa ou programável. A unidade fixa é aquela unidade que já vem com todo o conjunto de instrução programado em uma PLA que é construída pelo fabricante,dentro da UC.


ID
204646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Quanto às principais características dos processadores de sistemas
de computação, julgue os próximos itens.

Uma instrução de máquina é a formalização de uma operação básica que o hardware é capaz de realizar diretamente. As instruções são grupos de bits divididos em duas partes: uma delas indica o que é a instrução e como será executada, e a outra parte refere-se aos dados que serão manipulados na operação. Contudo, somente a 1ª parte é obrigatória.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    "Uma instrução de máquina é a formalização de uma operação básica que o hardware é capaz de realizar diretamente ?"
    As instruções do nível ISA são chamadas de instruções de máquina, pois são essas as instruções que o processador reconhece e executa.

    "As instruções são grupos de bits divididos em duas partes: uma delas indica o que é a instrução e como será executada, e a outra parte refere-se aos dados que serão manipulados na operação. Contudo, somente a 1ª parte é obrigatória. ?"

    As instruções podem ser divididos em duas partes: opcode e endereço.
    O opcode indica o que a instrução faz, o endereço ou melhor endereçamento é uma referência para onde os operandos estão. No entanto somente o primeiro é obrigatório.
  • Só o opcode é obrigatório porque há instruções que não necessitam de operandos. Como por exemplo a instrução NOP (No Operation/IA-32) muito utilizada na exploração de buffer overflow(s).
  • Questão errada pelo simples motivo de uma instrução de máquina (isto é, nível isa) poder ser executada indiretamente por meio de microprograma.
  • Franclin, a questao esta certa. Ha instruções q não possuem dados a manipular, por exemplo, a instrução "halt". Ao receber essa instrução, o processador ja sabe exatamente o q fazer. Não precisa consulta instruções detalhadas, nem endereços de origem ou destino para isso.


ID
204649
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Quanto às principais características dos processadores de sistemas
de computação, julgue os próximos itens.

Se, para reduzir custos de fabricação, for criado um computador em que o tamanho do registrador PC (program counter) seja a metade do REM, então, embora ocorra a redução do custo, essa máquina não irá funcionar, pois o PC deve ser projetado, no mínimo, com o mesmo tamanho do REM.

Alternativas
Comentários
  •  Existiram processadores que não acessavam diretamente toda a memória RAM disponível.

    Parte da memória RAM é executável pelos processadores, recuperando instruções e as executando, e parte não é enderessável pelo processador.

  • O registrador Contador de Programa (PC) indica qual a posição (endereço) da próxima instrução que será executada de um programa. Sendo assim, é preciso que o PC possa acessar todos os endereços que o REM pode endereçar. Portando eles precisam ser do mesmo tamanho. 

  • O registrador PC tem a função de armazenar sempre o endereço da próxima execução a ser executada, e as alterações do seu conteúdo determinam o seqüenciamento de execução das instruções armazenadas na memória principal.

    SO - Machado/ Maia- 2007

  • Tamanho do PC = REM = barramento de dados.
    Muitas questões são resolvidas com estas igualdades!
  • O gabarito dessa questão está errada.
     
    Observe a arquitetura do 8086. Temos o IP (ou PC) com tamanho de 16 bits, que nos dá no máximo 64K combinações possíveis. O REM e o Barramento de Dados são de 20 bits, que resulta em 2^20 = 1M palavras de memória. O 8086 utiliza dois registradores para compor o endereço de 20 bits: o registrador de segmento e o registrador offset, ambos com tamanho de 16 bits.  
    O registrador que deveria ter o menor tamanho é o PC, pois podemos combiná-lo com outro registrador, para compor o endereço de 20 bits. 
  • Questão correta. Segundo Stallings, a arquitetura interna da CPU possui os seguintes registradores Importantes:

    PC, contador de programas: armazena o endereço da próxima instrução a ser executada - tem sempre o mesmo tamanho do REM.  

    RI, registrador de instruções: armazena a instrução a ser executada.  

    AC, Acumulador: armazena os dados para as operações na UAL;



  • Vai funcionar mal, sem aproveitar toda a RAM, mas vai.


ID
211144
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Alguns microprocessadores possuem capacidade de processamento com palavras de 64 bits, em evolução se comparados aos históricos computadores de 8, 16 e 32 bits. Assinale a alternativa que apresenta quatro modelos de microprocessadores, um de 8 bits, um de 16 bits, um de 32 bits e um de 64 bits, nessa ordem.

Alternativas
Comentários
  •  Questão VERY HARD DO MORTAL COMBAT..

     

    digo isso pq pra qm não tem tanta prática se enrola nesses nomes malucos!!

    ILUSTRATIVAMENTE falo abaixo que:

     

    Pentium IV - 32bits

    AMD Athlon - 32bits

    Zilog z-80 - é um CMOS

    Motorola 6800 -  nunca vi na minha vida um processador fabricado pela motorola, muito menos de 64bits

     

     

    Com essas observações já se elimina as erradas!!

  •  Que questão ridícula!

    Qual a avaliação que a banca quer fazer do candidato com uma questão dessas???

    Lixo demais!!!

  • Apenas complementando os comentários:

    A Motorola fabricou (e ainda fabrica) muitos processadores até para ônibus espaciais e para os antigos Macintosh e outros baseados RISC.
    O texto abaixo retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Motorola_680x0 contém algumas informações, mas pode-se ler mais no próprio site do Wikipedia.

    Eu mesmo já usei máquina que tinha processador Motorola.

    Motorola 680x0/0x0/m68k/68k/68K é uma família de microprocessadores CISC 32-bit utilizados em uma ampla gama de dispositivos, concorrendo principalmente com a família x86 da Intel.


    Abraço e bons estudos.
  •  c)Intel 8080, Zilog Z8000, Intel 80486, AMD Phenom.

    Zilog Z8000 é um processador de 1979 com arquitetura de 16-bit com um registradores de 7 bits que podia estender o espaço de endereço para até 8 MB.

    AMD Phenon é uma tecnologia de 6 cores (AMD Turbo core) com adaptador dinâmico que se ativa quando necessario. # cores podem mudar de 3.2 para 3.6 Ghz. Possui tambem direct connect architecture & hyper transport. L3 possui 512 KB por core com clock de 2.7 Ghz a 3.3 Ghz.


ID
215806
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação à estrutura de interrupção dos processadores x86, pode-se afirmar:

I. A estrutura, em modo real, é baseada em uma tabela de 256 vetores de interrupção, localizada nos endereços de memória de 0 a 3FFh.

II. Vetor de interrupção, tanto em modo real quanto em modo protegido, é uma estrutura de dados de 4 bytes: 2 bytes para o seletor e 2 bytes para o offset que definem o endereço para uma rotina de tratamento de interrupção (ISR).

III. Existem três tipos de interrupção: exceções ou interrupções pré-definidas, interrupções por hardware e interrupções por software.

IV. A interrupção por hardware pode acontecer de duas maneiras: 1) execução da instrução int nn que ocupa dois bytes e 2) através do pino INT da CPU que, no PC, está ligado ao controlador de interrupções.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • http://wiki.osdev.org/Interrupt_Descriptor_Table

    • Maskable interrupt (IRQ): é uma interrupção de hardware que pode ser ignorada por configurar um bit em um registro da máscara de interrupção (IMR) bit-mask.
    • Non-maskable interrupt (NMI): é uma interrupção de hardware que carece um bit-mask associado, então isto nuca pode ser ignorado. NMIs são frequentemente usados por timers, especialmente por watchdog timers.
    • Inter-processor Interrupt (IPI): é um caso especial que é gerado por um processador para interromper outro processador em um sistema de multiprocessadores.
    • Software Interrupt: é uma interrupção gerada dentro de um processador pela execução de uma instrução. Interrupções de software são frequentemente usadas para implementar chamadas de sistema porque elas implementam uma chamada de subrotina com a mudança de nível da CPU.
    • Spurious Interrupt: (interrupção falsa) é uma interrupção de hardware que é indesejável. Elas são tipicamente geradas por condições do sistema, tais como interferência elétrica em uma linha de interrupção ou através de um hardware projetado incorretamente.

ID
229831
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os microcomputadores PC Pentium trouxeram um avanço em relação aos modelos de processadores 486 anteriormente utilizados. Foi uma inovação dos PC Pentium em relação aos PC 486:

Alternativas
Comentários
  • Aporte teórico:

    Bits internos se referem à quantidade de bits que o processaodor pode manipular internamente, para cálculos.
    Bits externo se referem ao acesso à memória feito pelo processador.

    No 486 tanto os bits internos e externos eram de 32 bits. O Pentium inovou trazendo bits externos de 64 bits, permitindo que ele conseguisse acessar grandes quantidades de dados mais rapidamente. Mesmo que seus bits internos ainda sejam de 32 bits, esse avanço permitiu a economia de ciclos para o acesso a dados.



    Resolução da questão:

    A questão se torna um pouco confusa ao abordar o termo "arquitetura real". Mas se interpretarmos esse termo como "bits externos", temos a opção A) como assetiva correta.
  •  pentium não oferecia arquitetura REAL de 64 bits, pois usava 32 bits iternamente. Questão passível de anulação!
  • novidades do Pentium:

    200 MHz de data bus

    Endereço: 4GB

    memoria cache: L1 (instruções) L2 (dados)

    bus externo: 66Mhz

                            

     

     


ID
236833
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação a fundamentos de computação e a arquiteturas de
computadores, julgue os itens a seguir.

O objetivo do processador é armazenar os dados em memória cache L1 para avanço do processamento numérico de operações aritméticas.

Alternativas
Comentários
  • Processadores NÃO ARMAZENAM dados. Como o próprio nome descreve, processadores PROCESSAM os dados.

  • Os processadores precisam armazenar dados para processá-los, mas o objetivo do processador não é armenar,  e sim processar. Além disso, o lugar que armazena o resultado do processador é o registrador e não memória cache.
  • O OBJETIVO do processador é PROCESSAR.

  • Prezados,

    Na estrutura do processador temos o registrador, que estão no topo da hierarquia das memorias , sendo assim o meio mais rapido ( e caro ) de se armazenar um dado. O processador, ao realizar seus calculos, armazena dados temporariamente nos registradores e não na memoria cache.

    Portanto a questão está errada.
  • Gabarito Errado.

    Processador não armazena nada... ele processa.

     

    Vamos na fé !

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Galerinha, cuidado!!!

    O processador ARMAZENA SIM e tem um carinha lá dentro dele que é responsável por fazer isso!!!

     

    Lembrando que o processador é composto pela Unidade Lógica e Aritmética (ULA), Unidade de Controle (UC), Registradores e barramentos internos. A ULA é quem somente faz o processamento propriamente dito. Mas o orquestrador disso tudo é a UC.

     

    Note: "Assim que isso é feito, a ULA executa a operação e gera um resultado na sua saída. Esse resultado também é passado para um registrador escolhido pela Unidade de Controle, baseando-se na instrução em execução." Fonte: http://producao.virtual.ufpb.br/books/edusantana/old-arq/livro/livro.chunked/ch02s02.html

    "Os  registradores  são coordenados  pela  unidade  de controle de modo que aceitem, guardem e transfiram instruções ou dados e façam comparações aritméticas ou lógicas em alta velocidade; Fonte: http://www.univasf.edu.br/~leonardo.campos/Arquivos/Disciplinas/Micros_2008_2/Micros_Aula_02.pdf

     

    Complementando:

    Tarefas da CPU:

    - Busca da Instrução.

    - Interpretação da instrução.

    - Busca dos dados

    - Processamento dos dados

    - Escrita dos dados -> necessidade de armazenar os dados temporariamente.

    Fonte: http://www.gradadm.ifsc.usp.br/dados/20111/FFI0311-1/10-OrganizacaoRegistradores.pdf

     

    Resumo: questão ERRADA.

    E como seria correta?

    "O objetivo do processador é armazenar os dados em REGISTRADORES para avanço do processamento numérico de operações aritméticas."

  • registradores - armazena


ID
240451
Banca
FCC
Órgão
TRT - 22ª Região (PI)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A quantidade máxima de memória que um processador consegue acessar é determinada pelo

Alternativas
Comentários
  • Temos o chamado “barramento de dados”, através do qual trafegam os dados que são transmitidos ou recebidos pelo microprocessador. Os dados transmitidos podem ser enviados para a memória ou para um dispositivo de saída, como o video. Os dados recebidos podem ser provenientes da memória ou de um dispositivo de entrada, como o teclado. Dizemos então que o barramento de dados é bidirecional.

    O "barramento de endereços" serve para que o microprocessador especifique qual é a posição de memória a ser acessada, ou qual é o dispositivo de entrada e saída a ser ativado. O barramento de endereços é unidirecional, ou seja, os bits “saem’ do microprocessador.

    Além desses dois barramentos, dois sinais de controle servem para definir se a operação a ser realizada é uma leitura ou uma gravação, e se deve atuar sobre a memória ou sobre um dispositivo de E/S.
    São eles:
    ·MIO: Este sinal indica se a operação diz respeito à memória ou a E/S
    ·RW: Este sinal indica se a operação é uma leitura ou uma gravação

    Através desses dois sinais, podem ser definidas 4 operações básicas:
    ·Leitura da memória
    ·Escrita na memória
    ·Leitura de EIS (Ex: do teclado)
    ·Escrita em E/S (Ex: no vídeo)

    Os microprocessadores possuem, além do barramento de dados e de endereço, o chamado "barramento de controle", no qual existe una miscelânea de sinais digitais com diversas finalidades, Os sinais RW e MIO exemplificados são parte do barramento de controle.
  • O endereçamento consiste na capacidade que o processador tem de acessar um número máximo de células da memória. Para acessar uma célula, o processador precisa saber o endereço dela. Cada célula armazena um byte.
  • Um barramento de endereços  é um barramento usado pela UCP ou por dispositivos capazes de usar DMA para informar os endereços físicos/locações de memória que deseja acessar (ler/escrever).
  • O Barramento de Endereço (Address Bus) é usado para selecionar a origem ou destino de sinais transmitidos num dos outros barramentos ou numa de suas linhas. Ele conduz endereços. Uma função típica do Barramento de Endereço é selecionar um registrador num dos dispositivos do sistema que é usado como a fonte ou o destino do dado. O Barramento de Endereço do nosso computador padrão tem 16 linhas e pode endereçar 216 (64 K) dispositivos (1K= 1024, ou 210 , no jargão de computação).


ID
270787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando os conceitos de arquitetura dos computadores, julgue
os itens a seguir.

Clock consiste no circuito oscilador que fornece o sinal usado para sincronizar e para determinar a velocidade de transferência de dados entre duas partes essenciais de um processamento, como, por exemplo, entre o processador e a memória principal, sendo a frequência, medida em ciclos por segundo ou hertz, a principal especificação do clock.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    Conceito correto para Clock. Ele é (fisicamente falando) um cristal de quartzo que gera o pulso usado no sincronismo entre os componentes de velocidades diferentes dentro do computador.
  • Alguém pode me ajudar?

    Clock consiste no circuito oscilador que fornece o sinal usado para sincronizar e para determinar a velocidade de transferência de dados entre duas partes essenciais de um processamento, como, por exemplo, entre o processador e a memória principal, sendo a frequência, medida em ciclos por segundo ou hertz, a principal especificação do clock.

    Não vejo problema no restante da questão, mas não concordo muito com a parte destacada. O circuiro oscilador não DETERMINA a velocidade de transferência ente duas partes. Pelo menos, até onde sei.
  • Existem dois clocks: o interno e o externo. Se o prova comentar sobre clock interno lembre-se que ela está associando ao processador, já se a pergunta for sobre o clock externo a prova está querendo saber sobre o clock da placa mãe. Só para te dar um parâmetro, um bom clock externo supera a casa dos 400 MHz (dados de 2010).
    O hertz (Hz) é a unidade utilizada para medir frequência (clock).
  • O clock determina a velocidade de transferência na medida em que ele limita a frequência do barramento. Ou seja, se um dispositivo tiver capacidade de transferência de 10MB/s com um barramento de frequência 500MHz, se o clock for de 250MHz, a velocidade máxima alcançada é determinada por essa frequência, portanto seria de 5MB/s.
    O clock nunca aumentará a capacidade de transferência de dados, mas é capaz de limitar tal capacidade.
  • CLOCK - é o indicador mais imediato da "velocidade" de um processador, é o número de ciclos por segundo de um sinal de sincronismo usado dentro do processador.


ID
270790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando os conceitos de arquitetura dos computadores, julgue
os itens a seguir.

A função do registro de instrução é armazenar o identificador da próxima instrução a ser executada pelo processador.

Alternativas
Comentários
  • Um registro de instrução é a parte de uma CPU que armazena a instrução que está sendo executada ou decodificada.

    Em processadores simples cada instrução a ser executada é carregada no registrador de instrução, que a possui enquanto ela é decodificada, preparada e finalmente executada, o que pode tomar vários passos.
  • Quem armazena ou aponta para a próxima instrução a ser executada é o contador de programa (program counter - PC), o qual é um tipo de registrador. O nome "contador de programa" não tem nada a ver com a contagem de algo, mas o termo é universalmente usado.

    O registrador de instrução (instruction register - IR) contém a instrução que está sendo executada.

  • IR / RI (Registrador de instrução) - Contém a última instrução buscada (Corrente).

  • Essa função é do registrador PC = Program Counter


    IR = Instruction Register armazena a instrução que está sendo executada

  • Fundamento Da Computação

    Três Subsistema Básicos

    " Unidades Funcionais"

    -> Processador "CPU"

    -> Memória Principal.

    -> Dispositivo de E/S.

    Processador.

    - Gerencia todo sistema computacional controlando operações de cada unidade funcional

    =- Executa instruções na memória Principal.

    Operações Básicas

    - Soma

    - Subtrair

    - Comparar e movimentar dados.

    Composto

    -> UC - Unidade De controle

    -> ULA - Unidade lógica e aritméticas

    -> Registradores.

    -> UC - unidade De controle

    - Gerencia as atividades de todos os componentes do computador

    -> ULA - Unidade Lógica e Aritméticas

    - Realiza operações lógicas (Teste e comparações)

    - Aritméticas (Somas e Subtrações)

    *Sinal Clock Realiza a sincronização de todas as funções do Processador.

    -> Registradores

    - Armazenam dados temporariamente.

    - são memórias de alta velocidade

    - Custo maior do que a memória Principal.

    - Memória Flash.

    -> Uso Geral

    - Manipulados por instruções.

    -> Específicos

    - Armazenam informações de controle da UCP e do SO.

    Específicos

    -> Contador de Instruções (CI ) ou Programa Counter (PC)

    - Armazena o endereço da próxima instrução a ser executada pelo UCP.

    -> Apontador de Pilha (AP) ou Stack Pointer (SP)

    - Armazena o endereço da memória no topo da pilha

    - Informações de programas que foram interrompidos.

    -> Registrador de status ou Programa Status Word (PSW)

    - Armazena informações sobre a execução de instruções.

    -> Registrador Acumulador

    - Operações Aritméticas e Lógicas Ficam Gravadas Em Hardware “Acumulador”.


ID
276592
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Assinale a opção correta relativa a sistemas fortemente acoplados.

Alternativas
Comentários
  • Fortemente ou fracamente acoplado, neste caso, se relaciona em como a memória do sistema.

    Um dos tipos de organização paralela são os sistemas MIND (Múltipla Instruções, Múltiplos dados). Estes sistemas se diviidem em:
    - Memória compartilhada ou fortemente acoplada - que podem ser sistemas SMP  (sistemas multiprocessadores) ou NUMA (Sistemas com acesso não uniforme a memória);
    - Memória distribuída ou fracamente acoplada - categória dos clusters.

    Logo sistemas fortemente acoplados são os que tem vários processadores compartilhando uma única memória física e dispositivos de entrada/saída sendo gerenciados por apenas um sistema operacional.
  • c-

    Os sistemas do tipo tightly coupled têm um só OS com varios processadcores com 1 so memoria


ID
280156
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre os componentes principais de um computador, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A - Correta

    B -
     RDM = Tamanho da palavra 
     REM = Tamanho do endereço

    C - A memória cache tem função de evitar o acesso constante à memória principal e não acelerar.

    D - As funções da UCP são: executar as instruções e controlar as operações no computador. Até ai tudo certo, o erro é afirmar que somente a UC e clock fazem o controle. Temos ainda decodificador, RI, CI, REM e RDM...
  • Item A
    Um classificação mais correta seria: Memórias Internas: Registradores, Cache e Principal;  Memórias Externas: Disco rígido e Mídia removível - Stallings - Organização e Arquitetura de Computadores.
  • Letra A

    Agora, pode até ser q o examinador tivesse pensado em falar da memória cache na letra C, mas o nome dela não foi citado no item.



  • a) CORRETA.
    b) Os registradores de dados são do mesmo tamanho da palavra do processador, não menor. O que dá o nome ao processador é exatamente o número de bits do registrador de dados do processador (palavra), por ex: processador de 32 ou 64 bits. O registradores de endereços precisam ter tamanho igual a dos endereços da memória.
    c) Trata-se da cache de memória. Sua função é acelerar transferência das informações entre a UCP e a memória RAM, não memória secundária.
    d) A UCP tem como funções básicas o processamento e controle (CORRETO).
    As funções de processamento são realizadas por:
    - ULA;
    - Registradores de dados;
    - Registrador especial de controle (ou flags);
    - Barramento interno
    As funções de controle são realizadas por:
    - UC - Unidade de Controle;
    - Clock;
    - Registrador de instrução - RI;
    - Contador de Instrução (CI - também conhecido como PC);
    - Decodificador de instrução;
    - Registrador de dados de memória - RDM;
    - Registrador de Endereços de Memória - REM.
    Fonte: Introdução à Organização de Computadores - Mário A. Monteiro - 5ª edição.
  • Sobre os componentes principais de um computador, assinale a alternativa correta.

    a)A memoria pode ser classificada em principal e secundária. Algumas podem ser voláteis, como os registradores e a memória RAM (Random Access Memory); e outras não voláteis, como os discos, fitas, ROM (Read Only Memory); PROM (Programable Read Only Memory) e EPROM (Erasable PROM). 

    Certo. Memorias não voláteis não perdem seu conteúdo com ausência de energia, nem necessitam de refresh constante. 

    b) Os registradores são memórias auxiliares que podem ser de dados (RDM) ou de endereços (REM), sendo que normalmente os de dados têm tamanho menor que a palavra do processador e os de endereços podem ter tamanhos iguais ou maiores que a palavra. 

    Errado. O tamanho da palavra determina o comprimento em bits do RDM(registrador de dados), e o tamanho da memória determina o comprimento em bits do REM(registrador de enderecos).

    c E uma memória de pequenas dimensões e de acesso muito rápido, que se coloca entre a memória (RAM) e o processador. Sua função é acelerar a velocidade de transferência das informações entre a UCP e a memória secundária. 

    Errada. A cache, q não foi mencionada, visa evitar acessos repetidos à lenta RAM. 

    d) A unidade central de processamento (UCP) tem como funções básicas o processamento e controle. As funções de processamento são executadas pela unidade de aritmética e lógica (UAL) e alguns registradores e as funções de controle apenas pela Unidade de Controle e o clock.

    Fonte: Fundamentos de Arquitetura de Computadores - Vol.8: Série Livros Didáticos, Por Raul Fernando Weber


ID
287512
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
UNIFESP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de Ciclo de Busca de instruções, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • ) O Program Counter (PC) armazena o endereço da antiga instrução executada. próxima instrução a ser executada

    b) O processador busca a instrução na posição de memória referenciada pelo ADD. PC
  • c) O MDR .Program Counter (PC)  referencia a próxima instrução a ser executada.
  • a) O Program Counter (PC) armazena o endereço da antiga instrução executada instrução corrente.
    b) O processador busca a instrução na posição de memória referenciada pelo ADD MAR (memory address register). ADD é uma instrução
    c) O MDR PC referencia a próxima instrução a ser executada. MDR (Memory data register) contem os dados transferidos entre memória principal e CPU
    d) A instrução é carregada no Instruction Register (IR). Correto

ID
308611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com referência à arquitetura de computadores, julgue os itens
seguintes.

Em razão de os processadores modernos lançados no mercado trabalharem com frequências de clock cada vez mais elevadas, a dissipação térmica tornou-se uma preocupação, visto que, quanto maior a frequência de clock utilizada, maior o calor produzido. Esse comportamento desencadeia uma necessidade, a de se utilizar um sistema de refrigeração mais aprimorado, o que, consequentemente, onera o custo do computador. Nessa situação, uma solução simples e barata é a utilização da denominada pasta térmica, que, aliada ao uso de um cooler adequado ao modelo de processador instalado, pode ajudar a amenizar o problema de superaquecimento no processador.

Alternativas
Comentários
  • "Nessa situação, uma solução simples e barata é a utilização da denominada pasta térmica"
    Vale lembrar que a pasta termica é a solução padrão para instalação dos coolers em CPU
  • Questão correta, mas discordo de dois pontos: a tendência atual não é simplesmente aumentar cada vez mais a frequência da CPU. Essa era a tendência há alguns anos atrás. Hoje em dia está se optando em criar mais núcleos em cada processador, porque, além de outras coisas reduz o problema do superaquecimento.

    Como se não bastasse, a questão fala que a dissipassão térmica tornou-se uma preocupação, dando a entender que é uma preocupação nova. Essa é uma preocupação que começou há décadas atrás, e não agora. O superaquecimento há muito tempo é o principal problema ao se criar um novo processador.

    Se a questão fosse do ano 2000 ou antes, tava 100% correta, mas pra 2011 acho que tá meio imprecisa :P

  • Questão pra lá de estranha, colocando a utilização de pasta térmica como se fosse algo novo ou opcional. Não é nenhum, nem outro.

  • Gabarito: Certo

    pasta térmica é um dos principais componentes do computador que ajudam a manter a temperatura de um processador baixa. Ela é um líquido viscoso, geralmente de cor branca ou prateada (dependendo de seu material), que é aplicado na superfície do processador junto do cooler.

    Fonte: Canaltech.com.br


ID
314566
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A Unidade de Controle (UC) é responsável por gerar todos os sinais que controlam as operações no exterior da CPU e por dar todas as instruções para o correto funcionamento interno da CPU. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa C inverteu a sequência. Primeiro a UC busca a instrução na memória cache, caso não encontre, fará então a busca na memória principal.
  • a) A UC executa as ações básicas pré-programadas pelo próprio fabricante do processador, sendo elas: busca, decodificação e execução.Tenho dúvida, pois dentro da UC existem 2 registradores: o PC, q armazena o endereço da proxima instrução a executar, e o IR, q registra a execucao da instrução; juntos, eles buscam e decodificam a instrução, mas não executam. A responsável por executar as instruções lógica eh a ALU. Alguem discorda?? 

    b) A UC, dependendo do tipo de microprocessador, pode ser fixa ou programável.

    Certo. Isso depende do tipo de processador. A unidade fixa é aquela que já vem com todo o conjunto de instrução programado de fábrica. Ex.: 8080, 8085, 6800 e outros. Já UC programável permite ao projetista de hardware programar seu próprio conjunto de instruções.

    c) A unidade de busca carrega a instrução requisitada pelo processador a partir da verificação na memória principal e, caso não a encontre, vai procurá-la nas memórias cache.Errada! A cache eh bem mais rápida q a MP. A busca está invertida. 

    d) A unidade de busca envia a instrução encontrada para a unidade de decodificação, que, por sua vez, terá como responsabilidade tratá-la e enviá-la à unidade de execução.Certo. Trata-se de um ciclo. E ocorre da seguinte forma:- Busca: busca a instrução na memória;- Decodifica: trata a instrução, determinando o seu tipo, operandos, procura saber o q a instrução faz, seus requisitos, para envia-la à execuçao.- Executa: executa a instrução e guarda os resultados nos registradores.

    e) Antes do envio da instrução para processamento, a unidade de decodificação consulta o microcódigo para saber o que a instrução faz e quais requisitos devem ser satisfeitos para deixar a instrução pronta para execução.Certo. Vide alternativa anterior.

  • A UC busca e decodifica a instrução.
    A ULA executa a instrução.
    Acho errado falar que a UC executa algo.
    Concordo com o colega acima.
  • Prezados, segundo a página 20 do livro ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES, do Willian Stallings, 5a. Edição:

    Uma unidade de controle, que interpreta e executa instruções armazenadas na memória.

  • Na letra C, a A busca está invertida. 

  • Pelo que entendi, a banca considera que a UC faz parte do estágio de execução da instrução quando envia os sinais para ativar as unidades de execução na ULA. Dessa maneira de pensar, então ela faz parte de todos os estágios.


ID
314569
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

É um processador que pode ser utilizado em notebooks e dispositivos móveis. Uma de suas principais diferenças, em relação aos processadores atuais, está na execução de microinstruções em ordem, reduzindo, dessa forma, o consumo, já que os componentes necessários para controlar as microinstruções a serem executadas foram removidos. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • O Atom é baseado em uma microarquitetura diferente das atualmente usadas nos demais processadores Intel (arquitetura Core) mas contendo o mesmo conjunto de instruções x86 presentes nos processadores da arquitetura Core (Core 2 Duo, por exemplo). Uma das principais diferenças entre a microarquitetura do Atom em relação aos processadores atualmente usados em PCs é que ela executa microinstruções em ordem, tal como era até o primeiro Pentium, e não fora de ordem, como ocorre do Pentium Pro, Pentium II e superiores. Isto foi feito com o intuito de reduzir o consumo do processador, já que os componentes necessários para enviar e controlar as microinstruções a serem executadas puderam ser removidos.
  • Centrino -> Ao contrário do que muita gente imagina, Centrino não é um processador para notebooks, mas sim uma plataforma composta por um conjunto de componentes ditados pela Intel: um determinado processador, um determinado chipset e uma determinada rede sem fio. Um notebook só pode ser considerado um Centrino se ele possuir todos esses três componentes. Detalhes das especificações são apresentadas em: 
    http://www.clubedohardware.com.br/printpage/Tudo-o-Que-Voce-Precisa-Saber-Sobre-a-Plataforma-Centrino/1398.
  •  a) Celeron - versao pobre da intel. Nao tem L2, pouco cache e L1 reduzido.
      b) Athlon - versao standard do AMD antes do Phenom.1°: AMD Athlon  (aka k7) cujo L1 tinha 128 kb & L2 512kb ate 8MBcom bus de 200Mhz. O mais padrao é o AMD Athlon XP, com FSB de ate 400 Mhz
      c) Turion - AMD para laptops. 
      d) Atom - Intel. muito baixa voltage com instruction set de x86. resposta correta
      e) Centrino.- combinação peculiar de chipset, CPU & interface wireless para design de laptops.


ID
319021
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O processador XEON nada mais é do que um produto da família Intel/Pentium, voltado para o mercado de servidores, cujos diferenciais residem num cache maior, barramento mais rápido, reconhecimento de mais memória RAM e utilização de multiprocessamento. O primeiro XEON derivou do processador Pentium

Alternativas
Comentários
  • Desde o Pentium II, para cada processador que a Intel lança, ela lança também uma versão voltada para o mercado de servidores.

    Essa versão é chamada Xeon (pronuncia-se "zíon"), como foi o caso do Pentium II Xeon e do Pentium III Xeon.

    No caso do Pentium, em vez do nome escolhido ter sido Pentium 4 Xeon, optou-se pelo nome Xeon MP. Ou seja, o Xeon MP é um processador voltado para o mercado de servidores baseado no Pentium 4.Estes tipos de processadores são voltados para o mercado de servidores. Este tipo de processador reconhece mais memória RAM, permite trabalhar em ambiente multiprocessado (isto é, com placas-mães com vários processadores instalados sobre ela) e possui um desempenho muito maior que os processadores convencionais.
  •  b)II.

    Questao do wikipedia:

    O primeiro processador Xeon foi o Pentium II Xeon foi feito em 1998 para substituir Pentium Pro da familia intel.


ID
319024
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Uma CPU executa cada instrução em uma série de pequenas etapas, que costuma ser denominada ciclo

Alternativas
Comentários
  • Tanenbaum, Organização Estruturada de Computadores: 

    Pag. 30:

    A CPU executa cada instrução em uma série de pequenas etapas. Em termos simples, as etapas são as seguintes:

      1. Trazer a próxima instrução da memória até o registrador;
      2. Alterar o controlador de programa para indicar a próxima instrução;
      3. Determinar o tipo de instrução trazida;
      4. Se a instrução usar uma palavra na memória, determinar onde essa palavra está;
      5. Trazer a palavra para dentro de um registrador da CPU, se necessário;
      6. Executar a instrução;
      7. Voltar à etapa 1 para iniciar a execução da instrução seguinte;

    Pag. 31:

    [...] Essa sequência de etapas costuma ser denominada ciclo buscar-decodificar-executar.


    ;D
  • Pode aparecer também, em inglês, como Fetch-Decode-Execute (para conhecimento)

ID
319177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca dos conceitos básicos e modos de utilização da informática, julgue os itens a seguir

O Pentium Dual Core, tipo de processador Intel da linha Mobile, possui núcleo duplo, memória interna de 32 KB, cache L2 de 1 MB e tecnologia de 65 nm.

Alternativas
Comentários
  • Correto.
    Copiado do site da Intel?
  • Achei que fosse errado dizer que DUAL CORE possui duplo núcleo, já que apenas EMULA 2 núcleos.
  • Convenhamos, o SUPREMO TRIBUNAL CESPE colocar uma questão dessas......SEM COMENTÁRIOS.

    Agora temos que estudar até mesmo os fornecedores de tecnologia, livros de direito, crackers e hackers.....etc etc etc.
  • Ridícula esta questão! Sem comentários: tem de olhar no site da intel www.intel.com.br na Produtos/Processadores!
  • Essa questão é de conhecimentos específicos e não noções de informática. Esta classificada de forma erronea. Vejam que o cargo é " Técnico de Tecnologia da Informação - Específicos".

  • Brincadeira essa questão. Putz.
  • Alguém sabe o q significa essa tecnologia  nm?
  • Carla,
    o "nm" não é uma tecnologia, mas sim uma unidade de medida do nanômetro (utilizada muito em nanotecnologia).
    nm equivale à 1 bilionésimo do metro, isto é, 1 nm = 0000 000 001 m ou ainda 0000 001mm

    Por um momento me senti um Nerd escrevendo isso.. uahuhauhaa...
    Esse dado (que, acredito, não avalia nenhum conhecimento) foi só pra encher linguiça mesmo!!! aff..

    Bons estudos e boa sorte na sua caminhada!
  • Esse tipo de questão é para eliminar candidato. 

    Só acerta aqueles que leram as especificações técnicas desse processador em especial
  • Ou então se for um nerd como eu que fica lendo as especificações técnicas dos processadores por aí afora. rs
  • Imaginei que a questão estivesse errada pelo fato de considerar o Pentium Dual Core um processador para mobile, ou seja, dispositivos móveis como notebooks, netbooks, tablets, etc.
    Tendo em vista que estamos em 2012 a questão foi de 2011 a Intel já possui uma arquitetura de processadores voltada para dispositivos móveis, principalmente netbooks, que é o Atom.
    O Dual Core, Core Duo, Core iX, são processadores de mercado geral. Podem ser utilizados em dispositivos móveis mas tendem a um consumo maior de energia do que um processador desenhado especificamente para tal finalidade como o Atom que é mais limitado.
  • Galera, a questão é muito específica porque é para técnico de tecnologia da informação.
           "CESPE - 2011 - FUB - Técnico de Tecnologia da Informação - Específicos"


  • é a famosa - o que foi que eu fiz examinador?!
  • Questão sem credibilidade. Pois deveria avaliar o contexto informático não avaliar produto de terceiros.
  • quer dizer que agora teremos que entrar no site das lojas pra estudar as especificacoes tecnicas pra conseguir acertar questao do cespe?!
  • Boa tarde, pessoal.

    Mesmo que seja uma questão que teria de ser cobrada em conhecimento específico de TI, trata-se de uma questão imprópria / atípica aos moldes CESPE.

    Isso é coisa de Banca que cobra decoreba, sinceramente.

    Sou formado em TI e errei a questão.

    Abraços.

    Thiago - BHZ
  • a questão é muito fácil porém direcionamento é específico pra técnico quem está acostumado ao serviço e especificações técnicas dos produtos aliás o que foi apresentado é muito comum só uma dica caso o tópico se repita faltou colocar que o processador opera em 64Bits o que pode confundir com a memória interna...
  • linha Mobile? 
  • A questão deveria ter sido anulada. A resposta certa é "ERRADO", pois o Pentium Dual Core, da Intel, nunca pertenceu à família Mobile da empresa.
  • questão totalmente sem didática , só prova a qualidade de decorar especificação técnica de um processador da Intel , ridículo !!!

    Mobile Raphael , são os Notebooks e Netbooks que são móveis , mas nessa época eu acho que ela usava o Pentium M para notebook e D para desktop .
  • Ou seja, na dúvida marque certo para essas questão decoreba!

    obs: Foi o que fiz!

  • Ridícula essa questão, CESPE faltando com respeito. Decoreba pura. Falta de profissionalismo na elaboração de questões. Mas acertei :)

  • Como se já não fosse ruim a decoreba ridícula, Pentium Dual Core é de mobile é o meu ovo, CESPE! Cansei de arrumar PC DESKTOP de cliente com Pentium Dual Core.


ID
324544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca da arquitetura de computadores, julgue os itens a seguir.

Antes de efetuar a sua função de execução, para realizar este processo, o processador precisa buscar a instrução na memória.

Alternativas
Comentários
  • Execução de Instrução

     

    A CPU executa cada instrução em uma série de pequenas etapas. Em termos simples, as etapas são as seguintes:

      1. Trazer a próxima instrução da memória até o registrador;
      2. Alterar o controlador de programa para indicar a próxima instrução;
      3. Determinar o tipo de instrução trazida;
      4. Se a instrução usar uma palavra na memória, determinar onde essa palavra está;
      5. Trazer a palavra para dentro de um registrador da CPU, se necessário;
      6. Executar a instrução;
      7. Voltar à etapa 1 para iniciar a execução da instrução seguinte;

    Essa sequência costuma ser denominada ciclo buscar-decodificar-executar. É de fundamental importância para a operação de todos os computadores.

  • A execução de uma instrução pelo processador ocorre da seguinte Maneira:

    BUSCA DA INSTRUÇÃO  -----> DECODIFICAÇÃO ----------> EXECUÇÃO ------------> RESULTADO

        
  • Conforme questão Q194242.


ID
324547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca da arquitetura de computadores, julgue os itens a seguir.

Entre outros registros, o processador tem o contador de programa, que contém o endereço da próxima instrução a ser executada, e o registro de instrução, que contém a instrução em execução.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Tanembaum:

    O registrador mais importante é o Contador de Programa (PC - Program counter), que indica a próxima instrução a ser buscada para execução. Outro com sua importância é o Registrador de Instrução (IR - Instruction Register), que contém a instrução que está sendo executada no momento. 

    A maioria dos computadores também tem diversos outros registradores, alguns de uso geral, outros de uso específico.

  • Os quatro tipos de registradores básicos da UC:
    Program Couter (PC): mantém o endereço da próxima instrução.
    Memory Access Register (MAR):  especifica o endereço de memória para uma operação de leitura e escrita.
    Memory Buffer Register (MBR): contém o valor a ser armazenado na memória ou o último valor lido dela. É conectado ao barramento do sistema.
    Instruction Register (IR): mantém a última instrução buscada na memória.

    É estranho guardar os nomes, mas a visualização do ciclo de processamento de instruções ajuda:


    De maneira mais gernérica:


    Fonte: http://kinotime.net/lib0426.htm
  • técnica de pipeline

  • Três Subsistema Básicos

    " Unidades Funcionais"

    -> Processador "CPU"

    -> Memória Principal.

    -> Dispositivo de E/S.

    Processador.

    - Gerencia todo sistema computacional controlando operações de cada unidade funcional

    =- Executa instruções na memória Principal.

    Operações Básicas

    - Soma

    - Subtrair

    - Comparar e movimentar dados.

    Composto

    -> UC - Unidade De controle

    -> ULA - Unidade lógica e aritméticas

    -> Registradores.

    -> UC - unidade De controle

    - Gerencia as atividades de todos os componentes do computador

    -> ULA - Unidade Lógica e Aritméticas

    - Realiza operações lógicas (Teste e comparações)

    - Aritméticas (Somas e Subtrações)

    *Sinal Clock Realiza a sincronização de todas as funções do Processador.

    -> Registradores

    - Armazenam dados temporariamente.

    - são memórias de alta velocidade

    - Custo maior do que a memória Principal.

    - Memória Flash.

    -> Uso Geral

    - Manipulados por instruções.

    -> Específicos

    - Armazenam informações de controle da UCP e do SO.

    Específicos

    -> Contador de Instruções (CI ) ou Programa Counter (PC)

    - Armazena o endereço da próxima instrução a ser executada pelo UCP.

    -> Apontador de Pilha (AP) ou Stack Pointer (SP)

    - Armazena o endereço da memória no topo da pilha

    - Informações de programas que foram interrompidos.

    -> Registrador de status ou Programa Status Word (PSW)

    - Armazena informações sobre a execução de instruções.

    -> Registrador Acumulador

    - Operações Aritméticas e Lógicas Ficam Gravadas Em Hardware “Acumulador”.


ID
329203
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

São funções realizadas pelo processador, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Controlar a impressão dos dados. Seria uma atribuição de um controlador de video.
  • Essa é aquela questão para não zerar a prova!

        a) Buscar a descrição da operação a ser realizada.
        b) Chamar a instrução.
        c) Interpretar que tipo de operação deverá ser realizada.
        d) Localizar e buscar os dados que serão processados.
        e) FAZER CAFÉ COM TORRADAS
  • Apesar de eu ter acertado a questão, discordo do amigo acima e gastei um tempo pensando nela: minha principal dúvida é em "descobrir" o que a banca quer dizer com "Controlar a impressão dos dados."?
    "impressão" de um resultado em um registrador? impressão de um dado na memória? impressão no video/monitor? ou a impressao em uma impressora? sei la, acabei marcando ela, mas enfim, achei a questão um pouco vaga!

    Bons estudos!!!
  • A função do processador é executar programas armazenados na memória principal. Para isso ele conta também com uma

    memória interna, os registradores. Revisando o passo a passo de execução de um programa:

    1. Busca instruções da memória para o registrador de instrução (IR)

    2. Atualiza o contador de programa (PC)

    3. Determina o tipo de instrução, e (se usar) localiza os dados na memória

    4. Busca os dados (se houver) para registradores

    5. Executa a instrução, e armazena resultados

    6. Volta ao passo 1 para a próxima instrução


  • kkkkkkk

ID
330787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação a arquitetura e dispositivos de entrada e saída de
computadores digitais, julgue os próximos itens.

Em um microprocessador que tenha 16 linhas de endereçamento para posições de memórias — de A15 a A0 —, é possível endereçar, com essas linhas, um número de posições de memória superior a 32 mil.

Alternativas
Comentários
  • 16 linhas de endereçamento = 16 bits;

    2^16 = 65.536 -1 = 65.535 posições na memória;

    GABARITO CERTO


ID
332770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito de organização e arquitetura de computadores, julgue os itens subsecutivos.

Um processador com arquitetura RISC (reduced instruction set computer) possui poucas instruções de máquina, que são executadas diretamente pelo hardware, para que ocorram em alta velocidade. Os processadores CISC (complex instruction set computers) possuem instruções complexas que são executadas por microprogramas.

Alternativas
Comentários
  • Risc:
    Favorece um conjunto simples e pequeno de instruções.
    Não tem micro-programação
    Podem trabalhar com clock mais elevado
    Executam instruções muita mais rapidamente que o CISC.
    Número de instruções limitadas
    Uso intenso de pipeline

    CISC
    Capazes de executar centenas de instruções complexas diferentes
    Contém microprogramação
    Reduz o tamanho do código executável.
  • Cisc
    - Menos linhas de código.
    - contém microporgramação
    - uso de um ou dois operandos
    - multiplos modos de endereçamento de memória
    - instrução com largura variável
    - vários ciclos para execução da instrução
    - poucos registradores (de 6 a 16)
    - fracamento paralelizado e complexidade no código
     

    Risc
    • Acesso à memória somente via load e store.  Operandos em registradores.
    • Todas as outras operações são do tipo registro-registro.
    • Grande número de registradores de propósito geral e poucos registros de propósito específico. Uso intenso de registradores.
    • Admite frequências mais altas.
    • Formato de instrução facilmente descodificável e de tamanho fixo
    • Pequeno conjunto de instruções de formato simples (dezenas)
    • Exige mais espaço na memória e programação mais difícil.
    • Complexidade reside no compilador
    • Uso intenso de pipeline
    • Redução do tamanho do CPI (cicles per instruction) , em troca de maior tamanho do código
    • Executa, em média, uma instrução por ciclo.   

  • Os computadores atuais, possuem processadores com arquitetura mista, usam tanto

    a CISC como a RISC nas suas instruções

    CISC = complexo e versátil. RISC = reduzido e veloz.

  • Essa dava pra desenrolar no ingrêis


ID
334681
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os bits dos processadores representam a quantidade de dados que os circuitos desses dispositivos conseguem trabalhar por vez. Assim, quanto mais bits internos o processador trabalhar, mais rapidamente ele poderá fazer cálculos e processar dados em geral. Numa única vez, um processador com 16 bits pode manipular um número de valor até

Alternativas
Comentários
  • Basta fazer 2 elevado ao número de bits ;)
  • Letra C.
    São 65.536 números de valor, sendo 0 o primeiro e 65.535 o último (maior)
  • Letra C

    Se são 16 bits, e o número é binário (2), implica que vc terá 216 que dá o total de 65.536. Porém, como começa a contar do 0, subtrai 1 do total, o que dá o resultado de 65.536

  • 210 * 26  = 1024 * 64 = :-)
  • Porque 2 elevado ao número de bits? O que determina o número 2 ? Alguém pode me ajudar?

  • Veronica,

    De forma simplista, o computador trabalha com dados em formato binário, ou seja, bit 0 (desligado) e bit 1 (ligado). Logo, ao realizarmos cálculos ou conversões temos que utilizar a base binária, representada pelo número 2 (0 e 1). No caso deste exercício, é necessário usar a base binária (o número 2) elevada a 16 bits (2 ^ 16 = 65.536). Se estivéssemos trabalhando com outra base, por exemplo decimal, tériamos números variando de 0 a 9, ou seja, base decimal é igual a 10 (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9).

    Espero ter ajudado! ;D

  • Na minha conta 2 ^ 16 está dando 32768.

    1 2 4 8 16 32 64 128 256 512 1024 2048 4096 8192 16384 32768 65536

    e isso mesmo?

  • "Eu lá!", dessa forma vc estaria calculando de zero a 15. Veja:

    2^0= 1

    2^1 = 2

    2^2 = 2 x 2 = 4

    2^3 = 4 x 2 = 8

    2^4 = 8 x 2 = 16

    2^5 = 16 x 2 = 32

    2^6 = 32 x 2 = 64

    2^7 = 64 x 2 = 128

    2^8 = 128 x 2 = 256

    2^9 = 256 x 2 = 512

    2^10 = 512 x 2 = 1024

    2^11 = 1024 x 2 = 2048

    2^12 = 2048 x 2 = 4096

    2^13 = 4096 x 2 = 8192

    2^14 = 8192 x 2 = 16384

    2^15 = 16384 x 2 = 32768

    2^16 = 32768 x 2 = 65536


  • Valeu Tayse!


ID
344017
Banca
FUNCAB
Órgão
DER-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere um computador que possua um processador com Contador de Instrução (CI) de 16 bits e um Registrador de Instrução (RI) de 38 bits. Suas instruções possuem dois operandos do mesmo tamanho (16 bits), além, é claro, de um Código de Operação (CO). O tamanho correto do campo CO é:

Alternativas

ID
348403
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMARH-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação a características de processadores de computadores, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
357775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito da arquitetura dos computadores embasados em
processador Pentium IV, julgue os itens seguintes.

O Pentium IV utiliza a técnica denominada QDR (quad date rate), que faz que o barramento local tenha um desempenho quatro vezes maior que o seu clock real.

Alternativas
Comentários
  • Esses processadores trabalham externamente transferindo quatro dados por pulso de clock. Por causa disto, o clock externo rotulado desses processadores é quatro vezes maior do que o seu clock real.
  • "Alguns processadores possuem o clock externo em DDR (Double Data Rate), ou seja, transmitem dois dados por pulso de clock enquanto outros têm o clock externo em QDR (Quad Data Rate) que transmite 4 dados por ciclo de clock, o que torna mais eificiente o envio de dados entre o processador e a controladora de memória."


    Fonte: http://www.hardware.com.br/comunidade/dual-channel/777823/
  • A novidade do pentium IV é o quadpump, o qual permite uma frequencia externa de 200Mhz a 800 Mhz


ID
358510
Banca
FGV
Órgão
CODESP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A Intel representa um dos principais fabricantes de processadores do mercado para microcomputadores, seja para desktop ou para notebook. Com a tecnologia multi-core mais rápida e inteligente que aplica poder de processamento onde ele é mais necessário, os novos processadores da família 2010 oferecem uma inovação revolucionária em desempenho de PC e constituem a melhor família de processadores para desktop. O usuário vai executar multitarefa de aplicativos mais rapidamente e liberar sua criatividade na mídia digital, além de experimentar o desempenho máximo, resultante da combinação das tecnologias Intel® Turbo Boost e Intel® Hyper- Threading, que maximizam o desempenho para a carga de trabalho. São características do processador:

•velocidades principais de 3,06 GHz, 2,93 GHz e 2,66 GHz;

•8 threads de processamento com a tecnologia Intel® HT;

•8 MB de Cache inteligente Intel®;

•3 canais de memória DDR3 1066 MHz.

Esse processador é conhecido por

Alternativas
Comentários
  • i7: 3 canais de memória DDR3 1066 MHz.

    i5 e i3: 2 canais de memória DDR3 1333 MHz.

    i3 :4 MB de Cache inteligente Intel®;

     

    Fonte: https://books.google.com.br/books?id=2mhaDwAAQBAJ&pg=PT57&lpg=PT57&dq=3+canais+de+mem%C3%B3ria+DDR3+1066+MHz&source=bl&ots=wj07TUFIBu&sig=ZjMHLK_PMU5wKNQtScQcJ0IkawE&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjKoOjHvLHdAhUCHZAKHal6DGEQ6AEwBnoECAMQAQ#v=onepage&q=3%20canais%20de%20mem%C3%B3ria%20DDR3%201066%20MHz&f=false


ID
363133
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Por ter ouvido falar sobre o barramento HyperTransport 3.0 e memórias DDR3, um cliente, ao pedir que o técnico realize um upgrade em seu microcomputador, exige que o equipamento seja atualizado com tais recursos. Para atendê-lo, o técnico deverá providenciar, além de outros componentes, um processador com soquete

Alternativas
Comentários
  • Soquete AM3: Sua utilização acompanha uma linha de processadores produzidos a partir de 2008 e traz como principal melhoria o suporte a memórias DDR3, juntamente com HT 3.0. A principal desvantagem de utilizar o controlador de memória integrado (soquete AM2) é que passou a ser necessário lançar uma versão atualizada do processador e criar um novo soquete cada vez que for necessário fazer alterações no controlador de memória, ou oferecer suporte a uma nova tecnologia. Os processadores AM3 possuem um controlador de memória compatível (localizado no chipset Norte)
    tanto com memórias DDR3 quanto com memórias DDR2 e, graças a isso, podem ser usados em placas AM2 compatíveis. Infelizmente a
    compatibilidade será de mão única, sem a possibilidade de utilizar os processadores AM2 atuais em conjunto com as placas AM3. Como
    benefício direto, os usuários que adquiriram placas-mãe com soquete AM2 poderão efetuar upgrade para processadores AM3, sem a necessidade de substituição da placa-mãe.

ID
370645
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A indústria tem conseguido, ao mesmo tempo, elevar a capacidade dos processadores e diminuir o seu tamanho físico, graças à fabricação de transistores dos chips cada vez menores. Atualmente, a menor unidade utilizada para medir o tamanho do transistor utilizado em chips de processadores é

Alternativas
Comentários
  • Nanômetro (nm) é uma unidade de medida que equivale a um bilionésimo de 1 metro e que tem grande relevância na indústria de semicondutores, já que é a escala usada para medir dimensões no interior de qualquer microchip: módulos de memória, SSDs, processadores e GPUs. Apesar de ser um aspecto crucial para entender a tecnologia atual, os conceitos por trás da aplicação desse termo na indústria de processadores e microchips em geral tende a ser desconhecido pela grande maioria. Nesse texto, você vai entender por que os nanômetros são tão importantes.


ID
377572
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Não é uma característica associada aos principais processadores atuais:

Alternativas
Comentários
  • Os primeiros chips fabricados pela Intel em 1971 já tinham 10µm(10 micrômetros ou 10.000 nm). Os chips atuais tem menos de 45nm.

    Nesse site vc tem uma tabela dessa evolução até 2004: http://www.laercio.com.br/artigos/hardware/hard-060/hard-060.htm
  • Nome
    Data
    Transistores
    Mícrons
    Velocidade do clock
    Largura de dados
    MIPS
    8080
    1974
    6.000
    6
    2 MHz
    8 bits
    0,64
    8088
    1979
    29.000
    3
    5 MHz
    16 bits
    8 bits
    0,33
    80286
    1982
    134.000
    1,5
    6 MHz
    16 bits
    1
    80386
    1985
    275.000
    1,5
    16 MHz
    32 bits
    5
    80486
    1989
    1.200.000
    1
    25 MHz
    32 bits
    20
    Pentium
    1993
    3.100.000
    0,8
    60 MHz
    32 bits
    64 bits
    100
    Pentium II
    1997
    7.500.000
    0,35
    233 MHz
    32 bits
    64 bits
    300
    Pentium III
    1999
    9.500.000
    0,25
    450 MHz
    32 bits
    64 bits
    510
    Pentium 4
    2000
    42.000.000
    0,18
    1,5 GHz
    32 bits
    64 bits
    1,700
    Pentium 4 "Prescott"
    2004
    125.000.000
    0,09
    3,6 GHz
    32 bits
    64 bits
    7,000
    Pentium D
    2005
    230.000.000
    90nm
    2,8 GHz
    3,2 GHz
    32 bits
     
    Core2
    2006
    152.000.000
    65nm
    1,33
    2,33 GHz
    32 bits
    26,000
    Core 2 Duo
    2007
    820.000.000
    45nm
    3 GHz
    64 bits
    53,000
    Core i7
    2008
    731.000.000
    45nm
    2,66 GHz
    3,2 GHz
    64 bits
    76,000
  • O erro da letra D é utilizar a unidade de medida "micrômetros". Os processadores utilizam, atualmente, nanotecnologia. A unidade de medida utilizada é nanômetro.


ID
388324
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A maioria dos microcomputadores atuais utiliza processadores de 64 bits. Comparando o desempenho destes com os processadores de 32 bits conclui-se que:

Alternativas

ID
392185
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Relacione as colunas e, depois assinale a sequência correta nas alternativas abaixo.

1. Unidade de Controle (UC)
2. Registradores
3. Unidade Lógica e Aritmética (ULA)
4. Memória Principal

( ) Local onde são armazenados instruções e dados.
( ) Gerenciamento das atividades de todos os componentes do computador.
( ) Memória de alta velocidade interna do processador.
( ) Responsável pela realização de cálculos e tomadas de decisão.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

     

    Até acertei, mas essa responsabilidade por tomadas de decisão não é da UC?

  • Unidade de Controle (UC) busca instrução na memória e determina o seu tipo

    Registradores: Memória de alta velocidade, pequena que está no topo da pirâmide da hierarquia das memórias

    Unidade Lógica e Aritmética (ULA): adição

    Memória Principal: Armazena as instruções

    fonte tanenbaum

    gabarito d


ID
463372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O processador AMD Athlon é um dos principais processadores
atuais para computadores pessoais e estações de trabalho. Com
respeito às características desse processador, julgue os itens que
se seguem.

Esse processador aceita memória cache L1 de 1.024 KB.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Todos os modelos Athlon são 64+64 no cache L1.
  • O cache L1 é extremamente veloz, extremamente caro e extremamente pequeno.

     

    1024 KB == 1MB

    E, 1MB é "grande demais" para ser cache L1.

     

    Questão errada.


ID
463375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O processador AMD Athlon é um dos principais processadores
atuais para computadores pessoais e estações de trabalho. Com
respeito às características desse processador, julgue os itens que
se seguem.

O AMD Athlon possui versão tanto para 32 bits quanto para 64 bits.

Alternativas
Comentários
  • Correto.
    Athlon é o nome de uma série de processadores da plataforma x86 criados pela Advanced Micro Devices (AMD). O processador Athlon original (ou clássico) foi o primeiro processador x86 de sétima geração. A AMD continuou utilizando o nome Athlon nos processadores Athlon 64, processadores de oitava geração(K8) que possuem a tecnologia AMD64, nos processadores de nona geração(K9) - dual core, Athlon X2, e usará em seus produtos de entrada de linha na décima geração(K10).
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Athlon
  • c-

    Athlon is the brand name applied to a series of x86-compatible microprocessors designed and manufactured by Advanced Micro Devices (AMD). Over the years AMD has used the Athlon name with the 64-bit Athlon 64 architecture, the Athlon II, and Accelerated Processing Unit (APU) chips targeting the Socket AM1 desktop SoC architecture, and Socket AM4 Zen microarchitecture.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Athlon


ID
463381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O processador AMD Athlon é um dos principais processadores
atuais para computadores pessoais e estações de trabalho. Com
respeito às características desse processador, julgue os itens que
se seguem.

Esse processador suporta a memória cache L2 é de 2.048 MB.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    Cache L1 = 64+64KB
    Cache L2 = de 256 a 512KB
  • Tem um peguinha nessa questão. Se observarem bem, o item diz que o cache L2 é de 2.048 MB. Se tivesse mesmo 2GB de cache L2, seria provavelmente o processador de pequeno porte mais rápido em operação até hoje.


ID
463384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O processador AMD Athlon é um dos principais processadores
atuais para computadores pessoais e estações de trabalho. Com
respeito às características desse processador, julgue os itens que
se seguem.

O AMD Athlon trabalha com códigos base segundo as especificações para x86.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Athlon é o nome de uma série de processadores da plataforma x86 criados pela Advanced Micro Devices (AMD). O processador Athlon original (ou clássico) foi o primeiro processador x86 de sétima geração. A AMD continuou utilizando o nome Athlon nos processadores Athlon 64, processadores de oitava geração(K8) que possuem a tecnologia AMD64, nos processadores de nona geração(K9) - dual core, Athlon X2, e usará em seus produtos de entrada de linha na décima geração(K10). (Wikipedia)
  • Estes dados são referentes à arquitetura do sistema. arquitetura x86 são de 32 bits, enquanto os de arquitetura x64 já são os de 64-bits.


ID
464104
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O relógio de um processador consiste em um dispositivo que tem como finalidade sincronizar e cadenciar (controlar a velocidade) as ações executadas por essa unidade. Em cada ciclo (intervalo de tempo entre o início da subida/ descida de um pulso até o início de sua descida/subida), uma ação é realizada pelo processador.
Se o intervalo de tempo entre duas ações consecutivas de um processador é igual a 2 nanossegundos, qual será a sua frequência em Gigahertz (GHz)?

Alternativas
Comentários
  • Se o intervalo entre duas ações é de 2 nanossegundos, então 1 ciclo leva 2 nanossegundos. Assim, a frequência é de 1 ciclo por 2 nanossegundos:

    1 / 2 * (10 ^ -9) hertz =

    0,5 * 10 ^ 9 hertz =

    0,5 giga hertz
  • Ciclo de Operação


    Cada um destes intervalos regulares de tempo é delimitado pelo início da descida do sinal, equivalendo um ciclo à excursão do sinal por um "low"e um "high" do pulso.

    O tempo do ciclo equivale ao período da oscilação. A física diz que período é o inverso da freqüência. Ou seja,
    P = 1 / f.
    A freqüência f do clock é medida em hertz. Inversamente, a duração de cada ciclo é chamada de período, definido por P=1/f (o período é o inverso da freqüência).

    Por exemplo, se f = 10 hz logo P = 1/10 = 0,1 s.

    1 Mhz (1 megahertz) equivale a um milhão de ciclos por segundo. Sendo a freqüência de um processador medida em megahertz, o período será então medido em nanosegundos, como vemos no exemplo abaixo:
    f = 10 Mhz = 10 x 10
    6 hz
    P = 10 / 10
    6 = 100 ns (1 nanosegundo).

    (http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/rmano/comp0clk.html)


     

  • Sendo o período (tempo) inverso da frequência (quantidade de vezes num determinado tempo), temos nesta questão o período (2 X 10-9) - essa relação entre período e frequência se aprende nas aulas de física do Ensino Médio :)
    Denominemos p = período e f = frequência.
    Necessário também saber que MEGA = 109 e NANO = 10-9.
    Continuando pelo raciocínio da relação de p e f (o qual queremos obter): f = 1 / p  f = 1 / (2 X 10-9) f = 0.5 X 109 - necessário entender um pouco de propriedades de potências

ID
519508
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O padrão MPI (Message-Passing Interface) estabelece um conjunto de procedimentos que permitem o desenvolvimento de programas para:

Alternativas
Comentários
  • MPI (Message-Passing Interface)

     

    Message (mensagem) nos traz ideia de comunicação em rede;

    Multicomputadores, fracamente acoplado, vários computadores trabalhando de forma colaborativa;

    Multiprocessadores, fortemente acoplado, vários processadores em uma única máquina;


ID
533884
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Nas questões de n. 2 a 9, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A sincronização de todas as funções do processador é realizada através de um sinal d clock. Este sinal é um pulso gerado ciclicamente que altera variáveis de estado do processador. O sinal de clock é gerado a partir de um cristal de quartzo que, devida-mente polarizado, oscila em uma determinada freqüência estável e bem determinada.
  • Os sinais emitidos pela UC, dispositivo mais complexo da UCP, possuem duração fixa e igual e tem como gerador o relógio (clock)

ID
582733
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A CPU executa cada instrução em pequenas etapas, apresentadas a seguir:

1. Alterar o contador de programa para indicar a pró- xima instrução.
2. Se a instrução usar uma palavra na memória, determinar onde essa palavra está.
3. Determinar o tipo de instrução trazida.
4. Trazer a próxima instrução da memória até o registrador.
5. Voltar à primeira etapa para iniciar a execução da instrução seguinte.
6. Trazer a palavra para dentro de um registrador da CPU, se necessário.
7. Executar a instrução.

A sequência correta das etapas é:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão trata do ciclo busca-decodifica-executa (fetch-decode-execute) e a ordem correta se encontra na letra B.
    4. Trazer a próxima instrução da memória até o registrador. Guarda a instrução da memória no registrador IR.
    1. Alterar o contador de programa para indicar a próxima instrução. Registrador PC=PC+1.
    3. Determinar o tipo de instrução trazida. Verifica se possui 0, 1, 2 ou 3 endereços.
    2. Se a instrução usar uma palavra na memória, determinar onde essa palavra está.
    6. Trazer a palavra para dentro de um registrador da CPU, se necessário.
    7. Executar a instrução.
    5. Voltar à primeira etapa para iniciar a execução da instrução seguinte.

  • No meu caso, a melhor maneira de resolver questões deste tipo - de colocar na ordem - é partir das opções apresentadas nas respostas e ir verificando a ordem com as descrições no enunciado. Rapidinho alguma ordem invertida vai ficar gritante! Não perde tempo na questão!
  • Execução de Instrução

     

    A CPU executa cada instrução em uma série de pequenas etapas. Em termos simples, as etapas são as seguintes:

    Essa sequência costuma ser denominada ciclo buscar-decodificar-executar. É de fundamental importância para a operação de todos os computadores.


ID
605593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de fundamentos da computação, organização e arquitetura
de computadores, julgue os itens a seguir

O processador tem a função de interpretar e executar as operações realizadas em um computador, salvo se essas operações envolverem dados numéricos.

Alternativas
Comentários
  • O processador tem a função de interpretar e executar as operações realizadas em um computador, salvo (inclusive, seria o correto) se essas operações envolverem dados numéricos. 
  • O computador surgiu justamente para processar dados numéricos!!
  • Toda e qualquer operação (e não apenas as numéricas) realizada pelo microprocessador  se dá a partir de pulsos elétricos e estes podem ser representados por números, mais precisamente por números binários.
    Assim, qualquer tarefa, independente ou não de conter números, como as envolvendo vídeos, imagens, textos pode ser processada na CPU, pois elas são transformadas em pulsos elétricos ativos ou não, e todas elas podem ser descritas como uma seqência de zeros e uns.
  • Um processador é uma espécie de microchip especializado. A sua função é acelerar, endereçar, resolver ou preparar dados

  • A menos que a questão estivesse falando das partes específicas do processador (Registro, ULA e Controle de Unidade)... No geral, esse procedimento é responsabilidade do processador.


ID
605596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito de componentes de um computador, sistemas de entrada,
saída e armazenamento, julgue os itens subsequentes.

A velocidade de transferência de dados de um dispositivo externo, como um drive de CD-ROM, é menor que a velocidade de uma CPU; por esse motivo, utiliza-se um barramento de sistema para a conexão de periféricos com a CPU.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade o barramento de sistema conecta a CPU ao chipset, este por sua vez é conectado direta ou indiretamente (ponte sul) aos periféricos.
    E o barramento existe porque não faria sentido a controladora do CD-ROM estar embutida no dice do processador. 
    Questão mal elaborada ao meu ver.
  • Apesar de ter acertado, essa questão ficou bastante confusa. Mal elaborada.
  • Realmente a questão é no mínimo confusa. Normal para o nível CESPE que se esforça para confundir um conceito tão claro. Questões assim não medem o conhecimento do candidato. Às vezes é até melhor saber menos pra não ficar pensando em outros pontos que tbm são relevantes e acabar errando, por mais absurdo que essa frase pareça.
  •     Segundo a 6ª edição do livro Computer Organization & Arquitecture de William Stallings, "In addition to the processor and a set of memory modules, the third key element of a computer system is a set of I/O modules. Each module interfaces to the system bus or central switch and controls one or more peripheral devices. An I/O module is not simply a set of mechanical connectors that wire a device into the system bus. Rather, the I/O module contains some 'intelligence'; that is, it contains logic for performing a communication function between the peripheral and the bus".
        De acordo com o texto da questão em discussão, entende-se que há um barramento de sistema entre a CPU e os dispositivos externos e que isto resolve o problema que há em virtude das diferenças de velocidades de transferência de dados. Entretanto, de acordo com William Stallings, percebe-se que há um módulo E/S entre o barramento de sistema e os dispositivos externos e que isto resolve o problema citado anteriormente. Portanto, a resposta da questão deveria ser ERRADO.
  • Difícil entender o que a banca quer ao elaborar uma questão confusa dessas. Conceitualmente, o barramento do sistema (FSB) interliga o processador, memória cache, memória principal e ponte norte (chipset). A ponte norte, por sua vez, é conectada aos dispositivos de E/S de alta velocidade e à ponte sul pelo barramento de expansão para dispositivos de alta velocidade. O barramento de expansão para E/S de baixa velocidade interliga a ponte sul aos tais dispositivos de baixa velocidade.
  • Existem três funções distintas nos barramentos:

    • Comunicação de Dados: função de transporte dos dados. Tipo bidirecional;
    • Comunicação de Endereços: função de indicar endereço de memória dos dados que o processador deve retirar ou enviar. Tipo unidirecional, e;
    • Comunicação de Controle: função que controla as ações dos barramentos anteriores. Controla solicitações e confirmações. Tipo bidirecional.2

    Barramento de Entrada e Saída[editar]

    É o barramento I/O (ou E/S), responsável pela comunicação das diversas interfaces e periféricos ligados à placa-mãe, possibilitando a instalação de novas placas, os mais conhecidos são: PCI, AGP e USB.

    Os periféricos não se conectam diretamente ao barramento de sistema devido:

    • Há uma larga variedade de periféricos com vários métodos de operação sendo inviável incorporar diversas lógicas de controle dentro do processador...
    • A taxa de transferência de dados dos periféricos é normalmente mais baixa do que a da memória do processador sendo inviável usar o barramento de alta-velocidade para comunicação com periférico.
    • Os periféricos usam normalmente formatos de dados e tamanhos de palavras diferentes dos do computador a que estão agarrados.

    Permitem a conexão de dispositivos como:

    São exemplos de Barramentos de Entrada e Saída:


    O principal fator que determina o desempenho de um barramento é a sua taxa de transferência. A mesma é obtida através de cálculos com base nas características do barramento, sendo elas:

    • Clock
    • Largura
    • Transferências por ciclo de clock

    A formula teórica para calcular a frequência máxima de transmissão é:

    • taxa de transferencia → nº de bits x clock total x nº de dados transmitidos por clock / 8
  • Bem, a questão não está errada, mas está muito mal formulada, induzindo ao erro.

    O barramento do sistema, subdividido em barramentos de dados, controle e endereços, interliga os principais componentes do computador, como CPU, RAM, E/S e HDs, sendo q os únicos q estão diretamente conectados nela são a CPU e a memória principal(RAM).
    Os demais, estão conectados diretamente ao barramento de expansão, e estes, conectam-se ao barramento do sistema, por meio dos controladores.
    Então, não está errado dizer q, pelo motivo de o computador possuir perifericos lentos, como CD, teclado etc, ele possui um barramento q apenas conecta diretamente componentes mais rápidos. O fato de o examinador omitir outras informações, como o barramento q interliga componentes lentos(o de expansão), não torna a questão errada.

    Porém, a questao induz o avaliado ao erro, pois ele pode pensar q os perifericos lentos conectam-se diretamente ao barramento do sistema, embora a questão não afirme explicitamente isso.

    No mínimo esquisita.


  • Utiliza o barramento por que têm que se conectar. A velocidade vai depender da conexão do barramento e da CPU. Mas não é por conta da velocidade que existe o barramento. Ruim essa questão.

  • Questão errada ao meu ver. Faltou um recurso bem feito pra derrubar ela.

  • Como é que a CPU se comunica com o resto do computador?

    Bom, pra início de conversa, a comunicação mais importante num computador se dá entre a CPU e a memória principal (chamada de memória RAM ou de memória, apenas). Mas a CPU também tem que se comunicar com outros componentes, como os dispositivos de E/S (Entrada e Saída) e as outras memórias.

     

    Toda essa comunicação se dá pelos Barramentos de Sistema, que são linhas de comunicação que se estendem por todo o micro, atingindo grande parte de seus componentes. Pense nos barramentos de Sistema como sendo três grandes avenidas paralelas (não se cruzam nunca), que levam informações da CPU para os mais remotos componentes do computador e Vice Versa.

    A arquitetura dos nossos computadores contempla três diferentes barramentos de sistema: O Barramento de Dados, o Barramento de Endereços e o Barramento de Controle. Cada qual com suas funções apropriadas, vistas a seguir:

     

    - Barramento de Dados: Serve para transportar as instruções dos programas e os dados a serem utilizados nesses programas. Instruções são “ordens”, como já foi visto, e dados são informações básicas para alimentar os programas e sobre quem os cálculos são realizados. Tipo: “Some 12 e 17”.

    “Somar” é uma instrução, “12” e “17” são dados necessários à realização da instrução.

     

    - Barramento de Endereços: Serve para transportar os endereços (números que apontam os locais) das posições a serem acessadas na memória. Simples: algumas instruções de programas avisam à CPU que ela precisa buscar dados na memória, mas, para isso, faz-se necessário um endereço que apontará para a posição na memória que deverá ser acessada (ou você pensa que a CPU vai adivinhar se eu disser “Olha! Vai pegar a letra ‘A’ na memória”, pensa?).

    Quando uma instrução obriga a CPU a buscar algo na memória, a coisa é mais ou menos assim: “Olha! Vai pegar o conteúdo da posição AF12F8 da memória”)

     

    - Barramento de controle: serve para transportar sinais de controle e sincronia gerados pela UC (Unidade de Controle) ou pelos dispositivos de E/S.

    Sinais de ESCREVA, LEIA, INICIE, INTERROMPA são os mais comuns.

    Uma pequena imagem para que fiquem cientes acerca do que estou falando (escrevendo):

     

     

    gabarito: C

  • Questão deveria ter sido anulada ou convertida para ERRADA.

     

    A diferença de tranferência entre dispostivo e processador é o principal ensejador dos módulos de E/S. Em outras palavras, evita-se o barramento de sistema e opta-se por um comutador e este sim, por sua vez esta conectado no barramento.

     

  • acabei de ler o livro... Lá diz que não pode haver comunicação direta entre cpu e dispositivos, e por direta entende-se por meio de barramento de sistema,  justamente por haver diferença de velocidade de taxa de transferencia entre esses sistemas.  justamente por isso faz-se necessário o módulo de E/S

  • Ponte norte (northbridge) e ponte sul (southbridge). A ponte norte fica responsável por controlar todos os componentes rápidos do computador, como processador, placa de vídeo (AGP e PCI Express) e memória , fazendo com que eles solicitem informações do disco rígido (que está na ponte sul), as carregue na memória e divida o que será processado entre a  e a placa de vídeo, determinando qual será o desempenho final do computador.

    A ponte sul fica responsável pelos componentes lentos do PC, também conhecidos como dispositivos de E/S (entrada/saída), o que inclui os discos rígidos (SATA e IDE), portas , pararela e PS/2 (utilizada em teclados e mouses antigos), slots PCI e ISA (padrão da IBM, hoje em desuso).


ID
606640
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre as características dos diversos processadores exis- tentes no mercado para PC (Personal Computer), considere as afirmativas a seguir.
I -   Os processadores Phenom foram desenvolvidos pela Intel visando aos sistemas operacionais Windows de 64 bits, embora funcionem também com versões de 32 bits.
II - Um processador cujo clock interno seja 2 GHz pode realizar até 2 bilhões de instruções por segundo.
III - Utilizando processador de dois núcleos, o computador funciona como se houvesse dois processadores independentes instalados.
É correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I: ERRADO. Os processadores Phenom foram desenvolvidos pela Intel visando aos sistemas operacionais Windows de 64 bits


ID
616468
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre o processador do computador NÃO se pode afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Três respostas ! Um recorde.

    O processador não precisa estar alocado na placa mãe, obrigatoriamente. A memória RAM não faz parte do processador. E o processador trabalha com sinais elétricos.

ID
648871
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Processador auxiliar embutido no chip, cuja função é realizar cálculos matemáticos mais complexos, reduzindo o trabalho atribuído ao processador principal é um:

Alternativas
Comentários
  • 1. Co-processador aritmético

    Dois dos primeiros processadores existentes, o 8086 e 8088, poderiam trabalhar em conjunto com um processador especial, chamado 8087. A função deste processador era a de realizar cálculos matemáticos complexos. O processador, quando muito, passaria então a executar cálculos mais simples e a se preocupar com outras instruções. O 8087 é o que conhecemos hoje como “Co-processador aritmético” ou “Co-processador matemático”. Seu nome em inglês é FPU (Floating Point Unit - Unidade de de Ponto Flutuante).

     

    2. A ULA executa operações aritméticas comuns.


ID
651343
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afirmações sobre processadores de 64 bits e marque as corretas.

I) Athlon 64 é um exemplo de processador de 64 bits.

II) Possuem barramento de dados com largura de 64 bits.

III) Não mantem compatibilidade com programa de 32 bits.

IV) O modelo Itanium da Intel usa um conjunto completamente novo de instruções, indicando que ele só pode executar programas desenvolvidos exclusivamente para esta arquitetura.

Estão corretas.

Alternativas
Comentários
  • Arquiteturas de 64 Bits tem compatibilidade com a de 32 bits. Elas acabam apenas sendo subutilizadas, pois têm maior capacidade.


ID
661612
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação a memória cache do processador (cache memory), analise:

I. A memória cache é uma memória rápida que armazena partes da memória principal, para fornecer um rápido acesso às informações mais utilizadas.

II. Quando o processador necessita efetuar a leitura de alguma região de memória, ele primeiramente verifica se a informação referente a essa área se encontra na memória cache.

III. Alguns processadores implementam o Trace Cache, que é um tipo de memória cache que armazena instruções já decodificadas, prontas para serem processadas.

É correto o que consta em


Alternativas
Comentários
  • Usando esta técnica a CPU escreve dados diretamente na cache, cabendo ao sistema a escrita posterior da informação na memória principal. Como resultado, o CPU fica livre mais rapidamente para executar outras operações. Em contrapartida, a latência do controlador pode induzir problemas de consistência de dados na memória principal, em sistemas multiprocessados com memória compartilhada. Esses problemas são tratados por protocolos de consistência da cache.

    Exemplo:

    A escrita de um endereço é feita inicialmente numa linha da cache, e somente na cache. Quando mais tarde algum novo endereço precisar desta linha da cache, estando esta já ocupada, então o endereço inicial é guardado na memoria e o novo endereço ocupa-lhe o lugar na respectiva linha da cache.

  • As duas 1°'s proposições são simples e diretas. High-speed cache é um tipo de memória que "traduz" a informação que CPU necessita e busca-a da RAM. A 3° proposição está explicada na passagem

    One of the more extreme examples of cache specialization is the trace cache found in the Intel Pentium 4 microprocessors. A trace cache is a mechanism for increasing the instruction fetch bandwidth and decreasing power consumption (in the case of the Pentium 4) by storing traces of instructions that have already been fetched and decoded.

    Sim, trace cache armazena "traços" de memória RAM que já foram decodificados, o que faz o seu reuso mais fácil e eficiente.

    src: en.wikipedia.org/wiki/CPU_cache
  • O item II esta errado.

    A memória cache é totalmente transparente para a CPU (dai inclusive seu nome).
     - Quando a CPU que acessar ou gravar em uma região de memória ela simplesmente o faz.
     - A cache intercepta essa requisição, e se possuir o dado responde a CPU muito mais rapidamente.

    Nenhum projeto de CPU é alterado por incluir um ou mais níveis de Cache.

    Alguem sabe se houve recursos para esta questão?
  • O Pentium III possui 32 KB de cache L1, dividido em dois blocos, onde 16 KB são para o armazenamento de dados e os demais 16 KB para o armazenamento de instruções. O Athlon utiliza um cache L1 de 128, novamente dividido em dois blocos separados, que armazenam dados e instruções.
    No Pentium 4, o bloco do cache L1 destinado a instruções foi substituído pelo Execution trace cache, um tipo de cache ultra-rápido que, em vez de instruções, armazena diretamente uOPs, que são as instruções já decodificadas, prontas para serem processadas. Isso garante que o cache tenha apenas um ciclo de latência (a instrução é solicitada em um ciclo e recebida no seguinte), o que faz com que o processador não perca praticamente tempo algum ao utilizar dados armazenados no trace cache, ao contrário do que acontecia no Pentium III, onde são perdidos pelo menos dois ciclos em cada leitura, o tempo necessário para decodificar a instrução.

    Fonte: http://www.hardware.com.br/livros/hardware/execution-trace-cache.html

  • @Bernardo,

    eu não seria tão crítico assim. No seu próprio comentário "A cache intercepta essa requisição, e se possuir o dado responde a CPU muito mais rapidamente." você acaba se contradizendo. Cuidado com a criticidade nestes tipos de questões, acredito ser bem trivial o item II.
    Bons estudos!

  • A técnica de trace cache é um mecanismo que tem o objetivo de suprir os altos requisitos de vazão exigidos pelas unidades de execuçõ superscalares modernas.
    Trace cache não vem substituir as caches de instruções e/ou dados, ao invés disso, é uma nova forma de cache de instruções onde blocos básicos do fluxo de instrução dinâmico são armazenados nas linhas da cache.

    Mais detalhes no paper da UNICAMP: http://www.ic.unicamp.br/~ducatte/mo401/1s2011/T2/Artigos/G10-115121-115153-t2.pdf.

  • Gabarito C

    Acredito que a grande dúvida da questão foi sobre a Trace Cache.

    Vejam:

    O cache de rastreamento (também conhecido como cache de rastreamento de execução) é um cache muito especializado que armazena o fluxo dinâmico de instruções conhecidas como rastreamento. Isso ajuda a aumentar a largura de banda de busca de instruções e a diminuir o consumo de energia (no caso do Intel Pentium 4) armazenando vestígios de instruções que já foram obtidas e descodificadas. Trace Processor é uma arquitetura projetada em torno do cache de rastreamento e processa as instruções na granularidade do nível de rastreamento.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

     


ID
695185
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um recurso usado nos processadores é o processamento de instruções em etapas, que consiste em dividir o trabalho entre as unidades de execução de um pipeline. Nesse contexto, o elemento encarregado de dividir as instruções entre duas unidades e antecipar o processamento de instruções, de forma a manter ambas ocupadas na maior parte do tempo, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Previsor de ramos é um circuito digital que tenta adivinhar que forma uma ramo (por exemplo, uma estrutura if-then-else ) irei adiante de este se sabe ao certo.A finalidade do preditor ramo é o de melhorar o fluxo no oleoduto instrução . Preditores Branch são cruciais no pipeline de hoje microprocessadores para alcançar alto desempenho .

    Two-way ramificação é normalmente implementado com um salto condicional instrução. Um salto condicional pode ser "não tomou" e continuar a execução com o primeiro ramo de código que se segue imediatamente após o salto condicional - ou pode ser "levado" e ir para um lugar diferente na memória de programa onde a segunda parte do código é armazenada.



    branch prediction , previsão de desvio:
    Uma técnica empregada em alguns processadores  com uma instrução chamada pré-busca para descobrir se um programa vai ou não executar um desvio, e para buscar o código executável no local adequado. Quando uma instrução de desvio é executada, essa instrução, bem como a instrução seguinte, é armazenada em um buffer . Essa informação é usada para prever que desvio a instrução vai adotar da próxima vez que for executada. Quando essa previsão está correta (como ocorre em 90 por cento dos casos), a execução de um desvio não causa uma interrupção no pipeline; portanto, o sistema  não se torna lento pela necessidade de recuperar a instrução seguinte.

    Letra D

  • Pipelining requer mais recursos porque suas fases estão sempre ocupadas e por isso não podem reusar recursos de outras fases. Em contraste, Batch processing é feito com um lote de dados por vez. Para melhorar desempenho, pipeline registers são inseridos durantes as fases, com simultaneous clock, cujo sinal é maior do que o maoir delay entre pipeline stages.
  • No processo de pipeline, no caso de instruções de desvios condicionais, pode ocorrer atrazos, pois somente depois do teste de condição é que o sistema saberá qual a instrução deverá ser buscada. Para evitar isso, o microcódigo de controle da cache foi modificado, de modo que o processador busca as duas sequências de instruções. Assim, após o teste, o processador já terá a instrução desejada disponível. Tanto se o resultado do teste for verdade ou falso. A essa característica dá-se o nome de previsão de desvio (branch prediction).
  •  d)branch prediction.


    Branch prediction é um conceito usado em arquitetura de computadores e trata os problemas do microprocessasor para utilizar todos estagios do pipeline de forma completa e constante. Branch prediction significa a previsao de qual estagio deve ser executado && o futuro endereço de um branch. Ha branches com dependencia, os quais dependem de uma condição par serem executados && branches indepdentes, os quais sao JMP address, JMP calculations, CALL address, CALL calculation address, RET etc.


ID
700144
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação ao componente processador dos computadores pessoais atuais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • PCI-Express (também conhecido como PCIe ou PCI-Ex) é o padrão de slots (soquetes) criada para placas de expansão utilizadas emcomputadores pessoais para transmissão de dados. Introduzido pela empresa Intel em 2004, o PCI-Express foi concebido para substituir os padrões AGP e PCI.

    Sua velocidade vai de 1x até 32x, mesmo a versão 1x consegue ser seis vezes mais rápido que o PCI tradicional. No caso das placas de vídeo, um slot PCI Express de 16x (transfere até 4GB por segundo) é duas vezes mais rápido que um AGP 8x. Isto é possível graças a sua tecnologia, que conta com um recurso que permite o uso de uma ou mais conexões seriais para transmissão de dados.

    A tecnologia utilizada no PCI-Ex conta com um recurso que permite o uso de várias conexões seriais ("caminhos" também chamados de lanes) para transferência de dados. Se um determinado dispositivo usa apenas um caminho (conexão) a demais que o PCI comum, então diz-se que este utiliza o barramento PCI Express 1x, se utiliza 4 conexões, sua denominação é PCI Express 4x e assim por consequentemente. Cada lane pode ser bidirecional, isto é, recebe e envia dados (250 MB/s) em ambas direções simultaneamente.

    O PCI Express usa uma arquitetura de baixa tensão elétrica nas suas conexões, chamadas de linhas LVDS (Low Voltage Differential Signalling). Devido isso, permite grande imunidade ao ruído e também permite aumentar a largura de banda. Isso foi possível graças à redução de atrasos nas linhas de transmissão (timing skew).

  • c) Atualmente, existem processadores que, além do controlador de memória integrado, possuem também um controlador PCI Express.

    Nossa...preciso estudar mais
    Nunca ouvi falar nisso,mas beleza
    Se alguem souber,ficarei muito grato em aprender
  • A "b" está errada porque o branch prediction possui taxa aproximadade de 90%.

    Já a "c" está correta porque nos processadores Intel Sandy Bridge (processadores mais recentes), as funções da ponte norte (PCIe, controlador de video, controlador de memória) estão incorporadas ao processador.
    http://www.clubedohardware.com.br/fullimage.php?image=44277
  • Chip ponte norte é um chip que possui basicamente as seguintes funções:
    • Controlador de Memória
    • Controlador PCI express
    • Controlador do barramento AGP
    • Interface para tranferência de dados com a ponte sul
    Os novo processadore da Intel apresentam um controlador de memória e um controlador PCI integrados, o que significa que estes processadores apresentam um chip norte e, portanto, não precisam deste chip na placa mãe. Ao contrário os processadores da AMD têm um controlador de memória integrado, mas não apresenta um controlador PCI Express embutido, por esse motivo ainda necesssita de um chip ponte norte externo.

    Fonte: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tudo-o-Que-Voce-Precisa-Saber-Sobre-Chipsets/568/2
  • Branch prediction (previsão de desvio) -> no processo pipeline pode acontecer um problema de atraso do fluxo de eventos no caso de instruções de desvio condicional. Ou seja, somente depois do teste de condição é que o sistema saberá que nova instrução deve ser buscada, se aquela referente ao teste ser verdade ou aquela referente ao teste ser falso. Esta indefinição atrasa o processador. A previsão de desvio serve para evitar isso. O processador busca as duas sequências de instruções, de modo que após o teste o processador já terá disponível a instrução correspondente ao resultado do teste verdade ou falso.
    Fonte: Introdução à rganização de Computadores - Mário Monteiro - 5ª edição.
  • barramento = controlador

    só lembrar dos 3 tipos de barramento : de endereço, de dados e de controle.


ID
700171
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com foco na organização interna de uma Unidade Central de Processamento (UCP), baseada no modelo de Von Neumann, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • As unidades de dados movimentadas entre a memória e os registradores são chamadas de palavras.
  • a) O registrador é o CI - Contador de instruções ou PC - program counter
    b) A ULA trata operações simples e não complexas. Executa as operações aritméticas e lógicas entre dois números
    c) Essa sequência é chamada de ciclo de instrução
    d) CORRETA!
    e) O barramento pode existir dentro da própria CPU.
  • a) O registrador mais importante da UCP é o IR (Instruction Register), o qual indica a próxima instrução a ser buscada para execução. Errada! Eh o PC  q sinaliza para a próxima instrução a ser buscada para execuçao. O RI contem a instrução atualmente em execucao. b) A Unidade Lógica e Aritmética (ULA) efetua operações complexas relativas a valores armazenados na memória ROM. A ULA só realiza operações simples de aritmética e lógica, estando os parâmetros das mesmas em um ou mais registradores. Sendo estes memórias de semicondutores, são voláteis.  c) A sequência de etapas para execução de cada instrução é chamada de ciclo decodificar-buscar-executar. Errada! Eh conhecido como ciclo  busca-decodifica-executa, ou ciclo de instrução, e possui as seguintes fases:
     - Busca de instrução: a CPU lê uma instrução da memória.
     - Interpretação de instrução: a instrução é decodificada para determinar a ação requerida.
     - Busca de dados: a execução de uma instrução pode requerer efetuar uma operação aritmética ou lógica sobre os dados.
     - Escrita de dados: os resultados da execução podem requerer escrever dados na memória ou em um módulo de E/S.
    d) As unidades de dados movimentadas entre a memória e os registradores são chamadas de palavras. Certo. E define até quanto de memoria o processador pode enderecar. Na prática, o maximo de memoria RAM q um computador possui.e) O barramento é sempre externo à UCP, conectando-a à memória.  Errado! Dentro da CPU existem vários componentes interligados pelo barramento interno. Os registradores, por exemplo, servem para armazenar dados a serem utilizados pela ULA E a interligação entre estes componentes é efetuada pelo barramento interno.
  • d)As unidades de dados movimentadas entre a memória e os registradores são chamadas de palavras.

    Word é a unidade de dados usados pelo processador


ID
703021
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre Processadores, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. A CPU é o 'cérebro' do computador, sua função é executar programas armazenados na memória principal, buscando suas instruções, examinando-as e então executando-as uma após a outra.

II. Barramentos podem ser externos à CPU, conectando-a à memória e aos dispositivos E/S, mas também podem ser internos à CPU.

III. A CPU é composta por várias partes distintas. A unidade de controle é responsável por buscar instruções na memória principal e determinar seu tipo.

IV. A unidade de aritmética e lógica efetua operações como adição AND (E) booleano para executar as intruções.

Alternativas
Comentários
  • O CPU (Central Processing Unit), também conhecido como processador, é a parte de um sistema computacional, que realiza as instruções de um programa de computador, para executar a aritmética básica, lógica, e a entradas e saída de dados. O CPU tem um papel parecido ao do cérebro no computador.
    O CPU é composta de duas partes:
    UAL - Unidade Aritmética e Lógica - tem por função a efetiva execução das instruções.
    UC - Unidade de Controle - tem por funções a busca, interpretação e controle de execução das instruções, e o controle dos demais componentes do computador.

    http://ruicalasinfor.blogspot.com.br/2012/10/o-que-e-e-qual-composicao-do-cpu.html

  • http://ruicalasinfor.blogspot.com.br/2012/10/o-que-e-e-qual-composicao-do-cpu.html
  • "executando-as uma após a outra. " 

    Isso está errado. Não são executadas necessariamente uma após a outra. Podem ter mais de um núcleo de processamento.

  • Rafael - a execução das instruções é sim, uma após a outra. Mesmo em tecnologias que permitem o processamento paralelo, vai haver uma posterior a outra.


ID
713236
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O relógio de um processador é um dispositivo que tem por finalidade sincronizar e cadenciar (controlar a velocidade) as ações executadas por essa unidade. Em cada ciclo (intervalo de tempo entre o início da subida/descida de um pulso até o início de sua descida/subida), uma ação é realizada pelo processador.
Considerando que a frequência de um dado processador seja igual a 2 GHz, qual o período de tempo, em nanossegundos, que ele leva para executar uma ação?

Alternativas
Comentários
  • Período = 1/ frequência

     


ID
717277
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um grande número de processadores idênticos que efetuam a mesma sequência de instruções em diferentes conjuntos de dados, utilizando apenas uma unidade de controle que transmite instruções, efetuadas no mesmo passo por todos os processadores, cada um usando seus próprios dados de sua própria memória. Esta é uma característica do processador

Alternativas
Comentários
  • Processador Matricial: consiste em um grande número de processadores idênticos que efetuam a mesma sequência de instruções em diferentes conjuntos de dados. 

     

    ILLIAC - Primeiro processador matricial.

     

    (Fonte: Tanenbaum)

     

     

    At.te,

    Foco na missão!❢


ID
736690
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Qual dos circuitos abaixo é a estrutura base para a construção das Unidades de Controle dos processadores?

Alternativas

ID
740335
Banca
CEPERJ
Órgão
PROCON-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No que diz respeito à arquitetura dos computadores, um componente realiza as funções de processamento de dados, enquanto outro oferece armazenamento interno à CPU. Esses componentes são conhecidos, respectivamente, como:

Alternativas
Comentários
  • A Memóra Cache (alternativa D) também oferece armazenamento interno à CPU...
  • O problema do item d) é só um. Atualmente, existem três tipos de memória cache. L1: é colada na CPU propriemante dita (interna à CPU). L2: acessada via BackSide Bus (também interna). L3: externa a CPU, posicionada (logicamente) entre a CPU e a memória principal.
    Dessa forma, o item d) não está correto, pois não especificou o tipo de cache.
  • Resposta correta é a (E) Unidade Lógica e Aritmética / Registradores


ID
748126
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Qual característica NÃO se refere à memória cache de processadores?

Alternativas
Comentários
  • São usados dois tipos de cache, chamados de cache primário, ou cache L1 (level 1), e cache secundário, ou cache L2 (level 2). O cache primário é embutido no próprio processador e é rápido o bastante para acompanhá-lo em velocidade. Sempre que um novo processador é desenvolvido, é preciso desenvolver também um tipo mais rápido de memória cache para acompanhá-lo. Como este tipo de memória é extremamente caro (chega a ser algumas centenas de vezes mais cara que a memória RAM convencional) usamos apenas uma pequena quantidade dela. Para complementar, usamos também um tipo um pouco mais lento de memória cache na forma do cache secundário, que por ser muito mais barato, permite que seja usada uma quantidade muito maior.
    Ou seja, a memória cache não é implementada pelo SO.

  • Só para complementar..
    A que é implementada pelo sistema operacional com suporte do Hardware (no caso, o HD) é a Memória Virtual.

  • Concordo com tudo o que foi dito, mas a opção e está equivocada.  Nos dias de hoje dizer que memórias cache de processador são mais comuns em processadores RISC é um absurdo.  Ainda mais com os processadores da linha i3, i5 e i7 da Intel que usam Microarquitetura Nehalem, que é um híbrido de CISC e RISC.  Ainda quando eram arquiteturas separadas via-se tanto nos RISC como nos CISC cache interno.

    Mas a opção c é mais errada.

  • "são mais comuns em processadores RISC é um absurdo." - Não foi dito isso na questão. Foi dito que é comumente usada, o que é correto.

  • o 486 já era híbrido

  • O erro está presente na letra C.

    O Cache é transparente, e o Sistema Operacional nem toma conhecimento de sua existência.

    Podemos dizer que a memória cache é implementada na arquitetura dos processadores.

    A memória implementada pelo SO com suporte do hardware (disco) é a memória virtual!

     

    Qto à letra E, a memória cache é comumente encontrada em todos os processadores, seja RISC ou CISC, já que é um extensão física que pode estar presente em qualquer arquitetura.

  • c-

    a memoria cache é para processar inputs do usuario por meio de registradores tais como program counters, acumuladores etc.


ID
754498
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação ao projeto de sistemas computacionais, no "Nível da Lógica Digital", assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra B.

     

    A largura de um barramento de endereços, juntamente com o tipo de elementos de memória endereçáveis, determina quanta memória pode ser acessada.


ID
762127
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Uma instrução de comparação de valores em uma linguagem de programação, como por exemplo, a comparação do valor booleano verdadeiro ou falso, exige que seja avaliado um ou mais bits presentes em uma célula de memória. O componente do computador responsável por avaliar o conteúdo desta célula de memória para esta operação é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Questão que exige um pouco de raciocínio lógico:

      a) memória secundária.              

            A memória secundário não tem nada haver com o foco da questão

      b) memória principal.  

            Essa memória em si é burra, ela só serve pra armazenar.

      d) registrador.  

            Da mesma forma o registrador, apenas armazena dados e instruções

      e) barramento de memória.            

            O barramento nada mais é que um caminho

      Sobra realmente a CPU, o todo poderoso cérebro do Computador, ele sim tem o poder de avaliar alguma coisa dentre as acertivas.

      Se o meu raciocínio não for válido em alguma acertiva, aceito correções. Bons estudos
  • Mais especificamente a ALU vai fazer essa operação.
  • O componente do computador responsável por avaliar...
    Gente a única parte "pensante" do computador é o processador (Unidade Lógica e Aritmética - especificamente) o resto só é pau mandado, não pensa, não analisa, não avalia, só executa ...
  • Maneira de dizer, né Janete.

    Lembra-se que a UC é a orquestradora disso tudo!! Mas quem só executa realmente é a ULA.

    Pensando no ciclo da máquina:

    UC = Busca e Decodifica

    ULA = Executa.

  • Sobre os dispositivos de armazenamento do computador, afirma-se:

    I - Uma memória volátil perderá seus dados armazenados quando a energia elétrica for interrompida.

    II - Quando a memória possui uma alta capacidade de armazenamento significa dizer que o seu custo é mais elevado, já que a velocidade é proporcional a sua capacidade de armazenar dados.

    III - As memórias PROM são não voláteis e permitem apenas a operação de leitura.

    Escolha uma:

    a. apenas II é correta.

    b. apenas I é correta.

    c. apenas I e II são corretas.

    d. todas são corretas.

    e. apenas II e III são corretas

    Alguém pode me ajudar ?


ID
776047
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de características de processadores, julgue o  item  que se segue.

A tecnologia HyperTransport da AMD é uma conexão ponto a ponto de alta velocidade e baixa latência, projetada para aumentar a velocidade da comunicação entre os circuitos integrados em computadores e equipamentos de redes e telecomunicações em até 48 vezes mais do que algumas tecnologias existentes.

Alternativas
Comentários

ID
776050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de características de processadores, julgue o  item  que se segue.


Por intermédio da Tecnologia Intel Hyper-Threading, o processador da linha Core i3, que possui apenas dois núcleos, simula e é detectado pelo Windows com quatro núcleos.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o material do Estratégia Concursos,"O Intel Core i3 pertence à nova linha Core da fabricante Intel. O i3 traz dois núcleos de processamento, tecnologia Intel Hyper-Threading (que possibilita a realização de mais tarefas), memória cache de 4 MB compartilhada (nível L3), e suporte para memória RAM DDR3 de até 1333 MHz.

    A Tecnologia Intel Hyper-Threading permite simular uma quantia maior de núcleos. Essa tecnologia serve para que um núcleo consiga realizar duas atividades ao mesmo tempo, daí o motivo pelo qual a tecnologia, supostamente, faz os núcleos dobrarem em quantidade."

  • Prezados,

    O Core i3 trás 2 núcleos físicos, e com a tecnologia Intel Hyper-Threading ( que possibilita a realização de mais tarefas ) , o windows detecta 4 núcleos .
    A performance de um processador com 2 núcleos físicos e tecnologia HT não é comparada a um processador com 4 núcleos físicos de fato, nesses casos a performance é muito superior. 

    Portanto a questão está correta.



ID
779938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação aos processadores utilizados em computadores, julgue
os itens a seguir.

As arquiteturas multicore replicam grupos de blocos funcionais do processador, motivadas por problemas como sobreaquecimento e alto consumo presentes em arquiteturas de núcleo único.

Alternativas
Comentários
  • Multinúcleo (múltiplos núcleos, do inglês multicore) consiste em colocar dois ou mais núcleos de processamento (cores) no interior de um único chip. Estes dois ou mais núcleos são responsáveis por dividir as tarefas entre si, ou seja, permitem trabalhar em um ambiente multitarefa. Em processadores de um só núcleo, as funções de multitarefa podem ultrapassar a capacidade da CPU, o que resulta em queda no desempenho enquanto as operações aguardam para serem processadas. Em processadores de múltiplos núcleos o sistema operacional trata cada um desses núcleos como um processador diferente. Na maioria dos casos, cada unidade possui seu próprio cache e pode processar várias instruções simultaneamente. Adicionar novos núcleos de processamento a um processador (único encapsulamento) possibilita que as instruções das aplicações sejam executadas em paralelo, como se fossem 2 ou mais processadores distintos.

    Os dois núcleos não somam a capacidade de processamento, mas dividem as tarefas entre si. Por exemplo, um processador de dois núcleos com clock de 1.8 GHz não equivale a um processador de um núcleo funcionando com clock de 3.6 Ghz, e sim dois núcleos 1,8GHZ operando em paralelo. O termo multinúcleo ou multicore (como é popularmente conhecido), são por vezes utilizados para descrever arquiteturas multicore com um número particularmente elevado de núcleos (dezenas ou centenas).

    O surgimento dos processadores multicore, tornou-se necessário principalmente devido a missão cada vez mais difícil de resfriar processadores singlecore (processadores de apenas um núcleo) com clocks cada vez mais altos; devido a concentração cada vez maior de transistores cada vez menores em um mesmo circuito integrado. E além dessa e outras limitações dos processadores singlecore, existe a grande diferença entre a velocidade da memória e do processador, aliada à estreita banda de dados, que faz com que aproximadamente 75 por cento do uso do microprocessador seja gasto na espera por resultados dos acessos à memória.

  • Gabarito Certo

    palavra multicore é utilizada para definir qualquer processador que tenha mais de um núcleo. Atualmente há vários processadores desse tipo no mercado, seja eles processadores de dois, três ou quatro núcleos. As fabricantes de processadores (AMD e Intel) tiveram que tomar este rumo com os processadores por um simples motivo: os antigos processadores estavam atingindo velocidades (ou frequências) muito altas e logo não haveria sistema de refrigeração eficiente o suficiente para que eles não chegassem a temperaturas tão altas.

    Qual a vantagem dos multicore?

    Além da notável diferença em poder de processamento, os processadores de múltiplos núcleos têm uma grande vantagem sobre os antigos processadores: várias tarefas podem ser realizadas ao mesmo tempo. E não para por aí, os processadores multicore esquentam muito menos do que processadores antigos, pois cada núcleo trabalha em uma velocidade menor e consequentemente produz menos calor.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !