Gabarito: c
A ideia de rede afirma a importância da coletividade, pois " nenhum de nós da rede é capaz de assegurar por si só qualquer das funções em que traduz esse bem, seja ele a produção de conhecimento, a formação graduada e pós-graduada ou a extensão. Isto implica em uma revolução institucional e uma revolução das mentalidades."
"Assim, a construção de uma rede pública implica a partilha de recursos e de equipamentos, a mobilidade de docentes e estudantes no interior da rede e uma padronização mínima de planos de cursos, de organização do ano escolar, dos sistemas de avaliação. Nada disto tem de eliminar as especificidades com que cada universidade pretende responder ao contexto local ou regional em que se insere. Pelo contrário, essa especificidade, ao ser mantida, pode ser valorizada no interior da rede." pg.71
"A rede visa, pois, fortalecer a universidade no seu conjunto ao criar mais polivalência e descentralização.
a partilha de recursos e de equipamentos-> "ao contrário do que é corrente pensar num contexto de globalização neoliberal, a concentração da pesquisa e da pós-graduação em poucas universidades ou centros de excelência, expõe a vulnerabilidade da universidade pública, sobretudo nos países periféricos e semiperiféricos."-- UNIVERSIDADES DE EXCELÊNCIA= PRESA FÁCIL PARA AS UNIVERSIDADES GLOBAIS DOS PAÍSES CENTRAIS.
ATENÇÃO: A rede deve estar aberta às universidades estrangeiras que apostam em formas de transnacionalização não-mercantil.
A rede está sujeita a três princípios da ação básicos: densificar, democratizar, qualificar.