SóProvas


ID
1530892
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um fator que pode dificultar a adaptação mútua das pessoas são as diferenças no modo como cada uma delas estrutura o mundo em torno de si. Considere as possíveis dificuldades individuais que podem ser verificadas em diferentes pontos das quatro dimensões do modelo Myers-Briggs que examina as dimensões: introversão-extroversão; sensação-intuição; pensamento-sentimento e julgamento-

Alternativas
Comentários
  • As quatro dicotomias

    As dicotomias

    Extroversão-Introversão

    Sensorial-Intuição

    Razão ('T'hinking) - Sentimento ('F'eeling)

    Julgamento- Percepção ('P'erceiving)

    Os termos usados para cada dicotomia têm significados técnicos específicos relacionados ao MBTI, que diferem do seu significado cotidiano. Por exemplo, pessoas com uma preferência para julgamento em relação à percepção não são, necessariamente, mais críticos ou menos perceptivos.

    Além disto, o MBTI não mede as aptidões: apenas mostra que uma preferência se sobressai a outra. Uma pessoa que informa alta pontuação para extroversão em relação à introversão não pode ser corretamente descrita como mais extrovertida: ela simplesmente tem uma preferência evidente.

    Atitudes 

    Extrovertidos (E). Obtém sua energia através da ação; gostam de realizar várias atividades; agem primeiro e depois pensam. Quando inativos, sua energia diminui. Em geral, são sociáveis.

    Introvertidos (I). Obtém sua energia quando estão envolvidos com ideias; preferem refletir antes de agir e, novamente, refletir. Precisam de tempo para pensar e recuperar sua energia. Em geral, são pouco sociáveis.

    Funções

    As dicotomias Sensorial-Intuição e Pensamento-Sentimento são frequentemente chamadas de Funções MBTI. Os indivíduos tendem a preferir uma dicotomia em relação à outra 

    Sensoriais e Intuitivos

    Descrevem como a informação é entendida e interpretada.

    Sensoriais (S). Confiam mais em coisas palpáveis, concretas, informações sensoriais. Gostam de detalhes e fatos. Para eles o significado está nos dados. Precisam de muitas informações.

    Intuitivos (N). Preferem informações abstratas e teóricas, que podem ser associadas com outras informações. Gostam de interpretar os dados com base em conhecimento prévio. Trabalham bem com informações incompletas e dedutíveis.

    Racionalistas e Sentimentais

    Descrevem como as decisões são realizadas.

    Racionalistas (T). Decidem com base na lógica e procuram argumentos racionais.

    Sentimentais (F). Decidem com base em seus sentimentos (não confundir com emoções).

    Estilo de Vida

    Myers e Briggs perceberam que as pessoas podem ter uma preferência pela função de julgamento (J) ou pela função de percepção (P). A isto chamaram o embaixador para o mundo externo. Grosseiramente um Julgador tentará controlar o mundo, enquanto um Perceptivo tentará se adaptar a ele (são aventureiros).

    Julgadores (J). Sentem-se tranquilos quando as decisões são tomadas.

    Perceptivos (P). Sentem-se tranquilos deixando as opções em aberto.

  • Myers-Briggs Type Indicator  - MBTI

     --> teste de personalidade criado por Katharine C. Briggs e Isabel B. Myers

    --> tem como base a teoria de tipos psicológicos (Jung)

    --> descreve os tipos de personalidades, comportamentos, preferências e dominâncias individuais e pessoais dos indivíduos

    --> existem quatro fatores distintos, opostos e complementares: Extroversão e Introversão; Sensorial e Intuição; Razão e Sentimento e Julgamento e Percepção

    --> estes 4 fatores culminam em 16 tipos de personalidades psicológicas diferentes (tipos psicológicos) e revelam informações importantes sobre uma pessoa

    Extroversão : Pessoas mais sociáveis, que gostam de manter contato com o mundo exterior, que se relacionam com ele por meio de ações, que gostam de agir, agem sem pensar, adoram movimento e detestam “estagnação”.

    Introversão: Representado por indivíduos nada sociáveis, que não fazem questão de fazer contato, que são mais voltados para si mesmos, para a reflexão ao invés da ação impensada.

    Sensoriais: Pessoas mais conectadas a fatos reais, precisam do toque, de informações sentir que algo é palpável, tangível, pois buscam um sentido concreto em cada coisa.

    Intuitivos: Pessoas que precisam sentir. Para compreender as coisas se valem de sua intuição e não precisam de tantos dados para tomar suas decisões uma vez que usam sua capacidade de interpretar os fatos.

    Razão: Pessoas mais racionais e que necessitam sempre de comprovação e informações lógicas para tomar suas decisões.

    Sentimentos: Pessoas que conduzem sua vida com base neles e são menos racionais e mais sentimentais também.

    Por fim chegamos à última dicotomia do Julgador versus o Perceptivo.

    Julgadores: Pessoas mais controladoras que gostam de estar à frente das decisões e, que por isso, se sentem mais empoderadas quanto têm o poder de decidir.

    Perceptivos:são mais adaptativos às situações e para vivê-las não precisam necessariamente estar o controle, pois gostam de liberdade para ser quem são sem imposições.