-
Na década de 1940, teve início a exploração da scheelita no estado, elevando-o à condição de maior produtor desse minério no Brasil; a região do Seridó era o principal polo de produção. Resposta correta alternativa A I
-
A resposta correta é a alternativa A.
Todavia, caso alguém aceite responder, eu quero saber uma explicação melhor sobre o ítem 3.
-
Gustavo Mota, III - ERRADA: além da questão do preço demonstrar o erro da questão, essa situação de crise pela concorrência da China foi com relação à schelita, e não ao sal.
-
No Brasil a maior concentração de scheelita encontra-se no estado Rio Grande do Norte, nos municípios de Bodó, Lajes e Santana do Matos e alguns municípios da região do Seridó, tal qual Currais Novos (Mina Brejuí), onde Já existe uma atividade econômica sobre a exploração do mineral com destino principal o mercado exterior. Essa valorização do mineral deve-se a retirada do tungstênio do mercado,feita pela China(maior produtor), a qual redirecionou boa parte da suas riquezas naturais para produtos de alto valor agregado.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Scheelita
-
Gabarito: A
I - CERTA. A produção de xelita no RN começou na década de 1940, de fato, mais especificamente no período da Segunda Guerra Mundial. Com o conflito, os EUA vieram suas reservas de tugstênio caírem, ao mesmo tempo ficava sem suas fontes de minérios na Europa e na Ásia. Voltou-se ao Estado potiguar, onde, fazia poucos anos, a xelita havia sido descoberta no Seridó.
II - ERRADA. Estados também recebem suas parcelas nos royalties.
III - ERRADA. Os chineses praticam preços mais baixos na venda internacional do sal (como, ademais, em praticamente todos os produtos), porque dispõem de mão de obra farta e barata.
Bons estudos.
-
III.
https://tokdehistoria.com.br/2013/01/01/o-sal-no-rio-grande-do-norte/
-
Obrigado, Victor Hugo. Ótimo texto
-
a)
I.
-
Gustavo Mota, o erro da questão é com relação ao valor que o sal era vendido pelos chineses: o valor era mais baixo.