O PMBOK não define esse "variação de escalonameto" e sim o VARIAÇÃO DE PRAZOS (PMBOK 2008 pag 182 E 445)
Variação de prazos (VPR) / Schedule Variance (SV) Uma medida do desempenho de prazos em um projeto. É a diferença entre o valor agregado (VA) e o valor planejado (VP). VPR = VA menos VP.
• Variação de prazos. A variação de prazos (VPR) é uma medida do desempenho do cronograma num projeto. É igual ao valor agregado (VA) menos o valor planejado (VP). A variação de prazos do GVA é uma métrica útil pois pode indicar que um projeto está se atrasando em relação a sua linha de base de tempo. A variação de prazos do GVA ?nalmente se igualará a zero quando o projeto terminar, pois todos os valores planejados terão sido agregados. As VPRs do GVA são melhor utilizadas em conjunto com a programação pelo método do caminho crítico (CPM) e gerenciamento dos riscos. Equação: VPR = VA – VP.
===========================
Valor agregado. • Valor agregado (VA) é o valor do trabalho terminado expresso em termos do orçamento aprovado atribuído a esse trabalho para uma atividade ou componente da estrutura analítica do projeto.
Valor planejado. • O valor planejado (VP) é o orçamento autorizado designado para o trabalho a ser executado para uma atividade ou componente da estrutura analítica do projeto.
LOGO se o VA > VP ==> VPR + (ou seja, o projeto esta mais eficiente em questão de prazo.(adiantado))
Do contrario (VA < VP ==> VPR - (o projeto esta abaixo do planejado, ou seja, atrasado!).
Questão CORRETA!