-
Questão mal elaborada.
...devendo-se tomar como referência os seguintes procedimentos:
4) a ineficiência do servidor público constatada pela avaliação de desempenho realizada pela chefia imediata, somada às queixas e reclamações feitas pelos usuários do órgão público.
alternativa 4 não se encaixa no pedido,apesar de constar no manual de ética.
Enfim,cada banca um mundo.
-
Não consegui entender essa questão. Não sei se porque não sei muito sobre o assunto ou pelo fato de estar difícil mesmo de entender o que se pede.
-
Gabarito A
Opção 1) Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal - CAPÍTULO I - Seção I - Das Regras Deontológicas
I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.
IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina.
Opção 2) ERRADO. Das Regras Deontológicas
VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.
Opção 3) ERRADO. Das Regras Deontológicas
II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.
III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
Opção 4) ERRADO. Das Regras Deontológicas
XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.
Opção 5) Das Regras Deontológicas
XIII - O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora e de todos pode receber colaboração, pois sua atividade pública é a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nação.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm
-
O examinador fumou veneno enquanto estava formulando essa questão, só pode.
GAB.: Letra "A"
-
Eu acho também que ele deu uma bola bem dada.
-
Davi Bruno, O código de ética não cita nada a respeito de avaliação de desempenho. Não falemos da banca sem termos lido o código
-
Pelo bom senso, Gabarito A. Vamos lá:
Ele fala sobre o que norteia a conduta do servidor público e os parâmetros para se basear.
1) a observância de um padrão modelar de disciplina, dignidade e decoro tanto em sua jornada de trabalho quanto em sua vida privada.
Certo. O decreto 1.171 fala que pelo fato de ser servidor a ética deve se integrar também a vida privada.
2) o repasse sigiloso, a terceiros, de informações confidenciais ou privilegiadas da entidade pública.
Deve se basear em coisa errada? não né? então essa tá fora.
3) a conduta profissional que, economicamente, traz reflexos questionáveis aos valores defendidos pela instituição pública.
Se economicamente traz reflexos questionáveis, então pra quê que tu vai se basear nisso? corta essa tb.
4) a ineficiência do servidor público constatada pela avaliação de desempenho realizada pela chefia imediata, somada às queixas e reclamações feitas pelos usuários do órgão público.
Gente, sério! Tu vai se basear na INEFICIÊNCIA de outro servidor? não né? Tu tem que ser diferente dele. Então corta essa tb.
5) o trabalho realizado em harmonia com a estrutura organizacional em um ambiente de respeito aos colegas e aos usuários que buscam atendimento no órgão público.
Sim! claaaaaaaaaaaro! harmonia no serviço público. Tudo fluindo perfeitamente. Se espelha nisso.
-
Na verdade o gabarito dessa questão é letra B. Vejam o PDF referente a prova/gabarito, aqui no qconcursos mesmo, é a questão 55. Não entendi o porquê desse gabarito, pois considero o item 4 errado. Se alguém souber explicar, desde já agradeço.
-
GABARITO A e o Qconcursos fumou uma maconha estragada e colocou B.
-
Essa questão da bugada! Descosiderem!
-
..."devendo-se 'tomar como referência' os seguintes procedimentos". A banca colocou com gabarito uma alternativa que trás posições inversas.
1) o que fazer;
4) o que não fazer
5) o que fazer
A questão ou pergunta "o que fazer" ou "o que não fazer" com base no Código de Ética, porque se não, todas estarão corretas; umas sob o ponto de vista do que fazer e as outros sob do que não fazer.
questão/gabarito sem lógica.
-
..."devendo-se 'tomar como referência' os seguintes procedimentos". A banca colocou com gabarito uma alternativa que trás posições inversas.
1) o que fazer;
4) o que não fazer
5) o que fazer
A questão ou pergunta "o que fazer" ou "o que não fazer" com base no Código de Ética, porque se não, todas estarão corretas; umas sob o ponto de vista do que fazer e as outros sob do que não fazer.
questão/gabarito sem lógica.
-
Deve ser A mesmo, vejam:
Em 07/11/19 às 18:48, você respondeu a opção A.
Você errou!
Em 21/09/19 às 17:28, você respondeu a opção B.
Você errou!
Em 20/08/19 às 18:00, você respondeu a opção B.
Você errou!
Em 24/05/19 às 18:06, você respondeu a opção A.
Você acertou!
-
Acho que mudaram o Gabarito, não sei por quê.
Em 09/11/19 às 15:50, você respondeu a opção A.
!Você errou!
Em 30/09/19 às 15:33, você respondeu a opção A.
Você acertou!
Em 01/09/19 às 18:12, você respondeu a opção A.
Você acertou!
Em 15/07/19 às 22:06, você respondeu a opção A.
Você acertou!
Em 16/06/19 às 21:19, você respondeu a opção A.
Você acertou!
-
o enunciado diz podemos tomar como referência.... ineficiência? queixas e reclamações? item 4 pra mim sem lógica
-
Não entendi o que a questão pediu.
-
Que questão sem lógica! tenho certeza que muitos, assim como eu, marcaram a letra A.
-
Surreal essa questão. Como a "ineficiência do servidor" pode servir de referência de ética?