SóProvas


ID
1529944
Banca
FDC
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Agrupar tipos semelhantes de equipamentos, independentemente do tipo de produto processado, permitindo melhor utilização das máquinas, é possibilitado por um tipo de layout adequado para uma empresa com grande número de tarefas e baixo volume de produção. Esse layout é do tipo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: c)

     

    Layout de Processo / Funcional

     

    É utilizado quando as máquinas e pessoas são dispostas por especialidade e os o materiais se deslocam ao longo das seções até o seu acabamento. É o layout utilizado quando o produto sofre freqüentes modificações e o volume de produção é relativamente baixo. Sua principal vantagem é a flexibilidade. As desvantagens são os custos elevados de produção e os custos de movimentação de materiais. O layout de processo é também denominado layout funcional. O layout de processo é muito utilizado no sistema de produção em lotes. O sistema de produção em lotes provoca paralisações intermitentes quando um lote termina e outro diferente é iniciado. Nesses intervalos de mudança de lote pode ocorrer ociosidade e ritmo irregular de produção. Quase sempre exige uma área maior de espaço útil, para armazenamento temporário de materiais em processamento.

     

    Layout de Produto / Linear

     

    É utilizado quando os equipamentos e os materiais são dispostos em uma mesma seção confome a seqüência das operações. Os materiais movem-se linearmente. É o layout utilizado quando o produto é padronizado e não sofre modificações. Suas principais vantagens são os custos reduzidos de produção e de movimentação de materiais, bem como a facilidade de planejamento e de controle da produção. As desvantagens estão na falta de flexibilidade e nos elevados investimentos em equipamentos. O layout de produto é também denominado layout linear. É muito utilizado no sistema de produção contínua.

     

    Layout de Posição / Estacionário

     

    É utilizado quando o produto é de grande porte e não se movimenta. As máquinas, pessoas e materiais deslocam-se incessantemente para as operações sucessivas. É o layout utilizado na produção de produtos como navios, maquinários pesados e de grande porte, grandes estruturas, aviões, material ferroviário etc., nos quais o ciclo de fabricação é longo e envolvendo muitas áreas diferentes. A sua vantagem está na enorme flexibilidade do arranjo, que permite modificações no projeto e no planejamento da produção. O layout estacionário é também denominado layout de posição e é muito utilizado no sistema de produção sob encomenda. Porém, o sistema de produção sob encomenda traz complexidades à AM. A produção é diversificada e com ritmo muito irregular, provocando ocasiões de alta ociosidade.

     

    Fonte: Administração de Materiais - Idalberto Chiavenato.