SóProvas


ID
1528546
Banca
UEG
Órgão
PC-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Se aqueles feitos extraordinários da santa foram o bastante para renovar a fé dos sertanejos, criando para eles a esperança de um mundo novo, despertaram também a preocupação e o ressentimento dos coronéis e fazendeiros, classe dominante, com as possíveis consequências que poderiam advir daquele ajuntamento.

                                                            VASCONCELOS, Lauro de. Santa Dica: encantamento do povo. Goiânia: UFG, 1991. p. 91.

Apesar das desconfianças da elite política goiana, em alguns momentos, Santa Dica e seus seguidores foram convocados para participar das disputas políticas que afetaram Goiás. Nesse sentido, Santa Dica

Alternativas
Comentários
  • Santa Dica recrutou voluntários para participar, junto com os legalistas da Revolução Constitucionalista de 1932, enfrentando inclusive vários combates armados. resposta C

  • Em 1928 casou com o jornalista carioca Mário Mendes, eleito prefeito de Pirenópolis em 1934, e tiveram cinco filhos e adotaram mais dois. O exército dos "pés com palha e pés sem palha" participou da Revolução Constitucionalista de 1932 indo guerrear, com 150 homens, em São Paulo de onde voltou sem nenhuma baixa, resultado atribuído aos milagres da santa. 

    fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Dica_de_Goi%C3%A1s

     

  • A santa dica e seus seguidores foram convocados por Ramos Caiado para combater a passagem da coluna prestes no estado (que lutava conta a corrupção eleitoral da República Velha) e também para resistir a tomada de poder por Getúlio Vargas, no episódio conhecido como a Revolução de 30. Os legalistas eram os inimigos de Getúlio, entre eles Caiado, que contou com o apoio de sertanejos liderados pela Santa Dica.

  • Posso lhes garantir que a correta é a letra C. Eu estava lá.

  • letra c

    Conta-se em Goiás que a história de Benedicta Cipriano Gomes (1905-1970) aproxima-se muito da de Antônio Conselheiro, o beato-mor de Canudos. Figura lendária, mulher de força política e de fé sincrética, Benedicta ou simplesmente Santa Dica como passou à história, tem em seu currículo proezas díspares como a de ter servido como modelo de uma tela de Tarsila do Amaral e ter liderado uma tropa de 150 homens para as frentes da Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo. Mas a maior façanha de Santa Dica, motivo de sua devoção até hoje na região da cidade histórica de Pirenópolis, está no messianismo ímpar, que conquistou seguidores de diferentes religiões.

    http://www.overmundo.com.br/overblog/santa-dica-santo-mito

  • Letra C.

    a) Errado. Santa Dica nunca agiu para favorecer os grandes coronéis goianos, ela agia para favorecer a população.

    b) Errado. Artur Bernardes não era conhecido em 1930.

    d) Errado. Santa Dica era da década de 20/30.

    Questão comentada pelo Profª. Rebecca Guimarães