-
Alguém pode me dizer qual a diferença entre LIDERANÇA CONSULTIVA e LIDERANÇA PARTICIPATIVA ?!
-
Milena, acho que a consultiva o chefe consulta seus subordinados enquanto na participativa eles tem mais liberdade para participar das decisões, porém acho que a questão poderia ser anulada, pois ambas são formas de DESCENTRALIZAR a autoridade, uma vez que a decisão tomada não vem somente do chefe/líder.
-
R: E)
-
Milena, complementando o que o DC A disse, a diferença é que, enquanto na liderança democrática consultiva o líder consulta os seus subordinados e decide sozinho, na liderança participativa, por sua vez, o líder permite que os subordinados decidam em conjunto. Assim, correta a LETRA E
-
consultiva: a equipe é estimulada a participar, apesar de o líder agir ativamente, direcionando e estimulando os liderados na
tomada de decisão.
participativa: funcionários com centro de controle interno
-
participativo: é um estilo que envolve consultar os subordinados e encorajá-los na participação das tomadas de decisões da organização;
GAB: E
-
Alternativa E.
Basicamente, existem 3 (três) tipos de líderes:
- AUTOCRÁTICO: O líder controla rigidamente seus funcionários e centraliza as decisões;
- DEMOCRÁTICO: O líder envolve seus funcionários, delegando autoridades e responsabilidades. O estilo de liderança democrático pode ser dividido em dois tipos: o participativo (a decisão é feita pelo grupo, em conjunto com o líder) e consultivo (a decisão cabe ao líder, depois que ele consulta sua equipe);
- LIBERAL ou "LAISSEZ-FAIRE": líder praticamente "ausente". Equipe liberdade quase total. O líder apenas responde dúvidas e fornece os recursos necessáros.
-
Gabarito da banca E
Cabe recurso - Anular a questão.
Respostas corretas letras D e E
“Liderança é a habilidade de influenciar pessoas em direção ao alcance das metas organizacionais.”
Já Chiavenato define liderança como:um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações. A liderança é exercida como uma influência interpessoal em uma dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.
Estilos de Liderança
Um dos trabalhos pioneiros na tentativa de mapear os estilos de liderança foi o de Kurt Lewin e de seus assistentes na Universidade de Iowa. Os estilos mapeados pelo autor foram: autocrático, democrático e liberal (ou laissez-faire, deixar fazer em francês). No estilo AUTOCRÁTICO , o líder CENTRALIZA todas as decisões, sem pedir a participação dos seus subordinados. Esse líder determina como o trabalho será feito, quem o fará, quando o fará etc. A participação dos funcionários no processo de tomada de decisão é muito limitada!
Já o estilo DEMOCRÁTICO caracteriza-se pela DELEGAÇÃO de autoridade aos subordinados, que são incluídos no processo de tomada de decisão pelo líder. A decisão então é tomada em conjunto pelo líder e seus liderados.
Esse estilo pode ser classificado como CONSULTIVO, no qual o líder pede a opinião dos subordinados antes de tomar a decisão, ou PARTICIPATIVO, em que os funcionários participam não só com a opinião, mas decidem conjuntamente com o líder.
Finalmente, LIBERAL ou laissez-faire é o estilo em que o líder dá total liberdade aos subordinados para decidirem como acharem melhor! O líder tem somente a função de responder as perguntas ou dúvidas dos funcionários e fornecer os recursos necessários para o trabalho.
Rennó, Rodrigo - Administração geral para concursos / Rodrigo Rennó. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
-
APROFUNDANDO:
Além da Teoria de Lewin, Lipitt e White (Autoritário, Democrático e Liberal), existe a Teoria baseada nas autoridades de Likert que define 4 tipos de Liderança, sendo estes:
Autoritário Coercitivo: Centralizador, utiliza ameaças e punições, gera submissão e rapidez na tomada de decisões.
Autoritário Benevolente: Menos rígido que o coercitivo. Delega algumas tarefas. Usa ameaças, prêmios e recompensas.
Consultivo: Discute em grupo, toma decisão após ouvir. Comunicação melhor. Clima colaborativo.
Participativo: Todos participam das decisões. Decisão é feita em conjunto, Lento na tomada de decisões.
-
GABARITO: LETRA E
ESTILOS DE LIDERANÇA:
Refere-se àquilo que o líder faz, ao seu estilo de comportamento para liderar. Na literatura especializada, encontramos três estilos:
• Liderança autocrática
• Liderança democrática
• Liderança liberal ou Laissez faire
LIDERANÇA AUTOCRÁTICA: Na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva.
O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, de modo imprevisível para o grupo. Além da tarefa que cada um deve executar, o líder determina ainda qual o seu companheiro de trabalho. O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro. Este estilo de liderança resulta em forte tensão no grupo, frustração, agressividade quando o líder está ausente, falta de iniciativa e espontaneidade dos componentes do grupo. Na presença do líder, os liderados desempenham suas atividades normalmente, mas na sua ausência fazem “corpo mole”, param suas atividades, dando evasão aos sentimentos reprimidos.
LIDERANÇA DEMOCRÁTICA: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. As decisões são tomadas em conjunto com o grupo. Este determina as técnicas de execução das tarefas e sua divisão. Cada membro do grupo tem a liberdade de escolher seus companheiros de trabalho. O líder é participativo e procura ser um elemento normal no grupo, sugerindo quando solicitado e sempre apresentando alternativas para o grupo escolher. Suas avaliações são objetivas, e quando necessita criticar ou elogiar, limita-se aos fatos.
Este estilo de liderança possibilita a formação de relacionamentos cordiais, o surgimento da franqueza, espontaneidade, autonomia e criatividade. Na ausência do líder, os liderados continuam produzindo e qualquer elemento pode assumir a liderança, se necessário. Os membros do grupo se mostram motivados e satisfeitos com a liderança.
LIDERANÇA LIBERAL OU LAISSEZ FAIRE: Este estilo dá total liberdade ao grupo, sendo sua liderança mínima. A divisão das tarefas, escolha dos companheiros, a execução fica por conta do grupo, sem que o líder participe do processo. O líder não avalia e quando solicitado faz comentários aleatórios sobre o grupo.
Este tipo de liderança é indicado para uma equipe madura, auto dirigida e que não necessita de supervisão constante. Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.
PROFº PETRONIO CASTRO - LOJA DO CONCURSEIRO.
-
- Participativo: descentralização das decisões, participação, debate e intensa troca de ideias e sugestões.