Hash Partitioning - Permite a divisão de uma tabela em várias partições baseado em uma chave que realmente não se presta a uma divisão ampla fácil – como no caso de uma tabela de clientes de grande porte. Podemos criar várias partições com base na identificação do cliente e deixar o Oracle distribuir as linhas entre os espaços da tabela com base nos resultados da passagem da coluna de partição como um parâmentro de um algoritmo de hash e usar esse resultado para determinar onde armazenar a linha.
Range Partitioning - Este método possibilita a particição de uma tabela com base em faixas de dados de determinada coluna desta tabela. É mais comumente utilizado para dividir, por exemplo, uma tabela contendo os dados de vendas em trimestre, mês, ano (ou quaisquer outros critérios de faixa significativa de data).
CompositePartitioning - Como o próprio nome já indica, esse método representa a combinação de dois dos métodos supracitados em que um deles possui a precedência sobre o outro, ou seja, uma hierarquia cujo uso é indicado quando se deseja aumentar a capacidade de administração e paralelismo. Posto isso, a distribuição dos dados dentre as partições ocorre primeiro pelo método precedente e, em seguida, aplica-se o segundo método para distribuí-los dentre as subpartições.
Fonte: http://www.devmedia.com.br/post-7299-Particionamento-de-Dados--Uma-introducao-aos-conceitos-e-aplicacao.html; http://www.modernopapo.com.br/?p=1943