SóProvas


ID
1528408
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o item frequentemente utilizado e necessário para adequada ectoscopia de cadáver.

Alternativas
Comentários
  • A TÉCNICA NECROSCÓPICA CONSISTE em 3 TEMPOS FUNDAMENTAIS:

    a)  Exame Externo do Cadáver ou Ectoscopia: o médico avalia meticulosamente o corpo, sem, no entanto, abrir as cavidades naturais. Quando se desconhece a identidade da pessoa, inicialmente são especificadas suas várias características. Devem ser registrados sexo, estatura, idade aparente, cor dos olhos e dos cabelos. Às vezes, o exame externo permite suspeitar qual o órgão interno responsável por alguma alteração cutânea. Durante suas observações inicias, o médico pode constatar a existência de fraturas, com exceção daquelas situadas na coluna vertebral, que somente podem ser observadas após a abertura do corpo. Essa parte da técnica necroscópica é importantíssima na medicina legal para identificar a morte violenta, devendo, nestes casos, o cadáver ser encaminhado ao Instituto Médico Legal.

    b)  Exame Macroscópico: ao finalizar a ectoscopia, inicia-se o exame interno

    c)  Exame Microscópico: os cortes dos órgãos se processam em vários sentidos e pedaços, bastante delgados, e depois as regiões suspeitas são retiradas para exame microscópico, onde são vistas as alterações anatomopatológicas a nível celular.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em técnicas de necropsia.

    Ectoscopia é o exame externo do cadáver, de grande valor no esclarecimento e no diagnóstico de muitos processos patológicos, assim como na descoberta de lesões traumáticas. Basicamente, certos caracteres devem ser pesquisados e minuciosamente relatados: o desenvolvimento do esqueleto, fazendo-se referência a deformidades existentes; o estado de nutrição, avaliado pela quantidade de tecido adiposo subcutâneo e de massa muscular; os fenômenos cadavéricos tardios; o aspecto da pele, observando-se a presença de lesões cutâneas, cicatrizes, incisões, tatuagens ou alterações de coloração (que podem ser patológicas, traumáticas ou decorrentes dos sinais tardios de morte); secreções provenientes do nariz, da boca, dos ouvidos, da uretra, da vagina e do ânus. Após a realização do exame externo, inicia-se o exame interno do cadáver.

    A) ERRADO. Não é necessária uma balança de precisão na ectoscopia, uma vez que o peso do cadáver não precisa desse nível de precisão.

    B) ERRADO. Na etapa da ectoscopia não serão coletados tecidos ainda, por isso não é necessária uma lâmina histológica nessa etapa.

    C) ERRADO. O estetoscópio é um instrumento utilizado por profissionais da área médica para ausculta (termo técnico correspondente a escutar) de qualquer som vascular, respiratório ou de outra natureza em qualquer região do corpo. O cadáver não apresenta nenhuma dessas características.

    D) CERTO. No Código de Processo Penal temos:
    Art. 165.  Para representar as lesões encontradas no cadáver, os peritos, quando possível, juntarão ao laudo do exame provas fotográficas, esquemas ou desenhos, devidamente rubricados.

    Assim, caso sejam constatados elementos relevantes na ectoscopia, esses poderão ser fotografados e anexados ao laudo. Por isso a utilização da máquina fotográfica nessa etapa.

    E) ERRADO. Não serão feitas incisões na etapa de ectoscopia, assim, não há necessidade do bisturi.

    Gabarito do professor: Alternativa D.