SóProvas


ID
1528180
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Somente com a Constituição de 1988, as políticas de previdência, saúde e assistência social foram reorganizadas e reestruturadas com novos princípios e diretrizes e passaram a compor o sistema de seguridade social brasileiro. Apesar de ter um caráter inovador e intencionar compor um sistema amplo de proteção social, a seguridade social acabou se caracterizando como um sistema híbrido. Indique a alternativa que descreve de forma INCORRETA um dos direitos conjugados pelo sistema híbrido supracitado.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C


    Foi somente com a Constituição de 1988 que as políticas de previdência, saúde e assistência social foram reorganizadas e re-estruturadas com novos princípios e diretrizes e passaram a compor o sistema de seguridade social brasileiro. Apesar de ter um caráter inovador e intencionar compor um sistema amplo de proteção social, a seguridade social acabou se caracterizando como um sistema híbrido, que conjuga direitos derivados e dependentes do trabalho (previdência) com direitos de caráter universal (saúde) e direitos seletivos (assistência). 


    Fonte: http://welbergontran.com.br/cliente/uploads/03f0f226339d4dbe3cd14e5188bf8e06304333ce.pdf

  • Com a Constituição Federal de 1988 e a implementação da Seguridade Social brasileira é fato que obteve-se um avanço no que se refere a proteção social no país, no entanto, a lógica do seguro social ainda permeia a seguridade. Deste modo, a seguridade social brasileira, apesar de possuir diretrizes como universalidade na cobertura, uniformidade e equivalência dos benefícios, irredutibilidade do valor dos benefícios, seletividade e distributividade nos benefícios, equidade no custeio, diversidade na base de financiamento e caráter democrático e descentralizado da administração, não as efetiva integralmente e em todas as políticas que compõem a proteção social. Se tem, dessa forma, um sistema híbrido de seguridade que conjuga universalidade com seletividade e exclusão. Posto isto, observa-se que a Saúde possui caráter universal, já a Assistência Social é de quem dela necessitar e, portanto, apresenta caráter seletivo, enquanto na Previdência Social permanece a lógica do seguro, dependente de prévia contribuição e relacionada e dependente do trabalho.


    RESPOSTA: C
  • A) Princípio da seletividade. Seleção do necessitados.


    B) Princípio da universalidade, saúde direito de todos e dever do Estado.


    C) Errada


    D) Previdência, caráter contributivo e de filiação obrigatória.

  • eu lembrei do macete SAP(saúde, assistência e previdência) que compõem o tripé da seguridade social, e INSTITUCIONAL não faz parte do tripé

  • Essa questão esta meio estranha.... Direitos Derivados e DEPENDENTES DO TRABALHO, errado.  O Certo seria : Direitos Derivados e DEPENDENTES de CONTRIBUIÇÃO. Para a previdência é indiferente se você trabalha ou não desde que você contribua. Tem gente que trabalha e não contribui, e outros que não trabalha e é PREVIDENTE contribuindo para a previdência.

  • Os três pilares da Seguridade Social são a Saúde, Assistência Social e Previdência Social. Os dois primeiros são de caráter não contributivo, o terceiro é contributivo.

    C
  • Seguridade Social : Sistema Híbrido ( modelo   Beveridgiano mais Modelo  Bismarckiano ).

     

    Assistência:  Seletividade (Não Contributivo)- Modelo  Beveridgiano

     

    Saúde:  Universal ( Não Contributivo) - Modelo  Beveridgiano

     

    Previdência Social:  Comtributivo- Modelo  Bismarckiano

     

     

    http://portal.saude.pe.gov.br/sites/portal.saude.pe.gov.br/files/seguridade_social_no_brasil_conquistas_e_limites_a_sua_efetivacao_-_boschetti.pdf

  • c

     Direitos de caráter sócio-político (institucional).

  • Ainda bem que ele especificou dentro dos parenteses

  • Estranha questão.

  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social

    Com a Constituição Federal de 1988 e a implementação da Seguridade Social brasileira é fato que obteve-se um avanço no que se refere a proteção social no país, no entanto, a lógica do seguro social ainda permeia a seguridade. Deste modo, a seguridade social brasileira, apesar de possuir diretrizes como universalidade na cobertura, uniformidade e equivalência dos benefícios, irredutibilidade do valor dos benefícios, seletividade e distributividade nos benefícios, equidade no custeio, diversidade na base de financiamento e caráter democrático e descentralizado da administração, não as efetiva integralmente e em todas as políticas que compõem a proteção social. Se tem, dessa forma, um sistema híbrido de seguridade que conjuga universalidade com seletividade e exclusão. Posto isto, observa-se que a Saúde possui caráter universal, já a Assistência Social é de quem dela necessitar e, portanto, apresenta caráter seletivo, enquanto na Previdência Social permanece a lógica do seguro, dependente de prévia contribuição e relacionada e dependente do trabalho.


    RESPOSTA: C

  • O hibridismo corrresponde aqui a mescla das naturezas das formas de participação: "prévia contribuição (contrato), da universalidade e da Seletividade?

  • ASSISTENCIA PRA QUEM DELA NECESSITAR

    SAUDE UNIVERSAL

    PREVIDENCIA PRA QUEM CONTRIBUI