SóProvas


ID
153007
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No campo contábil, muitos são os estudiosos que desenvolveram seus estudos para identificar as principais causas das diferenças internacionais, apresentando, cada um deles, os aspectos que consideraram mais importantes para explicar tal divergência.

Dentre esses vários aspectos, listados como provocadores de diferenças internacionais no financial reporting, qual(ais) é(são) citado(s), de uma forma ou de outra, por praticamente todos os estudiosos?

Alternativas
Comentários
  • Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valoressociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.

    Nos países capitalistas mais desenvolvidos os mercados de capitais são mais fortes e dinâmicos. A fraqueza desse mercado nos países em desenvolvimento dificulta a formação de poupança, sendo um sério obstáculo ao desenvolvimento, obrigando esses países a recorrerem ao mercado de capitais internacionais.

    Por isso, é tão difícil entender e padronizar a forma captar recursos. Os principais títulos negociados (representam o capital social das empresas, tangibilizado em suas ações ou ainda empréstimos tomados pelas empresas, no mercado, representado por debêntures que são conversíveis em ações, bônus de subscrição e outros papéis comerciais.

  • Não deixa de ter lógica a alternativa "C".
  • Basicamente tem duas formas que as empresas captam recursos: junto aos bancos e juntos às pessoas comuns.
    Naquele caso, cuja predominância é na Europa, a contabilidade é extremamente normatizada, sem haver nenhum espaço para que o contador possa fazer julgamentos pessoais.
    Além disso, nesses mercados os Bancos - principais financiadores das empresas, regulam bastante a economia por meio de lobby político.
    Isso é chamando de
    CODE LOW.
    Já os países anglo-saxônicos (Inglaterra, EUA e outros) tem nos indivíduos comuns a principal fonte de recursos.
    Por isso é que nessas nações o mercado acionário é bastante desenvolvido.
    Nessas economias o contador tem uma maior liberdade de julgamento pra reconhecer, mensurar e evidenciar um dado fato econômico.
    A isso se chama
    COMMON LOW.

    Fonte: 
    http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?t=319834
  • Quanto ao Comentário da Mone, só se faz importante esclarecer que os Conceitos de Code Law e Common Law provém da senda do direito - Code Law ou Civil Law são os países cujas normas advém essencialmente do direito romano, codificado e portanto mais rígido, daí o fato da cotabilidade nesses países possuírem uma normatização mais intensa - todo a sociedade é mais intensamente normatizada (é, inclusive, o caso do Brasil).

    Já o Common Law - Direito Consuetudinário ou Direito Costumeiro, tem suas leis advindas principalmente dos costumes locais, ou seja, aquilo que é tradição é praticamente lei, e a lei posta é interpretada de acordo com os costumes, daí o fato da contabilidade nesses locais se fiar na tradição contabilista do povo em conjunto com as normas, e não só nos mandamentos legais.
  • Gabaito E