-
ITIL NÃO define que TODOS os processos devem ser implantados, mas sim as melhores práticas para a organização que queira implantá-los.
-
"A ITIL não define os processos a serem implementados na área de TI, mas sim, demonstra as melhores práticas que podem ser utilizadas para essa definição, estas práticas que podem ser adotadas do modo que melhor puder atender às necessidades de cada organização."
Fonte:
http://www.tiespecialistas.com.br/2011/02/gestao-de-processos-e-modelo-de-referencia-com-itil-v3/
-
Coisas que é possível detetar na resolução de questões de uma mesma banca; neste caso, a FGV.
Na questão
Q54849, em 2010, a FGV
deu como certa a seguinte assertiva no enunciado:
A ITIL define os processos necessários ao funcionamento de uma área da Tecnologia da Informação.
Já nesta questão, eles afirmam pelo gabarito que está errada a seguinte assertiva:
I. A ITIL define os processos a serem implementados na área de TI e demonstra as melhores práticas que podem ser utilizadas no Gerenciamento de Serviços.
Existe uma diferença muito sutil entre as duas afirmações, mas a semântica é praticamente a mesma. Se há definição de processo necessário ao funcionamento, então há definição de processo a ser implementado.
E agora, como fica? Não cabe mais recurso nesta questão. Azar de quem pensou certo na hora de responder.
-
Pessoal, pesquisando melhor acho que consegui compreender, onde está a pegadinha da questão.
A Itil define os objetivos e atividades, as entradas e saídas de cada um dos processos encontrados em uma oganização de TI.
Isso nós sabemos que está correto. Ok?!! Sem dúvidas.
Agora reparem nessa parte da questão. "demonstra as melhores práticas que podem ser utilizadas no Gerenciamento de Serviços."
ao meu ver essa é a parte podre da questão, pois a ITIL não dá uma descrição específica de como estas atividades devem ser executadas,ou seja, a parte prática, porque em cada organização, são diferentes,ou seja, não existe receita de bolo pronta para você implementar a ITIL. A ênfase está em sugestões que foram provadas na prática, mas, dependendo das circunstâncias, pode ser implementada de várias formas. Itil não é um método, ao invés disso, oferece um framework para planejar processos mais comuns, papéis e atividades, indicando as ligações entre elas e que linhas de comunicação são necessárias.
Bons estudos
Alexandre C.V. Monteiro
-
[ 1 ] afirma que a ITIL não define os processos a serem implementados na área de TI. Em vez disso, procura demonstrar as melhores práticas que podem ser utilizadas para esse definição. Tais práticas, por sua vez, podem ser adotadas do modo que melhor atender às necessidades de cada organização.
Ou seja, apenas a primeira parte da afirmação está errada. O resto está correto. questao errada!!
Fonte [ 1 ]: Gerenciamento de Serviços de TI na Prática, I. Magalhaes, Walfrido Brito, Ed Novatec, 2007.Gerenciamento de Serviços de TI na Prática, I. Magalhaes, Walfrido Brito, Ed Novatec, 2007.
-
Ao meu ver o erro esta ao afirmar que a ITIL define os processos a serem IMPLEMENTADOS,
como bem disse o Tiago Ramos, acredito que se a banca tivesse colocado NECESSÁRIOS acho que a questão ficaria correta.
-
a afirmativa I e III se contradizem, logo as alternativas C e E estão erradas.
Veja:
III) melhores práticas para a definição de processos
I) define os processos
Ou ela define ou reúne as melhores práticas.
-
A meu ver o termo DEMONSTRA na afirmativa I também é um indício de erro, visto que o ITIL apenas descreve os processos incluídos no mesmo.
-
O que pegou foi apenas o português no item I, mas vamos lá:
ITIL é em sua essência uma biblioteca de boas praticas logo a mesma não possui intenção de obrigatoriedade na sua adoção, portanto dizer que "ITIL define os processos a serem implementados" da uma entonação de imposição para quem for adota-la.