-
As respostas para esta questão encontram-se na NBR 7229/1993 - Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos.
a) O esgoto é detido na fossa por um período racionalmente estabelecido, que pode variar de 24 a 48 horas, dependendo das contribuições afluentes.
ERRADO
Segundo a Tabela 2 da norma, o período de detenção dos despejos variam de 12 a 24 horas, de acordo com com as faixa de contribuição diária (contribuições afluentes).
b) Simultaneamente à fase de retenção, processa-se uma sedimentação dos sólidos em suspensão contidos no esgoto, formando-se o lodo.
CORRETO
Interessante saber alguns termos, segundo a norma:
item 3.1. Decantação: Processo em que, por gravidade, um líquido se separa dos sólidos que continha em suspensão.
item 3.22. Período de detenção do esgoto: tempo médio de permanência da parcela líquida do esgoto dentro da zona de decantação do tanque séptico.
item 3.26. Sedimentação: Processo em que, por gravidade, sólidos em suspensão se separam do líquido que os continha.
Eu considerei retenção como sendo o mesmo processo de denteção. Por essas definições fica claro perceber que são processos simultâneos a detenção e a sedimentação. Não há como um processo ocorrer e o outro parar.
c) A escuma é formada pelos sólidos decantados, retidos no fundo do tanque.
ERRADO
Veja definição da norma
item 3.11. Escuma: Matéria graxa e sólidos em mistura com gases, que fluturam no líquido em tratamento
Se flutua está na superfície e não no fundo do tanque
d) Tanto o lodo quanto a escuma são atacados por bactérias aeróbias, provocando uma destruição total ou parcial de patogênicos.
ERRADO
A digestão que ocorre é feita por bactérias anaeróbias.
e) O sumidouro é um processo eficiente para disposição do efluente líquido dos tanques sépticos quando o aquífero se encontra próximo à superfície.
ERRADO
Veja definição: item 3.29. Sumidouro ou poço absorvente: Poço seco escavado no chão e nao impermeabilizado, que orienta a infiltração de água residuária (Líquido que contém resíduo de atividade humana) no solo.
Se o sumidouro tem função de orientar a infiltração da água no solo, a proximidade de um aquífero perto do mesmo seria inconveniente já que o solo teria uma porcentagem maior de seus vazios ocupados pela água do aquífero, restando menos vazios para infiltração da água vinda do sumidouro.
-
-> o período de detenção dos despejos variam de 12 a 24 horas, de acordo com com as faixa de contribuição diária (contribuições afluentes);
-> Escuma: Matéria graxa e sólidos em mistura com gases, que fluturam no líquido em tratamento;
-> A digestão nas fossas sépticas é feita por processo anaeróbico, por serem fechadas e não possuírem contatos com oxigênio;
-> Sumidouro ou poço absorvente: Poço seco escavado no chão e nao impermeabilizado, que orienta a infiltração de água residuária (Líquido que contém resíduo de atividade humana) no solo.
O sumidouro tem a função de permitir a infiltração da parte líquida dos esgotos no solo. Para tanto, as paredes devem ser vazadas e o fundo permeável. O tamanho do sumidouro vai depender do número de pessoas que utilizam o sistema e da capacidade de infiltração do terreno.
Terrenos arenosos têm boa capacidade de infiltração e o sumidouro tende a ser pequeno.
Terrenos argilosos ao contrário necessitam de sumidouros grandes.
Fonte: Dos comentários dos colegas do QC e da NBR 7229.
Vá e vença, que por vencido não os conheça!
-
3.9.5.1.3. Funcionamento
a) retenÁ„o: o esgoto È detido na fossa por um perÌodo racionalmente estabelecido, que pode variar de 12 a 24 horas, dependendo das contribuiÁıes afluentes, (tabela 13);
b) decantaÁ„o: simultaneamente ‡ fase de retenÁ„o, processa-se uma sedimentaÁ„o de 60% a 70% dos sÛlidos em suspens„o contidos nos esgotos, formando-se o lodo. Parte dos sÛlidos n„o decantados, formados por Ûleos, graxas, gorduras e outros materiais misturados com gases È retida na superfÌcie livre do lÌquido, no interior do tanque sÈptico, denominados de escuma;
c) digest„o: tanto o lodo como a escuma s„o atacados por bactÈrias anaerÛbias, provocando uma destruiÁ„o total ou parcial de organismos patogÍnicos;
d) reduÁ„o de volume: da digest„o, resultam gases, lÌquidos e acentuada reduÁ„o de volume dos sÛlidos retidos e digeridos, que adquirem caracterÌsticas est·veis capazes de permitir que o efluente lÌquido do tanque sÈptico possa ser lanÁado em melhores condiÁıes de seguranÁa do que as do esgoto bruto.
Desculpem nao editar, preguiça.....
Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/funasa/capitulo_3.pdf
-
a) INCORRETO. O tempo de detenção dos despejos varia conforme a tabela 2 da NBR 7229, e se encontra na faixa de 12 h a 24 h, para uma contribuição diária de mais de 9.000 L e de até 1.500 L, respectivamente.
b) CORRETO.
c) INCORRETO. Escuma são matérias graxas e sólidos em mistura com gases, que flutuam no líquido em tratamento. Sólido não decanta, sedimenta, no caso seria o lodo. O que decanta é a parte líquida, também chamado de clarificado.
d) INCORRETO. Bactérias aeróbias não destroem patógenos. O processo de tratamento dos tanques sépticos é anaeróbio, ou seja, sem a presença de oxigênio.
e) INCORRETO. Segundo a NBR 13969, O sumidouro é a unidade de depuração e de disposição final do efluente de tanque séptico verticalizado em relação à vala de infiltração. Devido a esta característica, seu uso é favorável somente nas áreas onde o aqüífero é profundo, onde possa garantir a distância mínima de 1,50 m (exceto areia) entre o seu fundo e o nível aquífero máximo.
-
Ótimo comentário , DUWYLHO MORAES GUEDES !!!