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ID
1531111
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O maestro da era do Youtube

O mundo da música clássica tem um relacionamento tenso com a fama. Por um lado, todos sentem falta dos dias em que Arturo Toscanini, Leonard Bernstein e Leontyne Price estavam na crista da onda e apareciam sempre em capas de revistas. Por outro lado, sempre que um músico clássico se aproxima da celebridade – o que inclui um anúncio de Rolex, uma foto na revista People e, talvez, o último quadro do programa David Letterman – os céticos começam a se preocupar com a integridade artística. Esta ansiedade não é totalmente injustificada: Luciano Pavarotti passou de grande tenor lírico da era moderna para tema de piadas sobre gordos. A noção de incompatibilidade entre o comércio e a arte tem origem no marxismo universitário, e se opõe ao ideal de Beethoven, Verdi e Mahler, que se relacionavam apaixonadamente com o público em geral. Logicamente, é possível que um compositor ou intérprete clássico fique famoso sem se render à cultura da celebridade. Tal virtuoso pode até persuadir uma nação distraída com fatos vazios a prestar atenção em uma sinfonia de quarenta e cinco minutos.

(Bravo, mar. 2010.)

Que alternativa reescreve as duas primeiras sentenças do texto, sem prejuízo do sentido?

Alternativas
Comentários
  • As duas questões estão idênticas; o que a banca faz é apenas colocar algumas conjunções e mudar a forma verbal. 

     

    Cabarito e: 

    Embora todos sintam falta dos dias em que Arturo Toscanini, Leonard Bernstein e Leontyne Price estavam na crista da onda e apareciam sempre em capas de revistas, temos que admitir que o mundo da música clássica tem um relacionamento tenso com a fama.

     

    Retirado do texto:

    O mundo da música clássica tem um relacionamento tenso com a fama. Por um lado, todos sentem falta dos dias em que Arturo Toscanini, Leonard Bernstein e Leontyne Price estavam na crista da onda e apareciam sempre em capas de revistas.

  • Gabarito: letra E.

    O termo "por outro lado" permite identificar a relação de concessão entre os dois períodos. Por sua vez, a conjunção "embora" é um conectivo concessivo, sendo assim, mantém o sentido original.

  • POR UM LADO= EMBORA= MESMO QUE.

    ASSIM QUE.

    GABARITO= E

  • PMPR! #Pertenceremos!

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