SóProvas


ID
1534522
Banca
UFCG
Órgão
Prefeitura de Nova Floresta - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), definido pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999, é um instrumento privilegiado de que o SUS dispõe para realizar seu objetivo de prevenção e promoção da saúde. Sobre esse tema, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:

I) O Sistema Nacional de Vigilância Sanitária engloba unidades nos três níveis de governo – federal, estadual e municipal – com responsabilidades compartilhadas.

II) Os Conselhos de Saúde e os Conselhos de Secretários de Saúde participam diretamente do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

III) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é um órgão do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária que atua no nível federal.

A alternativa correta é:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra B

    II) Os Conselhos de Saúde e os Conselhos de Secretários de Saúde participam diretamente do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

    Eles participam indiretamente do Sistema Nacional de vigilancia Sanitaria

  • Esse gabarito esta errado

     

    III) III) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é um órgão do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária que atua no nível federal.

    A Anvisa não é um orgão um orgão  do Sistema Nacional de Vigilância Sanitaria. A Anvisa é uma autarquia (descentralização). 

    Pra mim o gabarito esta errado

  • III) Falso.. (É exatamente o inverso)

     

    9.782/99

    ART 1º - O Sistema Nacional de Vigilância Sanitária compreende o conjunto de ações (...), executado por instituições da Administração Pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que exerceçam atividades de regulação normatização, controle e fiscalização na área de vigilância sanitária.

    ART 7º - Compete a Agência (ANVISA) proceder a implementação e a execução do disposto nos incisos II a VII do art. 2º desta Lei, devendo:

    I - coordenar o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária;

     

    Difícil mesmo é entender a cabeça do examinador...
     

  • ALTERNATIVA B)

     

    Não concordei com o gabarito da questão, pra mim deveria ter sido anulada. De acordo com o Art. 3º da Lei 9.782/99 a ANVISA é uma autarquia federal, possui autonomia administrativa e financeira e está vinculada ao Ministério da Saúde. Depreende-se portanto, que a referida autarquia surgiu mediante uma descentralização administrativa e não uma desconcentração (cria órgãos).

  • Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999

    Art. 41.§ 3o  As empresas sujeitas ao Decreto-Lei nº 986, de 1969, ficam, também, obrigadas a cumprir o art. 2o da Lei no 6.360, de 1976, no que se refere à autorização de funcionamento pelo Ministério da Saúde e ao licenciamento pelos órgãos sanitários das Unidades Federativas em que se localizem. (Vide Medida Provisória nº 1.814-4, de 1999)  (Incluído pela Medida Provisória nº 2.190-34, de 2001)

     

  • A Anvisa não atua apenas em nível federal, mas sim em nível nacional. Sem falar que a Anvisa não é órgão...

     

    Enfim, que examinador burro.

  • Assim só acerta, quem não sabe a diferenca de uma Autarquia Especial para um Órgão!! Fala sério!!! Puxado, erro grotesco do examinador!

  • Ridículo!!!! Anvisa não é orgão, é entidade com PJ

  • Deveria ter sido anulada. Erro grotesco.