SóProvas


ID
1528171
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Estado tem transferido esta tarefa de provedor dos direitos sociais para o mercado e para a solidariedade do “terceiro setor”. A questão social, enquanto expressão máxima da contradição capital/trabalho e da histórica desigualdade entre as classes, tem sido ampliada e potencializada pelo atual quadro de reestruturação do capitalismo contemporâneo. Analise as alternativas em relação aos elementos que se observa no contexto atual de enfrentamento da questão social.

I. Regressão de direitos.
II. Avanço nas políticas voltadas à justiça social.
III. Assistencialização das políticas sociais.
IV. Maior investimento do Estado em políticas de proteção social.

Estão corretas apenas as alternativas

Alternativas
Comentários
  • OLA PESSOAL MIM AJUDEM! essa questão eu não entendi assinalei letra B. Pois da forma que entendi, achei que  a questão  estivesse pedindo as formas de enfrentamento da questão social. alguem pode mim explicar?

  • cara Rosa, a questão pedia que vc avaliasse quais as opções que dizem respeito a questão social... é sabido que a questão social é a contradição entre o capital/trabalho... dessa forma quais seriam as alternativas que mostrem no contexto atual de enfrentamento da questão social... seria a I e III, pois é isso que está acontecendo atualmente a regressão de direitos e assistencialização...

  • Também marquei a letra B, o enunciado da questão realmente indica que a resposta correta é a letra A, mas, sinceramente não vejo dessa forma, nosso Estado é atuante, embora haja falhas, os usuários estão cada vez mais conscientes que a assistência não se trata de favor, mas de direito universal.

  • É preciso observar o contexto em que estamos vivendo atualmente,ou seja, atual  quadro  de  reestruturação  do  capitalismo  contemporâneo como está presente no enunciado da questão.

  • Concordo plenamente com Aparecido. É preciso lembrar que estamos vivenciando um Estado mínimo para o social e máximo para o capital e isso trará implicações diretas na forma de enfrentamento da questão social, dentre elas a regressão de direitos e assistencialização das políticas sociais.

  • Olá Rosa, 
    A questão pede para analisar as alternativas em relação aos elementos que se observa no contexto atual de enfrentamento da questão social. Sendo assim estar correto o item I e III.

  • Iamamoto (2008) assinala -  em seu estudo acerca da " Mundialização  do capital, questão social e Serviço Social no Brasil "  -  a questão social tem sido enfrentada na contemporaneidade  por uma ampla  regressão dos direitos, o que se encontra na raiz das metamorfoses do mercado de trabalho  e assistencialização das políticas sociais em detrimento de um efetivo processo de redistribuição de renda e universalização dos direitos sociais para o conjunto dos trabalhadores.

     

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8j7F236BNGDj5r58l1Ax.pdf

  • Gabarito  A

     

    Yamamoto (2009, p. 16-21, grifo) ao falar sobre Trabalho, questão social e Serviço Social na era das finanças, nos mostra que [...] interferindo silenciosamente: nas políticas de gestão e de enxugamento da mão de obra; na intensificação do trabalho e no aumento da jornada; no estímulo à competição entre os trabalhadores num contexto recessivo, dificultando a organização sindical; na elevação da produtividade do trabalho com tecnologias poupadoras de mão de obra; nos chamamentos à participação e consentimento dos trabalhadores às metas empresariais, além de uma ampla regressão dos direitos, o que se encontra na raiz das metamorfoses do mercado de trabalho.

    [...] Elas hoje se atualizam na criminalização da “questão social” e das lutas dos trabalhadores (IANNI, 1992), na assistencialização das políticas sociais e no reforço do Estado Penal (WACQUANT, 2001).

     

     

    Referência: YAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na cena contemporânea. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

     

  • Justificativa da Consulplan :

    Conforme exposto no site CRESS, as assertivas II e IV estão INCORRETAS porque a questão social, enquanto expressão máxima da contradição capital/trabalho e da histórica desigualdade entre as classes tem sido ampliada e potencializada pelo atual quadro de reestruturação do capitalismo contemporâneo, ao passo que as formas de seu enfrentamento se inserem em um contexto de regressão de direitos e assistencialização das políticas sociais. Portanto, não há avanço em termos de justiça social, nem aumento de investimento do Estado em políticas de proteção social. Portanto, a alternativa A está correta.

     

    Texto base: http://www.cress-mg.org.br/arquivos/simposio/A%20ASSISTENCIALIZA%C3%87%C3%83O%20MINIMALISTA%20DAS%20POL%C3%8DTICAS%20SOCIAS%20NO%20TRATO%20DA%20QUEST%C3%83O%20SOCIAL.pdf

  • Sim Rosa, segundo meu entendiemento, e isso mesmo que esta pedindo. A banca usou o portugues totalmente errado, pois sugeriram uma coisa querendo dizer outra. Mas, pelo visto não foi anulada,  então não há o que fazer. Ai se fosse a banca CESPE fazendo isso e dizendo que a letra B é a correta (e é mesmo a correta), iam cair matando, mas as vezes prefiro as loucuras da CESPE do que uma questão mal formulada.

    Veja:

    A letra A estaria correta se tivesse pelo menos assim:

    Analise as alternativas em relação aos elementos a serem enfrentados no âmbito da questão social / em relação a questão social/ no que tange a questão social/ etc.... OU

    Analise as alternativas em relação aos desafios a serem enfrentados dentro dessa temática/etc....

    Para visualizar melhor o erro basta suprimir a frase em parenteses:

    "Analise as alternativas em relação aos elementos (que se observa no contexto atual) de enfrentamento da questão social.  "

    Abraços!

  • Quanto ao comentário anterior não observei nenhum erro no português da banca, a questão é clara e pode ser respondida sem grandes conhecimentos, por certo todos concordam que não há, conforme item IV, "Maior investimento do Estado em políticas de proteção social" no contexto atual, e sim, diminuição destes.

    Bons estudos!

  • também fui de B, não entendir

  • Gabarito "A"

     

    a questão versa sobre:

    "pelo  atual  quadro  de  reestruturação  do  capitalismo  contemporâneo"