- ID
- 1531174
- Banca
- NC-UFPR
- Órgão
- Prefeitura de Curitiba - PR
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
Quem será o campeão?
Uma pergunta que todos estão se fazendo e fazendo aos outros é: quem vencerá a copa do Mundo na África do Sul? Impossível responder conscientemente, ainda que os brasileiros esperem mais uma vez a vitória da nossa seleção sobre os rivais. Possuímos, sem dúvida, todas as condições para sonhar com isso: a tradição da camisa canarinho, a qualidade dos nossos jogadores, o respeito dos adversários e a atratividade política e econômica do futebol nacional por todo o planeta, o que potencialmente poderá nos favorecer, caso tenhamos dificuldades nas primeiras fases da competição.
Estamos, porém, longe de ser os favoritos absolutos. Primeiro porque é puro ilusionismo imaginar que determinada seleção possa chegar ao mundial como se tivesse uma das mãos na taça - o torneio tem características diversas das de um campeonato. Caso houvesse jogos em turno e returno, certamente as melhores equipes - entre elas, a brasileira - teriam todas as condições de ganhar o título.
A copa do mundo é, porém, muito mais uma “feira" de futebol, na qual os diversos “fabricantes" apresentam os seus últimos modelos para comercializá-los mundo afora. Dessa forma, o aspecto técnico é colocado em segundo plano. Vale única e exclusivamente a conquista, não importando de que forma possa ser alcançada.
Mesmo em meio a todas as dúvidas do futebol - um esporte propício a surpresas, já que não exige regularidade para um time vencer -, podem-se analisar algumas possibilidades sob a ótica da limitada lógica desse esporte. E, diante disso, vislumbramos concorrentes da Copa da África do Sul. Mas antes temos de refletir sobre o que temos visto nos últimos meses, ainda que até junho muita coisa possa se modificar.
(Sócrates, em CartaCapital, 31 mar. 2010, p. 83.)
Assinale a alternativa que contenha uma inferência que pode ser feita diretamente do texto.