SóProvas


ID
1537498
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O termo intraempreendedor representa aquele que, dentro da organização, assume a responsabilidade de promover a inovação de qualquer tipo, a qualquer momento, em qualquer lugar na empresa. O intraempreendedor deve ter competências que devem gerar habilidades. A habilidade para realizar as atividades funcionais de uma organização e entender o seu funcionamento como um todo corresponde à competência de

Alternativas
Comentários
  • O intraempreendedorismo é uma modalidade do empreendedorismo que é praticada por funcionários de uma empresa, seja ela grande ou pequena. São aqueles que possuem uma capacidade analíca diferenciada para cenários, idéias, inovações e busca por oportunidades para empresas ou organizações que trabalham.

  • Krisstarah Lobo

    O gabarito é a letra C

     

  • ..."A habilidade para realizar as atividades funcionais de uma organização e entender o seu funcionamento como um todo corresponde à competência de"

     

    Essa ideia de como um todo elimina as letras A e B. Liderança podemos eliminar por não falar da habilidade influenciar pessoas, naturalmente ou de modo espontâneo. Fora letra D. 

    Sobrou o gabarito letra C. 

    Podemos ver logo a baixo que o assunto está dentro de (Planejamento e Estratégia -  Missão e Visão e Negócio). Sendo assim, no trecho que diz ter uma visão do todo ou global. É equivalente ao termo negócios no contexto organizacional.

    Capítulo 3

    Planejamento e Estratégia

    3.3. Missão e Visão e Negócio

    A definição do negócio como de grande importância. Basicamente, definição do negócio determina o “raio” de atuação da organização – suas atividades principais em um determinado momento. 

    De acordo com Vasconcelos e Pagnoncelli,
    14 os benefícios advindos da de͆nição do negócio estão relacionados à determinação do seu âmbito de atuação. Assim, a organização pode ajustar seu foco no mercado e desenvolver seu diferencial competitivo, orientando o posicionamento estratégico da organização e evitando a miopia de mercado exposta por Levitt.
    Alguns autores fazem uma divisão entre uma definição de negócio restrita (mais focada nas atividades atuais) e uma definição mais ampla (relacionada com os benefícios oferecidos). Assim, esta última seria mais abrangente.
    Um exemplo citado por Lobato seria o caso da Nokia. 15 Em uma definição restrita do negócio da empresa, esta seria fornecedora de telefones celulares. Já em uma definição mais ampla, ela “conectaria pessoas”.
    O problema é que a definição mais ampla é bem semelhante à missão e acaba “confundindo” a cabeça de muitos candidatos. A principal diferença é que a missão funciona mais como uma declaração de intenções, ao passo que a definição do negócio é mais circunstancial, mais focada na situação presente e nos benefícios atuais que ela gera aos clientes.

    Rennó, Rodrigo - Administração geral para concursos / Rodrigo Rennó. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

     

    CHIAVENATO  (2007) p.263-264:

    A revista Exame, especializada em economia e negócios, e o IBIE – Instituto Brasileiro de Intra-empreendedorismo, realizaram um estudo junto a mais de duas centenas de companhias sediadas no país, para identifi car a existência da cultura empreendedora e do compromisso dos funcionários com a inovação. 
    O resultado apontou a TUPY como a empresa que mais incentiva o empreendedorismo interno.

    Baseada em metodologia do consultor norte-americano Gifford Pinchot, criador da expressão “intra-empreendedorismo”, a pesquisa visa identifificar organizações cuja cultura leva os funcionários a agir “como se fossem donos do negócio”.  

    Chiavenato, Idalberto - Empreendedorismo : dando asas ao espírito empreendedor : empreendedorismo e viabilidade de novas empresas : um guia efi ciente para iniciar e tocar seu próprio negócio / Idalberto Chiavenato. - 2.ed. rev. e atualizada. - São Paulo : Saraiva, 2007.

     

     

     

     

  • Gabarito C

     

  • Eu fui pela logica, acertei kkk