SóProvas


ID
1532278
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o texto a seguir.

                          Pequenos tormentos da vida

De cada lado da sala de aula, pelas janelas altas, o azul convida os meninos, as nuvens desenrolam-se, lentas, como quem vai inventando preguiçosamente uma história sem fim... Sem fim é a aula: e nada acontece, nada... Bocejos e moscas. Se ao menos, pensa Margarida, se ao menos um avião entrasse por uma janela e saísse pela outra!

                                                                                  (Mario Quintana. Sapato florido, 1994, p. 115)

A respeito das figuras de linguagem presentes no texto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C). No fundo, o trecho "De cada lado da sala de aula, pelas janelas altas, o azul convida os meninos, as nuvens desenrolam-se, lentas, como quem vai inventando preguiçosamente uma história sem fim... Sem fim é a aula: e nada acontece, nada.." dá uma sensação de tédio mesmo. 

  • a)em “o azul convida os meninos", o eufemismo, por meio da suavização do sentido, sugere um cenário de calmaria, em que as crianças se divertem estudando ao ar livre.  Errada. O Eufemismo é suavização de algo negativo. Por ex. Leandro descansou ( Leandro morreu).  O que contradiz no final da frase.

    b)em “como quem vai inventando preguiçosamente uma história sem fim...", a metáfora, por meio da comparação, colabora para conferir agilidade às ações narradas. Errada. Metáfora é comparação entre seres de universo distinto. Não tem nada a ver com conferir agilidade, pois o texto demonstra um lentidão.

    c)em “Sem fim é a aula: e nada acontece, nada...", a hipérbole, por meio do exagero, dá ênfase à sensação de tédio provocada pela aula. Gabarito. Hipérbole é o exagero na afirmação.

    d )em “Bocejos e moscas.", a personificação, por meio da atribuição de características humanas a animais, cria um cenário de fantasia e aventura.  Errado. nada a ver,....Bocejos se refere a preguiça, aula que produz tédio, e as moscas como sensação do ambiente estar todo largado.

    e)em “se ao menos um avião entrasse por uma janela e saísse pela outra!", o pleonasmo, por meio da repetição de ideias, sugere que a aula é constantemente interrompida pela passagem de aviões.  Pleonasmo é quando intensifica, repete uma ideia já explícita. No texto,  se ao mesmo um avião entrasse por uma janela e saísse por outra, é um mero pensamento de Margarida.





  •  e) em “se ao menos um avião entrasse por uma janela e saísse pela outra!", o pleonasmo, por meio da repetição de ideias, sugere que a aula é constantemente interrompida pela passagem de aviões.

    CARAI KKKKKKKKKKKKKKKK

  • C) em “Sem fim é a aula: e nada acontece, nada...", a hipérbole, por meio do exagero, dá ênfase à sensação de tédio provocada pela aula.

  • “se ao menos um avião entrasse por uma janela e saísse pela outra!" (Eu na sala de aula)

  • gab. C

  • GABARITO: LETRA C

    Hipérbole: trata-se de exagerar uma ideia com finalidade enfática.

    Estou morrendo de sede. (em vez de estou com muita sede)

    FONTE: BRASILESCOLA.UOL.COM.BR

  • Gab c! Hipérbole. Pois sabe-se que a aula tem um prazo específico e tem fim.

    em “Sem fim é a aula: e nada acontece, nada...", a hipérbole, por meio do exagero, dá ênfase à sensação de tédio provocada pela aula.