SóProvas


ID
1531105
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                   O maestro da era do Youtube

O mundo da música clássica tem um relacionamento tenso com a fama. Por um lado, todos sentem falta dos dias em que Arturo Toscanini, Leonard Bernstein e Leontyne Price estavam na crista da onda e apareciam sempre em capas de revistas. Por outro lado, sempre que um músico clássico se aproxima da celebridade – o que inclui um anúncio de Rolex, uma foto na revista People e, talvez, o último quadro do programa David Letterman – os céticos começam a se preocupar com a integridade artística. Esta ansiedade não é totalmente injustificada: Luciano Pavarotti passou de grande tenor lírico da era moderna para tema de piadas sobre gordos. A noção de incompatibilidade entre o comércio e a arte tem origem no marxismo universitário, e se opõe ao ideal de Beethoven, Verdi e Mahler, que se relacionavam apaixonadamente com o público em geral. Logicamente, é possível que um compositor ou intérprete clássico fique famoso sem se render à cultura da celebridade. Tal virtuoso pode até persuadir uma nação distraída com fatos vazios a prestar atenção em uma sinfonia de quarenta e cinco minutos.

                                                                                                                            (Bravo, mar. 2010.)

Segundo o texto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • " A noção de incompatibilidade entre o comércio e a arte tem origem no marxismo universitário, e se opõe ao ideal de Beethoven, Verdi e Mahler, que se relacionavam apaixonadamente com o público em geral."

    Gabarito: B

  • GABARITO: B) Arte e comércio não são incompatíveis. Uma das vantagens disso seria a introdução de objetos artísticos no gosto popular.

    PORÉM,

    Em nenhum momento do texto, explícito ou implícito, o texto afirma que a Arte e comércio não são incompatíveis, pelo contrário, existe uma noção de incompatibilidade.

    No seguinte trecho:

    " A noção de incompatibilidade entre o comércio e a arte tem origem no marxismo universitário, e se opõe ao ideal de Beethoven, Verdi e Mahler, que se relacionavam apaixonadamente com o público em geral."

  • ?????????????????

    "Por outro lado, sempre que um músico clássico se aproxima da celebridade – o que inclui um anúncio de Rolex, uma foto na revista People e, talvez, o último quadro do programa David Letterman – os céticos começam a se preocupar com a integridade artística"

  • Gabarito B) "Arte e comércio não são incompatíveis." Fato, pois Beethoven, Verdi e Mahler - mitos da música clássica - se opõem a essa ideia, logo não são incopatíveis.

    " Uma das vantagens disso seria a introdução de objetos artísticos no gosto popular." Fato, pois Beethoven, Verdi e Mahler - mitos da música clássica - se relacionavem apaixonadamente com seu público em geral.

    " A noção de incompatibilidade entre o comércio e a arte tem origem no marxismo universitário, e se opõe ao ideal de Beethoven, Verdi e Mahler, que se relacionavam apaixonadamente com o público em geral."

  • Uma questão dessa baixa até o moral do sujeito... É muita extrapolação da banca, ainda mais em uma questão com o seguinte comando: "Segundo O TEXTO".

  • UFPR é marcar a menos errada, não tem jeito kkkkk

  • Essa banca viaja meo!

  • resumindo, vai ser heróico quem acertar 10 das 15 na prova PMPR.

  • Como a prova foi para o cargo de engenheiro, deve ter sido fácil eliminar a letra A por conjuntos numéricos.

    O texto menciona: músicos clássicos que viraram celebridades {A} e músicos clássicos que tiveram arte banalizada {B} (quando fala em integridade artística, ou passar de cantor a motivo de piada) .

    Aplicando quantificadores universais

    Texto: Menciona L.Pavarotti, que está na intersecção dos dois conjuntos - músico clássico que virou celebridade e teve a arte banalizada (passou de cantor lírico a motivo de piada) - Algum {B} é {A} = verdadeiro

    Alternativa A : todos os músicos clássicos que viraram celebridade têm sua arte banalizada - Todo {A} é {B} = falso