SóProvas



Questões de História e Geografia do Estado do Rio Grande do Norte


ID
121363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Quanto à história do Rio Grande do Norte durante os séculos XVI e XVII, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A:
    Conquista do Rio Grande do Norte

    A conquista do território potiguar foi uma tarefa extremamente árdua e difícil. Foi Manuel Mascarenhas Homem, capitão-mor de Pernambuco nomeado por D. Francisco de Souza (que era governador-geral do Brasil na época), que tomou as providências necessárias para a organização de uma grande expedição, que foi realizada com sucesso. Essa expedição era composta por sete navios e cinco caravelões.

    A Fortaleza da Barra do Rio Grande impunha respeito devido à sua beleza. Por isso, os holandeses, sabendo da importância de cunho estratégico daquele edifício militar, possuíam certo temor e começaram a recolher o maior número de informações para elaborar um plano eficaz para capturá-la. Em 1625, o capitão Uzel Johannes de Laet fez um reconhecimento, encontrando na Capitania do Rio Grande um engenho e muita criação de gado. Cinco anos mais tarde, de acordo com o notório historiador Luís da Câmara Cascudo, Adriano Verbo eio à capitania, com a "missão especial de ver, ouvir e cantar". Mas, mesmo assim, os flamengos tentaram tomar posse dessa fortaleza. Em 1631, o nativo Marcial se entregou ao Conselho Político do Brasil Holandês, com o objetivo: realizar alianças com os batavos. Esstes, por sua vez, organizaram uma expedição, onde conseguiram várias informações importantes que se encontravam em poder dos portugueses e que facilitaram, posteriormente, a conquista do Ceará. Esses documentos se encontravam com um português chamado João Pereira, que foi morto mais tarde.

    Continua no proximo comentário...
    Deus abençoe a todos... 

  • Algum tempo depois, os holandeses finalmente impuseram seu plano de conquistar o Rio Grande do Norte. O historiador Câmara Cascudo afirmq que "A 21 de dezembro de 1631 partiram do Recife quatorze navios, com dez companhias de soldados veteranos. Dois conselheiros da Companhia assumiram a direção suprema, Servaes Carpenter e Van Der Haghen. As tropas eram comandadas pelo Tenente-Coronel Hartman Godefrid Van Steyn-Gallefels. Combinaram desembarcar em Ponta Negra, três léguas ao sul de Natal, marchando sobre a cidade"". Entretanto, o capitão-mor Cipriano Pita Carneiro ordenou que seus liderados abrissem fogo contra os invasores, o que provocou a desistência dos holandeses em conquistar o Rio Grande do Norte. Por isso, diz-se que a primeira tentativa de conquista dos flamengos resultou em fracasso.

    Mais tarde, os holandeses voltaram a temer a conquista do Rio Grande do Norte, apresentando fortes resistências contra os defensores da Fortaleza da Barra do Rio Grande. Segundo versões, a Holanda temia conquistar o Rio Grande do Norte, pois o capturamento desta capitania era a solução definitiva para o abastecimento de carne bovina aos batavos. A Fortaleza da Barra possuía como sendo Pero Mendes de Gouveia como capitão-mor, mais um efetivado de apenas oitenta homens. Entretanto, o capitão-mor resolver abandonar as dunas localizadas próximas à fortaleza, contribuindo para que ali fosse instalada uma artilharia pelos seus inimigos, tornando a edificação um alvo de verdadeiros ataques. E foi exatamente isso o que aconteceu: a Fortaleza da Barra do Rio Grande foi destruída e o domínio holandês no Rio Grande do Norte se consolidou.

    Deus abençoe a todos... 
  • LETRA A - CORRETA - Visando enfraquecer política e militarmente a Holanda, a Inglaterra acabou por dar apoio

    logístico aos insurretos brasileiros, ao mesmo tempo que fustigava a Holanda numa guerra sem

    fronteiras. Impossibilitada de manter uma guerra em duas frentes, a Holanda capitulou frente aos

    brasileiros. Foram expulsos de Pernambuco e, impossibilitados de garantir sua posição na capitania

    do Rio Grande, os holandeses a abandonaram. Em fevereiro de 1654, o capitão Francisco Figueiroa,

    comandando 850 homens, veio assumir o comando da capitania; os holandeses haviam fugido,

    deixando um rastro de ruína e destruição

    B - A divisão em capitanias hereditárias aconteceu bem antes da invasão holandesa

    C -Para a capitania do Rio Grande, a principal conseqüência foi a Guerra dos Bárbaros

    ou Confederação dos Cariris, fruto da tentativa do governo de pacificar os índios rebelados no

    interior. Essa guerra durou aproximadamente meio século e praticamente aniquilou os indígenas da

    capitania....Tradicionalmente, potiguares e cariris eram inimigos. Enquanto os primeiros mantinham

    relações de amizade com os portugueses, os cariris eram aliados dos holandeses

    E - Por reconhecimento de sua atuação em Palmares foi nomeado Governador do  em  de , tendo sido o grande responsável pela pacificação da região ao combater os índios  no sertão do Rio Grande do Norte. De regresso a Pernambuco, em  de  foi nomeado  do Terço da Linha do Recife


ID
125548
Banca
ESAF
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2008
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O processo histórico de formação do espaço do Rio Grande do Norte teve por base duas frentes de ocupação: uma sertaneja e outra litorânea.
No século XVIII, a produção do espaço sertanejo esteve associada à:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.
    Segundo Sérgui Luiz Bezerra Trindade (História do Rio Grande do Norte):
    " A seca de 1844-1846 foi possivelmente a de maior impacto sobre a estrutura econômica e social do Rio Grande do Norte, pois forçou a migração de grandes contingentes populacionais do campo para as vilas e cidades, principalmente as litorâneas. Do ponto de vista econômico, mostrou a fragilidade em que se assentava a pecuária bovina, levando “a uma valorização da agricultura, ou seja, ‘mostrou a instabilidade da riqueza do gado e convenceu a muitos da necessidade de formar estabelecimentos agrícolas mais sólidos’”, ponto de vista defendido pelo presidente da província alguns anos depois. Tendo em vista os efeitos da seca serem menos sentidos na região, foi na faixa litorânea que, num primeiro momento, a agricultura recebeu um maior impulso, principalmente com a expansão do cultivo da cana-de-açúcar (MONTEIRO, 2000, p. 127-128). Mas foi o algodão o produto que incrementou, a partir da segunda metade do século XIX, a economia norte-rio-grandense. Apesar das constantes secas (foram nove grandes secas no século XIX), a produção algodoeira do Rio Grande do Norte teve um aumento considerável. Nos anos 1860, a lavoura do algodão passou a da cana-de-açúcar. Em pouco mais de 20 anos, a produção de algodão cresceu mais de quinze vezes. Contribuiu para isso algumas inovações tecnológicas, a Guerra da Secessão (Estados Unidos), o surto de desenvolvimento industrial brasileiro e o aumento da área plantada (Seridó). Segundo Medeiros (1973, p. 93), plantado no Seridó, o algodão mocó também foi um dos impulsionadores da economia norte-rio-grandense, pela larga aceitação de sua fibra longa. Até 1865, superou as exportações dos outros produtos, porque o preço alcançou cifras astronômicas, conseqüência do fechamento das fontes norte-americanas em plena guerra de Secessão e a grande procura na Inglaterra no momento da “cotton famine”, oriunda da segunda fase da revolução industrial. Ilustra a procura dos mercados brasileiros de algodão, o fato narrado por Luiz Agassiz de que em Paris, por ocasião da Exposição Universal, o Brasil recebeu um prêmio especial por ter abastecido largamente o mercado europeu. Nesta contribuição, o Rio Grande do Norte, em 1865, arrecadou pela exportação na ordem de 270.5000$000. O algodão, diz Cascudo (1984, p. 386-387), cresceu baseado única e exclusivamente na vontade do pequeno produtor. Foram vários os senhores de engenho que abandonaram a plantação da cana-de-açúcar para se dedicarem à produção algodoeira. Mas a cultura algodoeira continuou sendo mais uma atividade de pequenos produtores.
  • Pecuaria  bovina, agricultura de subsistência, e produção d ealgodão voltada para o mercado externo. Letra C

  • E) Produção mineral no seridó iniciou-se a partir do século XIX, em razão da II Guerra Mundial. 

  • O cultivo da cana ocorre no litoral.

  • Cultivo de Cana de açucar ocorreu principalmente no litoral e a a parte mineral apenas veio a ser explorada de fato a partir do século XIX


ID
125551
Banca
ESAF
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2008
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O tipo climático predominante na região seridó do Rio Grande do Norte é o semi-árido. São características desse tipo climático:

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Bons estudos!
  • De qualquer forma, o clima semi-árido é caracerizado pelas altas temperaturas, baixa amplitude térmica e baixos índices pluviométricos.

  • Gostaria de saber o porquê dessa questão ter sido anulada. De todo modo, também marcaria a letra "C", Helton Tadeu

  • clima semiárido é um tipo de clima caracterizado pela baixa umidade e pouco volume pluviométrico. Na classificação mundial do clima, o clima semiárido é aquele que apresenta precipitação de chuvas média entre 200 mm e 400 mm.

  • Amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registradas num determinado período de tempo. Aqui, a temperatura é quase que constante o ano todo, por isso a amplitude é baixa.


ID
125554
Banca
ESAF
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2008
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A usina Termoaçu, localizada no município de Alto do Rodrigues, destaca-se como investimento fundamental para o (a)

Alternativas
Comentários
  • O Projeto polo Gas-Sal, localizado em Macau, utilizara a energia produzida na Termoacu para, aproveitando o sal, petroleo, calcareo e gas-natural, para a producao de ceramica.
  • Termoaçu, é uma usina termoelétrica brasileira localizada em Alto do Rodrigues, na região do Vale do Açu, no estado do Rio Grande do Norte.

    É um ativo de co-geração, produzindo energia elétrica e vapor de água, utilizado na extração de petróleo na região. Utiliza gás natural como combustível.


ID
125557
Banca
ESAF
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2008
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Nos anos de 1990, com o objetivo de dinamizar e promover o turismo na região Nordeste do Brasil, foi implementado o Programa de desenvolvimento turístico no Nordeste - PRODETUR. No litoral potiguar, esse programa foi operacionalizado em duas fases: Prodetur I e Prodetur II. No Prodetur I foi, então, institucionalizado e implementado o Programa:

Alternativas
Comentários
  • O Pólo Costa das Dunas contempla 18 municípios, beneficiando mais de 1,1 milhão de pessoas, que correspondem à população residente. Abrange todo o litoral oriental e parte do litoral norte do Estado, estendendo-se por cerca de 200 km, costeando o Oceano Atlântico.

  • Letra  D, polo  costa das Dunasresponsável por  contemplar 28 municípios, programa considerado muito eficaz.

  • Os Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR) buscam organizar as intervenções públicas para o desenvolvimento da atividade turística, através de prévios processos de planejamento das regiões turísticas. A partir do planejamento das áreas turísticas prioritárias são propostas intervenções públicas a serem implantadas de forma que o turismo venha a constituir uma verdadeira alternativa econômica geradora de emprego e renda principalmente para a população local.

    Polo Costa Branca é o jargão turístico dado a uma região no estado do Rio Grande do Norte. Essa região se localiza no centro e oeste do estado e possui uma geografia plana. Seu nome é uma referência as paisagens locais, com a predominância das dunas e de salinas com imensos morros brancos. Baseia-se no turismo de massa, e também no turismo histórico. De um lado, há a vegetação da caatinga, repleta de xique-xiques e juremas, e do outro, o mar, dunas multicoloridas, falésias e quilômetros de praias praticamente desertas.

  • O litoral do Rio Grande do Norte e o PRODETUR/NE I

    Os principais resultados para o Rio Grande do Norte, como efeitos do PRODETUR/NE I, começa ainda em 1999 com a pavimentação, urbanização e implantação de parte da rede de esgotamento sanitário na Praia de Ponta Negra, localizado em bairro de mesmo nome em Natal e melhoria viária conhecida como Rota do Sol.

    O Pólo Costa das Dunas

    Contempla 18 municípios, beneficiando mais de 1,1 milhão de pessoas, que correspondem à população residente. Abrange todo o litoral oriental e parte do litoral norte do Estado, estendendo-se por cerca de 200 km, costeando o Oceano Atlântico.
    A Área de Planejamento consiste dos seguintes municípios: Arez, Baía Formosa, Canguaretama, Ceará-Mirim, Extremoz, Macaíba, Maxaranguape, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Pedra Grande, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu, São Miguel do Gostoso, Senador Georgino Avelino, Rio do Fogo, Tibau do Sul e Touros.
    O fluxo turístico concentra-se principalmente na faixa litorânea ao sul da capital, com presença marcante de praias, dunas, lagoas, importantes reservas de Mata Atlântica do Estado (Baía Formosa, Natal e Tibau do Sul) e falésias. Na costa litorânea norte, abundam recifes de corais, compostos de crostas de algas e esqueletos de animais que vivem em colônias, grandes dunas fixas e móveis, belas lagoas e praias exuberantes. Este pólo também concentra um grande número de atrações culturais que contam um pouco da rica história do Rio Grande do Norte.
    Como oportunidades de investimentos, destacam-se: hotelaria, restaurantes, bares e similares, casas de espetáculos, esportes náuticos, camping, turismo ecológico e serviços diversos, particularmente ligados à produção e comercialização de artesanato.

     

    Fonte: www.cchla.ufrn.br/rmnatal/relatorio/finalimobiliarioturisticomai09.pdf

  • d)

    Pólo Costa das Dunas

  • Pólos Turísticos do RN:

     

    Pólo Costa das Dunas:

    Porta de entrada do estado, localizado no litoral oriental, onde o azul do mar e o brilho do sol dão boas-vindas aos visitantes, que se encantam pelas belezas das praias, lagoas, falésias, dunas e o maior cajueiro do mundo.

     

    Pólo Costa Branca:

    O Pólo Costa Branca é marcado por um incrível contraste: de um lado, a vegetação caatinga, repleta de xique-xiques e juremas. Do outro, o mar, dunas multicoloridas, falésias e quilômetros de praias praticamente desertas.

     

    Pólo Seridó:

    Localizado ao sul do estado, o Pólo Seridó é constituído por ecossistemas naturais e possui uma vegetação única no planeta: a caatinga. Faz parte do Nordeste semi-árido e abrange importantes sítios arqueológicos, que registram a presença do homem pré-histórico, através de enigmáticas inscrições rupestres.

     

    Pólo Serrano:

    O clima ameno de suas cidades, que varia entre 16º a 22º, é uma das principais características dos destinos que compõem o Pólo Serrano. Situado no semi-árido nordestino, o Pólo Serrano é a atração dos adeptos do ecoturismo, pela geografia favorecida com montanhas e grutas.

     

    Pólo Agreste-Trairí:

    O Pólo Agreste/Trairí encanta pela beleza deste pedaço de Sertão Nordestino, excelente para a prática do turismo de aventura pelas suas serras, rochas e lajedos.

     

    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Polos_tur%C3%ADsticos_do_Rio_Grande_do_Norte

     

     


ID
125560
Banca
ESAF
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2008
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Região Metropolitana de Natal apresenta-se como um dos espaços de maior dinamismo econômico no Rio Grande do Norte. É formada pelos municípios de Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, São José de Mipibu, Monte Alegre, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Ceará Mirim e Extremoz, sendo um dos espaços de maior concentração de população.

Ainda sobre a Região Metropolitana de Natal, podemos afi rmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra A, existe uma   diferença acentuada  no processo de urbanização dos municipios que fazem parte da região.

  • A. Do ponto de vista da urbanização, apresenta uma acentuada diferença, pois a população rural de alguns municípios é superior à população urbana. 

    c. Em Parnamirim o setor que mais cresce é o terciário, e em Extremoz o secundário.  

    d. O destaque é Natal. 

    e. Nísia Floresta se destaca pela carnicicultura e em São José do Mipibu, a prestação de serviços. 


ID
128008
Banca
ESAF
Órgão
SET-RN
Ano
2005
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Caatinga é um importante ecossistema do Rio Grande do Norte. Entre as suas características podemos destacar

Alternativas
Comentários
  • entre as caracteristicas da caatinga  está  a presença  de vegetação xerófila, e subxerófila e solos litólicos eutróficos.  Letra D

  • A vegetação da caatinga é adaptada às condições de aridez (xerófila).

  • Apesar de suas condições severas, o bioma Caatinga apresenta uma surpreendente diversidade de ambientes, proporcionados por um mosaico de tipos de vegetação, em geral caducifólia, xerófila e, por vezes, espinhosa, variando com o mosaico de solos e a disponibilidade de água. A vegetação considerada mais típica de caatinga encontra-se nas depressões sertanejas: uma ao norte e outra ao sul do bioma, separadas por uma série de serras que constituem uma barreira geográfica para diversas espécies. Mas os diferentes tipos de caatinga estendem-se também por regiões mais altas e de relevo variado, e incluem a caatinga arbustiva a arbórea, a mata seca e a mata úmida, o carrasco e as formações abertas com domínio de cactáceas e bromeliáceas, entre outros.

     

    http://www.mma.gov.br/estruturas/203/_arquivos/ecorregioes_site_203.pdf

  • Caatinga  é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. Este nome decorre da paisagem esbranquiçada apresentada pela vegetação durante o período seco: a maioria das plantas perde as folhas e os troncos tornam-se esbranquiçados e secos. A caatinga ocupa uma área de cerca de 850.000 km², cerca de 10% do território nacional, englobando de forma contínua parte dos estados da Paraíba, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia (região Nordeste do Brasil) e parte do norte de Minas Gerais (região Sudeste do Brasil).

    Vegetação xerófila: Vegetação adaptada à aridez. Possui raízes compridas, aprofundando-se bastante no solo para buscar água. Apresenta folhas pequenas e muitas vezes cobertas de ceras, para diminuir a evaporação (perda de água). Possuem também, folhas em forma de espinhos para diminuir a evaporação. Exemplo: Caatinga. 

    Solos Litólicos eutróficos e distróficos - Compreende solos pouco desenvolvidos.

     

  • MAIS INFO

    SOLOS litólicos eutróficos e os brunos não cálcicos são elementos definidores da flora da caatinga.
     

  • Dica para associar a vegetação Xerófila à Caatinga: a "catinga" tem "xero".


ID
128011
Banca
ESAF
Órgão
SET-RN
Ano
2005
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 1970, o IBGE divide o Rio Grande do Norte em 10 Microrregiões Homogêneas, agrupando em cada uma delas os municípios que apresentavam semelhanças e homogeneidades, não só no quadro natural, mas também no econômico.

Com relação à Microrregião Agreste Potiguar é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta  letra A, a região agreste apresenta  um clima  quente, úmido e sub- úmido.

  • A - Microrregião do Agreste Pontiguar

     

    B - Microrregião de Natal

     

    C - Microrregião do Seridó

     

    D - Microrregião da Borborema Potiguar

     

    E - Microrregião do Sertão de Angicos

  • (E) não é sertão de Angicos. O certo, para a Letra E , é Micro Região Serra-Verde.

     

    Resulta da divisão da região agreste, sendo uma região seca e das mais quentes, ocupando parte da depressão sertaneja do nosso Estado. João Câmara é o município mais importante.

  • O erro da D é por que está escrito Serra e não Planalto da Borborema? Não entendi...

    Existem dois mapas de microrregiões homogêneas..Qual utilizar? 

     

    MAPA das microrregiões.

    http://2.bp.blogspot.com/-rQSNq9MQo1c/UwtM9serdrI/AAAAAAAAEbw/k5AgEaLEgkw/s1600/geo2.png

  • O Agreste é em torno de 150 a 450 mm de Março a Junho e NÃO de 800 a 1000 milímetros. Questão Bugada

     

  • GABARITO: A

    A. Microrregião do Agreste Potiguar: Situada entre o litoral e as encostas da Borborema. O mais importante centro urbano é Nova Cruz, localizado no extremo sul da região. 

    B. Microrregião de Natal: Esta região é o prolongamento setentrional da Zona da Mata nordestina. A presença de Natal faz desta região a de maior efetivo populacional. 

    C. Microrregião do Seridó: Localizada na parte meridional do Estado, no reverso da Borborema, com baixa precipitação pluviométrica. O mais importante centro da área é Caicó, seguido por Currais Novos, onde se desenvolve a exploração da xilita/xelita/scheelita.

    D. Microrregião da Borborema Potiguar: Corresponde à região do alto da Borborema e tem Santa Cruz como principal cidade. A grande característica dessa unidade é sua diferenciação quanto ao relevo, um compartimento elevado do Estado, com relevos movimentados pertencentes ao Planalto da Borborema.

    E. Microrregião do Sertão de Angicos: Localizada na parte central do Estado. A região natural das depressões semiáridas corresponde à Depressão Sertaneja no estado. É uma das áreas do domínio das caatingas. 


ID
128020
Banca
ESAF
Órgão
SET-RN
Ano
2005
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A mineração junto com o algodão e a pecuária foram atividades econômicas importantes para o processo de ocupação e crescimento econômico do interior potiguar. No caso específico da produção de scheelita, a Microrregião do Estado do Rio Grande do Norte que mais se beneficiou com essa produção foi

Alternativas
Comentários
  • A maior concentração foi no município de Currais Novos. 

    fonte: 
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAABeDkAK/geologia-economica-rn
  •  Letra C, amicoregião mais beneficiada com a produção de schelita foi a de Serido.

  • Maiores Produtores de Scheelita no RN: Currais Novos e Acari

  • Destaque para Mina Brejuí de Tomaz Salustino em Currais Novos na região do Seridó


ID
128023
Banca
ESAF
Órgão
SET-RN
Ano
2005
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Cultivado(a) em diversas áreas do Estado do Rio Grande do Norte, destaca-se, na atualidade, por ser um dos principais produtos de exportação do vale do Açu, sendo o município de Ipanguaçu um dos principais produtores.

O texto acima se refere ao cultivo do (a)

Alternativas
Comentários
  • Sebrae apóia cultivo de frutas no Vale do Açu (RN)

    Banana, mamão, manga, coco, goiaba, graviola, melancia. Essas são algumas das frutas cultivadas por produtores que trabalham em pequenas propriedades no município de Alto do Rodrigues, localizado na microrregião do Vale do Açu (RN). Desde 1994, os agricultores da localidade recebem o apoio do Sebrae e parceiros para desenvolver a fruticultura irrigada.
    O projeto atende diretamente 50 produtores em 6 mil hectares de terra. O espaço é dividido em lotes. Hoje são 180 lotes ocupados por produtores de pequenas propriedades. Há também os lotes empresariais. O gestor do projeto, Franco Marinho, destaca que a banana é a fruta mais produzida. "Temos pelo menos 1,2 mil hectares ocupados somente com plantio de bananas", diz.

    FONTE: http://www.abanorte.com.br/noticias/sebrae-apoia-cultivo-de-frutas-no-vale-do-acu-rn
  • Letra D, banana  é o  produto mais  exportado do vale do Açu e também  é um dos principais produtos de  exportação do RN.

     

  • BANANA - lembra da T.I.A: (Touros, Ipanguaçu e Alto do rodrigues)


ID
128026
Banca
ESAF
Órgão
SET-RN
Ano
2005
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na atualidade apresenta-se como uma importante atividade para a economia potiguar. No entanto, a sua realização é motivo de preocupações por parte da sociedade, tendo em vista constituir uma atividade ameaçadora do equilíbrio ambiental marinho e, particularmente do mangue.

A atividade a que o texto faz referência é o(a)

Alternativas
Comentários
  • A carcinicultura demanda instalação de piscinas artificiais, com a consequente supressão da vegetação nativa dos manguezais. O impacto imediato é sentido em curto, médio e longo prazos, pois por tratar-se de intervenção agressiva (extirpação da vegetação até a raiz, o que impede a regeneração da mesma), afeta-se o equilíbrio biótico das demais espécies habitantes, tais como alevinos de peixes e crustáceos, bem como retira-se uma barreira natural às altas marés, podendo ocasionar impactos nas populações humanas próximas. Além disto, os efluentes dos viveiros provoca a contaminação das águas por fungicidas. Outro problema é a salinização dos lençois freáticos, impossibilitando o consumo por parte das populações ribeirinhas. Além da salinização dos lençois freáticos ocorre também a salinização do solo nos arredores das fazendas, impossibilitando a agricultura nesses locais.

    Outro aspecto, de caráter social, refere-se ao impacto de tais práticas econômicas junto às populações que tradicionalmente sobrevivem dos recursos do mangue. Uma vez que a seletividade por regiões mais ricas em recursos naturais é visada para o bom sustento do empreendimento, entra-se em conflito com os extrativistas preexistentes, que por encontrarem no mangue seu sustento, dominam conhecimentos práticos acerca do mesmo, entendendo sua dinâmica e características. Tais situações têm ocasionado protestos e até mesmo mortes (para maiores referências pesquisar Declaração de Choluteca; ações Greenpeace carcinicultura; Martinez Alier)Os comflitos sociais entre carcinicultores e comunidades tradicionais são comuns. Os primeiros buscam o lucro e o crescimento a qualquer custo, as comunidades por sua vez querem apenas preservar os manguezais para assim obter sempre o seu sustento, mantendo uma relação harmoniosa com o manguezal.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Carcinicultura

  • Letra  A,   A carcinicultura é uma atividade econômica   importante para o estado, no entanto  essa  atividade  preocupa o equilibrio marinho e particularmente do mangue.


ID
128029
Banca
ESAF
Órgão
SET-RN
Ano
2005
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Atividade turística no Rio Grande do Norte tem apresentado intenso crescimento inclusive no interior do Estado. Dois municípios têm-se destacado enquanto roteiro turístico no interior, devido às suas características naturais, em especial a geomorfologia.

Os municípios em questão são

Alternativas
Comentários
  • Duas serras, duas cidades a 700 metros do chão, Martins e Portalegre possuem muitos atrativos para os turistas, principalmente nos meses mais frios, quando registram-se temperatura entre 18 e 20 graus à noite. Na madrugada, a temperatura pode cair para 11 graus. As duas cidades serranas têm atrativos como trilhas, no melhor estilo ecoturismo, com destinos como quedas de água e cavernas. Além da própria história das cidades, suas lendas e eventos que estimulam a presença de visitantes.

    http://www.portalegre.rn.gov.br/site/noticia6.htm

  • Letra  E,  Martins  e  porto alegre se destacam pelas  suas  serras.

  • Lindemberg é Portalegre RN. Porto alegre é no Rio Rrande do Sul.

     

    Portalegre hô terra bacana, te quero tanto minha querida serrana (8)


ID
128032
Banca
ESAF
Órgão
SET-RN
Ano
2005
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

"A fruticultura irrigada no Rio Grande do Norte respondeu em 2002 por 25% das exportações estaduais, entretanto, o período de maior crescimento, principalmente em termos de exportação, ocorreu no período de 1995 a 1998." (Felipe et al. 2004).

Entre os frutos que se destacaram na ponta das exportações do Estado no ano 1998, respectivamente, foram

Alternativas
Comentários
  • O melão, assim como a castanha de caju e os produtos de confeitaria, são os três

    únicos que permaneceram constantes entre os dez maiores em exportação. O melão é,

    inclusive, o carro-chefe da chamada fruticultura tropical potiguar de exportação, talvez o

    “ícone” do comércio internacional estadual por sua importância econômica, pela permanência

    e busca de novos mercados compradores e pela extensa área de produção ocupada no

    chamado Vale de Mossoró. O Rio Grande do Norte é, sem dúvida, o maior exportador de

    melão do Brasil. A castanha de caju, apesar da predominância comercial e produtiva do

    estado vizinho, o Ceará, encontra no Rio Grande do Norte condições plenamente favoráveis

    às exportações, com grandes e tradicionais empresas, tais como: a Usibrás e a Aficel, ambas,

    em Mossoró. Há também pequenos produtores da Serra do Mel, além de investimentos

    estrangeiros diretos realizados por um grupo indiano, atuando, no RN, no município de São

    Paulo do Potengi. Já a confeitaria, representante mais expressivo do setor industrial em termos

    de longevidade no mercado externo, difere do melão e da castanha de caju pelo (quase)

    monopólio, não somente na produção, mas, principalmente nas exportações. A Simas

    Industrial ocupa esse espaço, com balas, pirulitos e chicletes – dos quais alguns licenciados

    para uso da marca de personagens da Disney – conseguindo também ser a empresa mais

    internacional do Rio Grande do Norte, exportando para mercados tradicionais como os

    Estados Unidos, bem como outros menos conhecidos comercialmente pelas empresas do

    Estado, tais Trinidad e Tobago ou África do Sul


    FONTE: http://webserver.falnatal.com.br/revista_nova/a6_v3/artigo-%20O%20RN%20globalizado%20e%20o%20novo%20cenario%20em%20uma%20decada%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20export.pdf
  • Colega, e sobre a manga? Nos meus estudos não identifiquei em nenhum momento referencia especial sobre esta fruta.

    No site do gorverno do Estado os produtos de destaque são a castanha de caju, o melão e a banana. 

    http://www.centraldoinvestidor.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/central_investidor/instituicao/gerados/fruticultura_port.asp


     Por que não é a alternativa e? 

    Grata.
  • A questão fala respectivamente, então não pode ser a (E). A ordem de importância é melão, castanha de caju. Em relação à manga tb não sei explicar, mas dava para responder a questão por eliminação.
  • Eu também não fui pela ordem de importância: eu também achava que seria a "E".

  • Letra  C  , nessa época   a  plantação de melão no estado estava em alta, mesmo com a  falência da Maisa.

     

  • E a banana? ta "pôdi"? kkkk :)

  • http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc11079908.htm

    a A fruticultura ocupa metade das exportações do Rio Grande do Norte. E o melão, carro-chefe da produção, representa sozinho 25% desse pauta. As exportações de seis frutas (melão, castanha de caju, manga, banana, melancia e abacaxi) foram 18,94% superiores em 1998 na comparação com 1997, somando no ano passado US$ 47,3 milhões.
    Atividade em expansão, a fruticultura irrigada é desenvolvida na região do Vale do rio Açu, que fica a 200 km de Natal.

    Pesquisei google

    a questão fala nas frutas que se destacaram....

  • Lembrando que essa questão é de 2005, ou seja, 12 anos se passaram, portanto, os indíces atuais provavelmente não irão "bater" com os daquela época.


ID
128035
Banca
ESAF
Órgão
SET-RN
Ano
2005
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

"O pólo gás-sal corresponde a um grande projeto de criação de indústrias no Rio Grande do Norte, tendo como base o aproveitamento do sal, gás natural, petróleo e calcáreo, existentes com certa abundância no Estado. Com a utilização do gás natural, o projeto prevê a construção de usinas termoelétricas a fim de gerar energia elétrica para as indústrias instaladas." (Felipe e Carvalho, 2002).

Entre essas usinas se destaca a Termoaçu que está sendo construída no município de

Alternativas
Comentários
  • O polo Gas-sal fica em Macau. Essa Questao e de 2005. Em 2008 o RN alcancou a auto-suficiencia energetica com a conclusao da usina Termeletrica do Vale do Acu, um investimento de 1,2 bilhoes que utilizara o gas natural para producao de energia eletrica.O gasoduto Assu-Serido vai garantir energia limpa e barata as empresas de varias regioes do Estado.
  • O polo gás-sal fica no município de

    Macau, mas a usina termoaçu fica no município de Alto dos Rodrigues.

     

  • A Usina Termelétrica do Vale do Açu Jesus Soares Pereira, mais conhecida como Termoaçu, é um ativo de co-geração, isto é, foi concebida para produzir energia elétrica e vapor de água, utilizando gás natural como combustível. De propriedade da Termoaçu S.A., Empresa de direito privado cujo capital é composto por 79,5% da Petrobras e 20,5% do Grupo Neoenergia; seu ativo encontra-se locado à Petrobras, a qual detém a gestão do mesmo. Localiza-se no município de Alto do Rodrigues, a 200km de Natal e a 110km de Mossoró, ambos no estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Celebra contrato de produção de energia para com três empresas, a saber: Petrobras, COSERN (Companhia Energética do Rio Grande do Norte) e COELBA (Companhia Energética da Bahia).

    A usina vai produzir, na primeira fase, 310 MW líquidos de energia elétrica a partir de dois conjunto turbo-geradores à gás natural e um sistema de cogeração que produzirá 610 t/h de vapor para extração de petróleo dos poços da região. Uma turbina a vapor está prevista para funcionamento a partir do oitavo ano de operação, assumindo toda a demanda de vapor no 13º, complementando mais 110 MW de capacidade à planta, totalizando 450 MW. A usina foi construída no Sítio São José em Alto do Rodrigues pela Construções e Comércio Camargo Corrêa Ltda.

    A termelétrica foi inaugurada em 19 de setembro de 2008 pelo Presidente da República. A obra utilizou recursos do PAC e foi uma das poucas obras deste programa concluídas no estado[1].

    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Termel%C3%A9trica_do_Vale_do_A%C3%A7u

  •  Letra B, levam  industrias até para o Alto do Rodriguês já Mossoró fica no abandono.

  • -
    embora o gabarito tenha sido mantido, a questão encontra-se desatualizada
    tendo em vista que a Usina ja foi construida!
     


ID
153910
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Durante a União Ibérica, a Capitania do Rio Grande do Norte passou a fazer parte do interesse expansionista de Filipe II da Espanha, tendo em vista

Alternativas
Comentários
  • Fonte: http://professorallysonhistoria.blogspot.com.br/2012/08/historia-do-rio-grande-do-norte-alguns.html
  • a) o sucesso da economia de subsistência praticada pelos índios potiguares no interior da capitania, cuja produção poderia fornecer altos lucros no mercado consumidor deprodutos tropicais.
    - Na época, não tinha os portugueses interesse em produtos tropicais, o principal interesse era garantir o território e a extração de pau-brasil.
    b) a constante invasão de povos estrangeiros na capitania, particularmente de holandeses, que estabeleciam fortes laços de aliança com os indígenas da tribo potiguar no sertão nordestino.
    - A alternativa trocou franceses por holandeses.
    c) a posição geográfica da capitania, que possibilitava acesso estratégico à colônia e exploração de todas as terras da costa brasileira, especificamente da região nordestina.
    - Alternativa correta. RG é uma das regiões mais próximas da Europa.
    d) a necessidade de expansão da colonização e a implantação de núcleos de povoamento, a organização e a criação de órgãos administrativos capazes de promover a expulsão dos franceses da capitania.
    - invés de órgãos administrativo, órgãos militares.
    e) o fracasso do sistema de capitanias hereditárias que favorecia incursões estrangeiras, principalmente francesas, na capitania que colocavam em risco o domínio espanhol em terras brasileiras.
    - O elaborador fez alguns trocadilhos na questão com relação duas épocas. O fracasso das capitanias hereditárias foi no inicio do século XVI (1.534) e interesse expansionista de Filipe II no fim século XVII (1.599 – fundação de natal)
  • Letra C,  aposição geográfica da capitania, que dava acesso estrategico a colônia

  • Durante o século XVII, o Rei Felipe II, da Espanha, apossou-se da coroa de Portugal e unificou as duas regiões na chamada União Ibérica.

    A Espanha dominava os chamados Países Baixos. Estes, após conquistarem independência, passaram a se chamar Holanda e romperam laços com os espanhóis.

    A Holanda lucrava com o comércio do açúcar brasileiro, obtido por intermédio de Portugal. Quando o Felipe II conquistou Portugal, ele acabou com essa abertura e impôs uma barreira comercial.

    Aos Holandeses (chamados de Batavos) restou invadir o Nordeste brasileiro. Não conseguiram na Bahia, porém conquistaram Pernambuco e Natal.

    Pernambuco desfrutou de melhorias urbanas, porém Natal sofreu com a violência e a exploração dos invasores.

    Os mais marcante foi o Massacre de Uruaçu, que se deu com a invasão e luta do Engenho Ferreiro Torto. Morreram Francisco Coelho, proprietário do engenho, sua mulher, cinco filhos e sessenta pessoas que estavam.

    Os Holandeses também realizaram uma carnificina na Capela de Nossa Senhora das Candeias do Cunhaú, em Canguaretama.

    A matança no engenho marcou o inicio da insurreição pernambucana contra a presença holandesa, somente posta encerrada em janeiro de 1654.

  • Apesar da resposta correta ter sido a letra "C", eu não vi erro na letra "E", pois o interesse de Felipe II no Rio Grande (3° tentativa de colonização) se deu após as duas tentativas fracassadas de colonização de Portugal pelo sistema das Capitanias Hereditárias.

     

    1° tentativa de colonização (1535): sob o comando de Aires da Cunha e os filhos de João de Barros. Fracassou devido à resistência indígena, aliados aos franceses, os quais contrabandeavam pau-brasil.

     

    2° tentativa (1555): comandada pelos filhos de João de Barros. Também fracassou devido à resistência indígena. IMPORTANTE!! Após  fracasso das duas tentativas de colonização , e coma a morte de João de Barros, em 1571, a posse da capitania do Rio Grande reverteu à Coroa (o Rio Grande passou à condição de Capitania Real ou da Coroa)

     

    3° tentativa (1597): o contexto que a mesma está inserido é o da União das Coroas Ibéricas. A expedição teve origens nas Cartas Régias de 1596 e 1597, de Felipe II, ao Governador Geral do Brasil, Dom Francisco de Souza, com ordens de construir um forte, fundar uma cidade e expulsar os franceses.

     

    Se eu estiver errada, corrijam-me por favor. Bons estudos!!!!! Só não passa que desiste!!!!

  • GABARITO: "C"
    A Capitania do Rio Grande, durante o processo de ocupação, foi invadida por estrangeiros, entre eles os holandeses. Estes tinham interesse no território
    do Rio Grande, uma vez que era bem localizado, tinha uma grande projeção para o Oceano Atlântico (é o estado brasileiro que tem a maior), possibilitava acesso estratégico à colônia e ao litoral, sobretudo o nordestino. (Resposta retirada do material do curso Estratégia).

     

  • b) ERRADA - naquela época eram os franceses e ingleses que contrabandeavam pau-brasil devido ao abandono do Rio Grande.

    c) CORRETA - A posição geográfica da capitania era plataforma de lançamento para a conquista do Norte (posto de sentinela avançada da colonização)

    e) ERRADA - O fracasso das capitanias hereditárias se deu no reinado de D. João III 

     

    OBS: Achei essa questão passível de anulação, pois no livro relata que Felipe II, tomando conhecimento da atuação francesa, devido ao fracasso das capitanias hereditárias (a segunda tentativa se deu em 1555), em 1581, através de Carta Régia, autorizou a conquista do RN e construção do Forte dos Reis Magos.

    Por conseguinte, a colonização e povoamento iniciava-se dali pela posição estratégica do RN. 

    Então os motivos reais, de acordo com o que sei, seria a constante invasão de povos estrangeiros. Mas não é a letra B, pelos motivos já citados.

    Me corrijam se entendi mal.

     

  • )

    a posição geográfica da capitania, que possibilitava acesso estratégico à colônia e exploração de todas as terras da costa brasileira, especificamente da região nordestina.

  • Para quem ficou em dúvida na letra (E), é simples. Apesar da gente ter uma falsa ideia de que as capitanias hereditarias falhou  o que ao modo grosso falando de fato não funcionaram bem, porem, houve 2 capitanias que deram certas, foram elas: A capitania de Pernambuco e São vincente, e o fim de fato das capitanias no Brasil acontece um ano antes da indepedência do Brasil, ou seja, em 1821. Logo a alternativa (C) é a correta.

    Sim, você é capaz, sim é dificil, mas quando temos fé, o que não somos capaz, Deus nos capacita !!! 


ID
153913
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Quando o golpe já estava deflagrado, Aluízio Alves publicou nota no jornal Tribuna do Norte, intitulada Ao Povo, na qual informava lamentar:

...que o presidente João Goulart, a quem reconhece e sempre há de proclamar inestimáveis serviços ao Rio Grande do Norte (...) não tenha podido impedir a radicalização das posições ideológicas e políticas, conduzindo o país a um impasse intolerável, que só pode ser solucionado com o respeito às tradições das forças armadas".
(Tribuna do Norte, 02/04/64). (In: http://www.cerescaico.ufrn.br/rnnaweb/historia/republica/ politica_1964.htm. Acessado em 27/04/2010)

O texto e o conhecimento histórico permitem inferir que o governador Aluízio Alves, com a publicação em 1964,

Alternativas
Comentários
  • Fonte: http://blogdoprimo.com.br/artigos/golpe-de-64-no-rn/
  • Muito bom o texto Izaac!!! obrigada por todos seus comentários esclarecedores!!
    Fiquei feliz de ver a FCC mostrar o lado ditador de Aluizio, visto que na maioria das vezes é enaltecido seu lado populista...
  • Letra  E,  ele se une  aos golpistas, integrando -se  ao movimento militar.

  • Quando no final da citação ele diz: "que só pode ser solucionado com o respeito às tradições das forças armadas", com isso aí já mata a questão. Ele se aliou.

  • Siltes relacionados com a temática:

    http://www.mineiropt.com.br/o-golpe-militar-no-rn-1964-nunca-mais/

    https://www.youtube.com/watch?v=ALOGF1SzHNI

    http://blogdoprimo.com.br/noticias/ha-50-anos-o-golpe-militar-de-1964-movimentou-o-rn/

  • Na época, o único oligarca que era contra o golpe foi Djalma Maranhão, com a edição do AI-5, o qual foi exilado e morreu no Uruguai em 1971.

  • e)

    define uma posição favorável aos golpistas, passando a integrar-se ao movimento, assumindo com os militares a defesa da Ditadura Militar no Estado.

  • http://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/editora/livros-em-pdf/historia-do-rio-grande-do-norte.

    Perfeito!

  • Se ele se aliou, porquê ele perde os direitos políticos depois?


ID
153916
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Ao longo de sua história, a economia do Rio Grande do Norte caracterizou-se pela produção e comercialização de produtos

Alternativas
Comentários
  • A economia do Rio Grande do Norte  sempre esteve ligada a agricultura e a criação de gado, tendo como destaque na sua produção: o algodão,sal marinho, sisal, cana de açúcar, milho, feijão, banana, batata doce, etc.

    Fonte:  http://historiarn.blogspot.co.id/2012/09/historia-do-rio-grande-do-norte-um.html

  • Letra  C  características com baixa intensidade tecnologica.

  •  

     c)

    com baixa intensidade tecnológica.


ID
153919
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre a produção mineral do Rio Grande do Norte:

I. Na década de 1940, teve início a exploração da scheelita no estado, elevando-o à condição de maior produtor desse minério no Brasil; a região do Seridó era o principal polo de produção.

II. Diferente do que ocorre com outros estados brasileiros onde há extração de petróleo, o Rio Grande do Norte não recebe royalties da Petrobras.

III. A exploração de sal no litoral norte do estado foi ampliada a partir da necessidade de concorrer com a produção chinesa, que pratica preços mais elevados no mercado internacional.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  •  Na década de 1940, teve início a exploração da scheelita no estado, elevando-o à condição de maior produtor desse minério no Brasil; a região do Seridó era o principal polo de produção. Resposta correta  alternativa  A  I

  • A resposta correta é a alternativa A.

    Todavia, caso alguém aceite responder, eu quero saber uma explicação melhor sobre o ítem 3.

  • Gustavo Mota, III - ERRADA: além da questão do preço demonstrar o erro da questão, essa situação de crise pela concorrência da China foi com relação à schelita, e não ao sal.

  • No Brasil a maior concentração de scheelita encontra-se no estado Rio Grande do Norte, nos municípios de Bodó, Lajes e Santana do Matos e alguns municípios da região do Seridó, tal qual Currais Novos (Mina Brejuí), onde Já existe uma atividade econômica sobre a exploração do mineral com destino principal o mercado exterior. Essa valorização do mineral deve-se a retirada do tungstênio do mercado,feita pela China(maior produtor), a qual redirecionou boa parte da suas riquezas naturais para produtos de alto valor agregado.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Scheelita

  • Gabarito: A

     

    I - CERTA. A produção de xelita no RN começou na década de 1940, de fato, mais especificamente no período da Segunda Guerra Mundial. Com o conflito, os EUA vieram suas reservas de tugstênio caírem, ao mesmo tempo ficava sem suas fontes de minérios na Europa e na Ásia. Voltou-se ao Estado potiguar, onde, fazia poucos anos, a xelita havia sido descoberta no Seridó.

     

    II - ERRADA. Estados também recebem suas parcelas nos royalties.

     

    III - ERRADA. Os chineses praticam preços mais baixos na venda internacional do sal (como, ademais, em praticamente todos os produtos), porque dispõem de mão de obra farta e barata.

     

    Bons estudos.

  • III.

    https://tokdehistoria.com.br/2013/01/01/o-sal-no-rio-grande-do-norte/

  • Obrigado, Victor Hugo. Ótimo texto

  •  a)

    I.

  • Gustavo Mota, o erro da questão é com relação ao valor que o sal era vendido pelos chineses: o valor era mais baixo.


ID
153922
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a carcinicultura potiguar são feitas as seguintes afirmações:

I. A atividade é importante criadora de emprego e renda para a população do estado.

II. A produção do Rio Grande do Norte é a terceira do país, sendo suplantada pelo Ceará e Paraíba.

III. A sustentabilidade da atividade é questionada a longo prazo devido aos efeitos negativos sobre o meio ambiente, sobretudo nos manguezais do estado.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • O Projeto Camarão deu-se na década de 70, no intuito de empregar os salineiros que haviam sido prejudicados pela mecanização. 

    De início, a carcinicultura foi muito rentável, todavia, com o passar do tempo, alguns impactos ambientais foram sendo observados, tais como a degradação das áreas dos mangues, a redução do número de peixes e caranguejos e a contaminação do solo e de cursos d'água.

  • Gente, coloquem a fonte por favor!


  • I  A atividade é importante criadora de emprego e renda para a população do estado. 



     II  II. A produção do Rio Grande do Norte é a terceira do país, sendo suplantada pelo Ceará e Paraíba.  LETRA  B


     

  • letra c.

     

  • O RN é o maior produtor e exportador de camarão do Brasil.

  • Segundo pesquisas na internet o Ceará já ultraassou o RN. O ceará é o maior produtor de camarão no Brsil. Vai saber qual será a fonte ou o entendimento da banca.

    http://g1.globo.com/ceara/noticia/2013/07/ceara-e-o-maior-produtor-de-camarao-em-cativeiro-do-brasil.html

  • RN é o segundo maior produtor do país.

    Camarão A produção de camarão chegou a 69,86 mil toneladas em 2015, representando um aumento de 7,4% em relação a 2014. A Região Nordeste foi responsável pela quase totalidade da produção nacional (99,3%), sendo os Estados do Ceará e Rio Grande do Norte os maiores produtores. O Ceará continuou na liderança nacional, respondendo por 58,3% da produção, seguido pelo Rio Grande do Norte com 25,5%. Juntos, os dois estados responderam por 83,8% do total nacional. O destaque municipal é Aracati (CE), que produziu 12,56 mil toneladas de camarão, significando um aumento de 42,4% em relação ao ano anterior. Os cinco primeiros municípios do ranking foram cearenses: Aracati, Acaraú, Jaguaruana, Beberibe e Camocim. Mossoró e Canguaretama, ambos do Rio Grande do Norte, ficaram na sexta e na sétima posição.

    (fonte: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/84/ppm_2015_v43_br.pdf)

     

     

  •  

    Gabarito: C

    I-Correto. A carcinicultura é uma atividade importante para a economia do Estados, gerando emprego e renda. 
    II. Incorreto. O Rio Grande do Norte é o segundo maior produtor de camarão do Brasil, atrás do Ceará. 
    III- Correto.A carcinicultura demanda instalação de piscinas artificiais, com a consequente supressão da vegetação nativa dos manguezais. O impacto imediato é sentido em curto, médio e longo prazos, afetando o equilíbrio biótico das demais espécies habitantes e causando extinções, como a de peixes e crustáceos.  

    Fonte: História e Aspectos Geoeconômicos do RN para MP-RN   Prof. Leandro Signori - Estrátergia Concursos
     

  • c)

    I e III.


ID
154435
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

História do Rio Grande do Norte

No processo de conquista da Capitania do Rio Grande do Norte, a construção do Forte dos Reis Magos em 1598 como marco definitivo da posse territorial ibérica e fundação de uma pequena povoação em 1599, reforçaram a presença física e cultural do homem branco na região. No entanto, não foi fácil o relacionamento entre os portugueses e os índios potiguaras, pois os laços de alianças que existiam entre estes e os franceses eram muito fortes, devido ao sistema de escambo.

(Adaptado de http://www.cerescaico.ufrn.br/rnnaweb/historia/ colonia/conquista.htm acesso em 27/04/2010)


De acordo com o texto, a dificuldade no relacionamento entre portugueses e indígenas devia-se ao fato de o sistema

Alternativas
Comentários
  • Portugal e Espanha assinaram o Tratado de tordesilhas para realizar a divisão dos territórios, tendo Portugal ficado, entre outros, com toda a consta brasileira (que inclui o RN). Irresignado, o rei da França autorizou a atuação dos consários e fibusteiros, que saqueavam os navios espanhóis e portugueses e praticavam o escambo com os índios para conseguir o pau-brasil. Na tentativa de colonizar o RN, Portugal enviou duas expedições que não lograram êxito. Nesse período,  os franceses conseguiram consolidar aliança com os índios, facilitando o contrabando do pau-brasil no porto de Búzios. Assim, verifica-se que o bom relacionamento enter os franceses e os índios foi determinante para impor dificuldades na colonização dos portugueses no RN.
  • Caro colega, qual a fonte dessa informação?

    Grato!

    Bons estudos
  • Segundo Sérgio Luiz Bezerra Trindade na obra História do Rio Grande do Norte, a principal dificuldade encontrada pelos portugueses para estabelecer relação de bom convívio com os índios potiguares se deveu às relações amistosas que estes mantinham com os franceses. 
    Sendo assim, a alternativa que responde a questão é a 'C', uma vez que, logrando êxito o intento português de dominar a população indígena, as relações de escambo entre estes e os franceses restariam prejudicadas. Além disso, é sabido que, enquanto os franceses mantinham com os índios uma relação de amizade, usufruindo do pau-brasil a troco de bugingangas, os portugueses os tornavam cativos, usando, para isso, a desculpa da "salvação de suas almas" através do trabalho desenvolvido pelos jesuítas.
  • Alternativa correta é a letra "D".  veja que a questão diz: "De acordo com o texto", então, a resposta está no texto. Mas, precisamente neste paragrafo: "pois os laços de alianças que existiam entre estes e os franceses eram muito fortes"

    alternativa "D" : dificultar a existência de trabalho compulsório como imposição dos portugueses e "facilitar o convívio e as relações de troca entre índios e franceses"

    os laços de aliança existentes entre os índios e franceses, se reafirma no pequeno trecho da alternativa "D" " facilitar o convívio e as relações de troca entre índios e franceses".

    Bons estudos.

  • Escambo= forma de comércio anterior a existência de cédulas em papel, consistia em troca de mercadoria valiosas por outras, com o tempo verificou-se que era mais seguro e prático usar títulos (papéis timbrados) para comercializar mercadorias. Fonte: tirei isso de um artigo que li enquanto fazia minha monografia de graduação, não lembro título.

  • Letra D   dificultar a existência do trabalho compulsório.

  • Letra D, pois o sistema de escambo dificultava a existência de trabalho compulsório como imposição dos portugueses, pois os índios preferiam o escambo a serem escravizados pelos portugueses. E o sistema de escambo facilitava o convívio e as relações de troca entre índios e franceses.

  • Complementando:

    TRABALHO COMPULSÓRIO:

    Trabalho forçado ou trabalho compulsório, segundo a Organização Internacional do Trabalho, é o trabalho ou serviço imposto a uma pessoa sob ameaça ou penalidade - o que inclui sanções penais e perda de direitos ou privilégios. ...

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_compulsório

  •  d)

    dificultar a existência de trabalho compulsório como imposição dos portugueses e facilitar o convívio e as relações de troca entre índios e franceses.

     

  • Complementando o estudo:

    Os franceses se fixaram no litoral potiguar sem necessidade de dominar o nativo e, justamente por essa razão, tiveram a população local como aliada. Escondiam suas naus no rio Potengi e, de sua base, se lançavam contra os colonos portugueses que se encontravam na Paraíba. O Rio Grande era, de fato, uma área estratégica. Da região os franceses podiam se deslocar para o Norte e igualmente parao o Sul.

    Bons estudos!

    Só não passa quem desiste!!!!!

  • Eu criei na cabeça que OS INDIOS POTIGUAR TINHAM UMA AMIZADE QUASE SEXUAL COM OS FRANCESES  e isso dificultou muito a colonização dos portugues. Masssss, eles acabaram conseguir domar o amor gay dos indios e franceses.

     

    Apareceu MPE RN no meio do caminho, bó fazer né!

    GABARITO ''D''

  • Diferentemente dos franceses, que queriam só a mercadoria em troca de bugingangas (escambo), os portugueses queriam as terras, o domínio e impor a catequização dos Potiguaras. Esse foi, de fato, o motivo maior de todo confronto entre eles.

     

    Letra D) Dificultava o trabalho compulsório e as relações de troca com os franceses.

  • -
    GAB: D

    a redação das assertivas não foi uma das melhores!
    Tive que reler umas 4 vezes, principalmente as assertivas C, D e E

  • d)

    dificultar a existência de trabalho compulsório como imposição dos portugueses e facilitar o convívio e as relações de troca entre índios e franceses.


ID
154438
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade de Natal cresceu e evoluiu com a presença de contingentes militares brasileiros e aliados, consumando o seu progresso com a construção das bases aérea e naval. Sobre essa presença é correto afirmar que os norte-americanos,

Alternativas
Comentários
  • http://www.achetudoeregiao.com.br/rn/natal/historia.htm
  • Letra B estimularam a  econômia  e estimularam o novo modo de vida da sociedade.

  • em natal ? num foi em parnamirim ?

     

  • b)

    ao trazerem novos produtos e a visão democrática, estimularam mudanças no modo de vida da cidade e exerceram influências visíveis em Natal, até os dias atuais.

  • Gab. B

     

    Caro colega, Kleberton Aires, segue abaixo uma reportagem que saiu no G1, explica sobre sua dúvida e também sobre a resposta da questão. Espero que ajude!

     

    "Os EUA precisavam de um local de onde pudessem decolar com segurança. Um ponto de apoio que permitisse abastecer e seguir direto para a África", explicou o professor de história Luís Eduardo Suassuna, ou simplesmente professor Coquinho, como é mais conhecido.

    Foi por suprir esta necessidade que Natal, e não Parnamirim, se transformou no 'Trampolim da Vitória' para os EUA. Os aviões vinham deste país, abasteciam em Natal e ficavam prontos para fazer a travessia do Atlântico rumo ao continente africano. "Muita gente pensa que este termo 'Trampolim da Vitoria' se refere a Parnamirim. Mas o município nem existia naquela época. A Parnamirim de hoje era um distrito de Natal, que só foi emancipada em 1950", recordou Coquinho.

    Um aeroporto com uma média de 200 voos diários, avenidas asfaltadas e a Base Naval do Alecrim foram marcas importantes do período. Mas, outras coisas menos relevantes, contudo muito apreciadas, também surgiram com a presença dos soldados americanos. Natal foi a primeira cidade brasileira a ter coca-cola, ketchup, óculos de aviador e calças jeans. Os natalenses também adicionaram ao idioma nativo expressões da língua inglesa, como o 'ok' e o 'bye-bye'.

    "O modo de vida americano foi penetrando na capital potiguar. O costume de fazer a barba com frequência, o hábito de tomar refrigerante, mascar chiclete. Tudo isso foi incorporado a nossa cultura. E daqui foi disseminado para o resto do país", afirmou o professor.

     

    http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2012/12/natal-trampolim-da-vitoria-dos-eua-durante-segunda-guerra-mundial.html

  • Complementando o  estudo:

    A cidade no Natal modificou-se de maneira muito significativa com a presença do grande número de militares estrangeiros aqui sediados. Do entrosamento entre americanos e jovens natalenses, surgiram muitos casamentos. Surgiram associações recreativas como, por exemplo, os "Clubes 50". Tanto o "Aero Clube" como igualmente o "Clube Hípico", foram alugados com o objetivo de fazer bailes. As moças passaram a agir com mais autonomia e, conforme relata Lenine Pinto, "tendo incorporado modos e modismos americanos, algumas aproveitaram para alongar o passo: começaram a fumar (cigarros "Chesterfield"), a beber Cuba Libre (Coca Cola + rum) e a pegar os primeiros 'foguinhos'". Natal perdia aos poucos suas características de cidade pequena, cm seus habitantes levando uma vida modesta e tranquila.

     

    Bons estudos!!

  • Qual erro da letra D? :/ 

  • Qual o erro da D?

  • O erro da D é que os americanos não assimilaram costumes locais, ao contrário, os natalenses assimilaram os deles. O povo passou a "imitar" os americanos, tudo ficou americanizado até hoje. Um dos produtos trazidos por eles foi a Coca-cola. Não houve crescimento econômico, dado que houve uma escassez enorme de alimentos e preços altíssimos.

  •  b)

    ao trazerem novos produtos e a visão democrática, estimularam mudanças no modo de vida da cidade e exerceram influências visíveis em Natal, até os dias atuais.


ID
154447
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere as assertivas.

I. A atividade fruticultora está fortemente associada às grandes empresas internacionais que atuam na América Central.
II. A produção de frutas está situada principalmente na área de influência do município de Mossoró (Vale do Açu e Baraúna).
III. A fruticultura é um segmento econômico de expressiva importância, que coloca o Rio Grande do Norte na condição de grande produtor de frutas tropicais irrigadas do Brasil.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • (E)

    O RN é o segundo maior produtor de frutas tropicais irrigadas do Brasil e o principal produtor e exportador de melão, possuindo uma área com potencial irrigável de 1,2 milhões de hectares, dos quais 90% encontram-se no Pólo Assu-Mossoró.
  • Letra E, a produção de  frutas  encopntra- se  em Mossoró, Baraunas,vale do açu.  O  RN  é  o segundo maior exportador de  frutas tropicais  do Brasil. II  E III.

  • No RN, principal fluxo de exportação nacional deve-se às frutas, tb se destacem pescados, sal e produtos têxteis.

     

  • Alguém aqui sabe dizer qual é a principal fruta produzida no RN atualmente ? Isso já foi questão de prova


ID
158302
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Aspectos Geoeconômicos do Rio Grande do Norte

Ao longo de sua história, a economia do Rio Grande do Norte caracterizou-se pela produção e comercialização de produtos

Alternativas
Comentários

ID
158305
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Aspectos Geoeconômicos do Rio Grande do Norte



Considere as seguintes afirmações sobre a produção mineral do Rio Grande do Norte:

I. Na década de 1940, teve início a exploração da scheelita no estado, elevando-o à condição de maior produtor desse minério no Brasil; a região do Seridó era o principal polo de produção.
II. Diferente do que ocorre com outros estados brasileiros onde há extração de petróleo, o Rio Grande do Norte não recebe royalties da Petrobras.
III. A exploração de sal no litoral norte do estado foi ampliada a partir da necessidade de concorrer com a produção chinesa, que pratica preços mais elevados no mercado internacional.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • O Estado do Rio Grande do Norte recebe royalties sim, principalmente a região de Mossoró. e em relação a produção de sal, teria concorrência se os preços praticados pela outra localidade fossem menores e não maiores, portanto só resta a primeira alternativa. Questão muito fácil!
  • Só para complementar a resposta da colega:

    I - CORRETA: O RN possui 90% das reservas brasileiras de scheelita, sendo, portanto, o maior produtor.
    II - ERRADA: O RN é o terceiro maior produtor de petróleo do país, só perdendo para o RJ e o ES. Os municípios que recebem mais royalties da Petrobrás são Mossoró, Guamaré, Macau, Areia Branca e APodi.
    III - ERRADA: além da questão do preço demonstrar o erro da questão, essa situação de crise pela concorrência da China foi com relação à schelita, e não ao sal.



  • Letra A, I na décade de 1940  houve a  exloração de schelita no RN, elevando -o  a  condição de maior produtor desse minério no país.


ID
158308
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Aspectos Geoeconômicos do Rio Grande do Norte

Sobre a carcinicultura potiguar são feitas as seguintes afirmações:

I. A atividade é importante criadora de emprego e renda para a população do estado.
II. A produção do Rio Grande do Norte é a terceira do país, sendo suplantada pelo Ceará e Paraíba.
III. A sustentabilidade da atividade é questionada a longo prazo devido aos efeitos negativos sobre o meio ambiente, sobretudo nos manguezais do estado.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • "O Nordeste, em especial o Rio Grande do Norte, oferece condições excepcionais para a criação e produção de camarão em cativeiro: temperatura média anual de 27°C, salinidade adequada, insolação elevada, água rica em alimentos provenientes dos manguezais, terras impermeáveis e planas e ventilação apropriada, constituindo assim os principais fatores que têm impulsionado a carcinicultura da região.

    O Estado desponta como principal produtor de camarão do Brasil, aproveitando extensas áreas litorâneas disponíveis para o cultivo. As exportações, que em 1999 atingiram US$ 1,5 milhão, ocupando a 14ª posição na pauta de exportações do Estado, em 2001 alcançaram a 2ª posição, com US$ 28,8 milhões.

    Mesmo com a evolução tecnológica, os parâmetros de geração de emprego da carcinicultura (1 emprego/ha. em viveiro em operação) são bens superiores aos das culturas de algodão, milho e cana-de-açúcar, bem como da pecuária. A fruticultura, com 2 empregos/ha é a única atividade do setor primário que gera mais emprego que o cultivo de camarão.

    As perspectivas para essa atividade são bastante promissoras. No ano de 2001 já eram utilizados 2.500 ha. para a produção. Estima-se que no ano 2005 esta área atingirá 10.000 ha. com uma produção de 50.000 toneladas de camarão, gerando uma receita em torno de US$ 250 milhões."
    Fonte: Idema

  • A carcinicultura gera emprego e renda ao município, a sustentabilidade é questionada devido aos efeitos negativos nos manguezais.  Letra C  I E III.

  • II - O RN é 0 2º maior produtor, atrás apenas do CE.

  • c)

    I e III.


ID
610534
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2006
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Com relação à seca no Nordeste, leia as afirmativas seguintes e aponte as opções INCORRETAS:

I. Delimitado pelo Governo Federal, o Polígono das Secas equivale a uma área do território nordestino, que abrange o interior do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

II. O clima na região é semi-árido, a vegetação de cerrado com solo raso e grande evaporação de água em sua superfície.

III. Os trabalhadores sem terra são os mais vulneráveis à seca, pois são os primeiros a serem despedidos ou a terem os acordos desfeitos.

IV. O semi-árido é uma região propícia para a agricultura irrigada e a pecuária, como já foi experimentado com sucesso em muitas regiões semelhantes no mundo.

V. O fenômeno natural das secas ensejou o surgimento de um fenômeno político denominado indústria da seca.

Está(ão) incorreta(s) apenas a(s) opção(ões):

Alternativas
Comentários
  •  I- Os 1.348 municípios que formam o polígono das secas são aqueles relacionados no Manual de Preenchimento da DITR, situados nos Estados de AlagoasBahiaCearáMinas Gerais,ParaíbaPernambucoPiauíRio Grande do Norte e Sergipe, compreendendo grande parte do Nordeste brasileiro geoeconômico. É reconhecida pela legislação como sujeita à repetidas crises de prolongamento das estiagens e, consequentemente, objeto de especiais providências do setor público.
    obs: 
    O Rio Grande do Norte tem 90,6% do seu território localizado na região do Polígono das Secas
    II- Em território potiguar, podem ser identificados quatro tipos climáticos diferentes: áridosemiáridosubúmido úmido.
    Existem 9 tipos de cobertura vegetal no RN dentre elas o cerrado.

    cerrado: situa-se acima do rio Potenji e nos municípios de Canguaretama e Pedro Velho, onde se apresenta em maior extensão. Seu aspecto desavana é formado por espécies isoladas de árvores, arbustos e, ainda, de moitas que formam um tapete de gramíneas. É conhecido como "vegetação dos tabuleiros costeiros"
    Fonte: wiki
  • Resposta certa I  e  II,   o poligono das secas compreende o interior  os estados citados, o clima  é o semi - árido a vegetação é o cerrado com solo raso e GRANDE  EVAPORAÇÃO D EÁGUA NA SUPERFÍCIE. Letra C

  • Eu acho que Linderberg não sacou que a questão pede as afirmações INCORRETAS!

  • letra c

     

  •   A Caatinga apresenta solos rasos, clima quente, chuvas irregulares e, ainda, apresentando um elevado índice de evaporação.

    Fonte: http://www.caatingacerrado.com.br/os-biomas-caatinga-cerrado/

  • Polígono das secas e suas regiões 

    https://confins.revues.org/docannexe/image/6686/img-2.jpg

     

  • c)

    I e II

  • I - O Polígono das Secas abrange RN, PI, CE, PE, AL, SE, PB, BA e parte de MG.

    II - No semi árido a vegetação predominante é a caatinga, que cobre cerca de 80% de toda a área do RN.

  • Já havia respondido certo antes, e agora por falta de antenção errei. INCORRETAS  ATENÇÂO

  • O semi-árido é uma região propícia para a agricultura irrigada e a pecuária??? Dá para ver que o autor da questão não mora no semi-árido.

  • GABARITO: C

    I. Polígono das Secas: PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, MG (9 estados).

    II. PRINCIPAIS TIPOS DE CLIMA:

    • tropical (principalmente no sul da Bahia, centro do Maranhão e no litoral de todos os estados da região),
    • semiárido (especialmente na região central do Nordeste) e
    • equatorial úmido (especialmente na região localizada a oeste do Maranhão)

    PRINCIPAIS TIPOS DE VEGETAÇÃO:

    • Nos lugares de clima equatorial, apresenta-se a floresta latifoliada equatorial (floresta Amazônica).
    • Entre o Maranhão e o Piauí, encontra-se a Mata de Cocais.
    • Na parte litorânea, são encontrados mangues, vegetação de dunas e a Mata Atlântica.
    • Nas regiões onde prevalece o clima semiárido, predomina a caatinga em áreas secas.

    III. "Os trabalhadores sem terra (assalariados, parceiros, arrendatários, ocupantes) são os mais vulneráveis à seca, porque são os primeiros a serem despedidos ou a terem os acordos desfeitos. A seca, além de ser um problema climático, é uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região. Com a falta de água, torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais, analisa o presidente do sindicato. Desta forma, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no sertão". Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/regiao/familias-sofrem-com-falta-de-agua-1.597533 

    IV. O semiárido brasileiro possibilita diversas atividades econômicas, como a pecuária (caprinos, ovinos e bovinos de leite), as lavouras de sequeiro, áreas irrigadas, produção mineral, turismo e geração de energia renovável. Apesar do regime de chuvas escassas e temperaturas relativamente altas, o semiárido brasileiro está longe de ser considerado uma zona estéril. Fonte: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/1495299/o-semiarido-pode-produzir-e-viver-com-mais-qualidade-diz-presidente-da-embrapa

    OBS: O destaque produtivo agrícola de Israel, por exemplo, está baseado na aplicação de tecnologias avançadas, especialmente nas áreas de irrigação. 

    V. "Indústria da seca” é um termo utilizado para designar a estratégia de alguns políticos que aproveitam as dificuldades impostas pela seca na região nordeste do Brasil para benefício próprio.


ID
610540
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2006
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia atentamente as frases abaixo acerca do estado do Rio Grande do Norte e marque a opção relacionada às afirmativas INCORRETAS:

I. O Rio Grande do Norte é o maior produtor de petróleo no mar do Brasil.

II. Natal foi considerada, pelo IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), a capital mais tranqüila do Brasil.

III. A capital potiguar recebeu da NASA (EUA) o título de ar mais puro das Américas.

IV. O Farol da Mãe Luiza, em Via Costeira, perto da Areia Preta, está desativado, mas foi muito utilizado para orientar os navios na costa de Natal.

Está(ão) incorreta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • O RN é o maior produtor de petroleo em terra e não em mar. Com produção de 18 milhoes de barris em 2012.
  • Letra E   I  e  V,  o Rn é  o maior produtor em TERRA  e não  em mar. o farol de mãe  Luiza não orienta os navios na costa de Natal.

  • Marcelo Alves, fonte da informação?

  • Cuidado, questão desatualizada!

    I. O Rio Grande do Norte é o maior produtor de petróleo no mar do Brasil. ERRADO

    RN é considerado maior produtor de petróleo em terra do Brasil

    Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,maior-produtor-de-petroleo-em-terra-rn-tera-refinaria,479595

    II. Natal foi considerada, pelo IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), a capital mais tranqüila do Brasil. Errado

    Natal é a cidade mais violenta do Brasil, diz ranking mundial

    Fonte: http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/natal-e-a-cidade-mais-violenta-do-brasil-diz-ranking-mundial.ghtml

  • as vezes as questões viram piada - "capital mais tranquila...."  faz tempo...

     

  • -
    QUESTÃO DESATUALIZADA!!!
    QUESTÃO DESATUALIZADA!!!
    QUESTÃO DESATUALIZADA!!!
    QUESTÃO DESATUALIZADA!!!

  • O Rio Grande do Norte é o 4° maior produtor de petróleo do Brasil, atrás do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, e, o maior produtor de petróleo
    em terra do Brasil. A extração é realizada na Bacia Potiguar. (Fonte: material do estratégia concurso)

    Tem gente dizendo que ele é o 2º maior produtor em terra. O material é atualizado. E agora é o maior ou e o 2º maior?

  • kkkkkkkkk essa foi boa!! cidade tranquila...

  • O Rio Grande do Norte é o 4° maior produtor de petróleo do Brasil, atrás
    do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, e, o maior produtor de petróleo
    em terra do Brasil. A extração é realizada na Bacia Potiguar.

    estrategia concursos.

  • E tem retardados, eu, que estudam há 10 anos pra concurso e ainda cometem o erro , de criança, em marcar as certas, enquanto o enunciado pedia a errada. A gente pensa que as bancas nunca farão isso. TOMEMOS CUIDADOOOOOO.... É PRA VC MESMO QUE TÁ LENDO ESSE COMENTARIOS, sem futuro: NÃO MARQUE ANTES DE LER O ENUNCIADO COM CALMA. 

     

    RN é o maior na exploração do petroleo em terra, no mar ele não é o primeiro não.

    SIM: NATAL é a mais tranquila e com o ar mais puro do brasil.

     

    GABARITO ''E''

  • Tamo junto, Eliel!! Tô há 15 anos nisso e sempre caio nessa tbm!

  • Rapaz natal hoje em 2017 é a capital mais violenta do pais. 

  • Umas das  capitais,Thiago,Infelizmente.

  • Pessoal, alguém sabe por que o IV está errado ?

  • O Farol da Mãe Luiza, em Via Costeira, perto da Areia Preta, NÃO está desativado, mas foi muito utilizado para orientar os navios na costa de Natal. 

     

  • Se Natal é a mais tranquila quero passar longe das outras capitais. #Misericórdia 

  • Quando foi essa pesquisa da NASA? Porque as últimas notícias que eu vi mostraram Manaus como capital mais arborizada e com melhor qualidade de ar no país.
  • Natal,a mais tranquila há 11 anos!kkk  Hj,acho que é a mais violenta do Brasil,exceto o RJ.


ID
870433
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No quadro da colonização, os portugueses consideravam-se legalmente proprietários das terras americanas definidas pelo Tratado de Tordesilhas. Partindo de Pernambuco, eles procuraram expandir a área conquistada. Na capitania do Rio Grande, construíram a fortaleza dos Reis Magos e, depois, fundaram Natal em 1599.


Sobre esse período histórico da Capitania do Rio Grande, é correto afirmar:

Alternativas

ID
870451
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A produção de banana no Vale do Açu é uma atividade relevante para a economia do Rio Grande do Norte, sendo uma referência para entender aspectos relacionados à estruturação das relações entre o local e o global.


No âmbito da economia capitalista e globalizada, uma das características da produção de banana no Vale do Açu é

Alternativas

ID
1049413
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Hino do Estado do Rio Grande do Norte, oficializado em 1957, faz referência a determinados fatos e personagens históricos. Considere as afirmativas abaixo.

I. Os versos Na vanguarda, na fúria da guerra / Já domaste o astuto holandês! evocam a expulsão dos holandeses, em 1654.
II. Os versos Foi de ti que o caminho encantado / Da Amazônia Caldeira encontrou evocam a expedição que, sob o comando de Francisco Caldeira Castelo Branco, partiu do Rio Grande em 1615 e chegou ao Pará.
III. Os versos Da conquista formaste a vanguarda, / Tua glória flutua em Belém! evocam o martírio do padre Miguelinho, preso e executado na cidade de Belém, sob a acusação de inconfidência.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A resposta  correta  e  I  e  II, os versos na vanguarda na furia, II  os versos foi de  ti  o caminho encantado.

  •  

    III- ERRADA

    Três dos mais importantes líderes foram mortos em Salvador: padre Miguelinho,
    Domingos José Martins e José Luís de Mendonça; o padre João Ribeiro, talvez o maior líder daquele
    movimento, suicidou-se. (Sérgio Luiz Bezerra Trindad em HISTORIA DO RN)
     

  • De Natal, partiram as expedições que conquistaram o Ceará, o Maranhão e o Pará, comandadas por Martim Soares Moreno, Jerônimo de Albuquerque e Francisco Caldeira Castelo Branco, respectivamente. (Trindade, Sérgio Luiz Bezerra. História do Rio Grande do Norte / Sérgio Luiz Bezerra Trindade. – Natal: Editora do IFRN, 2010.)

  • Hino de Rio Grande do Norte

    Rio Grande do Norte esplendente

    Indomado guerreiro e gentil,

    Nem tua alma domina o insolente,

    Nem o alarde o teu peito viril !

    Na vanguarda, na fúria da guerra

    Já domaste o astuto holandês !

    E nos pampas distantes quem erra,

    Ninguém ousa afrontar-te outra vez!

    Da tua alma nasceu Miguelinho,

    Nós, como ele, nascemos também,

    Do civismo no rude caminho,

    Sua glória nos leva e sustém!

     

    Estribrilho

    A tua alma transborda de glória!

    No teu peito transborda o valor!

    Nos arcanos revoltos da história

    Potiguares é o povo senhor!

     

    II

    Foi de ti que o caminho encantado

    Da Amazônia Caldeira encontrou,

    Foi contigo o mistério escalado,

    Foi por ti que o Brasil acordou!

    Da conquista formaste a vanguarda,

    Tua glória flutua em Belém!

    Teu esforço o mistério inda guarda

    Mas não pode negá-lo a ninguém!

    É por ti que teus filhos descantam,

    Nem te esquecem, distante, jamais!

    Nem os bravos seus feitos suplantam

    Nem teus filhos respeitam rivais!

     

    III

    Terra filha de sol deslumbrante,

    És o peito da Pátria e de um mundo

    A teus pés derramar trepidante,

    Vem atlante o seu canto profundo!

    Linda aurora que incende o teu seio,

    Se recama florida e sem par,

    Lembra uma harpa, é um salmo, um gorjeio,

    Uma orquestra de luz sobre o mar!

    Tuas noites profundas, tão belas,

    Enchem a alma de funda emoção,

    Quanto sonho na luz das estrelas,

    Quanto adejo no teu coração


ID
1049416
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O feriado estadual de 3 de outubro no Rio Grande do Norte corresponde à data

Alternativas
Comentários
  • Letra A,  resposta correta  referente ao massacre  de  fieis católicos em  uruaçu, comunidade de São Gonçalo do Amarantes.

  • http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2013/10/conheca-historia-dos-martires-de-cunhau-e-uruacu-no-rn.html

  • Atenção ao detalhe da questão: A letra A só está correta porque a questão faz referência a data, 03 de outubro, que foi exatamente a data massacre de Uruaçu, 03 de outubro de 1645. Mas se a questão perguntasse a que o feriado faz referência, a questão estaria anulada, pois teríamos a opção A e C, como podemos ver na lei, pois trata-se de memória aos dois martírios, Uruaçu e Cunhau.

    LEI Nº. 8.913, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2006

    Declara Feriado Estadual o Dia 03 de Outubro, Dia Estadual à Memória dos Protomártires de Uruaçu e Cunhaú.

    A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: FAÇO SABER que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

    Art. 1º. É declarado feriado estadual o dia 03 de outubro, para culto público e oficial dos Protomártires de Uruaçu e Cunhaú.

    Art. 2°. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

     

  • Gab. "A". Sob o comando deJacob Rabbi e um grupo de índios janduís e potiguares, além de soldados holandeses, chegaram ao engenho Cunhaú, atual município de Canguaretama, em 15 de julho de 1645. Ele se apresentou como emissário do Supremo Conselho Holandês de Recife e convocou a população para uma reunião, após a missa do dia seguinte, dia 16, um domingo, na capela de Nossa Senhora das Candeias. Conhecido dos moradores de Cunhaú, Rabbi era sinônimo de ódio e destruição por onde passava, provocando temores dos moradores.

    Rabi conduziu para o Castelo de Keulen(como foi chamada a Fortaleza dos Reis Magos na ADM dos Holandeses) cinco reféns, Estevão Machado de Miranda, Francisco Mendes Pereira, Vicente de Souza Pereira, João da Silveira e Simão Correia. Em Keulen estavam presos Antônio Vilela Cid, seu filho Antônio Vilela, o Moço, e João Lustau Navarro. E refugiados, temendo a indiada feroz, encontravam-se o Padre Ambrósio Francisco Ferro, vigário de Natal, Francisco de Bastos, José do Porto (tinha um porto de pesca no rio Ceará-Mirim) e Diogo Pereira. Era o 1o de outubro. No dia 2 chegou o conselheiro Adriaen Bullestraeten. Na manhã de 3 de outubro de 1645 foram esses doze homens levados Potengi acima, até Uruaçu. Viram logo duzentos indígenas e Antônio Paraupaba escaramuçando num cavalo alegremente. Desceram todos e foram mortos, com refinamentos de tortura.

  • O massacre de uruaçu ocorreu no dia 03 de outubro de 1645. 

    Letra "a".

  • 16 de julho: massacre de Cunhaú.

    3 de outubro: massacre de Uruaçu.

     


ID
1049419
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Derrotados nas revoltas do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, os “tenentes” formaram a Coluna Prestes, que percorreu o Brasil levando mensagens contra as oligarquias, o coronelismo e o clientelismo eleitoral, entre outras. Em relação à presença da Coluna no Rio Grande do Norte, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A colunas Prestes penetrou no território potiguar pela zona Oeste, fronteira com o Estado do Ceará. Governava o Rio Grande do Norte o Dr. JOSÉ AUGUSTO BEZERRA DE MEDEIROS. Ao tomar conhecimento do avanço dos revolucionários em direção ao nosso Estado, através de um telegrama do Governo Federal, comentou com seus auxiliares: "A COLUNA DOS REBELDES JÁ SAIU DO IGUATU. A ESTA HORA CAMINHA PARA O RIO GRANDE DO NORTE. O grupo é reduzido, pois, segundo o telegrama, composto de 70 homens. A que tudo indica, o ponto de invasão será o Município de SÃO MIGUEL. O deputado JOÃO PESSOA deve ser avisado com urgência para organizar a repulsa, enquanto LUÍS JÚLIO se desloca para o centro de operações"


ID
1049422
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A participação de mulheres em cargos executivos no Rio Grande do Norte é marcante, a exemplo de Wilma de Faria, prefeita da capital e governadora em duas gestões, e Rosalba Ciarlini, também governadora. Tal participação tem precedente histórico, pois a primeira mulher a assumir o cargo de prefeita eleita no Brasil foi a norte-rio-grandense

Alternativas
Comentários
  • EM 1929, A PREFEITURA DE LAJES, LUIZA ALZIRA TEIXEIRA SORIANO TORNOU-SE A PRIMEIRA PREFEITA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE E,TAMBÉM, A PRIMEIRA MULHER ELEITA PREFEITA, NO BRASIL.

    Bom papiro

  • Conheça a história de Nísia Floresta, brasileira pioneira na literatura

     

    http://rfidbrasil.com/blog/index.php/conheca-a-historia-de-nisia-floresta-brasileira-pioneira-na-literatura/

  • Luíza Alzira Soriano Teixeira foi a primeira prefeita eleita no Brasil e na América Latina. Tomou posse no cargo em 1º de janeiro de 1929. Viúva, Alzira Soriano disputou em 1928, aos 32 anos, as eleições para a prefeitura de Lajes, cidade do interior do Rio Grande do Norte, pelo Partido Republicano, e venceu com 60% dos votos, quando as mulheres nem sequer podiam votar.

    Mas foi pouco tempo de administração, apenas sete meses. Com a Revolução de 1930, Alzira Soriano perdeu o seu mandato por não concordar com o governo de Getúlio Vargas. A responsável pela indicação de Alzira como candidata à Prefeitura de Lajes foi a advogada feminista Bertha Lutz, uma das figuras pioneiras do feminismo no Brasil.

    É até nomear!

  • Gabarito E

    Luísa Alzira Teixeira Soriano (Jardim de Angicos, 29 de abril de 1897 — Jardim de Angicos, 28 de maio de 1963) foi uma políticabrasileira.[2]

    Alzira disputou em 1928, aos 32 anos, as eleições para prefeito de Lajes, cidade do interior do Rio Grande do Norte, pelo Partido Republicano, vencendo o referido pleito com 60% dos votos. Foi a primeira mulher da América Latina a assumir o governo de uma cidade, segundo notícia publicada na época pelo jornal norte-americano

     

    Nísia Floresta Brasileira Augusta, pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto,) foi uma educadora, escritora e poetisa brasileira. É considerada uma pioneira do feminismo no Brasil e foi provavelmente a primeira mulher a romper os limites entre os espaços públicos e privados publicando textos em jornais,

    Maria do Céu Fernandes de Araújo  foi a primeira mulher a ocupar o cargo de deputada na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, e por extensão, também a primeira deputada estadual mulher no Brasil. Eleita com 12.058 votos, teve seu mandato cassado em 1937, por discordância das idéias getulistas durante o Estado Novo

    Celina Guimarães Viana  foi uma professorabrasileira, primeira eleitora do Brasil, ao votar em 5 de abril de 1928 na cidade de Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte.

    Júnia Marise Azeredo Coutinho  jornalista, advogada e política brasileira que foi vice-governadora de Minas Gerais, estado que representou no Congresso Nacional

    fonte : https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

  • Alzira Soriano foi eleita prefeita de Lajes/RN no ano de 1928.

  • Assertiva"E". O voto feminino no Estado foi iniciativa do governo de Juvenal Lamartine de Farias, quando foi eleita a primeira prefeita da America do Sul, Alzira Teixeira Soriano, em Lages. Sua administraço demostrou a tendência ao autoritarismo e  centralização. Exercia forte repressão á oposição e á imprensa

  • Júnia Marise = vice-governadora de MG.

    Celina Guimarães = primeira eleitora do Brasil (votou em Mossoró, RN).

    Maria do Céu Pereira Fernandes = primeira deputada da AL/RN.

    Nísia Floresta = feminismo

    Alzira Soriano = primeira prefeita eleita no Brasil e América Latina.


ID
1049425
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Petrobras é responsável, no Rio Grande do Norte, pela produção de

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta  letra D,  gás  natural, gás liquifeito de petróleo e óleo diesel.

  • interresante é que o site da petrobrás diz que é  diesel, nafta petroquímica, querosene de aviação 

  • o site diz que é querosene de aviacao, óleo diesel e nafta petroquimica. vai entender? aff!

  • Situada no Polo Industrial Petrobras de Guamaré, a Refinaria Potiguar Clara Camarão produz diesel, nafta petroquímica, querosene de aviação e, desde setembro de 2010, gasolina automotiva, o que tornou o Rio Grande do Norte o único estado do país autossuficiente na produção de todos os tipos de derivados do petróleo.

     

  • Hoje, o Rio Grande do Norte é o 3° maior produtor de petróleo do Brasil, com uma produção em 2011 de 21,4 milhões de barris. O Estado do Rio de Janeiro, ocupa o 1° lugar nesse ranking de produção de petróleo.

    A planta industrial de Guamaré já se caracteriza como uma micro-refinaria, pois já produz o gás de cozinha (GLP – Gás Liquefeito de Petróleo) consumido no Rio Grande do Norte, além do óleo diesel também consumido no nosso Estado.

    fonte: http://www.rncidades.com/a-petrobras-na-economia-do-rn/

  • http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/principais-operacoes/refinarias/refinaria-potiguar-clara-camarao.htm

  • Segundo o site da Petrobras: http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/principais-operacoes/refinarias/refinaria-potiguar-clara-camarao.htm

    Principais produtos

    - Diesel
    - Gasolina
    - Querosene de aviação

    Com certeza caberia recurso. (Marquei a assertiva "A")

  • Devemos nos atentar para a data da prova e as informações contidas no site da Petrobras. A prova foi aplicada em 2013, não adianta olhar informações recentes já que a refinaria pode ter começado a produzir outros derivados desde então. 

  • Refinaria Potiguar Clara Camarão

    Produz diesel, nafta petroquímica, querosene de aviação e, desde setembro de 2010, gasolina automotiva, o que tornou o Rio Grande do Norte o único estado do país autossuficiente na produção de todos os tipos de derivados do petróleo.

  • Atentar para a data da prova! De 2013 até hoje pode ter havido mudanças nos produtos produzidos pela refinaria.


ID
1433917
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Ao longo do século XVI,

Alternativas
Comentários
  • Letra A, Os  Franceses frequentaram assiduidamente o litoral do RN. Explorando o pau Brasil.

  •  

    B) - ERRADA - Os portugueses firmaram sólidas e fraternais alianças com os índios da região, os potiguares.

    Na realidade, os portugueses e indígenas eram inimigos pois os primeiros visavam submeter os últimos a trabalhos forçados.

    Por sua vez, os franceses contavam com o apoio dos nativos na extração do Pau Brasil através da troca de mercadorias, sistema conhecido como ESCAMBO:

    "O escambo é uma atividade que envolve a troca de mercadorias por outras ou produtos; sem envolver dinheiro."

  • (BUESCU, 1970, p. 69) Apesar de o sistema de Capitanias Hereditárias trazer alguns benefícios para a colonização do Brasil, somente duas capitanias tiveram sucesso: a de São Vicente, que pertencia a Martim Afonso de Sousa, e a de Pernambuco, cujo donatário era Duarte Coelho. As duas foram as únicas que tiveram um relativo crescimento populacional e econômico. Os constantes ataques dos índios, as adversidades geográficas, que dificultavam a comunicação entre as capitanias, o desinteresse dos donatários, entre outros, levaram essa tentativa de experiência colonizadora ao fracasso. A coroa portuguesa não contribuía com praticamente nada.

  • a)gabarito.

    b) os franceses é que firmaram aliança com os índios potiguares (eram tupi), ao passo que os holandeses eram aliados do tapuias -índios expulsos entre os anos 500 e 1000 pelos tupis para o interior-, mais especificamente da etnia dos janduís.

    c) a capitania do Rio Grande (Não há que se falar em Rio grande do Norte nessa época) foi doada a João de Barros e a Aires da Cunha.

    d) ----- 

    e) Errado, embora o cultivo de cana-de-açucar no litoral representasse uma fonte importante de recursos, não da pra dizer que a terra tinha qualidade excepcional, já que o bicho pegava mesmo era nas capitanias de Pernambuco e Salvador em relação à cana-de-açúcar.

  • A) - CORRETA: "os franceses frequentaram assiduamente o litoral do Rio Grande do Norte, explorando o pau-brasil".

    O RN, durante o século XVI, vivenciou constantes incursões de franceses que, com apoio indígena, contrabandeavam pau-brasil.

    Sua principal base de operação ficava no estuário do rio Potengi.

     

    B)  - INCORRETA: "os portugueses firmaram sólidas e fraternais alianças com os índios da região, os potiguares".

    Foi exatamente o oposto, pois os índios, que apoiavam os franceses, eram o principal entrave para a colonização portuguesa. Os potiguares, que habitavam o litoral, somente foram pacificados em 1599. Os Cariris e Tapuias, no interior, somente foram subjugados após a guerra dos bárbaros, em meados do século XVIII.

     

    C) - INCORRETA: " a Capitania do Rio Grande coube ao donatário Duarte Coelho, que a transmitiu a seus descendentes".

    A capitania do RN coube aos donatários João de Barros e Aires da Cunha.

    Diga-se de passagem, nenhum dos dois conseguiu estabelecer o controle sobre a capitania.

     

    D) - INCORRETA: "os moradores de Pernambuco e Itamaracá uniram-se aos franceses, no contrabando de madeira".

    Quem se uniu aos franceses foram os povos indígenas. A expulsão dos franceses do RN deu-se, principalmente, pelo apoio logístico nas capitanias de Pernambuco e Itamaracá.

     

    E) - INCORRETA: "revelou-se a excepcional fertilidade das terras do Rio Grande para o cultivo da cana-de-açúcar".

    Foi o oposto: Os colonizadores não viram muitas condições para o cultivo da cana-de-açúcar no RN, restringindo-se a produção nos engenhos de Cunhaú, Uruaçu e Ferreiro Torto.

    O principal meio econômico da capitania foi a pecuária.

     

    Bons estudos!

     

  • Ao longo do século XVI, os franceses frequentaram assiduamente o litoral do Rio Grande do Norte, explorando o pau-brasil, utilizando a mão-de-obra indígena. A aliança era tão próxima, que a empatia entre franceses e potiguares ultrapassava as relações comerciais. Alguns franceses chegaram a casar com índias, estabelecendo a primeira miscigenação na capitania.

    As relações eram ainda mais facilitadas porque os franceses não tinham nenhuma “exigência moral para o indígena nem pretendiam fundar cidade, impor costumes, obrigar disciplina”, enquanto os portugueses, ao se depararem com os nativos tentavam logo moldá-los, tentando catequizá-los e ensinar-lhes algumas normas de conduta. Os franceses só queriam fazer comércio e, praticavam com os índios potiguares escambo de diversos produtos, tais como: algodão, fios e redes do mesmo material; cereais, tabaco, pimenta, gengibre, plantas medicinais, óleos balsâmicos; peles de onça e de outros animais; papagaios e aves exóticas; macacos e saguis; etc.

     

    #RumoaoMPRN


ID
1433920
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Durante o período da ocupação holandesa no território que hoje corresponde ao Rio Grande do Norte,

Alternativas
Comentários
  • Nesse  periodo   de   ocupação o que  sobrou foram tristes lembranças. Não ocorrendo  assim  desenvolvimneto econômico  Letra B

  • Uma das tristes lembranças que os holandeses deixaram foram o massacre de 3 de outubro.

  • Durante o século XVII, o Rei Felipe II, da Espanha, apossou-se da coroa de Portugal e unificou as duas regiões na chamada União Ibérica.

    A Espanha dominava os chamados Países Baixos. Estes, após conquistarem independência, passaram a se chamar Holanda e romperam laços com os espanhóis.

    A Holanda lucrava com o comércio do açúcar brasileiro, obtido por intermédio de Portugal. Quando o Felipe II conquistou Portugal, ele acabou com essa abertura e impôs uma barreira comercial.

    Aos Holandeses (chamados de Batavos) restou invadir o Nordeste brasileiro. Não conseguiram na Bahia, porém conquistaram Pernambuco e Natal.

    Pernambuco desfrutou de melhorias urbanas, porém Natal sofreu com a violência e a exploração dos invasores.

    Os mais marcante foi o Massacre de Uruaçu, que se deu com a invasão e luta do Engenho Ferreiro Torto. Morreram Francisco Coelho, proprietário do engenho, sua mulher, cinco filhos e sessenta pessoas que estavam.

    Os Holandeses também realizaram uma carnificina na Capela de Nossa Senhora das Candeias do Cunhaú, em Canguaretama.

    A matança no engenho marcou o inicio da insurreição pernambucana contra a presença holandesa, somente posta encerrada em janeiro de 1654.

  • A) - INCORRETA: "ocorreu grande crescimento da produção açucareira, superando Pernambuco e Bahia".

    Com exceção dos engenhos de Cunhaú, Uruaçu e Ferreiro Torto, não haviam muitas condições para o plantio da cana-de-açúcar no RN.

     

    B) - CORRETA: "não houve crescimento econômico, restando dele, segundo Tavares Lyra, “apenas uma triste lembrança".

    O principal marco da ocupação holandesa no RN foram os conflitos culturais, religiosos e étnicos entre os holandeses e os luso-brasileiros.

    Nesse período, ocorreram os massacres nos engenhos de Cunhaú, Uruaçu e Ferreiro Torto.

    Ademais, a presença holandesa limitava-se, principalmente, ao litoral.

     

    C) - INCORRETA: "iniciou-se, no litoral, a exploração do pau-brasil, produto de grande interesse comercial".

    A exploração do pau-brasil iniciou-se durante a exploração francesa do RN.

     

    D) - INCORRETA: "houve convivência pacífica entre indígenas tapuias e potiguares e colonos luso-brasileiros, unidos contra os invasores".

    Os potiguares aliaram-se aos portugueses após a assinatura de tratado de paz em Filipeia (atual João Pessoa/PB), em 1599. Já os tapuias, por outro lado, eram aliados dos holandeses. Muitos desses indígenas, inclusive, foram estudar na Holanda.

     

    Bons estudos!

     

  • -
    Obrigada Agusto pelas explicações das assertivas [ palmas]

  • Asseriva"B".

     Com a vinda de Maurício de Nassau para o Brasil em 1637, tornando-se o governador do Brasil holandês, os holandeses ocuparam a região do Nordeste, incluindo a região da Capitania do Rio Grande. Nesse período, a exportação do açúcar cresceu. Contudo, após a saída de Nassau do governo holandês no Brasil, a Holanda começou a adotar medidas que não eram favoráveis aos senhores de engenho no Brasil. Houve um aumento significativo nos impostos. Gerando o fechamento de vários engenhos na Capitania do Rio Grande do Norte, como também a de Itamaracá e Paraíba. Quase a metade dos engenhos foram abandonados pelos proprietários, confiscados ou vendidos para o governo holandês entre 1637 e 1638, demonstrando, segundo Tavares Lyra, que a presença holandesa no Rio Grande deixou apenas uma triste lembrança. 

  • GAB B

     

    O governo de Nassau foi um esplendor em Pernambuco e, de um modo geral, alvissareiro
    para os holandeses, pois foi sob o seu comando que se consolidou o domínio flamengo no Brasil,
    com sucessos militares que representaram conquistas em Alagoas, no Ceará, em Sergipe e no
    Maranhão, além da fortaleza africana de São Jorge da Mina, de Angola e da ilha de São Tomé.
    Registre-se que o controle do litoral africano era condição essencial “para garantir o fluxo de escravos
    necessários à economia açucareira” (WEHLING, 1994, p. 129). O Rio Grande, porém, só teve a
    lamentar; aqui praticamente só aconteceram tropelias, violência, destruição e terror. Ou para utilizar
    a expressão de Tavares de Lyra, “da presença holandesa no Rio Grande do Norte ficou apenas uma
    triste lembrança”.
    Segundo Monteiro (2000, p. 41), antes que os holandeses empreendessem a
    conquista da capitania de Pernambuco, a Companhia das Índias Ocidentais


ID
1433923
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a pacificação dos índios potiguares no território que compreendia o Rio Grande (mais tarde do Norte), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra D,  Após  vários  combates  hou ve um acordo em 1599  com a  intermediação de Jerônino d e Alburquerque e padres Jesuítas.

  • Pacificação dos índios

    Os portugueses sabiam que, sem a pacificação dos índios, o projeto de colonização não avançaria. Assim, Mascarenhas Homem foi à Bahia conversar com o Governador-Geral, enquanto Jerônimo de Albuquerque, mestiço de branco com índio, empreendia conversações com os índios.

     

    Ao retornar capital da colônia, Mascarenhas Homem trazia a solução: envolver os padres no projeto de pacificação. Dessa forma, os religiosos Francisco Pinto e Gaspar de Samperes passaram a orientar mais proximamente Jerônimo de Albuquerque.

     

    A Pacificação dos índios só veio mais tarde, em 11 de junho de 1599, na cidade de Filipéia (atual João Pessoa-PB), quando os jesuítas Gaspar de Samperes, Francisco Lemos e Francisco Pinto, que os potiguares chamavam de Amanaiara (Senhor da Chuva), convenceram-nos a aceitar um tratado de paz com os portugueses. Pelo lado dos índios, os chefes Mar Grande e Pau Seco foram de grande ajuda para obtenção da paz, enquanto pelo lado português, além dos já citados sacerdotes, foi de substancial importância a participação de Jerônimo de Albuquerque.

     

  • Só complementando: A pacificação, segundo historiadores,  ocorreu em FILIPÉIA (atual JOÃO PESSOA).

  • Gab. D

     

    Índios tapuias (ou cariris) e a Guerra dos Bárbaros: 

     

    # Não foi entre colonizadores x "índios potiguares" e sim entre colonizadores x tapuias ou cariris.


    "Os índios tapuias ou cariris viviam no interior. Eram aliados dos holandeses e inimigos dos portugueses. 

    Com a ocupação do interior da Capitania, na Região do Sertão, os indígenas resistiram e lutaram contra o avanço dos colonizadores. Entre os cariris, principalmente os anduis participaram efetivamente dos principais morticínios ocorridos na capitania do Rio Grande.

    Como resultado da tentativa do governo em pacificar os índios rebelados durante o processo de interiorização do território, ocorreu a Guerra dos Bárbaros, também denominada Confederação dos Cariris.

    A Guerra dos Bárbaros foi uma série de conflitos, que durou por volta de cinquenta anos, contra povos indígenas no Sertão das capitanias do Norte – os tapuias (ou cariris), envolvendo os colonos portugueses."

  • A) - INCORRETA: "A pacificação deu-se por lento processo de mestiçagem, resultante do casamento de inúmeros portugueses com índias potiguares, cujos descendentes povoaram o atual Rio Grande do Norte".

    A pacificação com a tribo dos potiguares ocorre em 1599, após tratado celebrado na cidade de Filipeia (atual João Pessoa/PB). Quanto aos cariris e tapuias, a pacificação se deu após a guerra dos bárbaros.

     

    B) - INCORRETA: "Os índios potiguares rejeitaram a intermediação de missionários jesuítas nas negociações pelo acordo de paz, aceitando apenas as tratativas feitas por Jerônimo de Albuquerque, mestiço de índio e branco".

    A pacificação dos índios potiguares se deu através da intermediação de missionários jesuítas.

     

    C) - INCORRETA: "Os violentos confrontos entre colonizadores e potiguares ficaram conhecidos na História do Brasil como Guerra dos Bárbaros, que resultou, após o extermínio de grande parte da população indígena, na pacificação".

    O conflito ocorreu entre os colonizadores e a confederação dos cariris (cariris, tapuias e outros povos).

     

    D) - CORRETA: "Após muitos combates violentos contra colonizadores luso-brasileiros, os índios potiguares aceitaram acordo de paz em 1599, com intermediação de Jerônimo de Albuquerque e padres jesuítas".

    A colega Clemildes explica de forma perfeita.

     

    E) - INCORRETA: "Usa-se a expressão 'pacificação dos índios potiguares' para identificar o momento a partir do qual a prática do canibalismo foi abandonada e a fé cristã foi adotada pelos índios".

    A pacificação ocorreu consoante explicado anteriormente.

     

    Bons estudos!

     

     


ID
1433926
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Às vésperas da Proclamação da República, no Rio Grande do Norte,

Alternativas
Comentários
  •   Letra B , Foram criados os partidos republicanos EM JANEIRO DE 1889 ....

  • Em 27 de janeiro de 1889, fundado no Rio Grande do Norte o Partido Republicano, com participação especial de Pedro de Albuquerque Maranhão (conhecido como Pedro Velho), mais tarde líder da campanha. Após a fundação do partido, foi criado o jornal "A República", que se tornou órgão oficial do partido recém-criado.

  • "O Partido Republicano só foi oficialmente fundado no RN no início de 1889, em Natal, com Pedro Velho, que ainda criou o jornal "A República", para divulgação partidária."

    Mais informações sobre o assunto em: A Formação do Estado Republicano e a ascensão dos Maranhão ao poder, no link: http://www.cerescaico.ufrn.br/rnnaweb/historia/republica/oligarquia.htm

     

  • Medo dessas questões no concurso do MP-RN :(((

  • a) O movimento Republicano só apresentava músculos fortes no centro-sul do país, particularmente no RJ, SP, MG e RS. Como em quase todas as províncias do norte do Brasil, o movimento republicano era fraco no RN.

     

    b) GAB.

     

    c) Idem letra A, com o adendo de que na verdade, o cavalheiro D'Eu era um republicano convicto.

     

    d) A monarquia não era apoiada.

    e) Vide gabarito.

    Fonte: Monteiro (2000)

  • Fundação do Partido Republicano norte-rio-grandense (27 de janeiro de 1889)

    O jornal, A República, fundado por Pedro Velho em 01 de julho de 1889, publicava matérias que atacavam a monarquia e enaltecia os ideais republicanos.

  • Republicanos relevantes no RN

    Pedro Velho de Albuquerque Maranhão - 1° governador do Estado

    João Avelino

    Janúncio Nóbrega

     


ID
1433929
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A autonomia federativa fortaleceu, na Primeira República (1889-1930), a atuação política de “organizações familiares” no Rio Grande Norte. Exemplo desta constatação foi o predomínio político absoluto, no governo, de 1892 a 1914, da família

Alternativas
Comentários
  • Letra B, nesse periodo houve  um dominio politico da família Maranhão.

  • Letra B , neste contexto esta assidualmente a familia maralhão.

  • Na verdade, pelo que eu li, nesse período, o RN era controlado por duas oligarquias:

    Albuquerque Maranhão e Bezerra de Medeiros

    EDITADO

    A eleição de Pedro Velho de Albuquerque Maranhão a governador representou a consolidação da máquina oligárquica que dominou o RN durante toda a República Velha.

    Lamartine, como não participou da Revolução de 1930, e vendo que o movimento ganhava força, refugiou-se em Paris, não retornando mais ao poder.

  • O Rio Grande do Norte no período da República Velha, foi controlado politicamente por duas oligarquias: Albuquerque Maranhão e Bezerra de Medeiros. O período de 1892 a 1909 correspondeu à sedimentação do grupo de Pedro Velho de Albuquerque Maranhão no poder, até depois de sua morte, que ocorreu em 1907. Esta oligarquia permaneceu consolidada, de forma hegemônica até os anos 20.

  • Isso, Vanessa. Essa questão resolvemos por eliminação. As Oligarquias eram Albuquerque Maranhão e Bezerra de Medeiros. Como a questão não trouxe Bezerra de Medeiros, então Maranhão será nossa resposta. 

    Existiram outras Oligarquias, como os Maia. mas esta se deu na década 70 e 80 ("recentes para a história").

  •  O primeiro chefe do executivo potiguar, logo após a Proclamação da República, foi Pedro de Albuquerque Maranhão, que assumiu em 17 de novembro de 1889

  • [...]"Pedro velho foi eleito pelo Congresso legislativo, em 1892, e governou até 1895. Fase de implatação da máquina política dos Alburquerque maranhão".


ID
1433932
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere:

Dizem que o cangaceiro,
valentão e corajoso,
se arrependeu e foi salvo
por Jesus, pai generoso.
Mossoró guarda um mistério,
porque no seu Cemitério
Jararaca é milagroso.


Nestes versos de cordel, de autoria de Concriz, o poeta menciona a figura de José Leite de Santana, cangaceiro cujo apelido era Jararaca. Fazia ele parte do bando de Lampião, que em 1927 tentou assaltar a cidade de Mossoró e foi violentamente rechaçado. Sobre o episódio, é correto afirmar que Jararaca

Alternativas
Comentários
  • Letra C - Foi preso e enterrado vivo pela polícia local. A maneira covarde com que foi morto acabou por guindálo à condição de mártir e santo, ao qual se atribuem até hoje diversos milagres.

  • LETRA C

  • Gab. C

     

    José Leite de Santana, conhecido por Jararaca (Buíque, 5 de maio de 1901 - Mossoró, 18 de junho de 1927), foi um cangaceirobrasileiro.

    Fez parte do bando de Lampião, porém, entre 1920 e 1926 foi soldado do exército, onde participou da Revolta Paulista de 1924[1], sob o comando de Isidoro Dias Lopes, mas deixou a farda para entrar para o cangaço, com uma participação, neste grupo, muito curta, pois no ataque a cidade de Mossoró, em junho de 1927, foi preso e justiçado (morto sumariamente sem julgamento, após 4 dias de prisão) pelo soldado João Arcanjo.

    Acredita-se que Jararaca é um santo [2], pois antes de morrer, arrependeu-se dos crimes praticados e depois de morto, credita-se a ele algumas graças alcançadas, portanto, é considerado um santo popular na região de Mossoró.

  • Um cangaceiro...Santo!!! É cada uma... =/

  • Questão muito simples. Na época do cangaço, não existia Maria do Rosário.

     

    Bons estudos!

  • letra C

     

  • Aí depois o caba vira ateu e ninguém sabe o motivo... Santo Jararaca obrando milagre no mei do mundo! 


ID
1433935
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre o processo abolicionista no Rio Grande do Norte, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra E, a mão de obra escrava não era determinante  na vida econômica da provincia.

  • Ainda durante o Império, a escravidão, predominante do Brasil, também existia no Rio Grande do Norte. Com o objetivo de lutar pelo fim do regime de trabalho escravo, ocorreu em todo o país um movimento abolicionista. Em 30 de setembro de 1883, Mossoró, na região oeste da província, tornou-se a primeira cidade brasileira a abolir a escravidão, em 29 de setembro de 1883, antes mesmo da assinatura da Lei Áurea, em 1888.

    Com o fim do abolicionismo, os escravos não tinham com o que viver, poisnão tinham estudos, não sabiam ler, não sabiam fazer praticamente "nada", pois em toda sua vida foram escravos.

  • No RN predominava, à época do processo abolicionista, como atividade econômica, a criação de gado. Consequentemente, não havia necessidade de um grande contingente de mão de obra escrava, como acontecia, por exemplo, em PE, devido aos seus inúmeros engenhos. Sendo assim, o número de escravos presente no RN não foi expressivo. Registre-se, ainda, que Mossoró foi a primeira província a abolir a escravidão no RN, antes mesmo de ser efetivada a lei áurea.

    Gab: E

  • Complementando...

    Mossoró foi a 1ª no Estado e a 2ª no Brasil a abolir a escravidão em 30 de setembro de 1883 (5 anos antes da Lei Áurea)

    Em Natal, ocorreu em 1° de janeiro de 1888

  • Mais sobre essa A de ABSURDA....kkkkk

    .....Merece destaque, também, a marcante presença de Almino Affonso como um dos
    grandes batalhadores para a extinção da mão-de-obra escrava, tendo inclusive sido o redator da ata
    que extinguiu a escravidão em Mossoró, quase cinco anos antes da Lei Áurea.......

  • Gente, qual o melhor material para estudar a história do RN?


ID
1433938
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), na vila de Ponta Negra, perto de Natal, foi inaugurado em dezembro de 1965 como parte do programa brasileiro destinado ao desenvolvimento aeroespacial. O nome do centro se deve

Alternativas
Comentários
  • Que viagem

  • "Apesar do nome assustador, não há nada de diabólico na Barreira: ela leva esse nome graças às falésias das dunas que rodeiam o local, e que graças  aos últimos raios de sol,  terminam todos os dias vermelhas como se estivessem sendo consumidas pelo fogo." 

    Fonte: https://www.natalpraias.com.br/barreira-do-inferno/

  • Era usado pelos pescadores como centro de localização também...

  • isso é uma ilusão


ID
1433941
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os versos de um baião de autoria de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, gravado em 1953, falam em “ouro branco que faz nosso povo feliz”, referindo-se a um dos itens da economia potiguar que chegaria a responder por 40% da arrecadação do ICMS do Estado, na década de 1970:

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes / Letra C!

  • ECONOMIA ALGODOEIRA:

    A expansão da cultura algodoeira é fator de destaque, pois nos fins do século XVIII e início do século XIX possibilitou a formação e dinamização de pequenos núcleos urbanos conhecidos como “Empórios Comercias”, sendo de destaque Caicó, Currais Novos, Macau, Ceará Mirim, Açu, Angicos e Mossoró. Observe que neste momento a Revolução Industrial tinha início (1750-80) e a principal indústria desta fase era a têxtil, que necessitava do algodão produzido aqui. O algodão se expandiu rapidamente pelo sertão potiguar, inclusive ocupando parte do espaço que antes era do gado. Gerou também fluxo populacional para as fazendas produtoras e para os empórios comerciais, a exemplo de Mossoró, que ganhou importância em função da produção algodoeira. Com o aumento populacional, a produção de alimentos também evoluiu, criando uma estrutura pecuária/algodão/culturas de alimentos. O grande proprietário de terras via de regra era comerciante, pecuarista ou industrial de beneficiamento do algodão.

    OBS: Lembrando que a praga do bicudo no início dos anos 80 dizimou o “ouro branco”, as grandes empresas do segmento faliram e não conseguiram ser reerguer junto a concorrência com o algodão sintético do mercado internacional.

    Resposta: LETRA C de algodão!


ID
1433944
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Apesar de sua importância para a economia do Rio Grande do Norte, a carcinicultura tem provocado grandes danos ao meio ambiente, afetando

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta  letra D, áreas de  mangue.

  • Carcinicultura são criações de crustáceos.

     

  • http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/o-futuro-da-pesca-e-carcinicultura-no-rn/237461

  • camarões em viveiros

  • Gab. D

     

    Carcinicultura (criação de crustáceos).

     

    No RN:

    # Teve início nos anos 70.

    # 2º maior do Brasil (1º é o Ceará)

    # Frequentemente criticada pelos grupos de Proteção Ambientais, pois devida as ótimas condições do RN (para a rerodução do camarão em cativeiro), é feita muita pressão sobre o Ecossistema do Mangue.

  •  areas de mangue, no litoral do estado.

  • Um ponto relevante com relação a esta atividade é a destruição dos MANGUES para darem espaço aos viveiros de camarão, principalmente na faixa do litoral oriental, causando fortes impactos socioambientais. O mangue é importante por ser área de reprodução de vida marinha, considerado o berçário para tal ecossistema.

    Lembre que muitos ribeirinhos sobrevivem da pesca do caranguejo, uma das espécies ameaçadas com a expansão dos viveiros.

    Resposta: LETRA D


ID
1546309
Banca
IBFC
Órgão
PM-PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em relação a população indígena analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta de cima para baixo.

( ) Os índios Cariris se encontravam em maior número que os tupis e ocupavam uma área que se estendia desde o planalto da Borborema até os limites do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
( ) Os índios Tabajaras - eram mais numerosos que os Potiguaras e ocupavam uma pequena região nos limites do Rio Grande do Norte com a Paraíba.
( ) Os índios Potiguaras na época da fundação da Paraíba, os Potiguaras formavam um grupo de aproximadamente 5 mil pessoas. A aliança que firmaram com os portugueses foi de grande proveito para os índios quando da conquista da Paraíba e fundação de João Pessoa.

A seqüência correta das assertivas é:

Alternativas
Comentários
  • Letra "D"

    (Verdade)Os índios Cariris se encontravam em maior número que os tupis e ocupavam uma área que seestendia desde o planalto da Borborema até os limites do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. 

    (Falso)Os índios Tabajaras - eram mais numerosos que os Potiguaras e ocupavam uma pequena região nos limites do Rio Grande do Norte com a Paraíba.  Obs: Os índios Potiguara eram em maior número!

    (Falso)Os índios Potiguaras na época da fundação da Paraíba, os Potiguaras formavam um grupo de aproximadamente 5 mil pessoas. A aliança que firmaram com os portugueses foi de grande proveito para os índios quando da conquista da Paraíba e fundação de João Pessoa.   Obs: A aliança que os potiguaras formaram, foi com os Franceses e não com os portugueses!

  • I - (VERDADEIRO)

    índios Cariris

    - Maior número. 

    - Estendiam-se desde: O planalto da Borborema até os limites do Ceará,

                                              Rio Grande do Norte e Pernambuco. 

    II- (FALSO)         

     Os índios Tabajaras

    Não eram mais númerosos que os potiguaras. 

    Obs: OS Tabajaras eram oriundos da bacia do Rio São Francisco.

    III- (FALSO) 

    Os índios Potiguaras​

    Não eram amigavéis 

    - Eram guerreiros e praticavam antropofagia, a qual é uma pratica de comer a carne do adverário para absouver a "bravura e a coragem deles". 

     - Mantinham amizade com os FRANCESES e eram inimigos dos Portugueses pelo fato dos portugueses escravizarem os índios que praticavam antropofagia e por não aceitar à escravidão.  

     

  • GABARITO D

    Os índios Cariris se encontravam em maior número que os Tupis e ocupavam uma área que se estendia desde o Planalto da Borborema até os
    limites do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

    Potiguaras eram mais numerosos que os Tabajaras e ocupavam uma pequena região entre o rio Grande do Norte e a Paraíba.

    os Tabajaras formavam um grupo de aproximadamente 5 mil pessoas. Eles eram pacíficos e ocupavam o litoral, onde fundaram as aldeias de Alhanda e Taquara.

  • 1 C

    2 ao contrario

    3 ao contrario

  • quem fez aliança com os português foram os índios da tribo tabajaras.
  • Os potiguaras eram os maiores inimigos dos portugueses!

  • I - (VERDADEIRO)

    índios Cariris

    Maior número. 

    - Estendiam-se desde: O planalto da Borborema até os limites do Ceará,

                          Rio Grande do Norte e Pernambuco. 

    II- (FALSO)     

     Os índios Tabajaras

    Não eram mais númerosos que os potiguaras. 

    Obs: OS Tabajaras eram oriundos da bacia do Rio São Francisco.

    III- (FALSO) 

    Os índios Potiguaras​

    Não eram amigavéis 

    - Eram guerreiros e praticavam antropofagia, a qual é uma pratica de comer a carne do adverário para absouver a "bravura e a coragem deles". 

     - Mantinham amizade com os FRANCESES e eram inimigos dos Portugueses pelo fato dos portugueses escravizarem os índios que praticavam antropofagia e por não aceitar à escravidão.  

     


ID
1767502
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre as atividades agropecuárias do Rio Grande do Norte:

I. Cerca de 85% dos estabelecimentos agropecuários do Rio Grande do Norte são ocupados pela agricultura familiar.

II. A grande maioria da mão de obra no setor agrícola potiguar trabalha em grandes propriedades comerciais.

III. Atualmente, a agricultura familiar é responsável pela maior parte do arroz, milho e mandioca produzidos no estado.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  •   I cerca de   85%  dos  estabelecimentos agropecuários  do Rio Grande  do Norte  são ocupados pela agricultura familiar.

     

    III  Atualmente a  agricultura familiar  é  responsável  pela maior parte do arroz , milho mandioca  produzidos no estado.   Letra C   I e  III

  • As atividades econômicas do estado contribuem da seguinte forma para o Produto Interno Bruto (PIB) estadual: Agropecuária (5,1%), Indústria (24%) e Serviços (70,9%), assim destacadas:

    A agricultura é bem diversificada, com enfoque para o cultivo de arroz, algodão, feijão, fumo, mamona, cana-de-açúcar, mamão, melão, coco, mandioca, melancia, manga, acerola, banana, caju e milho. O desenvolvimento de técnicas para a prática da fruticultura irrigada proporcionou um grande aumento da produtividade, fortalecendo as exportações, especialmente para a Europa.
    A agropecuária potiguar também representa um forte segmento econômico, representada pelos rebanhos bovinos e suinos.

    A atividade industrial concentra-se na região metropolitana de Natal, com destaque para os produtos têxteis, bebidas, agroindústrias e indústrias de automóvel. A indústria petrolífera é de fundamental importância para a economia do Rio Grande do Norte, uma vez que o estado é o maior produtor nacional de petróleo em terra, além de possuir três unidades de processamento de gás natural.

  • c)

    I e III.

  • I e III

  •  c)

    I e III.


ID
2275120
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A cidade de Natal foi fundada

Alternativas
Comentários
  • GAB-E

     

  • a- pelo donatário da capitania hereditária do Rio Grande, Duarte Coelho. João de Barros era o capitão donatário da capitania do Rio Grande;

    b -durante a invasão dos holandeses, para garantir-lhes a ocupação do litoral nordestino. ( período português );

    c -com a cooperação de invasores franceses, aliados aos indígenas tapuias que habitavam o litoral. Não houve cooperação;

    d -no início do século XVII, por representantes da Companhia da Índias Ocidentais. Foi no final do século XVI ( 25 de dezembro de 1599);

    e -no período da União Ibérica (Portugal e Espanha), após a morte de D. Sebastião. União Ibérica (1580-1640).
     

    BONS ESTUDOS ^^;

  • Alternativa E: Correta

     

    De fato, Natal foi fundada como cidade em 1599, durante o período da chamada União Ibérica entre Portugal e Espanha.

    Os portugueses, ao invés de criarem cidades, preferiam erigir vilas ou freguesias. Os espanhóis, ao  revés, preferiam a criação de cidades.

    Por fim, saliente-se que a criação da cidade de Natal coincidiu com a paz firmada com os índios potiguares e a criação do Forte dos Reis Magos.

     

    Bons estudos!

  • Letra E - No período da União Ibérica (Portugal e Espanha), após a morte de D. Sebastião.

    Após a morte D. Sebastião (aos 14 anos) e sucessivamente D. Henriques (octogenário), Felipe II da Espanha anexou o território português com o apoio da nobreza lusitana tornado Portugal e Espanha um só reino (união ibérica - 1580 - 1640).

    O litoral era todo habitado pelos potiguares (tupi-potiguar). Haviam rivalidades entre os indígenas. Os portugueses expulsaram os franceses (aliados com parte dos potiguares).

    A cidade de Natal foi fundada em 25 de dezembro de 1599 (final do século XVI) sob o domínio espanhol.

  • O Início da Colonização do Rio Grande.

    O início da colonização do Rio Grande só seria efetivado com a 3ª tentativa de colonização, em 1597. O contexto em que a mesma está inserido é o da UNIÃO DAS COROAS IBÉRICAS.

    A expedição teve origens nas Cartas Régias de 1596 e 1597, de Felipe II (I), ao Governador-Geral do Brasil, D. Francisco de Souza, com ordens de:

    * construir um forte. * fundar uma cidade. * expulsar os franceses, que usavam a Capitania do Rio Grande como base para atacar a Capitania da Paraíba.

    Resposta: LETRA E


ID
2275123
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As atividades político-partidárias no Rio Grande do Norte, após a instalação do regime militar em 1964, eram dominadas por duas forças políticas: de um lado, os partidários de Aloísio Alves; de outro, os de Dinarte Mariz. Em relação à trajetória dos dois líderes potiguares, durante esse período, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

     

    Em 1960, Aluízio Alves* rompeu com DInarte Mariz e lançou candidatura própria ao governo do estado contra o candidato de Dinarte e da UDN**, Djalma Marinho. A chapa de oposição, liderada por Aluízio Alves, reunia elementos do PTB, PSD, dissidentes da UDN e elementos de esquerda.

    O governo Aluízio Alves (1961-1966) - Firmou com o governo norte-americano (Kennedy) o Programa Aliança para o Progresso, que visava destinar recursos para a área social, especialmente o setor educacional. - Construiu a Cidade da Esperança, primeiro conjunto habitacional popular da América Latina. - Fundou a CAERN, a TELERN e a COSERN (trouxe energia elétrica da usina de Paulo Afonso, Bahia). - Investiu na construção de escolas e em projetos de infra-estrutura.

     

    Nas eleições para a sucessão de Aluízio Alves, o mesmo lançou como candidato o Monsenhor Walfredo Gurgel, que disputou o pleito contra Dinarte Mariz (UDN), o que resultou em uma nova vitória do aluizismo sobre o dinartismo.

     

    * Aluízio Alves surgiu para a política por intermédio de Dinarte Mariz, líder da UDN no RN. Aluízio foi eleito Deputado Federal Constituinte em 1946, o mais jovem do Brasil.

    ** UNIÃO DEMOCRÁTICA NACIONAL

     

  • UM TEXTO QUE RESPONDE A QUESTÃO... ( sei que é ruim uma leitura grande assim, mas destaquei os pontos mais importante dessa historia de disputa no Rio grande do norte).

     

    Após o rompimento entre Aluízio Alves e Dinarte Mariz no final da década de 1950, quando Aluízio lançou sua candidatura ao governo do estado contra o deputado federal Djalma Marinho, apoiado pelo governador Dinarte Mariz, o Rio Grande do Norte conheceu um dos períodos de maior radicalismo político de todos os tempos, ambiente que dificultou o surgimento de novas lideranças políticas que pudessem ameaçar o domínio das duas lideranças políticas. As perseguições aos adversários eram constantes, a neutralidade praticamente impossível. As cores dividiam a política, a família, os amigos.

    Com a vitória das forças políticas conservadoras em 1964, apoiadas aqui no estado pelas nossas principais lideranças políticas, excetuando-se o prefeito Djalma Maranhão, Dinarte Mariz e Aluízio Alves ficaram como chefes do movimento militar de 31 de março. O rompimento no final da década de 1950 colocou-os em lados opostos. Mas a reforma partidária de 1965 aproximou Dinarte e Aluízio que, juntos, ingressaram na ARENA, partido que dava sustentação política aos militares, deixando o MDB com as lideranças menos significativas do estado. A convivência entre os dois no mesmo partido, entretanto, não era tranqüila, com os seguidores de ambos fazendo a distinção entre a ARENA verde (aluizistas) e a ARENA vermelha (dinartistas).

    O regime instaurado em 1964 acirrou ainda mais o radicalismo político no Rio Grande do Norte. Intelectuais e políticos foram presos e torturados (Vulpiano Cavalcanti); alguns foram exilados (Djalma Maranhão); muitos tiveram os seus direitos políticos suspensos (Agnelo Alves); outros foram mortos pelos agentes da repressão (Luiz Maranhão Filho). Invariavelmente todos foram, de alguma forma, calados.

    Em 1965, Aluízio Alves apoiou Walfredo Gurgel para o governo do estado contra Dinarte Mariz. A vitória de Walfredo Gurgel impediu que o estado fosse governado, pela segunda vez, por Dinarte, confirmando “a supremacia política da família Alves” e, ao mesmo tempo contribuindo para o aumento do radicalismo político (TRINDADE, 2004, p. 233). Walfredo, porém, apesar de aliado de Aluízio, seu fiador político, “mostrou-se, de logo, infenso à permanência daquele clima de exacerbação populista” levado a cabo pelos partidários do ex-governador (FURTADO, 1976, p. 342).

     

    FONTE: Historia do Rio grande do Norte, Sérgio Luiz Bezerra Trindade UFRN.

    GABARITO ''E''

  • Queria entender o que a disciplina de história contribui pra um assessor técnico, seja da ALRN, seja do MPRN, da UFRN....
    A história do Estado não vai influenciar em nada o exercício das funções.. ainda assim os órgãos insistem em cobrar essas disciplinas... Lamentável

  • Egon, meu caro, tb tenho essa dúvida, porém creio que essas questões caem pra fazer a diferença entre os candidatos. O que fará a diferença entre os aprovados e classificados quiçá seja exatamente isso. Tb nao gosto, nem tenho saco pra estudar isso, e acho uma total perca de tempo. ODEIO HISTÕRIA E GEOGRAFIA (EM CAPS LOCK MSM)

  • No início da década de 1960, o RN estava dividido em duas forças políticas: Dinarte Mariz e Aluízio Alves (ERAM RIVAIS E PARTICIPAVAM DO ARENA)

    Aluízio A. apoiou a candidatura de Walfredo G. contra Djalma Maranhão, por sua vez, apoiado por Dinarte Mariz. A vitòria de Walfredo G. confirmou a supremacia política da família Alves.

    Aproveitando-se do AI-5 e de sua convivência com o então presidente Costa e Silva, Dinarte conseguiu, em 1969, a cassação dos direitos políticos de Aluízio Alves por dez anos. 

    Foi o período de maior radicalismo político do RN. 

     

     

     

     

     

    O fato de ter História e Geografia do RN é somente para dar "preferência" aos norte-rio-grandeses.

     

  •  Nas eleições para a sucessão de Aluízio Alves, o mesmo lançou como candidato o Monsenhor Walfredo Gurgel, que disputou o pleito contra Dinarte Mariz (UDN), o que resultou em uma nova vitória do aluizismo sobre o dinartismo. 

    Resposta: letra E

  • O nome do cidadão era Walfredo, não "Walfrido".


ID
2275126
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A presença norte-americana no Rio Grande do Norte é sempre lembrada pela instalação da base aérea de Parnamirim durante a Segunda Guerra Mundial. Entretanto, no pós-guerra, a presença dos Estados Unidos também foi marcante, sobretudo na década de 1960, quando o Brasil recebeu vultosos recursos da Aliança para o Progresso, programa lançado na gestão do presidente John F. Kennedy. É INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O motivo pelo qual desencadeou a cassação de Aluízio Alves foram as sérias acusações feitas por Dinarte Mariz, seu maior inimigo político.

     

    FONTE: http://www2.uol.com.br/omossoroense/131206/conteudo/aluizio_alves_09.htm

  • GAB -  A 

    pede a INcorreta

  • Gab. A

     

    O governo Aloísio Alves  (1961 - 1966) firmou com o governo norte-americano (Pres. Kennedy) o Programa Aliança para o Progresso.

  • Complementando... um dos erros da acertiva é afirmar que a casação foi em 1968. Na vdd foi em 69.

     

  • Francisco Souza,

     

    A questão não afirma que foi em 68, e sim APÓS 68.

  • Em 1969, como vingança, Dinarte Mariz conseguiu do governo militar do presidente Costa e Silva, a cassação de Aluízio Alves por corrupção, abuso de poder econômico e atos subversivos contra a revolução.

    Lembrando que Aluísio Alves não recusou aceitar o aporte de recursos da Aliança para o Progresso, pelo contrário

    - Em 1960, Aluízio Alves rompeu com DInarte Mariz e lançou candidatura própria ao governo do estado contra o candidato de Dinarte e da UDN, Djalma Marinho. A chapa de oposição, liderada por Aluízio Alves, reunia elementos do PTB, PSD, dissidentes da UDN e elementos de esquerda.

    - A campanha de 1960 ficou marcada por inovações, como o uso de símbolos, cores, passeatas, vigílias, pesquisas eleitorais e marketing. O carisma do populismo aluizista foi fator decisivo para o resultado das eleições, sendo Aluízio Alves eleito governador do estado.

    - O governo Aluízio Alves (1961-1966) - Firmou com o governo norte-americano (Kennedy) o Programa Aliança para o Progresso, que visava destinar recursos para a área social, especialmente o setor educacional. - Construiu a Cidade da Esperança, primeiro conjunto habitacional popular da América Latina. - Fundou a CAERN, a TELERN e a COSERN (trouxe energia elétrica da usina de Paulo Afonso, Bahia). - Investiu na construção de escolas e em projetos de infra-estrutura.

    - Seu governo ficou marcado por uma violenta perseguição política aos seus opositores.

    Acho que o erro da questão esta em afirmar que Aluísio RECUSOU, por isso é a INCORRETA - LETRA A

  • Já identifiquei de cara a incorreta porque meus pais são daquela época e falavam da relação amistosa entre Aluízio Alves e os irmãos Kennedy (John e Robert). Inclusive, no prédio da Tribuna do Norte aqui em Natal, existe no saguão um enorme retrato de Aluízio e Robert juntos, acredito que na inauguração da Cidade da Esperança.

ID
2275129
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os fluxos migratórios no Estado do Rio Grande do Norte convergem, nos dias atuais, para polos economicamente dinâmicos em torno de dois municípios: Natal e

Alternativas
Comentários
  • A) Mossoró

  • Mossoró

  • Mossoró é a segunda maior economia do RN e junto aos municípios adjacentes têm importante participação agropecuária e industrial no RN.

  • Os fluxos migratórios do Rio Grande do Norte encontram-se polarizados nos dois principais municípios do estado: Natal e Mossoró. Esses dois principais municípios irão polarizar os fluxos migratórios em suas respectivas regiões e irão concentrar a população do estado em seu entorno, apesar de cada um desses pólos possuírem suas especificidades como a dependência técnica que envolve os municípios do entorno de Mossoró e a desconcentração da indústria em Natal e o exponencial crescimento populacional nas cidades do entorno de Natal e novos pólos industriais em seu entorno.

    Fonte: www.abep.nepo.unicamp.br/xviii/anais/files/POSTER[175]ABEP2012.pdf

     

  • a)

    Mossoró. 

  • Até eu estou querendo ir para Mossoró...kkk

  • Mossoró, também chamada de Capital do Oeste Potiguar


ID
2275132
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Embora houvesse indícios anteriores da existência de petróleo, somente no início da década de 1970 intensificaram-se as pesquisas que possibilitaram a descoberta do primeiro poço petrolífero na plataforma continental do Rio Grande do Norte. Tal empreendimento

Alternativas
Comentários
  • https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0ahUKEwi5ucq037PSAhWMkJAKHTplAzQQFggaMAA&url=http%3A%2F%2Fportal.ifrn.edu.br%2Fpesquisa%2Feditora%2Flivros-em-pdf%2Fhistoria-do-rio-grande-do-norte&usg=AFQjCNE7Ln9ByIvUiI51gfRs7iv_y6b00A&sig2=wSRzlQlQHUx2dHg_50IFZg&bvm=bv.148441817,d.Y2I&cad=rja

     

    Material de História do RN

  • excelente material!

  • Mikarlon, muito obrigado pela disponibilidade desse excelente material.

  • Mikarlon, muito obrigada pelo excelente material era tudo que estava precisando.

  • Muito obrigada, Mikarlon!

  • Petróleo: segundo maior produtor brasileiro
    Já no início do século XX havia indícios da existência de petróleo no Rio Grande do Norte.
    Mas, somente no final da década de 1950 e início da década de 1960 surgiram indícios da existência
    de petróleo no estado. Porém, não ainda em quantidade comercialmente promissora. Somente na
    primeira metade da década de 1970, em virtude da primeira crise do petróleo, intensificaram-se os
    estudos da Petrobrás no Rio Grande do Norte.
    Em 1973 foi descoberto o primeiro poço de petróleo
    (campo de Ubarana) no Rio Grande do Norte, na plataforma continental. Somente em 1979, ocorreu
    a descoberta de petróleo, com bom potencial extrativo, na parte terrestre, no município de Mossoró.
    De lá para cá, a extração de petróleo no estado só tem aumentado, sendo o Rio Grande do Norte o
    segundo maior produtor do Brasil, o primeiro em terra.

    Fonte: http://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/editora/livros-em-pdf/historia-do-rio-grande-do-norte

  • será que até hj é 2º maior produtor brasileiro? esse material é do ano de 2010.

    segndo a apostila de 2017, (pag 25) editora NOVA, ele é o 3º na produção terrestre, e o 7º na produção de gás e petróleo 

  • Hoje, o RN é o maior produtor de petróleo em terra e o 4º maior produtor de petróleo do Brasil, atrás do RJ, ES e SP.

  • d)

    ocorreu no contexto da crise internacional do petróleo, com elevação dos preços do produto imposto pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). 

  •  O RN atualmente ocupa uma posição discreta na produção nacional de petróleo.

    RJ: 72%

    ES: 12%

    SP: 11%

    RN: 2%

    BA: 1%

    OUTROS: 1%

    FONTE: ANP/SDP/SIGEP - Janeiro de 2019.


ID
2433499
Banca
COMPERVE
Órgão
MPE-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As pesquisas sobre o período colonial no Rio Grande do Norte têm discutido as questões referentes às disputas entre os povos nativos e a consolidação do domínio português. Nesse contexto, os trabalhos mais recentes sobre a história colonial do Rio Grande do Norte indicam que

Alternativas
Comentários
  • "A questão em tela será um diferencial para aqueles que atingiram o acerto, em função de sua proposta ser de exigência significativa. O item não queria exatamente uma alternativa de conteúdo pleno e correto, mas sim que o candidato identificasse qual das alternativas está fundada em recentes publicações acadêmicas, obrigando o candidato a ter um domínio das discussões historiográficas do RN na academia universitária. A participação de Índios e Negros na vida social colonial seridoense vem sendo pesquisada recentemente, com o intuito de romper com uma visão restrita que somente o “luso-brasileiro” branco é o colono com participação ativa na sociedade. Tal realidade abre um cenário de ter havido agrupamentos familiares de outra natureza na Ribeira do Seridó durante os tempos coloniais, envolvendo pessoas que não apenas os brancos e/ou descendentes de elementos vindos do Reino."

    Por Prof. Lucas Donato (IAP Cursos)

  • O professor Telmo do Gran cursos fez a revisão desta questão e lá o gabarito é letra B.Agora fiquei confusa!!!!

  • Senta e chora para essa questão.

  • querer que o candidato fique por dentro de pautas universitárias é o cúmulo

  • GABARITO: C

    No artigo Histórias de Famílias Mestiças no Seridó (Séculos XVIII-XIX), o professor Helder Alexandre Medeiros de Macedo, utiliza registros paroquiais (batizado, casamento e óbito) da Freguesia do Seridó (1788-1838); inventários post-mortem da Comarca de Caicó (17371835) e cartas de alforria do Termo Judiciário da Vila Nova do Príncipe (1792-1814), para demonstrar que a formação da sociedade colonial no Seridó não foi unilateral e, apenas, marcada pela presença de portugueses e/ou luso-brasílicos. Pelo contrário, grande parte da população da freguesia era “mestiça”, isto é, composta de pardos, cabras, mulatos e mamelucos.  

    Fonte: https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019-01/1548945023_bd9ad608f8cb1eeaf46cca0fbf77f129.pdf

  • domingos jorge velho/1680.... td certinho! letra B!!

ID
2433502
Banca
COMPERVE
Órgão
MPE-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No Brasil, a instauração da República, em 1889, inaugurou uma nova fase na política nacional. No Rio Grande de Norte, os primeiros anos da República foram dominados pela oligarquia Albuquerque Maranhão. Nas primeiras décadas desse regime no Rio Grande do Norte,

Alternativas
Comentários
  • Quando falamos do ano de 1889, é so situar-se na história do Brasil e lembrar que nesse período estavamos na "República Velha" e nesta, o processo de política  tem caracteristicas semelhantes por todo país.

    Na república velha quem foi previlegiados foram os latinfundiários, ou seja os grandes propretários rurais e as elites da epoca os comerciantes.

    Logo a questão correta será  (A)

    A primeira oligarquia a governar o RN foi a da familia "MARANHÃO" e a segunda foi "BEZERRA DE MEDEIROS"

    Fé em Deus e bons estudos !!

  • A primeira oligarquia a governar o RN foi a da família "ALBUQUERQUE MARANHÃO" tendo como seu patriarca PEDRO VELHO, Área de sustentação: LITORAL e a ase econômica : açúcar e sal e a segunda foi a família "BEZERRA DE MEDEIROS" tendo com patriarca: JOSÉ AUGUSTO, ÁREA DE SUSTENTAÇÃO: seridó, BASE ECONOMICA: ALGODÃO

  • A alternativa B é incorreta, de tal modo que Pedro Velho, ao assumir o governo do Rio Grande do

    Norte por aclamação em 17 de novembro, quando a República foi oficialmente proclamada no Rio

    Grande do Norte, esperou-se que convocasse os legítimos republicanos para fazerem parte da

    equipe de seu governo, no entanto, isso não veio acontecer. Ele formou uma equipe composta

    principalmente de ex-monarquistas e membros dos partidos conservador e liberal, o que veio

    contribuir para que seu governo recebesse a denominação de "Tríplice Aliança", em virtude daqueles

    que teriam sido escolhidos para compor o "Secretariado" quando do governo provisório. Esta atitude

    de Pedro Velho causou revolta nos republicanos históricos (Hermógenes Tinôco e Padre José

    Paulino) os quais tinham lutado em prol da República e contribuído para instalação do PRRN.


ID
2433505
Banca
COMPERVE
Órgão
MPE-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As economias fundadoras do Rio Grande do Norte produziram espaços, territórios e foram responsáveis pelo desenvolvimento econômico e povoamento do estado. Nesse contexto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Em todo o contexto histórico do RN fala que sua principal atividade foi a pecuária ! Não sei qual fonte essa banca retirou isso...

  • Resposta letra C,  a primeira economia do rn foi a cana de açúcar que nao se desenvolvei muito aqui no rn, mas, devido ela a pecuária se estabeleceu e foi o que ajudou o rn a se desenvolver, a questão da economia algodoeira tem mais haver com a parte das oligarquias ! 

  • A primeira atividade presente no RN foi a monocultura da cana de açúcar, no entanto não se desenvolveu muito. Com a invasão holandesa, a pecuária se desenvolve, com o intuito de abastecer a capitania de Pernambuco. Durante e após a guerra dos bárbaros, Portugal desenvolve ainda mais a pecuária com o expansionismo no interior e após retomar a capitania do Rio Grande deixada pelos holandeses.

  • Ainda que não expressiva, a atividade canavieira foi a primeira atividade econômica do estado.


ID
2433508
Banca
COMPERVE
Órgão
MPE-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No Rio Grande do Norte, são desenvolvidas diversas atividades econômicas, algumas modernas, outras tradicionais. Na atualidade, as atividades econômicas desenvolvidas no Rio Grande do Norte e os principais municípios sedes dessas atividades são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito b

     

     

  • turismo em Parnamirim?

  • O cajueiro de pirangi é um dos pontos mais visitados do Estado e fica em Parnamirim

  • As praias mais visitadas do litoral sul pertencem a Parnamirim: cotovelo, búzios, Pirangi etc
  • Estranho não ter Tibau do Sul, pois Pipa é um dos destinos mais procurados do Brasil.


ID
2433511
Banca
COMPERVE
Órgão
MPE-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Rio Grande do Norte apresenta condições edafoclimáticas favoráveis ao desenvolvimento de atividades econômicas, tais como a carcinicultura, a fruticultura irrigada, a indústria de alimentos e bebidas, entre outras. Sobre a questão ambiental no Rio Grande do Norte, analise as proposições abaixo:

I A desertificação da terra é um processo resultante de diversos fatores, incluindo as variações climáticas e as atividades humanas que promovem o desmatamento. No Rio Grande do Norte, a região do Agreste é a mais afetada pela desertificação, e, dentre as atividades responsáveis por esse processo destacam-se as do setor cerâmico e as da mineração.

II O aquecimento econômico do setor da construção civil, na última década, trouxe benefícios a diversos municípios do estado, como o aumento da oferta de empregos. No entanto, é importante que esse setor leve em conta, em seu desenvolvimento, o uso e os limites de sustentabilidade dos recursos ambientais.

III A expansão das áreas urbana e industrial provocou forte impacto na qualidade dos recursos hídricos, e o principal vetor de contaminação das águas é a falta de saneamento (coleta e tratamento de esgoto). Por esse fato, os rios Potengi, Jundiaí, Pitimbu, Maxaranguape, Ceará Mirim, Doce e Pirangi estão altamente contaminados e com suas águas impróprias para o consumo humano direto.

IV Uma ferramenta eficaz para combater os principais problemas ambientais das cidades é levá-los ao conhecimento dos seus cidadãos de modo que estes possam exigir o cumprimento das leis vigentes, tais como as que possibilitam as construções em dunas, faixas de praias e manguezais.

V A carcinicultura foi implantada, inicialmente, em áreas de mangues já desmatadas por pequenas e antigas salinas e, posteriormente, expandiu-se para as demais áreas estuarinas do estado.

Estão corretas apenas as afirmações:

Alternativas
Comentários
  • c

     

  • I A desertificação da terra é um processo resultante de diversos fatores, incluindo as variações climáticas e as atividades humanas que promovem o desmatamento. No Rio Grande do Norte, a região do Agreste é a mais afetada pela desertificação, e, dentre as atividades responsáveis por esse processo destacam-se as do setor cerâmico e as da mineração.  INCORRETA

     

    A área mais afetada pela desertificação no RN é a região do Seridó.

     

    Bons estudos!

  •  I - A desertificação da terra é um processo resultante de diversos fatores, incluindo as variações climáticas e as atividades humanas que promovem o desmatamento. No Rio Grande do Norte, a região do Agreste é a mais afetada pela desertificação, e, dentre as atividades responsáveis por esse processo destacam-se as do setor cerâmico e as da mineração. ERRADO.

    A região do Agreste NÃO é a mais afetada pela desertificação e sim a região do SERIDÓ/SERTÃO.

    II - O aquecimento econômico do setor da construção civil, na última década, trouxe benefícios a diversos municípios do estado, como o aumento da oferta de empregos. No entanto, é importante que esse setor leve em conta, em seu desenvolvimento, o uso e os limites de sustentabilidade dos recursos ambientais. CORRETO.

    Ocorreu uma intensa urbanização a partir dos anos 90's sim.

    III - A expansão das áreas urbana e industrial provocou forte impacto na qualidade dos recursos hídricos, e o principal vetor de contaminação das águas é a falta de saneamento (coleta e tratamento de esgoto). Por esse fato, os rios Potengi, Jundiaí, Pitimbu, Maxaranguape, Ceará Mirim, Doce e Pirangi estão altamente contaminados e com suas águas impróprias para o consumo humano direto. CORRETO.

    Todos esses rios passam por centros urbanos e tiveram suas águas contaminadas devido a falta de planejamento da urbanização.

    IV - Uma ferramenta eficaz para combater os principais problemas ambientais das cidades é levá-los ao conhecimento dos seus cidadãos de modo que estes possam exigir o cumprimento das leis vigentes, tais como as que possibilitam as construções em dunas, faixas de praias e manguezais. ERRADO.

    Há leis que impedem construções em dunas, faixas de praias e manguezais.

    V - A carcinicultura foi implantada, inicialmente, em áreas de mangues já desmatadas por pequenas e antigas salinas e, posteriormente, expandiu-se para as demais áreas estuarias do estado. CORRETO.

    Carcinicultura é uma técnica de criação de camarões em viveiros. No RN essa criação começou e ainda é comum nos mangues, e atualmente também é praticada em áreas inundáveis (estuários).

    RESPOSTA "c"

  • O professor Telmo do Gran cursos fez a revisão desta questão e lá o gabarito é letra B.Agora fico confusa em saber qual é a certa!!!!!


ID
2433736
Banca
COMPERVE
Órgão
MPE-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Quando se analisam as relações entre o poder central (imperial) e o poder local (provincial) durante o período regencial, observa-se que, no Rio Grande do Norte, esse período foi caracterizado pela

Alternativas
Comentários
  • gab -C

     

  • Lembrando que a capital do Brasil no perído imperial era no RJ, e todas as províncias eram subordinadas as ordens do imperador ou regente que vai ser caracteristico nesta época. Logo, sendo subordinada as vontades do imperio nomeava politicos de fora do Rio Grande Norte e assumiam o poder. Mais tarde em 1817 essa situação chegará causar uma revolução.

    Alternativa certa (c)

    Foco e Fé em Deus !!!


ID
2433739
Banca
COMPERVE
Órgão
MPE-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No Brasil, durante a década de 1970, quando o poder estava sob o comando dos militares, o quadro político do Rio Grande do Norte foi marcado pela chamada “Paz Pública”, que significou

Alternativas
Comentários
  • GAB-A

     

  • Gab Letra A. Justificativa: a aproximação de Tarcísio Maia com a oposição no Estado, fazendo aliança com Aluízio Alves, que estava com os direitos políticos suspensos, mas muito atuante nos bastidores da política.

  • GOV TARCÍSIO MAIA (1975-1979): A OLIGARQUIA MAIA E A PAZ PÚBLICA (FIM DO RADICALISMO: ALIANÇA COM ALVES)

  • Do ponto de vista político, o governo de Tarcísio Maia foi extremamente inteligente, pois buscou afastar-se do radicalismo reinante no estado, devido às rivalidades entre Aluízio Alves e Dinarte Mariz, aproximando-se da oposição, praticamente anulada através do acordo político conhecido como “Paz Pública”, aliança entre ele, Tarcísio Maia, e Aluízio Alves, então com os direitos políticos suspensos, mas ainda atuante nos bastidores

    Fonte: História do Rio Grande do Norte - Sérgio Luiz Bezerra Trindade ´IFRN 2010


ID
2449345
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Apesar da chuva, reservatórios do RN continuam em situação crítica –70% dos açudes monitorados estão secos ou em volume morto. Nível baixo das águas da maior barragem do estado fez ressurgir as ruínas do cemitério da antiga cidade de São Rafael. Apesar das chuvas que caíram no fim de semana em 39 municípios do Rio Grande do Norte, as reservas hídricas do estado continuam em situação crítica, aponta relatório do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn).”

(Disponível em: http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2016/02/maior-barragem-do-rn-volta-receber-agua-mas-volume-ainda-ecritico.html.)

A maior barragem do estado do Rio Grande do Norte a que se refere o enunciado é:

Alternativas
Comentários
  • d)

    Armando Ribeiro Gonçalves. 


ID
2449348
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Esse ano, a Penitenciária Estadual de Alcaçuz (RN) foi símbolo do caos carcerário existente no Brasil e que, nos primeiros dias de 2017, em meio a uma aguda crise, deixou mais de 130 presos mortos. Alcaçuz entrou no noticiário por ter sido palco, do terceiro maior massacre do ano dentro de presídios. Naquele fim de semana, integrantes do Primeiro Comando da Capital mataram 26 homens do Sindicato do Crime do Rio Grande do Norte (SDC), dissidência do PCC surgida em 2015.”

(Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/entenda-a-crise-no-presidio-de-alcacuz-no-rio-grande-do-norte.)

Esse presídio, o maior do Rio Grande do Norte, que está para ser desativado, está localizado em:

Alternativas
Comentários
  • Letra c) Nísia Floresta.


ID
2449354
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“O jornal Financial Times afirma que, de acordo com a Polícia Federal, a operação ‘Carne Fraca’ simboliza a moral fragilizada dos agentes públicos que supostamente permitiram-se serem corruptos. A publicação também destaca que a investigação pode minar a credibilidade das empresas envolvidas e da indústria brasileira de carne: ‘A investigação (...) levantará preocupações sobre a pecuária e a indústria de carne do Brasil, que cresceu na última década e se tornou uma das mais importantes do mundo’.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/imprensa-internacional-repercute-operacao-carne-fraca-no-brasil.ghtml.)

No Rio Grande do Norte (RN), em relação à pecuária é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • c

    Essa atividade econômica exerceu um papel importante na ocupação e no povoamento do sertão e de terras do agreste norte-riograndense.


ID
2449357
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“A previsão é de inverno abaixo da média para os próximos meses na região Nordeste. É o que aponta o relatório da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). As chuvas deverão ficar 35% dentro da normalidade e somente 20% acima do normal, segundo previsão dos meteorologistas que participaram do 17º Workshop Internacional de Avaliação Climática, reunião que reuniu especialistas de sete estados, entre eles o Rio Grande do Norte, com apresentação de prognóstico para abril, maio e junho.”

(Disponível em: http://www.fiern.org.br/index.php/noticias/noticias-fiern/1885.)

O clima do Rio Grande do Norte sofre variações de região para região. Assinale a alternativa que apresenta um dos tipos de clima que caracterizam esse estado. 

Alternativas
Comentários
  • Letra b)

    O Estado do Rio Grande do Norte apresenta dois tipos de clima, são eles: Tropical Úmido e o Semiárido.


ID
2449363
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“A Campanha da Fraternidade (CF) 2017 tem como tema ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’ e o lema ‘Cultivar e guardar a criação’. Buscando alertar para o cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, a campanha teve início em todo o país no dia 1º de março.”

(Disponível em: http://www.a12.com/noticias/detalhes/campanha-da-fraternidade-2017-ja-conta-com-texto-base-cartaz-e-hino.)

A proposta é dar ênfase à diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam. Assinale a alternativa que contém um bioma do Rio Grande do Norte.

Alternativas
Comentários
  • Bioma exclusivamente brasileiro!!!


ID
2449366
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia os trechos a seguir.

“O Rio Grande do Norte terá, em breve, a sua primeira fábrica de equipamentos para energia solar. Por questões de sigilo, o governo não pôde revelar mais detalhes sobre a fábrica como nome da empresa responsável, local onde ela será instalada, nem o volume de investimentos.”

(Disponível em: https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2017/02/rio-grande-norte-ganhara-primeira-fabrica-de-equipamentos-para-energia-solar/31146.)


“Rio Grande do Norte se aproxima dos 3GW em energia eólica. Atualmente, das 106 usinas em funcionamento em todo o RN, 63 estão localizadas no Mato Grande. A região concentra 60% de todos os parques eólicos do Rio Grande do Norte. A área engloba os municípios de João Câmara, Parazinho, São Miguel do Gostoso, Jandaíra, Pedra Grande e Rio do Fogo.”

(Disponível em: https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2016/08/rio-grande-norte-se-aproxima-dos-3gw-em-energia-eolica/29981.)

Os dois trechos anteriores se relacionam à(s)

Alternativas
Comentários
  • b

    Produção de energia limpa do RN. 


ID
2449369
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“O estado do Rio Grande do Norte historicamente é conhecido como um dos fortes do movimento feminista no Brasil. Desde os tempos mais antigos, com a índia Clara Camarão e Celina Guimarães Viana, até os dias atuais, com a professora Debora Seabra que se tornou a primeira professora brasileira portadora da Síndrome de Down.”

(Disponível em: https://grupodiversidadepotiguar.wordpress.com/2015/03/04/conheca-10-mulheres-potiguares-que-fizeram-historia/.)

Das personalidades citadas, entre muitas outras mulheres que se destacaram e se destacam no Rio Grande do Norte, a nível nacional e internacional, Clara Camarão liderou um grupo de guerreiras nativas na luta contra os holandeses e Celina Guimarães Viana é conhecida por:

Alternativas
Comentários
  •  a) Se tornar a primeira eleitora registrada no Brasil. 


ID
2449381
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“‘Duas Unhas de Queijo’ é o livro que resgata a história dos queijos artesanais brasileiros. Segundo o autor, ‘Depende do clima, da altitude, da espécie de pastagem, da forma de manejo, da raça do gado, e, evidentemente, do saber fazer passado de geração a geração’. (João Castanho) Foi atrás dessas peculiaridades que o jornalista João Castanho Dias percorreu o país para mostrar, em primeira mão, os mais tradicionais queijos manufaturados por pequenos produtores."

(Disponível em: http://www.goiabadademarmelo.com.br/2017/02/duas-unhas-de-queijo-livro-resgata.html.)

Apesar de não entrar como capítulo, o Rio Grande do Norte está contemplado entre as “curiosidades” iniciais do livro quando é citado. Trata-se do queijo de coalho e manteiga, uma delícia tradicional do estado, característico principalmente da seguinte região:

Alternativas
Comentários
  • c

    Seridó. 

  • Caiacó nem existe.


ID
2449390
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os primeiros poços perfurados no Rio Grande do Norte, nos municípios de Grossos e Macau, por volta de 1956, tinham como objetivo estudar as possibilidades de existência de petróleo, que justificasse a exploração nessa área, que veio a ser chamada de Bacia Potiguar. Após a descoberta de petróleo e a intervenção da Petrobras, o petróleo passou a fazer parte da economia norte-rio-grandense. Atualmente

Alternativas
Comentários
  • 1º Rio de Janeiro - 74% 

    2º Espírito Santo - 15%

    3º Rio Grande do Norte - 2,8%

    Fonte: http://www.opetroleo.com.br/quem-sao-os-10-estados-produtores-de-petroleo-no-brasil/

    Gab.: letra C


ID
2449393
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“No Rio Grande do Norte, o Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP), em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados no RN (ACNUR), têm um trabalho de assistência social, integrando os refugiados no novo local de moradia. ‘A ênfase é promover ações na área de Educação, Saúde e Acesso ao Emprego e Renda’, disse Aluízio Matias, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos. O estado abriga cerca de 22 refugiados, cuja maioria está fugindo de países da América Latina em situação de conflito. Os refugiados no Rio Grande do Norte, assim como em outras partes do mundo, estão sob o mandato do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados que desenvolve um grande trabalho de assistência humanitária.”

(Disponível em: http://www2.uol.com.br/omossoroense/300706/conteudo/cotidiano9.htm.)

Sobre a situação dos refugiados, de uma maneira geral, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • d) Eles fogem, entre outras razões, devido às perseguições por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas e por não encontrarem condições de sobreviver em seu próprio país.

  • ah, IDCÃO, mais um exemplo do aparelhamento terrorista chamado ONU, É CLARO que os venezuelanos que vêm, fogem de um terrível sangue suga chamado Maduro.


ID
2562502
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere:


Dizem que o cangaceiro,

valentão e corajoso,

se arrependeu e foi salvo

por Jesus, pai generoso.

Mossoró guarda um mistério,

porque no seu Cemitério

Jararaca é milagroso.


Nestes versos de cordel, de autoria de Concriz, o poeta menciona a figura de José Leite de Santana, cangaceiro cujo apelido era Jararaca. Fazia ele parte do bando de Lampião, que em 1927 tentou assaltar a cidade de Mossoró e foi violentamente rechaçado. Sobre o episódio, é correto afirmar que Jararaca

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: Letra C

     

    De fato, o cangaceiro Jararaca foi capturado e "justiçado" pelos habitantes de Mossoró/RN. Durante certo tempo, algum misticismo girou em torno de sua figura.

     

    Bons estudos!

  • A morte do Jararaca

    Quando Lampião teve a certeza de que atravessaria livremente todo o Ceará, em cujo território já por vezes penetrara, erguendo vivas ao então Presidente do Estado, decidiu invadir o Rio Grande do Norte, para atacar a cidade de Mossoró. Seduziam-nos os pingues recursos desse empório comercial, servido por uma agência do Banco do Brasil.

    Saiu-lhe, porém, o ano bissexto… A população de Mossoró, tendo à frente o valoroso Prefeito Cel. Rodolfo Fernandes, reagiu bravamente ao assalto da cabroeira de Virgolino e dois sequazes deste tombaram baleados, sem que os companheiros os pudessem conduzir.

    Um dos feridos era o Jararaca. Transportado para a cadeia, solicitamente o medicaram. Era preciso que ele não falecesse sem que as autoridades o ouvissem. De fato, só depois de prensado, interrogado e, até, de fotografado, o Jararaca morreu. Mas ninguém o viu morto, pois o enterramento foi dado como feito alta noite.

    Uns vinte dias depois, dizia-me em Fortaleza um sertanejo da terra potiguar:

    – Jararaca morreu, mas não foi de morte morrida: foi de morte matada…

    E com a desenvoltura de quem não tem papas na língua nem é jornalista do Governo, descreveu a cena macabra:

    – Uma boca-de-noite, noite de lua, o Jararaca, algemado, foi conduzido da cadeia pro cemitério. Chegando lá rodeado de soldados, mostraram-lhe uma cova, aberta lá num canto, quase fora do “sagrado” e lhe perguntaram se ele sabia pra que era aquilo… Foi quando o Jararaca falou, frocado e destemido:

    – Saber de certeza não sei, não, mas porém estou calculando… Não é pra mim? Agora, isso só se faz porque eu me vejo nestas cerconstança, com as mãos inquirida e desarmado! Um gosto eu não deixo pra vocês: é se gabarem de que eu pedi que não me matassem. Matem! Que matam mas é um home! Fiquem sabendo que vocês vão matar o home mais valente que já pisou neste…

    Mas, não teve tempo de acabar de dizer o que queria. Por trás dele, um soldado, naturalmente de combinação com os outros, deu-lhe um tiro de revólver na cabeça. A bala pegou bem no mole do pé do ouvido, lá nele. O Jararaca amunhecou das pernas e caiu, de olho vidrado. Aí, os soldados o empurraram com os pés pra dentro da sepultura. Só demoraram enquanto tiravam os ferros das algemas. Quando o cadáver rolou pra cova, fizeram luz e espiaram: o finado tinha caído de bruços. Mas, ninguém se embaraçou com isso: por cima do corpo inda quente, as pás de terra deram serviço…

    Calou-se o narrador, para dizer, logo mais, entre compadecido e irônico, num misto de piedade e de galhofa:

    – Coitado do Jararaca! Tão valente na hora da morte, mas foi enterrado dando as costas pra este mundo velho, onde ele fez tanta estrepolia…

    “No tempo de Lampião”, de Leonardo Mota [1891-1948 ]

  • O professor Telmo do Gran cursos fez a revisão desta questão e lá o gabarito é letra D.Agora fico confusa em saber qual é a certa!!!!!


ID
2569876
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-RN
Ano
2006
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Guerra dos “Bárbaros”, um episódio histórico do Rio Grande do Norte, foi um conflito entre lusos-brasileiros e indígenas da região.


Sobre esse fato, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • "Encerrada" termo bem subjetivo, apenas começaram a dar importância para outras coisas. Porém o massacre indígena foi imensurável.

  • a) Os índios perderam e houve um extermínio de várias etnias

    b) A guerra dos bárbaros foi longa, algum fontes dizem que durou 30 anos (1683-1713), outras que durou 70 anos (1650-1720). 

    c) O conflito foi entre portugueses (com ajuda de bandeirantes) e índios tapuias. Os holandeses já haviam sido expulsos antes da guerra dos bárbaros

    d) O conflito se relaciona com ida dos portugueses para o interior com o objetivo de expandir as fazendas de gado

    e) GAB


ID
2569954
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-RN
Ano
2006
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

                                               Na terra seca

                                               Quando a safra não é boa

                                               Sabiá não entoa

                                               Não dá milho e feijão

                                               Na Paraíba, Ceará, nas Alagoas

                                               Retirantes que passam

                                               Vão cantando seu rojão

                                               Meu São Pedro me ajude

                                               Mande chuva, chuva boa

                                               Chuvisqueiro, chuvisquinho

                                               Nem que seja uma garoa


                                              Uma vez choveu na terra seca

                                              Sabiá então cantou

                                              Houve lá tanta fartura

                                              Que o retirante voltou

                                              Oi, graças a Deus

                                              Choveu, garoou


                                         (GONZAGA; CLODOVIL. In: VESENTINI; VLACH, p. 174).

Considerando-se as informações da música e os conhecimentos sobre a economia do Rio Grande do Norte, pode-se concluir:

Alternativas

ID
2569957
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-RN
Ano
2006
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

                                               Na terra seca

                                               Quando a safra não é boa

                                               Sabiá não entoa

                                               Não dá milho e feijão

                                               Na Paraíba, Ceará, nas Alagoas

                                               Retirantes que passam

                                               Vão cantando seu rojão

                                               Meu São Pedro me ajude

                                               Mande chuva, chuva boa

                                               Chuvisqueiro, chuvisquinho

                                               Nem que seja uma garoa


                                              Uma vez choveu na terra seca

                                              Sabiá então cantou

                                              Houve lá tanta fartura

                                              Que o retirante voltou

                                              Oi, graças a Deus

                                              Choveu, garoou


                                         (GONZAGA; CLODOVIL. In: VESENTINI; VLACH, p. 174).

Sobre a produção de energia no Rio Grande do Norte, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2569960
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-RN
Ano
2006
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

                                               Na terra seca

                                               Quando a safra não é boa

                                               Sabiá não entoa

                                               Não dá milho e feijão

                                               Na Paraíba, Ceará, nas Alagoas

                                               Retirantes que passam

                                               Vão cantando seu rojão

                                               Meu São Pedro me ajude

                                               Mande chuva, chuva boa

                                               Chuvisqueiro, chuvisquinho

                                               Nem que seja uma garoa


                                              Uma vez choveu na terra seca

                                              Sabiá então cantou

                                              Houve lá tanta fartura

                                              Que o retirante voltou

                                              Oi, graças a Deus

                                              Choveu, garoou


                                         (GONZAGA; CLODOVIL. In: VESENTINI; VLACH, p. 174).

A extração do sal no Estado potiguar é beneficiada por vários fatores.


Entre eles, pode-se destacar

Alternativas

ID
2569966
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-RN
Ano
2006
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O turismo tem se expandido no Estado, com reflexos diretos na economia potiguar.


Com base nessa afirmação e nos conhecimentos sobre esse segmento da economia, pode-se afirmar que essa expansão ocorre porque o

Alternativas

ID
2569969
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-RN
Ano
2006
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A extensão do litoral potiguar contribui para que a pesca seja uma atividade econômica de expressiva importância.


Sobre essa atividade, pode-se afirmar:

Alternativas

ID
2569972
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-RN
Ano
2006
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O algodão já foi o sustentáculo da economia potiguar. Sua produção se estende pelos municípios de Seridó, Caicó e Ouro Branco.


Sobre a cotonicultura do Rio Grande do Norte, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2569978
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-RN
Ano
2006
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A atividade agropecuária do Rio Grande do Norte caracteriza-se

Alternativas

ID
2569981
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-RN
Ano
2006
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Se comparado a outros Estados brasileiros, o processo industrial do Rio Grande do Norte é pouco diversificado, com concentração reduzida.


Considerando-se essa afirmação e os conhecimentos sobre a indústria do Rio Grande do Norte e suas características, pode-se afirmar:

Alternativas

ID
3043411
Banca
IBFC
Órgão
CGE - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento” (PNUD, 2018). Com relação ao IDH e PIB per capita do estado do Rio Grande do Norte, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.

  • Hoje 11.01.2022 o Rio Grande do Norte tem o IDH de 0,684, ocupando a 16º posição entre todas as 27 unidades federativas do país.


ID
3043414
Banca
IBFC
Órgão
CGE - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Rio Grande do Norte abrange diferentes domínios morfoclimáticos brasileiros, apresentando diferentes características vegetacionais em seu território. Em relação à vegetação no estado do Rio Grande do Norte, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Mata atlântica estende-se por quase toda a parte da faixa costeira brasileira(do Rio grande do norte ao Rio grande do sul).

    É o bioma que mais sofreu com o desmatamento, desde o periodo pré-colonial, com a exploração do Paú Brasil, através do escambo, até a atualidade com a urbanização, poluição ambiental, monocultura de exportação e exploração da madeira.

    É caracterizada por ser:

    -Perenifólia (permanece verde todo o ano, não perde folhas)

    -Heterogénea (Várias espécies de plantas)

    -Densa (mata fechada)

    -Higrofila (gosta de ambiente úmido), que é diferente de Hidrofila(relacione com Hidrografia, vive em ambientes alagados)

    -Latifoliada (folhas largas)

  • Extensas áreas do estado do RN está localizado o bioma da caatinga, predominantemente na porção oeste do estado, ja na região do litoral predomina o bioma da mata atlântica.


ID
3043420
Banca
IBFC
Órgão
CGE - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE) divide o estado do Rio Grande do Norte em quatro mesorregiões, sendo elas: Leste Potiguar, Agreste Potiguar, Central Potiguar e Oeste Potiguar. Relacione as informações contidas na coluna A (cidades do Rio Grande do Norte) com a coluna B (mesorregiões do Rio Grande do Norte).


Coluna A – Cidades do Rio Grande do Norte

1. João Câmara

2. Natal

3. Angicos

4. Parnamirim

5. Mossoró

6. Santa Cruz


Coluna B – Mesorregiões do Rio Grande do Norte

I. Leste Potiguar

II. Agreste Potiguar

III. Central Potiguar

IV. Oeste Potiguar


Assinale a alternativa que apresente a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • Qualquer questão que separasse a região de Natal e Parnamirim estaria errada

  • Reposta = B


ID
3599605
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Canguaretama - RN
Ano
2005
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No Rio Grande do Norte, embora sejam protegidos por lei, os manguesais, sobretudo nos vales dos rios de alguns municípios, como o de Canguaretama, vêm sendo destruídos aos poucos. Nos últimos anos, essa destruição se intensificou mais ainda devido à expansão da 

Alternativas
Comentários
  • O Rio Grande do Norte chega a ser o maior produtor de larvas de camarão (IBGE, 2009). Os viveiros de camarão estão situados nos vales dos rios de alguns municípios. Na capital Natalense, pode-se ver nas proximidades do bairro de Igapó, alguns viveiros de camarão comuns na carcinicultura, atividade que causou grande impacto nos manguezais do rio Potengi. Assim sendo, resposta: LETRA D


ID
3599686
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Canguaretama - RN
Ano
2005
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considerando-se as relações políticas estabelecidas no Rio Grande do Norte, durante a transição do Império para a República, é possível afirmar que 

Alternativas
Comentários
  • "Clientelismo" é a prática de oferecer bens e serviços em troca de apoio político. No "clientelismo" as relações entre os detentores do poder e a população comum são mais amistosas e benéficas para os dois lados. Tal relação de troca pode ser entre político e político ou político e cidadão.


ID
3606541
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2014
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considerando os aspectos relativos à política cultural, é correto afirmar que, em Natal,

Alternativas
Comentários
  • Resposta = C

  • Funcarte, planejar, executar e acompanhar a políticas da cultura


ID
3688405
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Riachuelo - SE
Ano
2008
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O nome do município Riachuelo é uma homenagem à Batalha Naval de Riachuelo, um dos mais importantes combates ocorridos entre 1864 e 1870 num dos maiores conflitos já registrados na história do Brasil. Trata-se da guerra:

Alternativas
Comentários
  • A Batalha Naval do Riachuelo é considerada um dos maiores triunfos da História das Forças Armadas do Brasil. A sua deflagração tem a ver com a Guerra do Paraguai, onde o Brasil juntava forças com a Argentina e o Uruguai. O conflito, ocorrido entre 1864 e 1870, foi resultado de uma série de disputas políticas envolvendo as nações que trafegavam na região do rio da Prata. O início da guerra só tomou forma mediante o ambicioso projeto expansionista do governo paraguaio.


ID
4062688
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2009
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Ao se referir ao domínio holandês sobre a capitania do Rio Grande, no século XVII, Câmara Cascudo afirmou:

“A conservação do Rio Grande foi uma questão vital, indiscutida, e todas as fontes holandesas são unânimes [...]. ‘Em 1635 os Conselheiros Políticos exaltaram a conquista final desta Capitania, como um benefício inestimável da fortuna’.”

CASCUDO, Luís da Câmara. História da Cidade do Natal. Natal: RN Econômico, 1999. p. 66.

Um dos motivos pelos quais os flamengos exaltaram a conquista da capitania do Rio Grande foi o seguinte:

Alternativas

ID
4062691
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2009
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No dia 10 de fevereiro de 1944, uma crônica publicada no jornal O Diário retratou aspectos do cotidiano da cidade de Natal, nos seguintes termos:

“Meio displicente o cronista entrou no café.

[...] tipos de uma outra raça, a que a uniformidade das fardas cáquis emprestava um tom militar, enchiam as mesas. [...] A algaravia que se falava era estranha. [...] Sobre a fala de alguns quepes, o brasão de Suas Majestades Britânicas, ou as iniciais simbólicas da RAF canadense. A maioria, porém, era de gente da América [...].

O cronista olhou para os lados, curioso. Brasileiro, ele apenas. Sim, também as pequenas garçonnettes [...].

No entanto, aquele era um simples e muito nortista ‘café’ da rua Dr. Barata, por mais que a paisagem humana se mesclasse de exemplares de terras diferentes...”

Apud PEDREIRA, Flávia de Sá. Chiclete eu misturo com banana: carnaval e cotidiano de guerra em Natal. Natal: EDUFRN, 2005. p. 217.

Considerando-se o fragmento textual acima e as informações históricas sobre o período a que ele se refere, é correto afirmar:

Alternativas

ID
4062712
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2009
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os censos demográficos de 1991 e 2000 (IBGE) demonstram alterações na dinâmica da população do Rio Grande do Norte.

Sobre essa dinâmica no território potiguar, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • na barra de status


ID
4062724
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2009
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na década de 1940, teve início a exploração da scheelita no Rio Grande do Norte, elevando o estado à condição de maior produtor desse minério no Brasil. A Região do Seridó era o principal pólo de produção.

A respeito da produção da scheelita no Rio Grande do Norte, é correto afirmar:

Alternativas

ID
4123123
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2007
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A formação do território do atual estado do Rio Grande do Norte está relacionada à

Alternativas
Comentários
  • a) Sal marinho é no litoral, e não no sertão

    b) O que levou à interiorização foi a pecuária (gado)

    c) GAB

    d) Na Guerra dos Bárbaros, o índios mortos eram do interior (tapuias). E a indústria açucareira era no litoral


ID
4123126
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2007
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O incremento da produção de açúcar e de algodão no Rio Grande do Norte, nas décadas de 1850 e 1860, favoreceu o crescimento de muitos povoados, que passaram a contar com administrações próprias. Entre as cidades que ganharam maior expressão nessa fase de crescimento econômico, destaca-se

Alternativas

ID
4123144
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2007
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Nas últimas décadas do século XX, um conjunto de atividades assumiu importância na economia do Rio Grande do Norte. Porém, a exploração indiscriminada dessas atividades vem contribuindo para agravar problemas ambientais. A respeito disso, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Fruticultura irrigada está concentrada na região do Açú-Mossoró. É uma região com vegetação de caatinga

    b) Cerâmica é concentrado no Seridó e, mais recentemente, no Litoral Sul 

    c) GAB

    d) Apicultura não tem "acentuado a devastação da cobertura vegetal". Pelo contrário, ajuda a preservação