-
Letra C
a) As mortes causadas por descargas elétricas naturais são as FULMINAÇÕES.
b) A marca de entrada da CORRENTE ELÉTRICA no corpo chama-se lesão de Jellineck - Corrente elétrica refere-se a eletricidade industrial. Raio refere-se a eletricidade atmosférica.
d) Os raios raramente provocam queimaduras de entrada e de saída . A lesão de Lichtemberg (que tem forma de árvore) é característica no caso de fulguração (não ocorrência de morte) e desaparecem rapidamente.
-
Resposta: Alternativa "C"
a) Errada. A eletricidade natural pode agir de forma sistêmica e letal, denominada "fulminação", ou de forma local, constituindo a "fulguração".
b) Errada. a marca de Jellinek é uma forma especial de queimadura produzida por eletricidade industrial. Consiste em ferida pequena, de pequena profundidade, seca, pode ter a forma que imita o condutor.
c) Correta. Na realidade, o efeito joule ocorre quando a energia elétrica é transformada em calor. P. ex., quando coloca o ferro de passar roupa na tomada, pois encostando-no poderá causar queimaduras de todos os graus. Ocorre que a descarga elétrica, também, pode se transformar em calor e assim ocasionar o efeito joule.
d) Errada. O sinal de Lichtemberg ocorre na ação da eletricidade natural. Sinais arbiformes (com aspecto de árvores) que decorre da rede vascular danificada. É visível na pele, mas a lesão é nos vasos.
-
A) ERRADA: se o raio causa morte é fulminação. Se não causa morte é fulguração.
B) ERRADA: Marca de Jellinek é de entrada, porém não do raio, mas de uma descarga/corrente elétrica industrial.
C) CORRETA: Segundo Neusa Bittar (Curso de Med. Legal 5a Ed.): Efeito Jaule, quando a eletricidade é transformada em calor em decorrência de resistência à passagem da corrente, produzindo queimaduras na pele, músculos, ossos e vísceras. QUando nos pés, são chamadas lesões de saída.
D) ERRADA: Marca de Jellrinek são de marcas de entrada e não de raios, mas de corretne elétrica artificial (eletroplessão).
-
Letra A - ERRADA - A eletricidade natural, quando agindo letalmente sobre o homem, denomina-se fulminação e, quando apenas provoca lesões corporais, chama-se fulguração. Esses fenômenos são os mais comuns entre os chamados fenômenos naturais.
Letra B - ERRADA - Conceitua-se a eletroplessão como qualquer efeito proporcionado pela eletricidade industrial, com ou sem êxito letal. As lesões superficiais dessa forma de eletricidade alteram-se de acordo com a corrente de alta ou baixa tensão. A lesão mais típica é conhecida como marca elétrica de Jellinek, embora nem sempre esteja presente. Constitui-se em uma lesão da pele, tem forma circular, elítica ou estrelada, de consistência endurecida, bordas altas, leito deprimido, tonalidade branco-amarelada, fixa, indolor, asséptica e de fácil cicatrização.
Letra C - CERTA - Ocorre também a chamada queimadura elétrica, que pode ser cutânea, muscular, óssea e até visceral, dependendo do efeito e da lei de Joule. “A passagem de uma corrente elétrica através de um condutor determina calor” (efeito). “O calor desenvolvido por uma corrente elétrica é proporcional à resistência do condutor, ao quadrado da intensidade e ao tempo durante o qual passa pelo condutor” (lei). Essas lesões apresentam-se em forma de escaras negras, de bordas relativamente regulares, podendo ou não apresentarem as marcas do condutor.
Letra D - ERRADA - O diagnóstico das lesões é dado pelos comemorativos orientados pelas tempestades e descargas elétricas, provenientes dos choques de nuvens, e pelo exame das próprias lesões. As lesões externas tomam aspecto arboriforme e tonalidade arroxeada, cognominadas sinal de Lichtenberg ou marcas queraunográficas (do grego keraunos, que significa raio), procedente de fenômenos vasomotores, podendo desaparecer com a sobrevivência. Essa marca surge cerca de uma hora depois da descarga e desaparece gradualmente em torno das 24 h subsequentes à descarga elétrica.
FONTE: Genival Veloso de França
-
Gab. D
A eletricidade natural pode ser de dois tipos, quais sejam:
1)Fulguração: não há morte
2)Fulminação: há morte
Sinal de Jellineck é característico dos choques por correntes INDUSTRIAIS!
O choque por corrente elétrica natural, isto é, raios, causa a marca de LICHTENBERG.
Bons estudos!
-
Eletricidade natural -
DICÃO
Fulguração: não há morte ( GURA = CURA )
Fulminação: há morte ( MINA = EXPLOSÃO/MORTE )
GAB: C
-
quando a eletricidade produz lesão corporal de forma indireta ocorre produção de calor e queimaduras elétricas.
Este é o chamado efeito joule, pois a energia elétrica gera calor e, consequentemente, queimaduras
-
CUIDADO nas provas de Medicina Legal, consulte sempre a bibliografia. Nesta questão, por exemplo, a assertiva A estaria correta se fosse adotada a doutrina de Hygino Hércules.
Ao que parece, a banca segue a obra de Genival França, que considera a morte por descarga elétrica natural como fulminação, sendo a fulguração as lesões corporais oriundas dessas descargas.
Para Hércules é tudo fulguração.
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.
A) ERRADO. As mortes causadas por descargas elétricas naturais são as fulminações, e não fulgurações. Falamos de fulguração quando a descarga elétrica natural tem êxito não letal.
B) ERRADO. A marca de entrada da eletricidade artificial (e não do raio!) no corpo chama-se de lesão de Jellineck. Constitui-se em uma lesão da pele, tem forma circular, elítica ou estrelada, de consistência endurecida, bordas altas, leito deprimido, tonalidade branco-amarelada, fixa, indolor, asséptica e de fácil cicatrização. Pode apresentar também a forma do condutor elétrico
C) CERTO. O efeito Joule é um fenômeno físico no qual a passagem de corrente elétrica através de algum meio resulta em seu aquecimento. Esse aquecimento surge em razão das diversas colisões que ocorrem entre os elétrons e os átomos que constituem a estrutura cristalina do material.
D) ERRADO. As lesões externas por eletricidade natural tomam aspecto arboriforme e tonalidade arroxeada, cognominadas sinal de Lichtenberg ou marcas queraunográficas (do grego keraunos, que significa raio), procedente de fenômenos vasomotores, podendo desaparecer com a sobrevivência. Essa marca surge cerca de uma hora depois da descarga e desaparece gradualmente em torno das 24 h subsequentes à descarga elétrica. Ela não marca a saída do raio no corpo.
Gabarito do professor: Alternativa C.
-
LETRA A
Ação da eletricidade natural ou cósmica ou meteórica (ELETROfulguração ) pode ser dividida em:
- Ação letal (causando morte) = fulminação;
- Ação lesiva (sem causar morte) = fulguração
-
A questão fala de eletricidade natural, então, penso, que as lesões citadas pelas assertiva C seja o Sinal de Lichtenberg. Pois bem, a sua origem é controvertida, tendo autores que entendem ser uma lesão vascular, outros entendem que exista uma vasoparalisia periférica local, e até tem quem pense que se trata de uma lesão decorrente do atrito da roupa contra a pele durante a passagem da corrente elétrica natural. Enfim, não há, ao menos de forma difundida, na literatura médico-legal entendimento de que tal sinal decorra do efeito Joule. Possivelmente esta questão deveria ser anulada, ou então, adotando a doutrina de Hygino Hércules, considerada o gabarito correto a assertiva A.
-
A eletricidade natural é também entendida como cósmica. O sinal de Lichtemberg é específico de lesão (fulguração, conforme Genival França) provocada por eletricidade natural.
Entretanto, a alternativa D está errada pois ela é uma lesão que ocorre na pele (mais precisamente nos vasos sanguíneos), não é marca de saída.
-
Quem é pagodeiro não vai errar essa...hahaha
"Ai você veio e me deu proteção
Baixou minha guarda, mexeu com a emoção
Tiro fulminante no meu coração
Já era, já era... (morreu)"
-Mumuzinho
Fulguração: não há morte
Fulminação: há morte
Desejo para 2021 muita saúde, esperança por dias melhores e POSSE!
Simboraaa!
#PC2021
-
D) a marca de saída do raio no corpo chama-se lesão de Lichtemberg.
Qual o erro??
-
FULMINAR NO DICIONÁRIO:
causar destruição, pôr fim a; destruir, aniquilar.
Logo FULMINAR = MORTE
-
Resuminho para revisar
As lesões provocadas pela eletricidade são ocasionadas por energias de ordem física.
- Eletricidade natural ou cósmica:
a) Letal/morte: A ação letal por eletricidade natural é denominada fulminação.
b) Lesão corporal: A ação não letal é chamada de fulguração.
Observação: principalmente para quem pretende fazer PCERJ (obra adotada Hygino de Carvalho Hércules)
Hygino de Carvalho Hércules não concorda com o termo “fulminação”. A ação letal ou não letal ocasionada por eletricidade natural seria denominada fulguração.
- Eletricidade artificial: Pode ser doméstica ou industrial.
A ação letal ou não letal é chamada de eletroplessão.
Observação: Genival Veloso de França sustenta que o termo eletrocussão se presta apenas para designar o cumprimento judicial de pena de morte por cadeira elétrica. Já alguns autores sustentam que eletrocussão é sinônimo de eletroplessão.
A ação da eletricidade pode ser direta ou indireta.
Direta: A eletricidade age diretamente sobre nosso corpo alterando o funcionamento cardíaco. Tem-se que nosso coração bate em virtude de um sistema de condução elétrica de estímulos nervosos e a ação da eletricidade pode alterar o sistema de batimentos ocasionando arritmia cardíaca.
Indireta: Através da formação de calor pela passagem de corrente elétrica, o chamado “efeito Joule”. O calor gera “queimaduras” elétricas.
Lesões típicas da eletricidade
Sinal de Lichtenberg: Aparece na eletricidade natural, principalmente na fulguração. É uma lesão arboriforme (em forma de árvore) que decorre de fenômenos vasculares (o vaso sanguíneo dilata com a passagem da corrente e depois volta ao natural). É uma lesão efêmera, transitória.
Marca elétrica de Jellinek: é mais comum em eletricidade artificial. Indica, na verdade, a porta de entrada da corrente e, portanto, é mais recorrente nas mãos, onde a pessoa está manipulando a corrente elétrica. É uma lesão indolor.
Hygino de Carvalho Hércules sustenta que a marca elétrica de Jellinek é um tipo de queimadura elétrica.
Já Genival Veloso de França sustenta que não é uma queimadura elétrica.
Resolvendo a questão
A) Morte por eletricidade natural = FULMINAÇÃO
B) Marca de Jellinek aparece na ação por eletricidade = ARTIFICIAL
C) Correta
D) Sinal de Lichtenberg na verdade não demonstra porta de entrada ou saída da corrente elétrica, mas sim uma vasodilatação causada pela passagem da carga no corpo.
Espero ter contribuído, bons estudos!
-
A eletricidade natural ou atmosférica, agindo letalmente no homem, se o individuo vier a falecer, ocorre a FULMINAÇÃO. Ex. RAIO. Se ocorre apenas uma lesão, ocorre a FULGURAÇÃO.
As lesões externas tomam forma arborifome, conhecida como SINAIS DE LICHTENBERG, procedente de vasomotores, podendo desaparecer caso a pessoa sobreviva. E podem surgir queimaduras, hemorragias musculares, fraturas ósseas e etc.
A morte pelo efeito de eletricidade atmosférica se da por inibição direta dos centros nervosos por paralisia respiratória e asfixia. Em outros casos predomina os efeitos cardíacos como fibrilação ventricular. Segundo FRANÇA, podem surgir queimaduras, hemorragias musculares, rupturas de vasos de grosso calibre e até do coração; fraturas osseas, congestão e hemorragia dos globos oculares; congestão polivisceral, fluidez do sangue, distensão dos pulmões e equimoses subpleurais e subpericárdica.
As lesões mais intensas são os locais de entrada e saída da corrente elétrica (cabeça, tórax, pés).
A eletricidade industrial ou artificial pode provocar lesões corporais, letais ou não, denominadas ELETROPLESSÃO, frequentemente ocasionadas por defeitos de instalações (campainhas, telefones, chuveiro elétrico), mau isolamento de fios condutores, imperícia ou negligencia da vitima. A ELETROCUSSÃO é a descarga letal.
As lesões da eletricidade artificial variam de acordo com a corrente, alta ou baixa tensão. A lesão mais típica é a marca elétrica de JELLINEK (não são produzidas por arco voltaico que são centelhas ou faíscas de intensa luminosidade), embora nem sempre esteja presente. Constitui-se em uma lesão na pele de forma circular, elíptica ou estrelada, consistência endurecida, bordas altas, leito deprimido, tonalidade branco-amarelada, fixa, indolor, asséptica e de fácil cicatrização. Pode apresentar a forma do condutor elétrico.
-
AÇÃO ELÉTRICA (OCASIONADA PELO FATOR JOULE)
Eletricidade NATURAL
•Fulminação: há morte
•Fulguração: não há morte
Sinal de Lichtemberg: aspecto arboriforme ou de samambaia. Ex: raios
Eletricidade ARTIFICIAL
Há morte: eletroplessão (França)
eletrocussão (Higino)
Não há morte: eletroplessão (França)
eletroplessão (Higino)
- sinal de Jelineke: marca da entrada da corrente elétrica no corpo, Ex: queimadura
Fonte: Qconcursos - comentário dos colegas + meus resumos
-
Marca elétrica de Jellinek
- Decorrente de eletricidade artificial ou industrial (eletroplessão e eletrocussão)
- Lesão mais típica presente nesse caso
- Constitui-se em uma lesão da pele, tem forma circular, elítica ou estrelada, de consistência endurecida, bordas altas, leito deprimido, tonalidade branco-amarelada, fixa, indolor, asséptica e de fácil cicatrização. Pode apresentar também a forma do condutor elétrico
- Nem sempre está presente
- Representa a porta de entrada da corrente elétrica
- As marcas produzidas pelas descargas elétricas no corpo são ocasionadas pelo efeito Joule
- É uma marca elétrica e não uma queimadura elétrica
- Trata-se de uma reação vital do organismo
Fonte: meus resumos