SóProvas


ID
1537489
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na gestão da qualidade das atividades de retaguarda em serviços, encontram-se vários processos de melhoria na qualidade em serviço. Um desses processos é denominado benchmarking. Algumas orientações são importantes para um dos vários processos de benchmarking conhecidos, como a escolha dos parceiros, a ênfase em práticas e não em desempenho, estudo detalhado do próprio processo e preparo da visita. Essas orientações são relativas ao processo de benchmarking

Alternativas
Comentários
  • Falou em "escolha dos parceiros" descarta a opção competitivo.

    Benchmarking Funcional: as empresas sob pesquisa geralmente são de ramos distintos, mas têm técnicas que podem ser colocadas em prática em qualquer organização. Exemplo: estocagem de produto.

  • Interno: comparação de atividades entre unidades operacionais da própria organização;

    Competitivo: comparação de atividades com os concorrentes diretos do setor;

    Funcional: comparação de atividades com organizações em outros setores;

    Genérico: prospecção de melhores práticas em organizações de diversos setores..



  • Benchmarking nada mais é do que um processo de investigação em que uma empresa determina, de forma sistemática, quão competitivos são seus processos frente aos dos concorrentes, através da comparação com outras empresas, integrantes do mesmo ambiente em que ela está incluída.

     

    Os principais benefícios do Benchmarking são:

    Sintonizar a empresa com as melhores práticas do mercado;

    Aperfeiçoamento da cultura do “melhoramento contínuo” da empresa;

    Melhora da comunicação empresarial;

    Profissionalização dos processos da empresa;

    Melhor visão dos processos e, consequentemente, melhores oportunidades para terceirização de alguns destes processos;

    Diminuição do número de erros;

    Redução de custos.

     

    O Benchmarking, tradicionalmente, se divide em 5 tipos:

     

    Benchmarking interno: Neste tipo, o ponto de referência passa a ser os processos internos da própria empresa, sendo comum em corporações que buscam implantar as melhores praticas de negócio de uma unidade de negócio para outras.

     

    Benchmarking competitivo: Neste tipo, o ponto de referência passa a ser o resultado dos principais concorrentes.

     

    Benchmarking funcional: Neste tipo, o ponto de referência é o resultado do melhor processo semelhante em relação aos outros dentro de uma mesma empresa.

     

    Benchmarking genérico: Neste tipo o ponto de referencia ocorre em algum resultado ou processo de empresas de tipo de negócios diferente.

     

    Benchmarking colaborativo: Neste tipo o ponto de referencia ocorre em algum resultado ou processo em colaboração de algum tipo de grupo de empresas.

     

    Os principais passos no desenvolvimento do Benchmarking são:

     

    A definição do projeto de Benchmarking;

    Escolha da referência;

    Determinação dos métodos de mensuração;

    Coleta de dados;

    Análise dos dados;

    Apresentação dos resultados;

    Discussão dos resultados com a escolha de metas e melhorias nos procedimentos;

    Criação de planos de melhoria e controle dos novos procedimentos;

    Monitoração e progresso do projeto.

     

    http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-o-benchmarking/

     

     

    "Os dias prósperos não vêm por acaso; nascem de muita fadiga e persistência."

    Henry Ford

     

  • O benchmarking consiste em um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, por meio da realização de pesquisas para comparar as ações de outras organizações e com isso melhorar as funções e processos da empresa. É considerado um importante aliado para vencer a concorrência.

     

    Benchmarking interno

    É aquele que ocorre dentro de uma mesma organização, ou seja, é quando um setor visita o outro dentro da mesma empresa. Visa identificar as melhores práticas internas da organização e disseminar sobre essas práticas para outros departamentos da própria organização.

     

    Benchmarking competitivo

    Ocorre entre duas empresas do mesmo mercado, ou seja, empresas que disputam o mesmo mercado, e tem como alvo identificar as práticas dos concorrentes diretos. Porém, é mais difícil de ser utilizado, já que nenhuma empresa divulga suas práticas competitivas de forma ampla. Sendo assim, para conseguir as informações necessárias é muito comum contratar um cliente oculto. O foco está em analisar as práticas dos concorrentes, melhorar e aprimorar tais práticas de forma que a empresa possa inicialmente alcança-los, para em seguida os superar

     

    Benchmarking Funcional (Funções)
    O benchmarking funcional é a forma mais utilizada, pois não há necessidade de comparar-se com um concorrente direto. As empresas investigadas, geralmente são de ramos distintos, que adotam técnicas interessantes em atividades/funções especificas, que possam ser colocado em prática na empresa do investigador, como por exemplo: embalagem, faturamento ou controle de estoques. A troca de informações se dá de maneira mais fácil, não tendo problemas com a confiabilidade das informações, pois as empresas envolvidas não disputam o mesmo mercado. O foco está em análisar as funções organizacionais, relativo ao processo de trabalho.

     

    Benchmarking Genérico
    Essa modalidade apresenta semelhança com o modelo Funcional, porém é mais amplo. A comparação é com base nos aspetos da funcionalidade das empresas para determinar as melhores práticas para uma área, e independende do ramo de atuação. O benchmarking genérico aborda grupos de tarefas ou funções que atravessam várias setores da organização. Um desses processos pode ser, por exemplo a análise, desde a entrada de um pedido na indústria até a entrega do produto ao cliente.

  • Uma dica pessoal: Eu não sabia essa questão, mas depois de análisar a pergunta percebi que é possível responder por eliminação. Veja:

    Algumas orientações são importantes para um dos vários processos de benchmarking conhecidos, como a escolha dos parceiros, a ênfase em práticas e não em desempenho, estudo detalhado do próprio processo e preparo da visita. Essas orientações são relativas ao processo de benchmarking....

    Se a questão faz referência a escolha de parceiros, já pode descartar o benchmarking competitivo. Além disso, ao falar em "preparo da visita" entende-se que o processo será aplicado externamente, ou seja, elimina-se também o benchmarking interno e institucional. Com isso, resta apenas o benchmarking funcional. 

    Detalhe, de primeira eu errei a questão, só depois de ler novamente é que consegui chegar neste raciocínio que é de fato simples. O que se conclui disso: Muitas das questões que não sabemos a resposta podem ser acertadas apenas por interpretação e análise. 

  • Gabarito: Letra D.

    Tipos de Benchmarking:

    Benchmarking Interno – comparar internamente, no âmbito da própria empresa ou empresas do mesmo grupo. É fácil de implementar pois se tem fácil acesso às informações. Desvantagem: limitações decorrentes de um processo meramente interno.

    Benchmarking competitivo – tem como alvo a concorrência direta, com a finalidade de superar o desempenho da concorrência. É difícil de implementar pois as informações não são de fácil acesso.

    Benchmarking genérico ou multisetorial – Compara os departamentos com empresas de segmentos diferentes. Ex: a minha empresa é do setor alimentício e a outra é do setor de esportes, mas ambas têm um departamento financeiro. Logo, faço benchmarking desses departamentos para buscar melhorias.

    Benchmarking funcional – Compara processos (que passam por várias funções da organização) entre empresas. Nesse tipo as empresas estão mais dispostas a colaborar. [ESSE É O GABARITO DA QUESTÃO]

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o benchmarking e seus tipos. A alternativa correta deverá nos apresentar o benchmarking que possui as características mostradas no enunciado.

    No que diz respeito aos tipos de benchmarking, não há um consenso entre os autores, existem diversas classificações, porém as mais usadas são as de Camp e Spendolini.

    Tipos de Benchmarking Conforme Camp. (1998):

    • Benchmarking interno: caracteriza-se pela utilização dos melhores procedimentos, técnicas, processos, devido a pesquisas e comparações realizadas dentro da própria organização. Essa comparação interna pode envolver diferentes setores da empresa. A partir das investigações internas, pode-se ter melhor visão e referência para realizar estudos externos. Processo Contínuo, de longo prazo Sistemático, estruturado, formal, analítico, organizado, etc. Avaliar. Compreender, medir, comparar, apreciar, etc.
    • Benchmarking competitivo: é a comparação e análise de práticas exercidas por empresas que disputam o mesmo mercado. A grande dificuldade nesta modalidade é a coleta de dados e formação de parcerias.
    • Benchmarking funcional: é a investigação de uma função específica, identificando os líderes em determinada atividade, mesmo em empresas com objetivos totalmente diferentes, neste caso há menos problemas de confidencialidade de informações. Envolve a escolha dos parceiros, a ênfase em práticas e não em desempenho, estudo detalhado do próprio processo e preparo da visita.
    • Benchmarking genérico: consiste em examinar o que há de melhor, de inovador, sem limitações de função, de mercado, de ambiente. Neste caso pode-se coletar melhores técnicas em atividades diversas e aplicá-las em operações completamente distintas.

    Tendo visto os tipos de benchmarking, concluímos que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fonte: CAMP. Robert C. Benchmarking – O Caminho da Qualidade Total. 3.ed. São Paulo: Pioneira, 1998.