-
Ambiente demográfico: A primeira força macroambiental que os profissionais de marketing monitoram é a população, porque as pessoas representam os mercados. As empresas estão muito interessadas no tamanho e na taxa de crescimento da população em diferentes cidades, regiões e nações; distribuição etária e composto étnico; níveis educacionais; padrões de moradia; e características e movimentos regionais.
-Ambiente econômico: Os mercados exigem poder de compra, além de pessoas.O poder de compra existente em uma economia depende da renda atual, preços, poupanças, empréstimos e disponibilidade de crédito.As empresas devem prestar muita atenção às principais tendências nos padrões de renda e de gastos em bens de consumo.
-Ambiente natural: A deterioração do ambiente natural é um dos assuntos mais importantes dos anos 90. Em muitas cidades do mundo, a poluição do ar e da água tem atingido níveis perigosos. Há grande preocupação com os produtos químicos que causam poluição do ar, da água e do solo. Novas legislações aprovadas como resultado dos movimentos ambientalistas tem dificultado as atividades de certos setores industriais. As aciarias e as empresas de utilidade pública vêm investindo bilhões de dólares em equipamentos de controle da poluição e em combustíveis menos prejudiciais ao meio ambiente. A industria automobilística precisou introduzir caros controles de emissão de gases nos veículos. A indústria de sabão precisou tornar seus produtos mais biodegradáveis. Os profissionais de marketing precisam estar mais conscientes das ameaças e oportunidades associadas a quatro tendências do ambiente natural: Escassez de matérias – primas, custo de energia crescente, níveis crescentes de poluição e mudança do papel dos governos em relação à proteção ambiental.
-
Ambiente tecnológico: Uma das forças mais intensas que molda a vida das pessoas é a tecnologia. Ela tem descoberto maravilhas, como penicilina, cirurgia do coração e pílulas para controle de natalidade. Tem também possibilitado a fabricação de horrores, como a bomba de hidrogênio, gás que ataca o sistema nervoso e metralhadoras leves.Graças a tecnologia, temos os automóveis e os vídeo-games. O profissional de marketing deve observar as seguintes tendências tecnológicas: Aceleração do passo na mudança tecnológica, oportunidades ilimitadas de inovação, variação dos orçamentos de pesquisa e desenvolvimento, crescimento da legislação sobre as mudanças tecnológicas, etc.
-Ambiente político legal: As decisões de marketing são fortemente afetadas por desenvolvimentos do ambiente político e legal. Este ambiente é composto de leis, órgãos governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em sociedade. Às vezes, essas leis também criam oportunidades para as empresas. Por exemplo, as leis que obrigam o reaproveitamento de materiais deu grande impulso na indústria de reciclagem.
-Ambiente sócio cultural: A sociedade em que as pessoas se desenvolvem molda suas crenças, valores e normas. As pessoas absorvem, quase inconscientemente, uma visão de mundo que define seu relacionamento consigo mesmas, com os outros e com o universo
FONTE: http://nardelli.awardspace.com/disciplinas/d_mk_est/aulas/mk_est_anal_ambiental/mk_est_analise_ambiental.htm
-
Meio ambiente já inclui o "físico".
-
A questão versa sobre o tema ambiente das organizações.
De acordo com Sobral e Peci (2013), os ambientes organizacional são os seguintes:
1- AMBIENTE INTERNO "é composto pelos elementos internos da organização, como sua força de trabalho, gestores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional, instalações físicas, entre outros".
2- AMBIENTE EXTERNO
2.1- Ambiente operacional: externo, mas afeta diretamente a organização. Compostos por:
- Forças, Atores e instituições que podem influenciar de forma positiva ou negativa o desempenho da organização, incluindo fornecedores, clientes ou consumidores, concorrentes, agências governamentais, entre outros grupos de interesse. (Sobral e Peci, 2013)
2.2- Ambiente contextual: externo, mas afeta a organização indiretamente. São fatores que podem influenciar, os seguintes:
- Fatores demográficos;
- Fatores socioculturais;
- Fatores econômicos;
- Fatores político-legais;
- Fatores tecnológicos.
A questão quer saber quais são os fatores do ambiente geral que podem influenciar as organizações. Esses fatores são os que foram citados no ambiente contextual.
Fonte:
SOBRAL, F; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2ed. Pearson. 2013
GABARITO: LETRA D