SóProvas


ID
1539178
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As lagoas de estabilização constituem um dos métodos de tratamento de esgoto sanitário. Dentre os diferentes tipos de lagoas de estabilização, aquelas cujo funcionamento se dá por intermédio da ação de algas e bactérias sob a influência da luz solar (fotossíntese) que ocupam áreas relativamente grandes e que têm profundidade entre 1,0m e 2,5m são as:

Alternativas
Comentários
  • FACULTATIVAS.


  • Lagoa facultativa – Tem de 1,5 a 3 metros de profundidade. O termo "facultativo" refere-se à mistura de condições aeróbias e anaeróbias (com e sem oxigenação). Em lagoas facultativas, as condições aeróbias são mantidas nas camadas superiores das águas, enquanto as condições anaeróbias predominam em camadas próximas ao fundo da lagoa.

  • Fiquei na dúvida entre aeróbia e facultativa por causa dos limites de profundidade que são inferiores e por não ter citado a parcela de tratamento anaeróbio. 

  • São consideradas lagoas totalmente aerobias quando a profundidade é inferiror a 1m.
  • Fonte: Temas de Engenharia Civil

    Nas lagoas de estabilização, como as mostradas nas figuras seguintes, ocorrem fenômenos tipicamente naturais para promover a remoção da matéria orgânica, constituindo uma alternativa para as regiões de clima tropical (como boa parte do Brasil), com nível satisfatório de insolação.

     

    As lagoas de estabilização podem ser classificadas em:

    lagoas anaeróbias: em geral, são lagoas de maior profundidade (da ordem de 3m a 5m); a estabilização da matéria orgânica ocorre quase estritamente em condições anaeróbias, em decorrência do baixo nível de oxigênio.

     

    lagoas facultativas: são lagoas com profundidade entre l,5m e 3m, em que ocorrem dois processos distintos: aeróbio na superfície e anaeróbio no fundo.

     

    lagoas de maturação: são lagoas de pouca profundidade (entre 0,8m e l,5m) com atividades, predominantemente, aeróbias - as condições de boa penetração de radiação solar, elevado pH e elevada concentração de oxigênio dissolvido favorecem a remoção de micro-organismos patogênicos, funcionando, assim, como uma alternativa de tratamento terciário.