SóProvas


ID
1531117
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      "A Ilha do Medo" ("Shutter Island"), de Martin Scorsese, já desponta, ainda neste alvorecer de 2010, como um dos melhores filmes do ano. Cinema puro, exercício de 'mise-en-scène', nele, a realidade e a fantasia inconsciente se misturam de maneira indissociáveis. É a narrativa que determina o conteúdo de "Shutter Island" ou, melhor, é a forma pela qual o diretor maneja os elementos da linguagem cinematográfica que configura o discurso cinematográfico e sua semântica, a sua significação. A produção de sentidos, em "A Ilha do Medo", decorre, portanto, da 'mise-en-scène'.
      O crítico José Geraldo Couto define bem "A Ilha do Medo", quando escreve: "Com base no romance de Dennis Lehane (o mesmo de "Sobre Meninos e Lobos"), lançado aqui primeiramente como "Paciente 67" e agora reeditado com o título do filme, Scorsese entrelaça o tema hitchcockiano da culpa ao tema languiano (de Fritz Lang) da vingança. Quem assistir ao filme verá que, curiosamente, uma dessas linhas de força (a culpa ou a vingança) "briga" com a outra não apenas como móvel da ação, mas como modo de construção da narrativa e do próprio mundo descrito". Ainda Couto: "Explicando melhor: o protagonista Teddy Daniels age movido pelo desejo de vingança ou pelo sentimento de culpa? Cada uma das alternativas implica um modo diferente de distinguir, no filme, o que é "realidade" e o que é alucinação.

                                                                       (terramagazine.terra.com.br, acesso em 30/03/2010.)

No texto, há duas vozes: o crítico que apresenta a resenha do filme e que introduz a 2ª voz, do também crítico José Geraldo Couto. Tendo isso em vista, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Nenhum dos críticos cita o cenário cinematográfico. Portanto, é impossível a resposta correta ser a letra (a) é mais provável que seja a letra (d) já que ambos citam a dificuldade entre distinguir a realidade da fantasia no filme.


    "nele, a realidade e a fantasia inconsciente se misturam de maneira indissociáveis" 

    " Cada uma das alternativas implica um modo diferente de distinguir, no filme, o que é "realidade" e o que é alucinação. "
  • Para mim, a resposta certa também o letra D! Pois os dois críticos fazem a comparação entre realidade e alucinação.

  • O que deixa a letra D errada é Obscuro. 

    Significado de Obscurecer

    Fig. Perder o brilho.
    Tornar-se triste.


    Na A é uma resposta interpretativa. O cenário quer dizer no mundo cinematográfico e não o lugar fisico. E da para inferir no texto que os dois críticos concordam que o filme se destaca no mundo cinematográfico. 
  • Resposta: A

    Entrei no site da NC-UFPR para conferir mesmo, e é a letra A.

    Questão 5 - http://www.nc.ufpr.br/concursos_externos/pmc2010/provas/013-med-veterinario.pdf

  • Só acerta essa quem não lê e chuta, o qual também, muito provavelmente, não vai passar.

  • q banca! aff!

  • Não concordo, na alternativa A a crítica do segundo (Couto), o fator cenário não é algo relevante na crítica em si, mas as características sombrias do personagem (realidade e alucinação), diferente do primeiro crítico que além de fazer menção às características do personagem, também faz menção ao cenário cinematográfico. Portanto a letra D seria a mais coerente na minha concepção.

  • Também marquei a letra D.

    Essa banca já gosta de colocar questões com gabaritos totalmente aleatórios, para não termos 100% de acertos.

  • A letra D é a mais sensata. Apesar de o 1º crítico tecer comentários sobre a qualidade do filme no cenário cinematográfico, através da passagem: "já desponta, ainda neste alvorecer de 2010, como um dos melhores filmes do ano",o 2º crítico, por outro lado, sequer menciona sobre a posição do filme no cenário, se restringindo apenas a tecer comentaríos sobre os elementos intrínsecos do filme como a abordagem revestida de "realidade" e "alucinação" e etc. Sendo assim, não há consenso entre os 2 sobre a qualidade do filme no cenário cinematográfio, já que o 2º crítico nada disse sobre essa questão.

  • Questão extremamente difícil, a mais difícil dessa prova. Para chegar ao gabarito deve-se primeiramente eliminar as alternativas menos condizentes, nesse caso, fato bem difícil, visto o número de erros.

    No entanto a "D" não poderia ser, pois seu final equivoca-se ao afirmar que "Obscurece a trama"

    Errei ao marcar a "E", confesso que não consigo explicar seu erro.

    Mas depois de verificar com calma, identifiquei a Alternativa "A" como o gabarito corretamente marcado pela banca. Para entendê-la era necessário saber o significado de mise en-scene.

    Mise en scène: [1]"possui uma característica marcante em cada "cineasta-autor" pelo teor dramático que transmite, ao mesmo tempo que utiliza de modos não convencionais de construir a cena." [2] "é uma expressão francesa que está relacionada com encenação ou o posicionamento de uma cena. O mise en scène também está relacionado com a direção ou produção de um filme ou peça de teatro."

    .

    Isso é exposto no texto em vários trechos, entre eles: "...Cinema puro, exercício de 'mise-en-scène'"......"A produção de sentidos, em "A Ilha do Medo", decorre, portanto, da 'mise-en-scène'"

    Espero ter ajudado

    BONS ESTUDOS!!!

  • Sobre a palavra "obscuro" deixar a assertiva errada, vejamos outras definições dos dicionários.

    3. que não é claro para o espírito, que é difícil de compreender, de explicar.

    que não tem clareza (diz-se de expressão escrita ou oral).

    Destarte, a letra "D" teria que ser o gabarito, pois como já foi comentado pela colega Juliana Delamura:  "ambos citam a dificuldade entre distinguir a realidade da fantasia no filme."

    "nele, a realidade e a fantasia inconsciente se misturam de maneira indissociáveis" 

    " Cada uma das alternativas implica um modo diferente de distinguir, no filme, o que é "realidade" e o que é alucinação. "

  • "...Scorsese entrelaça o tema hitchcockiano da culpa ao tema languiano (de Fritz Lang) da vingança. Quem assistir ao filme verá que, curiosamente, uma dessas linhas de força (a culpa ou a vingança) "briga" com a outra não apenas como móvel da ação, mas como modo de construção da narrativa e do próprio mundo descrito".

    essa frase não torna a E correta?

  • O primeiro crítico deixa explícito que considera o filme um destaque. Pelas comparações que o segundo crítico faz, também é possível INFERIR que o filme em questão "se sobressai pela sua qualidade no cenário cinematográfico.".

    Logo, é controverso, mas a resposta mais adequada realmente é a letra A.

  • Acho que pra quem colocou a alternativa correta, a letra A, foi meio no chutão, pois se ler o texto com calma e prudência não se vislumbra tal acertiva, primeiro tem que saber o que é o tal 'mise-en-scène' pra matar a primeira parte, mas na segunda parte não menciona e nem deixa implícito que o filme - "se sobressai pela sua qualidade no cenário cinematográfico", ao menos não achei.

    Acho que a resposta mais racional seria a E "Segundo Couto, os eixos escolhidos pelo diretor, a culpa e a vingança, ficam circunscritos ao enredo".

    "Scorsese entrelaça o tema hitchcockiano da culpa ao tema languiano (de Fritz Lang) da vingança. Quem assistir ao filme verá que, curiosamente, uma dessas linhas de força (a culpa ou a vingança) "briga" com a outra não apenas como móvel da ação, mas como modo de construção da narrativa e do próprio mundo descrito

  • Vou dar minha humilde contribuição e dizer por que assinalei a A e não a D nem a E.

    Em relação à D, o primeiro crítico refere-se à trama como uma mistura de realidade e a fantasia inconsciente. Já Couto vê no embate entre "culpa" e "vingança" uma maneira de o espectador distinguir o que é realidade e o que é alucinação. Ora, fantasia inconsciente e alucinação não são o mesmo. Porém, ainda que assumamos sem compromisso que os termos guardam alguma relação de sentido, não podemos afirmar que "obscurecem" a trama. Essa dualidade pode tornar a narrativa dúbia e até confundir o espectador, mas, de forma alguma, torna-a obscura .

    Quanto à alternativa E, o eixo escolhido pelo diretor dá a métrica não apenas da construção da narrativa ( enredo) mas também da ação e do próprio mundo descrito. Vale lembrar que circunscrever significa determinar os limites de, delimitar. Não é o caso do filme.

    Por fim, no tocante à A, vale ressaltar que, ao mencionar cenário cinematográfico, o examinador não alude a elementos cenográficos ( cenários ou locais onde se passa a ação), mas à posição do filme no campo cinematográfico. Neste ponto, é preciso dizer que ambos críticos tem opiniões, se não parecidas, bem paralelas: o primeiro crítico enaltece a obra classificando-a de cinema puro ; o segundo crítico é mais velado em seu comentário, mas, ao enxergar elementos implícitos no filme que remetem a Alfred Hitcock e Fritz Lang, não deixa dúvidas de que situa a obra de Scorcese entre as dos grandes mestres da Sétima Arte.

    Bem, é isso. Estou aberto a comentários.

    Gabarito, letra A.

  • Manooo que questão pesada de interpretar, tem que estar em conexão com DEUS!

  • LETRA "E" é a correta.

    Visto que não tem dois críticos, e sim apenas o José Geraldo Couto.

  • Tenho o bizu para todos que querem fechar o português da UFPR, fumem um cigarrinho do capeta antes de fazer a prova. Só assim para entender a mente do examinador desta banca!

  • "A Ilha do Medo" ("Shutter Island"), de Martin Scorsese, já desponta, ainda neste alvorecer de 2010, como um dos melhores filmes do ano." Isso responde o porquê de a letra A estar correta. Logo, "A Ilha do medo se sobressai pela sua qualidade ." , sendo que, ao mencionar cenário cinematográfico, o examinador não alude a elementos cenográficos ( cenários ou locais onde se passa a ação), mas à posição do filme no campo cinematográfico. Gabarito : alternativa A

  • "é a forma pela qual o diretor maneja os elementos da linguagem cinematográfica que configura o discurso cinematográfico e sua semântica, a sua significação. A produção de sentidos, em "A Ilha do Medo", decorre, portanto, da 'mise-en-scène"

    "Quem assistir ao filme verá que, curiosamente, uma dessas linhas de força (a culpa ou a vingança) "briga" com a outra não apenas como móvel da ação, mas como modo de construção da narrativa e do próprio mundo descrito". 

    Eu errei essa questão, mas depois do gab fui reler o texto, e vi que ambos fazem menção à forma de como foi construído esse "cenário" para a "construção da narrativa"