SóProvas


ID
1535131
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O pneu de um automóvel apresenta desgaste prematuro em uma das suas bordas laterais, mais especificamente na borda interna.

A causa do problema pode ser:

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    Nao achei nada específico, mas esse problema é cambagem. Borda interna é a borda q fica vísivel. Pra resolver é só fazer cambagem, na maioria das vezes

  • também tive esse pensamento.

  • Gabarito Letra D para os não assinantes.

     

     

     a) baixa pressão nos pneus.

    Seu pneu esta com calibragem abaixo do indicado qual causa um desgaste maior nas laterais do pneu.  Gera maior calor nas laterais do pneu qual pode causar a destruição do pneu. Roda com os pneus com pressão baixa aumenta o consumo de combustível.

     

    b) excesso de carga no veículo.

    O excesso de peso acarreta maior aquecimento dos pneumáticos e a fadiga prematura das carcaças, diminuindo seu rendimento, compromete a estrutura dos pneus e aumenta o risco de estouro ou de alterações estruturais importantes. Transportar carga em excesso acarreta um aumento de quase 50%. Além disso, reduz a velocidade do caminhão, o que resulta em maior tempo de viagem. 

     

     c) excesso de pressão interna nos pneus.

    Seu pneu esta com a calibragem acima do indicado o qual causa o centro da banda de rodagem manter a maioria do contato com o pneu. Devido que o centro do seu pneu esta suportando a maior parte do peso de seu veículo resulta em um desgaste maior nessa região do que nas laterais do pneu.

     

     

    d) as rodas desalinhadas (fora de geometria).

    Seu pneu esta com a banda de rodagem desgastada irregularmente, alguns lados do pneu esta quase careca enquanto o outro lado ainda esta borrachudo. Isso pode ser causado por mal alinhamento (geometria) de seus pneus.  Pneus com alinhamento ruim reduz o controle e desempenho de seus pneus.

     

    E) numeração errada dos pneus.

    Alterando a altura: O maior cuidado é tentar manter sempre o diâmetro externo do conjunto (tolerância de 3% para mais ou para menos). “Caso não faça isso, você corre o risco de ter a leitura do velocímetro errada, poderá aumentar demais a altura do automóvel em relação ao chão, causando um desequilíbrio e, no caso de ter pneus maiores, haverá aumento de consumo.

    Alterando a largura: Se você optar por um pneu largo ou estreito demais, ele ficará suscetível a desgastes irregulares e problemas de aderência e estabilidade. 

    Se for repor apenas dois pneus (no caso de veículos de passeio), eles devem ser instalados no eixo traseiro, independente da tração.

     

    no site abaixo, é possível ver as fotos. 

    https://www.pneusfacil.com.br/info/qual_e_o_problema_com_meu_pneu

    https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/os-cuidados-ao-substituir-pneus-e-rodas/