-> Ao conjunto de entes portadores de, pelo menos, uma característica comum denominamos população estatística ou universo estatístico;
-> Uma amostra é um subconjunto finito de uma população.
-> Dados absolutos são dados coletados diretamente da fonte de dados sem nenhuma operação que não seja a contagem.
Por exemplo, se dissermos: "uma sala possui 10 alunos", estes dados são considerados como absolutos.
-> Dados relativos são dados obtidos através da combinação de dados absolutos ou relativos com uma determinada operação que permita sua comparação com outros dados do mesmo tipo.
Os dados relativos são expressos por meio de coeficientes, índices, percentagens e taxas.
-> Variáveis discretas: características mensuráveis que podem assumir apenas um número finito ou infinito contável de valores e, assim, somente fazem sentido valores inteiros. Geralmente são o resultado de contagens.
Exemplos: número de filhos, número de bactérias por litro de leite, número de cigarros fumados por dia.
-> Variáveis contínuas, características mensuráveis que assumem valores em uma escala contínua (na reta real), para as quais valores fracionais fazem sentido. Usualmente devem ser medidas através de algum instrumento. Exemplos: peso (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial, idade.
-> A amostragem aleatória simples (M.A.S.) é a técnica de amostragem onde todos os elementos que compõem o universo e estão descritos no marco amostral têm idêntica probabilidade de serem selecionados para a amostra. Seria como fazer um sorteio justo entre os indivíduos do universo: atribuir a cada pessoa um bilhete com um número de série, introduzir os números em uma caixa e sortear um número aleatório. Todos os indivíduos têm este bilhete dentro da urna formam uma amostra.
fontes:
https://joaozinhoblog.files.wordpress.com/2013/02/ne-2-populacao-e-amostra.pdf
http://www.revistabw.com.br/revistabw/dados-absolutos-e-relativos-em-estatistica/
http://leg.ufpr.br/~silvia/CE055/node8.html
https://www.netquest.com/blog/br/blog/br/amostra-probabilistica-aleatoria-simples