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ID
1531120
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

        "A Ilha do Medo" ("Shutter Island"), de Martin Scorsese, já desponta, ainda neste alvorecer de 2010, como um dos melhores filmes do ano. Cinema puro, exercício de 'mise-en-scène', nele, a realidade e a fantasia inconsciente se misturam de maneira indissociáveis. É a narrativa que determina o conteúdo de "Shutter Island" ou, melhor, é a forma pela qual o diretor maneja os elementos da linguagem cinematográfica que configura o discurso cinematográfico e sua semântica, a sua significação. A produção de sentidos, em "A Ilha do Medo", decorre, portanto, da 'mise-en-scène'.
      O crítico José Geraldo Couto define bem "A Ilha do Medo", quando escreve: "Com base no romance de Dennis Lehane (o mesmo de "Sobre Meninos e Lobos"), lançado aqui primeiramente como "Paciente 67" e agora reeditado com o título do filme, Scorsese entrelaça o tema hitchcockiano da culpa ao tema languiano (de Fritz Lang) da vingança. Quem assistir ao filme verá que, curiosamente, uma dessas linhas de força (a culpa ou a vingança) "briga" com a outra não apenas como móvel da ação, mas como modo de construção da narrativa e do próprio mundo descrito". Ainda Couto: "Explicando melhor: o protagonista Teddy Daniels age movido pelo desejo de vingança ou pelo sentimento de culpa? Cada uma das alternativas implica um modo diferente de distinguir, no filme, o que é "realidade" e o que é alucinação.

                                                                            (terramagazine.terra.com.br, acesso em 30/03/2010.)

Considere as seguintes afirmações:

1. É possível depreender do texto que a palavra “mise-en-scène" significa a maneira como o diretor constrói sentidos a partir da encenação, da linguagem cinematográfica.
2. A tradução do livro que deu origem ao filme recebeu no Brasil o título “Sobre meninos e lobos".
3. No texto predomina a voz de José Geraldo Couto; o autor cita e referenda a análise elaborada por Couto.
4. Os diretores Hitchcock e Fritz Lang têm como tema de seus filmes as linhas da força ou a briga entre narrativa e mundo descrito.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E - Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

  • 10 MINUTOS.

    GAB. E

  • 2. A tradução do livro que deu origem ao filme recebeu no Brasil o título “Sobre meninos e lobos".ERRADO

    Trecho do texto: O crítico José Geraldo Couto define bem "A Ilha do Medo" (o filme), quando escreve: "Com base no romance de Dennis Lehane (o mesmo de "Sobre Meninos e Lobos")(REPARE! é o mesmo autor que fez Sobre Meninos e Lobos, fez tbm Paciente 67...), lançado aqui primeiramente como "Paciente 67"(era o nome de A Ilha do Medo) e agora reeditado com o título do filme(A Ilha do Medo),...

    4. Os diretores Hitchcock e Fritz Lang têm como tema de seus filmes as linhas da força ou a briga entre narrativa e mundo descrito. ERRADO!

    Nesse caso é um conceito mais subjetivo mesmo. Note: Scorsese entrelaça o tema hitchcockiano da culpa ao tema languiano (de Fritz Lang) da vingança. Quem assistir ao filme verá que, curiosamente, uma dessas linhas de força (a culpa ou a vingança) (e não...)"briga" com a outra não apenas como móvel da ação, mas como modo de construção da narrativa e do próprio mundo descrito"

    Gab E - 1 e 3 certas!