-
RIBAS E SALIM (2014): as equipes de trabalho geram uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado. Os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma das contribuições individuais.
ATENÇÃO!
As equipes ajustam-se melhor a culturas coletivistas.
O desafio é manter o sucesso do indivíduo como parte de uma equipe. Esse desafio se torna maior quando:
a) a cultura vigente é altamente individualista;
b) as equipes estão sendo introduzidas em uma organização que sempre valorizou as realizações individuais.
As principais características de uma equipe são cooperação, sinergia e coesão.
A palavra sinergia é derivada do grego synergia – syn – cooperação, érgon – trabalho. Diz-se que o todo supera a soma das partes. O oposto de sinergia, dentro da organização, refere-se à entropia, que significa a desorganização do sistema.
Questão de Concurso
(Cespe/Anatel/Técnico Administrativo/2012) A implementação do conceito de sinergia no ambiente organizacional auxilia as organizações a reduzir o nível de entropia e a aperfeiçoar a utilização dos recursos.
Gabarito: certo. A sinergia reduz a entropia e aperfeiçoa a utilização dos recursos.
A palavra coesão significa aderência, força (padrão comportamental compartilhado) que une e guia os membros de uma equipe.
Questão de Concurso
(Cespe/Ancine/Técnico Administrativo/2012) Pessoas motivadas e convencidas a permanecer em uma equipe constituem exemplo de coesão das equipes de trabalho.
Gabarito: certo. A coesão refere-se à aderência à equipe e influencia na motivação.
As principais diferenças entre Grupos de Trabalho e Equipes de Trabalho:
-
GAB:B
Toda equipe é um grupo, mas nem todo grupo é equipe.
Grupo é um agrupamento de pessoas, que podem buscar interesses individuais, já equipe buscam um bem comum.
As competências das equipes são complementares, dos grupos não!
Vou destacar as característica das equipes:
a) Agrupamento de pessoas; aprendizagem em grupo; busca por resultados; arranjo de pessoas em grupo; nome do líder; a personifcação das atividades.
b) Metas ou propósitos em comum; trabalho em conjunto; responsabilidade e compromisso; cooperação; e comunicação aberta e efetiva.
c) Requisitos e informações necessários para a identificação do grupo de trabalho; trabalho em conjunto; e forma de comunicação com o solicitante do serviço.
d) Definição clara dos requisitos para a personificação do trabalho; compromissos e padrões de qualidade do serviço; e os critérios a serem cumpridos para a entrega do serviço.
e) Principais etapas para processamento do serviço; forma de prestação do serviço; e responsabilidade, compromisso e cooperação para com o serviço.
-
Para responder essa questão temos que lembrar que todo grupo é uma equipe, mas nem toda equipe é um grupo. Tanto nos grupos que não são equipes, quanto nas equipes, há interesses, necessidades e objetivos individuais e, também, coletivos. Uma diferença importante com relação a isso é que nos grupos prevalecem os interesses individuais, enquanto nas equipes prevalecem os interesses coletivos.
Outra característica importante é que as competências de grupos são aleatórias, e as competências de equipe são complementares.
Em cada alternativa vamos separar o que são características de grupo, e o que são características de equipe.
Alternativa A. Errado. Características de grupos: Agrupamento de pessoas; arranjo de pessoas em grupo; nome do líder; a personificação das atividades. Características de equipe: aprendizagem em grupo; busca por resultados.
Alternativa B. Certo. Todas são características de equipe.
Alternativa C. Errado. Característica de grupos: Requisitos e informações necessários para a identificação do grupo de trabalho; e forma de comunicação com o solicitante do serviço. Características de equipe: trabalho em conjunto.
Alternativa D. Errado. Todas são características de grupo.
Alternativa E. Errado. Todas são características de grupo.
Quer lembrar as diferenças entra grupo e equipe? Veja:
Gabarito: B